Villette Charlotte Brontë

Resenhas - Villette

Mamay 04/11/2021

Peguei esse livro em uma ressaca horrível depois de ler Duna. Só daí já da pra entender minhas expectativas com ele, além da própria fama do livro. O começo foi absurdamente lento e pensei em desistir várias vezes. Demorei 1 mês para concluir a leitura e ainda bem que continuei.
O final desse livro acabou comigo. Charlotte por que fez isso comigo?????? Acho que me apeguei demais a Lucy Snowe kkk
Se tivesse lido na versão fisica, certeza que o livro teria mais marcações do que paginas em branco.
Enfim, se não tivesse sido uma leitura tão lenta em alguns momentos, certamente que seria mais um favoritado.

Livros Livres 23/10/2021

Leitura bem arrastada, não me prendeu.
Em muitos capítulos nada acontece, o que deixa a leitura mais difícil.

Sara277 15/10/2021

Villette, de Charlotte Brontë
O livro que menos gostei de todos já lidos da Charlotte Brontë. Em partes curti bastante, em outras nem tanto. Tinha criado muitas expectativas, pois ouvi falar que esta é a obra prima da autora, eu sinceramente até agora considero Jane Eyre sua melhor obra, mas ainda falta eu fazer a leitura de O Professor para poder fazer tal afirmativa. Eu não deixo de recomendar a leitura, pois sua opinião pode diferir da minha.

Marina 05/10/2021

Um livro sobre estar só
Gostei muito da leitura, é comovente ver como Lucy criou para si uma armadura que a impede de agir em seus impulsos, demonstrando seus sentimentos, mas que é fundamental para sua sobrevivência. É, dentre outros aspectos, um livro sobre se tornar invisível, sobre não se sentir pertencente, muito dolorido por diversas vezes, porém com toques de humor e ironia em vários momentos.
Esta edição, entretanto, deixa muito a desejar. Se puder, invista em alguma mais confiável.

Josiane.Castro 19/09/2021

Villette
Quem conhece a biografia de Charlotte Brontë percebe logo que ela se baseou em vários acontecimentos e experiências de sua vida para escrever seu romance . Villette tem vários aspectos que se assemelham com a época que Charlotte esteve na Bélgica , trabalhando como professora em um pensionato .

Iza 15/09/2021

Villette
Eu achei Villette trabalhoso em certos momentos. Denso. Demorei um certo tempo para terminar a leitura porque evtava pegá-lo. Mas quando pegava e conseguia me concentrar e mergulhar na leitura fluia bem. Gostei bastante da leitura mas fiquei com o coração partido. Só isso que tenho a dizer.

Shirley.Peixe 11/09/2021

Pronta para ler "O Professor"
Estou um pouco melancólica após concluir a leitura. Gostei do livro, apesar dos pesares, e me identifiquei com alguns aspectos da protagonista.
Eu tenho sentimentos adversos com a condução das histórias da Charlotte. Por mais que simplesmente adore as ambientações, e me envolva bastante com os personagens, sempre tem algo no desenvolvimento das histórias que me dá certo desconforto.
Independentemente disso, está sendo uma experiência maravilhosa acompanhar todas as obras das irmãs Brontë e estou ansiosa por ler "O Professor" (primeiro escrito, último publicado) pelas similaridades com Villette, segundo muitos alegam.

Obs: É realmente difícil bater Jane Eyre, dentre os livros da CB, mesmo com aquele serzinho inconveniente dos últimos capítulos.

Giordano.Sereno 11/09/2021

Uma história interessante e quase autobiográfica
Uma segunda leitura dessa obra mudou algumas das minhas percepções sobre ela. Especialmente porque nessa segunda leitura já tinha em mente de que se tratava de uma obra autobiográfica. Temos narrada a vida de uma pessoa profundamente solitária e resignada diante do sofrimento.
Mas alguns pontos que me incomodaram durante a minha primeira leitura, permaneceram me incomodando durante a segunda leitura. Qual a necessidade daquelas longas frases em francês? Só servem para interromper o ritmo de leitura, obrigando o leitor a consultar as traduções no final do livro.
O final não é o ponto forte do livro, mas não incomodou. Era uma história autobiográfica e alguns fatos narrados no livro foram a forma que a autora encontrou de lidar com sofrimentos reais. As muitas coincidências que permeiam a história também não incomodaram.
Na primeira leitura, achei estranho Lucy terminar com Paul e não com John. Mas quando li percebi que todos os sinais estavam lá

Chelly @leiodetudo 21/08/2021

Não falo mal das irmãs Brontë
Fui para esse livro por conta de Jane Eyre. Mas gente.. que livro longo. É chato as vezes embora seja muito bom. Demorei 8 meses pra ler esse livro, foi com muitas pausas que venci a batalha. O que salva é a escrita de Charlotte Brontë. Dei 5 estrelas pq é perfeito mesmo sendo uma história compriiiiiiida.

Nelson 23/07/2021

Resenha
História cansativa, enrolada, confusa. Acredito que das obras das irmãs esse é o pior deles. Bem longe de suas obras mais famosas.

Denise.Marreiros 14/07/2021

É impossível não comparar com o primeiro romance da aurora " O Professor", todas as referências estão ali e são realmente gritantes.

Mas o livro é muito mais que um simples romance, é um livro sobre uma mulher de seu tempo falando sobre como outra mulher precisa se submeter a certas situações, abusivas até, em nome de sua sobrevivência. Muitos dizem que a história é em parte autobiográfica, e é possível em muitos momentos ver relatos possíveis em meio aos acontecimentos.

Lucy gerou em mim vários sentidos, pena, apatia, solidão, raiva, solidariedade, ela permite em muitos momentos ser destratada, humilhada, apagada em nome de sua sobrevivência, para nao estar só, para não sucumbir ao esquecimento.

O livro também faz um comparativo interessante sobre o protestantismo inglês e o catolicismo francês,recheado de muito preconceito e debates interessantes.

Não é um romance somente para falar de amor, com Charlotte Bronte nunca é tão simples assim, com suas personagens a história tem sempre várias camadas e é isso que a torna especial.

Iasmim.Almeida 07/07/2021

Lucy Snowe: uma sobrevivente.
Lucy Snowe é uma jovem a quem o destino reservou pouca ou quase nenhuma perspectiva de um futuro feliz, Lucy acreditando firmemente veridito do destino, não tinha grandes pretensões, apenas desejava o suficiente. Desde cedo, nossa querida Lucy foi submetida às circunstâncias mais adversas e a obstáculos quase intransponíveis; em busca por sua manutenção e sobrevivência. Lucy estava sozinha no mundo, sem parentes, sem familiares, sem amigos...

Na busca por sua sobrevivência, o destino a levou além mar, a um cenário e a uma cidade estranha a ela como pessoa, como cidadã inglesa e como protestante, e lá, neste lugar estranho, Lucy encontrou abrigo em uma sala de aula, um trabalho como professora que proveria seu sustento, e uma nova chance para recomeçar. Villette trouxe de volta amigos perdidos e familiares distantes.

Dotada de uma fé inabalável, Lucy acreditava veementemente que nada acontecia por acaso. Lucy nunca se ressignava, mas passivamente, aceitava seu sofrimento passado e presente como sendo seu destino pessoal.

Lucy é uma moça forte, determinada e corajosa. É uma sobrevivente, e não uma vítima do destino. É alguém que narra sua história de forma desprenteciosa e tranquila, como se a história a ser contada pertencesse a outra pessoa e não a si mesma. Sua narrativa é impecável. Somos levadas à viver com ela suas dores, seus medos, seus dilemas, suas dúvidas, seus desejos.

Villette trata de temas sensíveis, além de fazer uma crítica à sociedade da época e a seus costumes, valores e crenças. Charlotte contempla em sua obra à vulnerabilidade feminina frente à perda dos parentes e provedores. Reflete sobre questões étnicas e sobre o conflito dogmático entre o catolicismo e protestantismo. Recomendo muitíssimo. É uma obra memorável.