Villette

Villette Charlotte Brontë

Resenhas - Villette

laysa 14/07/2023

Depois de mais de três meses consegui finalmente terminar esse livro. Confesso que por ler Jane Eyre esperava nada menos do que aquilo, entretanto não gostei muito de Villette. A personagem não me cativou e tão pouco me causou revolta, assim o problema foi essa Lucy Snowe era uma figurante na história... sempre sem saber o que falar ou pensando e não falando.... enfim, pensei em desistir diversas vezes. A única coisa que me acalentou foi o final. Um final feliz, como as mulheres dessa época mereciam.

Ray.Cass 05/06/2023

Villete
Eu não amei o livro, não consegui me apegar tanto aos personagens até bem depois da segunda metade da história. Senti falta de um esclarecimento melhor da vida da Lucy, o que aconteceu com seus pais e tal; o dr John era um apaixonado estúpido, me dava pena e raiva de como ele agia com a fulana lá, mas a partir do esclarecimento da relação da Lucy com sua família, ele se tornou alguém agradável, mas teria gostado mais dele se ele tivesse tratado a Lucy melhor no começo. Paul Emanuel foi a grande surpresa, eu não esperava que ele se tornasse um personagem relevante, que tivesse um passado tão interessante.
A história como um todo tem um ar triste e melancólico, tudo o que acontece parece ser para mostrar como o destino da Lucy é tão diferente dos outros, com poucas oportunidades de ser feliz ou ter um grande romance em sua vida.
Embora o final tenha deixado um certo acontecimento em aberto, na minha cabeça tudo terminou bem e feliz para a Lucy e é o que importa.

Leiliane R. Falcão 03/05/2023

Esse livro acabou comigo
Confesso que quando se trata das Irmãs Brontë, já sabemos que finais felizes nunca são garantidos, mas nada me preparou para Villette. Neste romance, acompanhamos a saga de Lucy Snowe diante das vicissitudes da vida. Ela é uma jovem sem linhagem nobre, sem posses, sem parentes vivos, sem grandes ambições de futuro, e possivelmente uma das personagens mais desafortunadas da literatura. Absolutamente tudo que não depende apenas do esforço dela, dá errado. Se por um lado incomoda a quantidade de obstáculos que ela enfrenta desde a infância até a maturidade, por outro lado é de se tirar o chapéu pela forma estoica como ela encara a vida. Sem grandes sobressaltos, sem escândalo, e se possível, sem lágrimas. Ela simplesmente olha para as situações periclitantes e busca uma forma de contorná-las da forma mais digna possível. Tudo isso vem até funcionando pra ela de alguma forma, até que ela realmente se apaixona. E meus amigos... nada prepara a gente para o que acontece quando Lucy começa a despertar para estes sentimentos. O livro vira um soco no estômago, e nos faz refletir sobre como a vida é curta.
O que mais me chamou atenção nessa obra foi a construção absolutamente perfeita da Lucy Snowe. Ela é uma personagem coerente em todos os aspectos. Mesmo olhando com uma lente moderna, é possível enxergá-la como um modelo moral. Sua grandeza de caráter é algo que inspira, não pelas recompensas que ela obtém pelo seu comportamento, mas pela paz de espírito que ela encontra a cada etapa da história.
Eu não sou muito atenta com simbolismos na ficção, mas quem tem um olhar treinado certamente vai se divertir ainda mais ao destrinchar esse romance. Eu consegui identificar pelo menos dois (as escadas que aparecem antes das grandes viradas da história, e o sonho com a serpente). Se tem uma coisa que aprendi lendo Jane Eyre é que nenhum elemento aparece aleatoriamente na história. Todo desenvolvimento da narrativa absolutamente bem arquitetado pela Charlotte Bronte.
Este é um romance de formação perfeito, que merece ser lido, relido e muito comentado. Certamente virou um dos favoritos da vida!

Bianca 25/04/2023

Merecia o mesmo hype de jane eyre!!!!
Toda vez que leio os livros da charlotte brontë sinto como se ela tivesse entrado na minha cabeça e pegado meus pensamentos e sentimentos mais intimos, aqueles que a gente nao conta pra ninguem. nesse em especial eu fiquei muito envolvida com a jornada da protagonista, encantada em como ela era perdida no inicio, sem expectativas, sonhos, ela só queria liberdade e com isso ela acabou achando seu caminho e seu nao esperado final feliz,
nao posso nao falar do romance que a querida sempre entrega e me arrebata com construçoes perfeitas que te faz amar cada interaçao entre o casal.

Tina 19/04/2023

O mundo nada cor de rosa de Lucy Snowe
Com "Villette" eu concluo minha jornada pelas obras das irmãs Brontë. Confesso que estava ansiosa pela leitura, considerando minhas experiências positivas com as leitura de "Shirley" e "Jane Eyre", mas "Villette" não foi o que eu achava que seria. Aqui, acompanhamos a história de Lucy Snowe, narrada em primeira pessoa, que sai da Inglaterra com todos os seus pertences rumo ao reino fictício de Labassecour e consegue um posto de professora de Inglês no pensionato de Mademoiselle Beck, na cidade de Villette. A história é lenta, por vezes maçante, com muitas descrições e melancolia. Lucy, sozinha, apresenta-nos o mundo visto aos seus olhos, e ele não é nada cor de rosa. Em meio às alunas barulhentas da escola, a velhos conhecidos ingleses e novas amizades, Lucy descobre um amor, que só desabrocha no final da narrativa, mas que é puro, verdadeiro e de certa forma inesperado. Apesar de não se tratar de uma obra tão cativante e romântica, consigo ver a beleza dos ensinamentos que Charlotte Brontë quis passar aos seus leitores através da história de Lucy. Permeado com críticas ao catolicismo (a protagonista é protestante) pode desagradar alguns leitores, mas ao meu ver, não desabona a obra como um todo. Vou sentir saudade das irmãs Brontë, de procurar mais algum livro delas nas prateleiras das livrarias e principalmente de mergulhar em seus calhamaços arrebatadores.

Gaja Rocha 17/04/2023

Como sempre, as obras (principalmente) dos grandes escritores sempre são comparadas uma com as outras. Essa não poderia ser diferente principalmente em se tratando de uma das maiores escritoras de todos os tempos.
Jane Eyre, Liev Tolstoi tinha como o melhor romance já escrito.
Me parece que entre os críticos literários Villette o último romance da maravilha escritora superou o primeiro.
Jane Eyre é o meu livro !!

Ana Franco 30/03/2023

Livro encantador!!!
Villette no início me deixou um pouco assustada por conta da escrita (um pouco menos fluida? digamos assim!), mas logo me prendeu de um jeito muito gostoso.

A história é sobre parte da vida de Lucy Snowe, que é contada por ela mesma.
Não há suspenses, reviravoltas, segredos, vilões, nada demais. Apenas acontecimentos do dia a dia, pensamentos da Lucy e poucas reflexões sobre sua vida.

Não há nada de arrebatador no livro, mas
ler Villette foi simplesmente muito prazeroso!

Uma grande e completa obra!!! ???
Com certeza, Charlotte é a melhor das 3 Brontë?s!

Marcela 12/03/2023

Indicar ou não indicar?
Eu serei sincera, não considero esse livro para todos. Contudo, para aqueles que serão capazes de se comunicar com essa obra, nossa, saibam que vocês sofrerão, amarão e se encantarão pela escrita e narrativa da Charlotte Brontë! Nunca me identifiquei tanto com um personagem, o bem e o mal.
Que história imprevisível! Eu amei ler esse livro. Devo confirmar que essa é a minha segunda tentativa de leitura, a primeira acabei achando a história cansativa, mas eu retornar me permitir não "correr" e sim contemplar o passei concedido pela autora. Uma dica, não leia esperando um Jane Eyre, pois certamente irá se frustrar.

ogatoleu 03/03/2023

Ambíguo
Tenho sentimentos muito contraditórios sobre esse livro kkk em alguns momentos o achei uma leitura fluida e emocionante; em outros, uma leitura densa e estacionária. Por vezes, achei seus personagens complexos e realistas; outras vezes, os achei estereotipados e novelescos.

Nesse sentido, a introdução de Villette pela editora Martin Claret, escrita pela professora Lenita Esteves, que li após a conclusão do livro, me ajudou a condensar o que sinto a respeito dele. Lenita vê os personagens, cujas oscilações de caráter são abudantes ao longo da obra, como algo enriquecedor para a sua história, refletindo o modo como "na nossa convivência com as pessoas, vamos transformando nossas opiniões sobre elas". Somado a isso, segundo a professora, temos em Lucy Snowe uma narradora ambígua e não confiável.

Essa é uma forma de analisar o romance. Seriam, contudo, os plot twists e inconsistências da trama produtos de um mero sensacionalismo, ou mesmo uma falta de planejamento da autora? Só nos resta ponderar.

O fato é que Villette não fica aquém de outras obras das irmãs Brontë. É uma narrativa surpreendentemente revolucionária para a época, que dá protagonismo a uma protagonista feminina forte e determinada, ainda que desprovida de beleza e fortuna. Acompanhamos essa personagem principal improvável de um romance enquanto ela enfrenta dilemas e situações que pelas quais simplesmente não passaria caso fosse bela e rica (destino paralelo exemplificado na figura da srta. Paulina de Bassompierre).

Em minha experiência particular, no fim das contas, achei Villette, por soturno que seja, um romance de conforto. O volume de páginas da história me garantiu, por um bom tempo, uma companhia empolgante o suficiente para que eu me motivasse a ler uma porção dele todos os dias e viajasse à época retratada enquanto bebericava um chá ou café bem quentinho. Fico em parte meio triste porque terminou, mas também ansiosa para ler outras obras das Brontë :)

Val | @livre_se_clube 23/01/2023

Leitura reflexiva
Lucy Snowe, protagonista do romance, apresenta sua história de vida, suas dores, desilusões e esperanças vivendo completamente sozinha e superando as dificuldades de uma existência solitária e carente de afetos. Romance bem construído em primeira pessoa.

Gabi 18/01/2023

Villette é um verdadeiro deleite! Acompanhar a jornada de Lucy foi com certeza uma das melhores experiências que a literatura me trouxe. A medida que a personagem conversa conosco, a narrativa se torna fluida e o tempo passa num piscar de olhos. Esse foi o meu primeiro contato com a escrita de Charlotte Bronte e eu estou completamente apaixonada pela forma que ela abordou a solidão de Lucy, não necessariamente só o lado ruim de estar sozinha no mundo e ter que lidar com as adversidades por si mesma, o que me cativou foi justamente ver como a Lucy conseguiu alcançar sua felicidade e prosperar graças a sua inteligência e coragem. Não irei entrar no tópico das relações românticas pois todo mundo deveria ter a experiência de descobrir por ia mesmo. Villette é uma obra de arte!!!

completamenteavoada 13/11/2022

Mais de 800 páginas de solidão e tristeza
"Deixe-me conceber a embriaguez da alegria que renasce bem fresca de um terror profundo; o êxtase perante a salvação do perigo; a paz maravilhosa, depois da angústia, a satisfação do regresso. Deixe-me aguardar uma união e uma vida feliz."

Até no momento de felicidade ela consegue ser infeliz. O livro foi sofrimento do início ao fim. Comecei achando ela venenosa, depois achei louca, depois uma coitada, mas na real; era a educação dela - era a sua personalidade. Lucy foi forte em todas as vezes e não teve a recompensa que gostaria por isso, porém ela soube aproveitar cada raro momento bom, porque no fim, ela sempre sabia que não era predestinada a ser feliz como queria. A sensação de ler este livro e se entregar a sua narrativa tão é a mesma de assistir um pássaro preso e se encantar pelo canto do prisioneiro. O sarcasmo, a frieza da personagem era sua forma de sobreviver à vida. Foi o jeito que ela encontrou para acolher toda sua má sorte. Um livro bem triste, mas bonito; como todo bom livro deve ser.