O Príncipe

O Príncipe Maquiavel




Resenhas - O Príncipe


1219 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


amandaleu 05/09/2023

Resenha de O Príncipe
Escrita para Lorenzo de Médici, a obra de Maquiavel trata da realidade política de maneira nua e crua, trazendo aspectos mais de como os príncipes (governantes) são do que de como eles deveriam ser. Fiquei fascinada pela história do autor e dele ter escrito este livro para tentar cair nas graças da família Médici após ter sido liberto da masmorra em que se encontrava, já que foi acusado de traição sendo até mesmo torturado por isso. Mesmo após sua libertação, Nicolau não foi capaz de ter sua boa imagem de volta e até hoje não temos provas de que a família Médici tenha lido os conselhos do filósofo. Após a leitura, entendi que o relato de Maquiavel sobre como um governante é nos impede de idolatrar regentes (políticos, atualmente falando) ao longo desses anos, já que passamos a entender como a cabeça de um estadista funciona através dessas páginas. Esta minha edição é da editora Madras, que trouxe ainda os comentários feitos (acredita-se) por Napoleão Bonaparte, deixando registrado nos rodapés o que Napoleão extraía da leitura de O Príncipe por meio de suas experiências.
Maquiavel quis influenciar Lorenzo de Médici com esta obra, mas mal sabia ele que influenciaria gerações a fio, como eu que estou escrevendo esta resenha 510 anos depois da criação deste livro.
comentários(0)comente



Katharina15 04/09/2023

Eu não gostei muito porque não é a minha praia,mas achei a leitura interessante!
Estratégias do príncipe:
Contém dicas e estratégias para o Principado/Rei, os quais são conquistados a partir de geração a geração ou então guerras.
comentários(0)comente



Silvia402 02/09/2023

Resenha- O Príncipe- Maquiavel
É um livro que fala sobre política, maquiavel discorre sobre seu pensamento político, os principados, a virtu e a fortuna, o que fazer para ser um bom governante, como agir em tempos de guerra, ele expõe tudo que acha sobre política, com o objetivo de que is poderosos lhe devolvam o seu cargo que tinha no poder, porém não consegue. Não é um livro de enredo atraente, pelo menos não para mim, tem umas teorias políticas interessantes, que expõem a hipocrisia desse meio como a que os príncipes devem conservar as aparências, zelar pela sua imagem para não ser odiados, porém fazer de tudo pra se manter no poder, mesmo que envolva uma crueldade temporária contra o povo, aliás é uma escrita confusa porque uma hora ele parece pensar uma coisa e em outro capítulo já tem uma outra linha de pensamento.

"Na verdade, os homens ofendem ou por medo ou por ódio."
"É preciso ser raposa para conhecer os laços e leão para aterrorizar os lobos."
comentários(0)comente



Elizabeth 02/09/2023

Poder
Sempre o poder, seja ele na força, na eleição ou por sucessão, o que importa é o poder, a guerra pelo poder.
comentários(0)comente



Kalica.Valentin 30/08/2023

Acho q pra quem estuda sobre isso o livro deve ser mais empolgante, mas pra mim, cara leitora curiosa foi meio tediosa. Ainda assim consegui tirar muitas coisas e visualizar outras nos livros de fantasia medieval que eu costumo ler. Acho que todo mundo que pretende escrever sobre relações de poder deveria ler este livro
comentários(0)comente



Neno 29/08/2023

A estratégia para ser um príncipe
Acabo de ler esse exemplar. E acabo de aprender que para ser um príncipe e chegar ao posto é necessário ser um bom estrategista para não cair no descaso ou ruir pelas decisões erradas. Como num jogo de xadrez; um movimento errado e todo o seu reino desmorona, como um castelo de areia: muito próximo da água do mar; levado pela maré ou muito longe - onde a areia é muito fofa e sem densidade para sustentar o seu castelo.
Gostei e recomendo a leitura do mesmo.
comentários(0)comente



Gabriel1994 28/08/2023

Deveras Maquiavélico

Brincadeiras a parte, Maquiavel disserta de forma excelente sobre os reinos e grandes conquistadores de sua época e do passado. É muito interessante ler um texto elaborado por alguém que viveu a época dos principados e pode-se notar ainda semelhanças na forma de governar nos dias de hoje.
comentários(0)comente



Fernanda.Lopes 27/08/2023

Maquiavel não decepciona
Mais uma releitura e a sensação continua de que Maquiavel não decepciona quando o assunto é filosofia política (e um tanto de infâmia).
comentários(0)comente



Jorge Luiz da Silva 27/08/2023

Pensador político
O Príncipe é um livro escrito na visão de um pensador político, não de um historiador. Assim dizem alguns críticos...
comentários(0)comente



Fran 26/08/2023

Livrinho que dá o que falar hem?
Minha primeira tentativa de leitura foi em 2019. Hoje, com um pouquinho mais de repertório e experiências literárias, consegui finalizar.

Ainda assim, é uma obra que terei que voltar. Vejo muitas referências em outras obras, e gosto da sensação de saber que já tive contato com o texto. E me orgulho ainda mais quando entendo.

Maquiavel é polêmico. Ler seu texto é ir contra a cultura politicamente correta e entrar em uma realidade difícil.

Mas valeu muito a pena, é impossível não criar paralelos com a nossa história, nosso contexto atual e até mesmo com a vida cotidiana.

No caso de você ter com quem debater e refletir algumas das visões maquiavélicas, tudo fica ainda mais interessante. Super recomendo.
comentários(0)comente



Dani 24/08/2023

Discricionário, categórico e direto.
É um livro fundamental para entender como uma pessoa política funciona, pensa e age, e qual a maneira mais suave e orgânica de poder se tornar um ‘’príncipe’’. O autor destaca a prudência, os artifícios para saber aproveitar a oportunidade que a sorte pode te proporcionar e o porquê não se deve se tornar inimigo do povo, pelo contrário, saber como conquistá-lo em todas as vezes que lhe forem cabíveis; ter a astúcia de saber como transformar um ponto de vista, sobretudo de algo que pode ser considerado ruim passar a ser considerado bom para o bem geral, ou atingir a profundidade até ser considerado algo pessoalmente benefício; a forma e os motivos de se tornar um camaleão, possuir o falso pertencimento e demonstrar como se tudo fosse algo verídico. O livro se torna excelente por suas palavras não possuírem restrições ou algum tipo de apreensão, não deixa subentendido, é uma análise fria e um ensinamento que necessita vestir o manto da malícia e deixar de lado a ingenuidade para entendermos o ponto exato que Maquiavel toca, e uma vez que compreendido, é impossível não associar as políticas que te cercam, e nem digo necessariamente em relação à política governamental, mas com pessoas do dia a dia, seja no trabalho, na família, na faculdade, na igreja, em qualquer local que se tenha uma espécie de hierarquia e ascensão ao poder.
comentários(0)comente



Cleberson 22/08/2023

Primeiro livro de ciência política.
Meio confusa a leitura e complicado entendimento, mesmo sendo os princípios de um princípio a linguagem ajuda a nos levar para outra direção.

Maquiavel apresenta também a questão da força e controle dos exércitos, a riqueza e o apoio do povo.

E no final ele entende que um exército deve confiar apenas nos cidadãos do seu país.

Afinal o país não é arma, é coração.
?
comentários(0)comente



Icaro.Morbeck 18/08/2023

Como cultivar o equilíbrio moral
Me impressiono em como Maquiavél consegue elaborar sobre política, ao mesmo tempo em que desenvolve conceitos que se adequam a qualquer tipo de relação de poder em um meio social. Afinal, o fato de eu não ser um ?entusiasta da política? faz com que eu tenha uma visão diferente sobre esse livro, e as tantas mensagens que podem ser interpretadas em cima dele.

O que mais me interessou foi sobre como um indivíduo pode construir autoridade, e qual mentalidade este deve manter para firmar suas relações sociais. Saber a quem se confia, a quem se dá ouvidos, e a quem se deve manipular. Claro, todos sabemos que a moralidade de Maquiavel pode ser questionável, mas dificilmente haverá alguém que diga que ela é ineficiente.

Também achei muito importante como o escritor deixa claro que seu livro não se trata de um ?Guia de regras para um bom príncipe? pois cada situação pede medidas particulares que, seguindo os conselhos oferecidos por Maquiavel, podem ser muito eficientes.

Deve-se sempre fugir do ódio, dosando com sabedoria a bondade com severidade para obter sucesso.
comentários(0)comente



SSerbS 17/08/2023

Atemporal
Não inovo ao afirmar que é preciso ler O Príncipe com um olhar crítico, mas as afirmativas feitas por um Maquiavel contemporâneo ao renascimento assustam pela sua atemporalidade.
comentários(0)comente



1219 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |