O Que Me Faz Pular

O Que Me Faz Pular David Mitchell
Naoki Higashida

Resenhas - O Que Me Faz Pular

Laura 19/02/2019

Acho que esse livro deve causar diferentes reações dependendo de quem lê. Se uma pessoa leiga, que não tem nenhum autista realmente próximo e esta lendo por curiosidade, deve ser interessante. Se quem lê é uma pessoa que tem uma ligação intima com um autista jovem e esta naquela fase de descobertas sobre o transtorno, deve ser um consolo enorme. Agora se quem esta lendo é próximo a um autista mais velho e já passou pela fase da descoberta, ele provavelmente não causa grande impacto como é o meu caso, meu filho autista já tem 18 anos, e seja por experiência própria ou por aprender com outros médicos (que realmente saibam, são bem poucos) seja por outras publicações, ou por troca de informações entre outros responsáveis por autistas, ele apenas corrobora aquilo que já sabemos ou desconfiamos.
De qualquer maneira, é uma boa maneira de divulgar, conscientizar o autismo e quem sabe despertar o respeito das pessoas pelos portadores desta doença e seus familiares. E na minha opinião o maior mérito do livro é que foi escrito, mesmo que em parceria por um autista, isso da esperança a inúmeras responsáveis por outros autistas.

Obs. Eu atualmente prefiro não ler livros sobre o assunto, primeiro porque poucos são os que me diz algo novo, segundo porque muitos ficaram tão romanceados que passam uma mensagem que não é a verdadeira da situação e terceiro porque lá no fundo por mais mesquinho que pareça eu me pergunto porque o meu não pode falar, ou ser assim ou assado?

Ana Luiza 22/11/2018

Apaixonante e educativo
Em resumo, a leitura de O Que Me Faz Pular é incrível. Além de esclarecer dúvidas comuns sobre autismo, o autor ainda nos encanta com suas belas e inteligentes poesias. A obra se encerra ainda com um conto mais longo, e impactante, que metaforiza como a dificuldade de se comunicar com quem amamos é dolorosa. É impossível não se cativar e se emocionar com as palavras de Higashida. Além disso, O Que Me Faz Pular nos torna um pouco mais empáticos e conscientes das limitações de pessoas que estão no Espectro do Transtorno Autista, mas também de suas identidades únicas, e como veem o mundo e a vida de forma diferente. Nenhuma surpresa que O Que Me Faz Pular se tornou um dos meus livros favoritos da vida e que recomendo para absolutamente todas as pessoas, especialmente as que têm curiosidade, seja casual ou acadêmica, em entender um pouco mais o autismo.

LEIA A RESENHA COMPLETA E VEJA FOTOS DO LIVRO NO BLOG:

site: http://www.mademoisellelovesbooks.com/2018/11/resenha-o-que-me-faz-pular-naoki-higashida.html

Ca Agulhari @literario_universo 19/09/2018

Emocionante.
Você conhece alguém com autismo? Eu não conheço, logo, esse livro é minha primeira incursão no tema pela visão de um autista e não de um observador externo. O conheci por indicação e como me interesso bastante pelo assunto e por tudo mais que envolva a mente humana, não poderia deixar de ler.

Eu não quero fazer uma resenha simplista ou reduzida do tema, mas tampouco posso me aprofundar em algo no qual não tenho lugar de fala. Como mencionei, não conheço ninguém com o transtorno, sei que no futuro da minha profissão irei ter contato com muitas crianças com espectro autista, porém por enquanto tudo que tenho são conhecimentos rasos sobre o tema, de artigos de internet e livros acadêmicos. Portanto, vou me ater à minha experiência como leitora do livro escrito por uma criança de 13 anos que é autista. Espero estar me expressando corretamente ao me referir à Naoki, que no seu livro tenta nos mostrar como sua mente funciona, porque ele sente tudo que sente, mesmo que não consiga mostrar. Para quem não sabe, o que comumente se chama de autismo é um transtorno de desenvolvimento que, explicando grosseiramente, prejudica a capacidade de se comunicar e interagir. Quem vê de fora um autista muitas vezes já fez comentários depreciativos e torceu o nariz, sem saber de fato que não se tratava de uma birra da criança, ou um show performado por uma criança mimada. Os autistas sofrem por se sentirem presos dentro de si e foi isso o que mais me tocou no livro: Naoki me fez ver o quanto somos privilegiados por conseguirmos interagir com os outros da maneira que fazemos. Naoki me fez ver que o ser humano ainda está longe de aprender o que é respeitar o outro, isso me deixou bastante triste.

O espectro autista não afeta a vida apenas quem o tem mas também todos à sua volta, o autista não é retardado como já ouvi muita gente dizer. Pelo contrário, ele tem uma inteligência e uma sensibilidade ímpar, é um ser humano com medos, alegrias e sonhos como todos, mesmo que não consiga expressar isso da maneira que comumente fazemos. Através de perguntas e respostas e também alguns contos, você consegue sentir um pouco do que é que Naoki sente em cada dia de sua vida. E entende que é preciso se estudar muito mais sobre o tema, conhecer o transtorno para não cair em reducionismos ou preconceitos e mais que tudo: aprender a respeitar e amar o outro como ele é. Naoki nos faz repensar sobre o que de fato é normal, o que é ser perfeito, o que é viver e como viver. Recomendo muito a leitura, ela é rápida mas emocionante, permite que a gente pare e pense sobre cada tema, levando às vezes um soco no estômago. Um belíssimo livro, que com certeza todo mundo que conhece um autista deveria ler e quem não conhece, também.

Resenha original de Universo Literário: https://cagulhari.wixsite.com/universoliterario

Maira 05/09/2018

Seja gentil sempre
É um livro instigante, que querendo ou não, faz você querer desenvolver compaixão e desperta empatia, tirando que a escrita é de fácil entendimento e tem lindas ilustrações. Recomendo.

Kymhy 23/04/2018

O Que Me Faz Pular - Naoki Higashida
Um livro tocante, Naoki mostrará que apesar de ser autista isso não significa que não tenha capacidade de expressar emoções e sentimentos. Um verdadeiro caso de um tabefe acompanhado por uma carícia, já que é real e tocante.

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-o-que-me-faz-pular-naoki-higashida/

Thiago Phelippe 20/04/2018

Intrigante.
O autor com autismo escreveu o livro com 13 anos de idade. Procurei o livro por perpassa diversos assuntos relacionados à comunicação.
É um livro que fala mais sobre sentimentos do que experiências, possuindo respostas para perguntas feitas por um interlocutor, temos o opinião de como e sentir-se com a síndrome.

Kleber Rafael 29/03/2018

O que te faz pular? O que me faz pular? Esse livro me fez pular... a princípio me encantei com a capa e com o título, sem saber sobre o que era o livro... quando vi que era um livro escrito por um garoto de 13 anos que sofre de autismo severo fiquei muito curioso para ler. A leitura foi uma viagem incrível pelo mundo do Naoki, escrito em forma de entrevista, são 58 perguntas que Naoki responde de forma tão simples e espontânea que vai te encantar... o autismo não o torna doente, nem esquisito apenas o torna especial...

"ao pular é como se eu estivesse me libertando das cordas que me prendem. Quando salto eu me sinto mais leve"

Jess 31/08/2017

"Não se pode julgar uma pessoa pela aparência. Mas, a partir do momento que você entende o que acontece dentro do outro, vocês dois podem se tornar bem mais próximos. Do seu ponto de vista, o mundo do autismo deve parecer um lugar extremamente misterioso. Portanto, por favor, pare um pouco e ouça o que tenho a dizer."

O que me fez pular é o livro escrito por Naoki Higashida, um autista não verbal que com o auxílio de uma prancha de alfabeto escreveu nos contando um pouco mais sobre seus sentimentos e como é ver o mundo pelos seus olhos, com uma série de respostas à perguntas pra explicar um pouco sobre o autismo.

"Por favor, faça o que fizerem, não desistam de nós. Precisamos de sua ajuda. (...) Nossos sentimentos são iguais aos de todo mundo, só não conseguimos encontrar uma forma de expressá-los."

#AproveiteOSalto é a ação criada pela @ousejalivros para conscientização sobre o tema. A leitura proposta foi nada menos do que edificante. Pra quem até pouco tempo atrás era ignorante no assunto, poder saber mais sobre o tema é prazeroso. O que me fez pular é conhecimento, é sentimento com informações de uma forma delicada e bonita.

"Quando salto, eu me sinto mais leve. Acho que o motivo pelo qual meu corpo é atraído para cima é que esse movimento me faz querer me transformar num pássaro e voar para algum lugar diferente."

Você não precisa ser pra querer entender, conhecimento nunca é demais! "Como as cigarras, nós clamamos e gritamos." O que me fez pular é um livro lindo e necessário.

site: www.instagram.com/saymybook

Thaís @thanoslivros 22/05/2017

Reflexivo
Naoki é autista e escreveu esse livro com apenas 13 anos e nele podemos chegar um pouco mais perto dos sentimentos dele e, quem sabe, entender um pouco as suas percepções. Entender que os autistas não desejam ficar sozinhos, como muitas vezes parece.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Mas, tendo começado a me comunicar por texto, agora sou capaz de me expressar através da prancha de alfabeto e de um computador, e, por poder compartilhar o que sinto, percebo que eu também existo neste mundo como um ser humano.”
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Naoki consegue responder muitas questões que nós temos sobre o autismo e que nunca tivemos oportunidade de entender olhando pelo lado do autista. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Através da ajuda da sua mãe e de sua professora, Naoki aprendeu a se expressar apontando as letras numa espécie de teclado de papelão. E é incrível e lindo a forma como ele consegue colocar tão bem as dificuldades pelas quais passa e como esses relatos mudam a visão de quem lê em relação ao autista. Eu fiquei extremamente encantada e não posso negar o quanto eu tinha um olhar errado para muitas coisas.

Naoki me encantou com sua inteligência e principalmente com a forma delicada e sensível como expõe seus pensamentos. Além de nos dar uma boa ideia do que se passa na cabeça dele ainda dá uma chacoalhada e uma boa lição de vida. Amei! Não há outra definição.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 💙💙💙💙💙
Enfim, é um livro que deve ser lido por todos. Todos!
E, vou usar as palavras de Naoki: “...faça uma boa viagem através de nosso mundo.” ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

site: www.instagram.com/thathemi_leitoravoraz

priscila.saatmam 19/05/2017

Um grande aprendizado.
Foram 58 perguntas, 58 respostas e um único apelo “não desista de nós”. Naoki Higashida um menino, comum e em destaque. O que o destaca: o autismo, este mesmo que é comum ao menino, hoje um homem na casa dos vinte e poucos anos. No livro o menino autista severo mostra o quão comum é, sabe o porquê!? Porque o que nos torna humanos é a capacidade de sentir. E Naoki sente e como!

Por 58 vezes eu fui apresentada a um ser humano que tinha/tem/terá muito o que me ensinar. O autor me fez pensar e eu o aplaudo por isso, eu parei e pensei, mesmo sendo uma pessoa com deficiência eu refleti que ainda assim, não sou livre dos tabus ridículos. Mas, um garoto de 13 anos do outro lado do mundo me trouxe reflexão sobre meu papel como pessoa nesse mundo. A noção dele sobre tudo isso é excepcional.

Naoki por meio de suas palavras me humanizou, me trouxe para mais perto deste mundo azul, ou, verde (cor que ele tanto ama), que vem a ser o autismo. O autismo não é uma doença e não é algo que torna alguém menos humano. O autismo, Naoki e a ação "aproveite o salto" nos desafia a ver o ser humano antes e além de suas limitações, a mudar nossas atitudes e não a dos outros.

Naoki obrigada!

Patii Macêdo 11/05/2017

O fofíssimo autista Naoki Higashida
Naoki Higashida é um garoto autista que tenta responder com seu jeito ÚNICO as principais dúvidas (dúvidas de comportamento, de como lidar) de quem convive com um autista. Nunca tive uma experiência tão rica a respeito do assunto, e nunca enxerguei de uma forma tão delicada, com certeza o livro me ensinou a respirar não 10x mas 100 ou mais, me incentivou a ter mais paciência e procurar novos métodos de ensinar e me relacionar com pessoas tão especiais nas nossas vidas! Obrigada querido Naoki!

site: https://www.instagram.com/leiturinhasdapatii/

Ali 02/04/2017

'' Levantamos uma berreira ao nosso redor para manter os outros de fora."
O que me faz pular é um livro que todo mundo deveria ler. É de uma franqueza e simplicidade. Mesmo que para autista algumas coisas corriqueiras da vida é de uma complexidade, mas é incrível que em varias vezes o Naoki pedi para não abandonamos, ter paciência, que aos poucos eles conseguem. E o conto Eu estou aqui, é lindo. Esse livro todo é de um amor que não dá pra descrever.

day 26/03/2017

maravilhoso!!

Esse livro de cara de me chamou atenção...pelo título e por saber que tinha sido escrito por um garoto com autismo severo.
Pois é... Naoki Higashida ,conseguiu vencer a barreira da comunicação e escreveu ,um livro onde ele responde perguntas,que todos nós que convivemos com o autismo temos curiosidade de vontade de saber.
Achei super tocante,quando ele descreve como é viver com autismo...a solidão,o preconceito e a rejeição que eles sofrem,até mesmo na família .
Ele nos orienta ,como agirmos com nossos autistas,como entender o que eles querem demonstrar,como não criticar cada pulo,ecolalia ou movimentos das mãos.
Quando li ,pensei: Nossa! Como erro com khadija as vezes,quando ela tem crises de choro,e eu falo,não chora...ou quando ela está rodando e aos pulos , e eu falo: para um pouco filha...
Se a gente tivesse ideia do que eles passam dentro de um corpo que parece não pertencer a eles,nós mudaríamos muita coisa.

"Nem sempre dá para perceber só olhando para uma pessoa com autismo, mas nós nunca sentimos que nossos corpos de fato nos pertencem. Eles estão sempre agindo sozinhos e escapando de nosso controle. Aprisionados lá dentro, lutamos o tempo todo para que façam o que mandamos." (from "O que me faz pular" by Naoki Higashida)

"Se uma pessoa sem autismo passa por uma situação difícil, pode conversar sobre isso com alguém ou dar um piti. Para nós, isso nunca é uma opção, já que não conseguimos nos fazer entender. Mesmo quando estamos em pleno ataque de pânico, os outros não percebem o que está acontecendo conosco ou só nos mandam parar de chorar. Imagino que o desespero que sentimos não tem para onde ir e, por isso, preenche nosso corpo por inteiro, tornando nossos sentidos cada vez mais confusos." (from "O que me faz pular" by Naoki Higashida)
minha filha Khadija ama balançar as mãos perto do rosto e quando li isso aqui,nossa que bom entender isso:
"Balançar as mãos na frente do rosto permite que a luz entre em nossos olhos de forma agradável, filtrada. Quando fazemos isso, a iluminação se torna suave e gentil, como a do luar. Já a luz direta, “sem filtro”, meio que “alfineta” a vista dos autistas com suas linhas diretas e afiadas, pois vemos a luz de forma mais concreta. Isso chega a ser doloroso para os nossos olhos." (from "O que me faz pular" by Naoki Higashida)
Percebo em khadija,assim como o Naoki ,que ela também ama está em contato com a natureza,toda vez que eu a levo a praia,clube ou um parque,percebo que ela se perde ali...na imensidão de tudo,e fica calma e a vontade ,como se ali fosse seu lugar.

"No entanto, acho que a nossa relação com a natureza é um pouco diferente da sua. Acredito que o que emociona vocês é a beleza das árvores, flores e outras coisas. Mas, para quem tem necessidades especiais, ela é tão importante quanto a nossa própria vida. É que, quando olhamos para a natureza, recebemos uma espécie de permissão para estar aqui neste mundo e nossos corpos ficam com as baterias totalmente carregadas. Não importa o quanto sejamos ignorados ou rejeitados pelos outros, ela sempre nos dá um abraço grande e caloroso, aqui, em nossos corações." (from "O que me faz pular" by Naoki Higashida)

O livro é simplesmente fascinante!!
Além de conter uns contos que o Naoki escreve,contos lindos e cheios de poesia e lições profundas.
Nossa,como aprendi com esse livro!!
Tenho certeza,de que ,mesmo quem não tenha nenhuma relação direta com o autismo,vai se encantar por essa obra.
"Não somos compreendidos e daríamos qualquer coisa para mudar isso. Os autistas sofreriam colapsos nervosos o tempo todo por essa incompreensão se não se controlassem bem. Por favor, tentem entender como somos e o que enfrentamos." (from "O que me faz pular" by Naoki Higashida)

"Para os autistas, viver é uma batalha sem trégua." (from "O que me faz pular" by Naoki Higashida)

Muito amor por esse livro!!

Manuela 21/02/2017

O que me faz pular - e quase chorar em algumas passagens.
“Quando eu era pequeno, nem sabia que era uma criança com necessidades especiais. Como desco­bri? Com os outros me dizendo que eu era dife­rente de todo mundo, e que isso era um proble­ma. Pura verdade. Para mim, era muito difícil agir como uma pessoa normal. Até hoje eu não consigo ‘fazer’ uma conversa de verdade”