O Que Me Faz Pular

Naoki Higashida

Resenhas - O Que Me Faz Pular

Helo 13/05/2020

Me fez pular
Fico chocada quando lembro da idade do Naoki quando escreveu esse livro e me espanto com sua maturidade e sensibilidade. É um livro com uma leitura fluida e intimista, as perguntas e respostas são intercaladas por contos que ele inventa e tudo isso é reflexo de uma mente brilhante e pura. O livro me abriu os olhos e me descontruiu de certos estereótipos e achismos sobre pessoas do espectro autista, além de me abrir portas para leituras orientais.

Fernanda Pereira 07/05/2020

Uma luz no fim de um longo túnel
Compreender a mente, as ansiedades e necessidades de uma pessoa autista não é tarefa fácil para ninguém. Posso imaginar que a família, quem primeiro tem contato com essas pessoas, deva ser ainda mais complicado.
Ter a chance de conhecer essa "casa" por dentro é uma excelente oportunidade para compreender e ajudar.

Albino 30/04/2020

Aquele livro que fala com nossa alma.
Naoki não fala de uma doença, de uma deficiência ou uma mau funcionamento neurológico. Naoki fala do coração, da alma e do espírito. Conta para nós seu fantástico mundo, tão fantástico que chega a nos colocar contra a parede de nossos próprios egos.

Nos faz questionar a dureza e a aspereza com que levamos nossa vida, nos faz repensar sobre como nos comunicamos com o próximo e, principalmente, como sentimos o próximo.

"QUEM OLHA PARA UMA MONTANHA DISTANTE NÃO REPARA NA BELEZA DE UM DENTE-DE-LEÃO QUE ESTÁ BEM NA SUA FRENTE. E QUEM SE APROXIMA PARA OLHAR O DENTE DE LEÃO NÃO VÊ COMO É BELO A MONTANHA AO LONGE. PARA NÓS. AS VOZES DAS PESSOAS SÃO MAIS OU MENOS ASSIM" (Naoki Higashida)

Leiam, emocione-se, compartilhe este livro.

Gabs 25/04/2020

Muito bonita a escrita e de fácil leitura. Interessante saber um pouquinho do que se passa na cabeça dele.

Nat 23/04/2020

É um livro com um formato um tanto diferente, com uma parte de entrevista com o autor que está no espectro autista e finaliza com um conto.

Erika.Almeida 21/04/2020

Esses dias, li com (e para) minha filha "O que me faz pular" de Naoki Higashida. E por que fizemos essa leitura compartilhada?
1. Porque as autobiografias dão verdadeiramente voz aos autistas. Minhas preferidas são "Nascido num dia azul" de Daniel Tammet e "Olhe nos meus olhos" de John Elder Robison.
2. Porque autor tem 13 anos, o que falou diretamente com a Bia (9 anos);
3. Porque o texto tem fluidez. Lemos todo o livro em 3 noites ( antes de dormir);
4. Porque aposto na Literatura para desmistificar, desde a infância, as diferentes maneiras de ser no mundo.

Analice.Comassetto 15/04/2020

Na segunda pergunta, eu já estava segurando as lágrimas por me sensibilizar com a crueldade com que nossa sociedade "normal" trata e faz pessoas no espectro autista se sentirem. Cada pedido para que não desistíssemos deles que os ajuda a continuar tendo esperança, para que não rissemos nem os julgassemos pela aparência e por suas formas de viver e se comunicar...doeram tanto. A percepção de que ele também existe e é um ser humano e também o questionamento (devido a broncas e ridicularização constantes) do motivo de terem vindo a esse mundo como seres humanos, foi como uma facada no peito. A perturbação da ideia de estar causando sofrimento e sendo empecilho aos outros... Não consigo elaborar uma boa resenha como gostaria, iniciei e terminei este livro completamente triste por tudo ser assim, mas podemos mudar isso, fazer desse mundo um lugar mais agradável e confortável de se viver, além dos e pelos nossos caprichos egoicos, por amor, por outros seres humanos. Seus contos são simplesmente incríveis, tanto quanto sua relação com a natureza que o acolhe, reenergiza e preenche de vida (assim como faz conosco e retribuímos com ingratidão e destruição)...Quanta admiração senti, quanto alívio também ao saber que por mais que possam haver dificuldades em sua vida, ele se ama e não mudaria seu espectro se tivesse a opção. Por fim, acredito que nós, os "normais", temos muito mais a aprender com eles sobre a forma de viver e olhar a vida, do que eles conosco.

Elaine.Sato 09/04/2020

O que me faz pular.
Quando um livro simplesmente aborda um tema de maneira tão simples, que entendemos e ainda conseguimos nos colocar no lugar do outro.
Um assunto novo que tenho que estudar muito sobre , livro muito proveitoso. Amei.

Luzia.Monteiro 05/04/2020

Entendendo o autista
Lendo esse livro eu fiquei pensando sobre a importância que todos deveriam conhecer essa síndrome. Muitas vezes por falta de conhecimento muitas pessoas acabam sufocando a criança com autismo ,não compreendem suas ânsias e seus desesperos internos.
Esse livro é maravilhoso e trás com precisão como é a mente de um autista. Não podemos deixar de falar nessa harmonia que eles tem com a natureza,( acho que aqui eu também me torno um autista,pois amo a natureza e admiro as coisas simples). O sentimento que eles possuem é extremamente aguçado e pode-se dizer que realmente tem um pouco de anjo .

Lari Leitora 01/03/2020

Me impressionou... Excelente livro.
Esse livro é simplesmente incrível por ser escrito por um garoto de 13 anos ele é o que se pode dizer que é um livro extraordinário. É um livro onde o autor fala conosco e tira dúvidas de algumas perguntas. Eu amei conhecer a Naoki Higashida é uma criança extraordinária, quem ler esse livro não vai se arrepender, super recomendo pois é uma ótima leitura.

Amanda.Fernandes 22/02/2020

Livro apaixonante!
Te faz entender muito mais sobre o universo dos autista, e o quão magníficos eles são!

Livros17 03/02/2020

O mundo precisa ler esse livro!
O livro é um questionário ao autor que aos 13 anos responde às perguntas sobre o seu autismo. De uma forma verdadeira, fofa, inocente e pura ele conta como é viver com o seu transtorno do espectro autista, como que ele se sente diante das dificuldades dela.

O livro te dá aquele tapa na cara de realidade.

O mundo precisa ler esse livro!

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 23/08/2019

No meio das minhas pesquisas para o meu 3º livro, eu realmente queria saber mais sobre o autismo devido a uma personagem presente na trama, e nada que eu achava na internet me agradava, sendo a maioria das coisas um tanto genéricas.
Sendo assim, decidi perguntar pra minha psicóloga o que ela diria desse aspecto e ela me emprestou esse livro, que é bem simples, fininho e se baseia em varias perguntas recorrentes sendo respondidas por um pré-adolescente autista, além ter pequenos contos escritos pelo próprio no meio.
Preciso dizer que minha percepção mudou bastante depois desse livro, eu achava que o autismo era uma coisa bem diferente, agora consigo vislumbrar e entender melhor as pessoas que sofrem disso e, inclusive, achei muito intrigante certas metáforas que o autor faz para nos ajudar a entender seu lado.
Acho que devia ser considerada uma leitura obrigatória, sinceramente, porque ela abriu bastante minha mente e esclareceu várias dúvidas que eu tinha sobre o assunto.
O grande problema da sociedade é a ignorância, e como a maioria das pessoas não se esforça para entender o lado de um indivíduo considerado, na linguagem popular, ?especial? e preferem só apontar o dedo ao invés de perguntar, notar que há um ser com sentimentos por trás das diferenças do que se considera normal.
Fica mais do que indicado, para todos os públicos.

Mais resenhas em: meowbookblog.com

site: https://meowbookblog.com/2021/12/16/resenha-o-que-me-faz-pular-de-naoki-higashida/
Márcio 23/08/2019minha estante
Ta no kindle Unlimited? Se tiver me pasda os links de seus livros..assinei um mês de teste...

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 27/08/2019minha estante
Se o meu livro tá no Kindle Unlimited? Hahaha, tá sim, mas é um romance de época, aqui:

Márcio 27/08/2019minha estante
Vou ver se consigo ler antes da promoção acabar..

Márcio 01/09/2019minha estante
Li e deixei uma avaliação, embora romance de época não seja.muito minha área de leitura gostei ,acredito que apoiar autoras e autores nacionais é importante.

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 01/09/2019minha estante
Ahh, que rápido! Hahaha, muito obrigada, acabei de ver e fico muito grata, espero em breve conseguir ler os seus também!

Márcio 02/09/2019minha estante
Kk tenho q aproveitar o mês grátis da assinatura.kk

Erika Toretto 15/06/2019

Recomendo a quem busca empatia
Não é um guia, nem só um livro de histórias. São os pensamentos de um autista da maneira mais clara que ele pode expor.
Pode parecer confuso ou repetitivo, as vezes, mas tenham paciência com o livro e com as pessoas autistas.

Jis Rocha 03/04/2019

#souazul? #leioazul? .
"Mas quando pulo,é como se meus sentimentos rumassem em direção ao céu. Na verdade,minha necessidade de ser engolido pela imensidão lá em cima é suficiente para estremecer meu coração." .
?Sempre pego olhando para a minha filha e imaginava o que será que ela está pensando? Ou o que ela sentia quando tinha alguma atitude diferente. E lendo esse livro, tive uma idéia de muitas coisas. .
?Os livros ou os relatos de autistas quase sempre são de adultos, já encaminhados na vida, com anos de terapias, é lindo e esperançoso, mas no meu caso, minha filha vai demorar pra chegar a fase adulta, então onde eu buscaria informações para o agora?
. ?Em O Que Me Faz Pular, Naoki Higashida, um autista severo de 13 anos que vive no Japão, se comunica através de uma tábua de comunicação criada por sua mãe,e com muito incentivo escreve poemas, e como ele escreveu " Então,explicando do meu jeito o que acontece na mente das pessoas nessa condição". .
Escreveu esse livro respondendo a seu modo muitas perguntas.
?Um livro lindo e esclarecedor com um prólogo que me fez pensar em muitas coisas escrito pelo David Mitchell. Recomendo muito.