Villette Charlotte Brontë

Resenhas - Villette

Janaina Beserra 19/04/2022

Adorei!
Na minha opinião Charlotte Brontë é uma das melhores escritoras femininas! Com certeza é um livro que pretendo reler ?
A história me tocou muito! Lindamente envolvente e triste. A escrita na minha opinião é muito envolvente.
Villete conta a história da jovem Lucy Snowe. Pobre e orfã para cidade fictícia de Villete,procurar uma vida melhor.
Vai parar em um pensionato/escola de Madame Beck,onde primeiro vira uma espécie de babá das filhas da senhora,depois professora de ingles. Lá ela sobressai por conta de sua inteligência,e chama atenção de monsier Paul,primo de madame Beck.
Bom, a obra é recheada de outras histórias,que prende a nossa atenção. Com outros personagens,cuja as vidas se entrelaçam, com a de Lucy.
Minha nota é 10 ????

Lari 19/04/2022

Um absurdo de bom,mas difícil
Que livro deliciosamente diferente! É meu primeiro livro da Charlotte Brontë, e simplesmente adorei. Realmente cada irmã tem um estilo único e separado das demais.
A escrita de Charlotte é sensível e desde do começo complexa, digo isso não apenas pelos diversos trechos não traduzidos,principalmente do francês, por exigência da própria autora, e só por essa amostragem podemos ter ideia de como essa escritora era tenaz; sua escrita é praticamente indireta, não temos uma visão "real" dos personagens,locais ou acontecimentos, ficamos completamente rendidos aos sabores e desabores de Lucy, sua visão de mundo, suas descrições variantes dos personagens e seu ponto de vista dos locais.
Em uma hora odiamos um personagem, porque Lucy o odeia, em outra o amamos,por que ela o ama e assim seguimos. Logo, essa não é uma história sobre Villette e sim sobre Lucy.
Achei fantástico a abordagem dada em 1850 (mais ou menos) sobre saúde mental, obviamente,não nesses termos e nem com a complexidade que temos nos dias de hoje,mas há menções durante todo o livro.
Diversos temas são abordados, diversos mesmo,mas os que mais me chamaram atenção e que preciso relatar aqui como motivos que valem a leitura são os seguintes: temos uma verdadeira briga contra a igreja católica, principalmente no sentido de obediência dos seus fiéis, já que Lucy é protestante; há um pé na busca por igualdade de gênero, tudo dentro da época,claro; temos um relato claro de uma ligeira aversão de casamentos com grandes diferenças de idade e sem amor ; e claro, muitas críticas ao amor que só nasce após o conhecimento da conta bancária do amado ou da amada.
É um livro difícil, complexo e que exige uma leitura contínua das entrelinhas, mas que vale cada palavra, cada letra.

Thay 13/04/2022

Segundo melhor livro da Charlotte
Fiquei maravilhada com a profundidade psicológica da personagem Lucy, de como a alma da Charlotte é tão sensível de perceber e criar personagens tão reais. Fiquei maravilhada! E claro sempre se posicionando socialmente.

leiturasdaursula 18/03/2022

Comovente e arrebatador
Eu amei as nuances e tons autobiográficos da história. Acompanhar Lucy foi simplesmente incrível. Gravei vídeo pro meu canal, link na bio.

Gabi 12/02/2022

Finalmente...
Sinceramente, nem eu acredito que terminei.
Uma leitura difícil, densa, mas o final fez valer a pena.

Monica Sobrinho 07/02/2022

Demorei bastante para terminar, a história demorou para me conquistar, mas eu gostei. De todos os livros das irmãs Brontë, foi o que mais demorou para me prender. A história é boa, gostei muito de acompanhar a história e o crescimento da personagem (Lucy), para mim o romance ficou um pouco confuso, mas não tirou o brilho da história.

Rach 03/02/2022

Esperava mais
Não é um livro espetacular, mas também não é um livro ruim. É muito extenso e cheio de melindres que poderiam ter sido cortados, penso que a história não perderia tanto se não fosse tão longa e se tivesse focado mais no próprio enredo mesmo, já que por diversas vezes há um prolongamento de pensamentos da personagem principal, que nem sempre são facilmente compreendidos ou prazerosos de se ler. Na minha opinião, esse livro está bem abaixo de Jane Eyre, outra das obras de Bronte, uma que me fez ficar vidrada do início ao fim.

badwitch 28/01/2022

sei la viu
não consegui me conectar com a Lucy e nem com os outros personagens... achei algumas partes vagas demais e e não rolou muita coisa pra um livro de quase 800 páginas

Dora 26/01/2022

O livro mais difícil que eu já li
O nível de dificuldade que eu digo é em relação a escrita dele? super detalhada e filosófica.
Confesso que eu acabei me perdendo em vários momentos. Principalmente quando a personagem começavam com suas reflexões pessoais.
Me identifiquei muito com a personalidade da personagem. Lucy no exterior tem uma casca, uma armadura, não é uma pessoa bajuladora, é justa com as pessoas? a cada uma da o tratamento que elas merecem, sem ser desrespeitosa. No fundo, ela só tem medo de perder aqueles por quem ela tem apreço ( da mesma forma como ela já perdeu), ela sofre em silêncio e busca liberdade dos seus sentimentos? se aflige por dentro, mas nunca demonstra. Mesmo com a dificuldade do livro, se entende a historia, ameiiii.
Até mesmo os personagens secundários possuem uma boa trama?
Só queria que Lucy fosse realmente feliz.

Malu 31/12/2021

Villette
Um livro bem reflexivo e um pouco mais lento que os outros livros de Charlotte Brontë..
Não sei bem o que escrever sobre ele, acho que ainda estou refletindo sobre a solidão, as mudanças da vida, as pessoas que passam pela nossa história, mais ou menos como o que acontece com Lucy nessa história..
Foi mais demorado para acabar, mas acabou que gostei..

Maria Erenita 26/12/2021

Demorei, mas terminei!
Uma estória que se arrasta muito, em alguns pontos. A leitura nao me prendeu. De todas as leituras das irmãs Brontë, esta foi a que menos gostei, mesmo assim, é uma boa leitura! Trata da solidão. A personagem traz reflexões sobre viver sozinha, resiliência. Ela está cercada de pessoas com quem não consegue interagir, por diversas razões, tais como religião, personalidade, princípios e cultura.0

ELCi 21/11/2021

Villette
Uma leitura gostosa. Uma história bonita contando a história de uma mulher, sua coragem, seus medos e frustrações. Diante uma sociedade difícil, machista, cheia de preconceitos. Excelente obra.????

Marcela290 10/11/2021

Gostei muito da historia, o ambiente francês é muito bom, a história desse livro é um pouco mais leve do que a história de Jane Eyre, enfim é uma boa leitura

Gezinha 07/11/2021

Simplesmente adoro Charlotte Brontë !
Uma vida de solidão, simplicidade, observação, ideias e ideais pulsando em uma alma silenciosa, que sofre e ama calada.
Um romance longo. Em apenas 1 momento achei fastidioso: quando ela descreve sem fim o comportamento odioso do M. Paul. Porém, é a visão pessoal da narradora. E o livro traz uma verosimilhança com a forma que sentimos e enxergamos as pessoas. Ou seja: nossos sentimentos e opiniões são mutáveis, por vezes confusos; demonstramos uma coisa e sentimos outra, bem como as outras pessoas.
A forma com que os personagens vão sendo construídos, o olhar e conhecimento da narradora modificado, as faces boas e ruins das pessoas vão se desenrolando sem pressa a cada página...
Charlotte é incrível!!

Só uma reasalva ao prefácio e pósfacio lixo, com um breve de dispensável pedágio ao mimimi da atualidade..