The Naked Sun

The Naked Sun Isaac Asimov

Resenhas - O Sol Desvelado

Steffani5 12/04/2023

Empolgante e viciante
Nesse livro, temos a continuação do universo construído por Isaac na saga dos Robô e para mim a narrativa continua viciante, empolgante e surpreendente.

Acho incrível a forma como o autor escreve de maneira que o leitor é tão surpreendido quando os demais personagens da história. Não consegui nesse livro, nem no primeiro, "matar" a investigação antes que o próprio Elijah desvendasse o mistério.

A história é muito boa, bem amarrada aos princípios e regras do universo criado pelo Isaac.
Adorei ver a evolução do Elijah e estou empolgada para as próximas.

Apenas tirei meia estrela porque demorei um pouco mais pra engatar do que o primeiro livro, o caso demorou um pouco para "me pegar".

Messyo 30/03/2023

Mistério desvelado
O tamanho reduzido deste livro em comparação com o anterior se dá por um ritmo de narrativa mais intenso, porém agradável e nada cansativo. O autor se superou e eu não poderia estar mais empolgado com a próxima edição.

Lucas1429 26/03/2023

As Estrelas são para os homens
Leitura maravilhosa, fluida, bem escrita e viciante. o bom doutor nunca decepciona, e nesse caso não é diferente, tão bom quanto as cavernas de aço, eu diria que até melhor. Ansioso pra ler a continuação da seite dos robôs.

Rogerio39 24/03/2023

Sol Desvelado
O Sol Desvelado é um livro incrível, a forma como o autor conduz o história e descreve os personagens enriquece e traz mais detalhes a história. A forma que Elijah conduz a investigação até chegar ao desfecho óbvio porém pouco provável e a motivação para fazê-lo arruma bem a história.
Mais uma obra incrível de Isaac Asimov.

Edvaldo Neto 22/03/2023

Isaac Asimov desvela o sol em um clássico da ficção científica
O Sol Desvelado é uma obra-prima da ficção científica escrita por Isaac Asimov. A história gira em torno de um planeta exótico, Solaria, que limita sua população humana a 20 mil habitantes. Onde os humanos vivem em vastas propriedades individuais atendidas por uma legião de robôs, no entanto, eles praticamente eliminaram o contato interpessoal, limitando-o a projeções holográficas. E mesmo assim, um brutal assassinato acontece. Através da investigação de dois personagens queridos, Elijah Baley e R. Daneel Olivaw, Asimov apresenta uma trama inteligente e envolvente.

Com uma prosa ágil e objetiva, Asimov apresenta uma história intrigante, repleta de reviravoltas e surpresas. Ele dá continuidade a construção de um universo vasto e complexo, repleto de personagens memoráveis e situações emocionantes. O livro é uma verdadeira obra-prima da ficção científica, que combina elementos de aventura, suspense e drama. Ele é um dos melhores trabalhos de Asimov, e certamente deve ser lido por todos aqueles que amam a ficção científica.

Livia1405 11/03/2023

Meio decepcionante
O primeiro livro me fez de besta e estava com uma expectativa alta para essa. Mas além de um excesso de machismo envolvido na leitura, até pro nível do Asimov, eu achei a solução foi proposta 100% pelo pênis. Ainda assim, foi uma forma interessante de explorar não apenas as leis da robótica de outra forma, mas também outros planetas dos Mundos Siderais.
Gledy 17/05/2023minha estante
Concordo plena mente.

Bruno 10/03/2023

Asimov apresenta uma visão fascinante do futuro
"O Sol Desvelado" é um livro de ficção científica escrito por Isaac Asimov e publicado originalmente em 1957. A obra é considerada uma das obras-primas do autor e da ficção científica em geral, apresentando uma trama complexa e intrigante.

A história se passa em um futuro distante em que a humanidade colonizou inúmeros planetas e estabeleceu uma galáxia interconectada. A trama principal gira em torno de uma investigação para descobrir quem matou um importante cientista em um mundo distante e como isso se conecta a uma série de eventos misteriosos que ameaçam a estabilidade da galáxia.

Asimov apresenta uma visão fascinante do futuro, com conceitos científicos e tecnológicos avançados que ainda são relevantes e inspiradores. O autor também explora questões filosóficas e éticas, como a natureza da inteligência artificial e a importância da liberdade individual.

A edição publicada pela Editora Aleph é excelente, com uma tradução cuidadosa e uma diagramação atraente. "O Sol Desvelado" é uma leitura envolvente e inteligente, recomendada para todos que gostam de ficção científica e para aqueles que se interessam por questões filosóficas e éticas. A obra é uma das melhores do gênero e um verdadeiro clássico da literatura.

juliannerib 10/03/2023

Meu personagem preferido é um robô kkkkk
Mas Daneel não aparece tanto quanto eu gostaria.
Adoro esse tipo de ficção científica que foca na cultura e costumes.
É interessante o argumento do que um mundo como Solaria pode fazer com a humanidade. Eu não tenho raciocínio lógico então não havia pensado sobre isso.

Marcos774 09/03/2023

Divertido
O livro é uma sequência praticamente direta do anterior, e nos apresenta mais uma vez a dupla de detetives Elijah e Daneel.

Dessa vez eles tem que desvendar um assassinato totalmente incomum, num planeta completamente diferente do que o protagonista está acostumado.

Eu particularmente gostei bastante do desenrolar da história, e todo o contexto sociológico do planeta envolvido na história. O desenvolvimento do protagonista que até então era muito recluso também é muito bom, e ver ele evoluindo a ponto de repensar a suas próprias opiniões pessoais é muito bom.

No mais, recomendo bastante o livro. Até agora o Asimov não me decepcionou.

Andre 08/03/2023

No segundo livro da quadrilogia o detetive Elijah Baley reencontra R. Daneel Olivaw em meio à investigação de um crime impossível em um planeta distante.

Se em As Cavernas de Aço Baley estava "jogando em casa" aqui ele fica em desvantagem pois o choque cultural entre o terráqueo e os solarianos é o ponto central e a maior fonte de conflitos gerados durante a investigação.

Os livros do Baley são aqueles em que o Asimov libera seu lado "Agatha Christie" com crimes, pistas e reviravoltas, com a ficção científica sustentando a ambientação no pano de fundo.

Particularmente eu acho esse livro ainda melhor do que o primeiro, com toda uma nova gama de personagens e situações interessantes.

Miris 02/03/2023

Enfim o sol desvelado
Uma excelente continuidade p essa série. Dessa vez mais focada no investigador Elijah, apesar de Daneel fazer parte da trama o tempo todo, esse livro entrega uma investigação melhor do que no livro anterior (na minha opinião); superando as dificuldades implicadas na forma como ocorreu o assassinato, que tornam tecnicamente impossível de ter acontecido, Baley e Daneel se desdobram para investigar e descobrir a verdade por trás desse crime tão improvável. Tem reviravoltas, plot twist e claro uma expansão desse universo que Asimov criou, apresentando mais um dos planetas siderais, a Solaria (que já apareceu na serie fundação :D, oque me fez ficar feliz com essa referência). Só não li rapidamente por causa da faculdade, mas mesmo assim a leitura foi fluída e mto proveitosa - recomendo!

Edy 22/02/2023

O sol desvelado
Esse é o 2º livro da série dos robôs. Ele mostra Elijah Baley e R. Daneel Olivaw em mais uma investigação; dessa vez em Solaria. Conhecemos então um novo mundo, com uma cultura totalmente diferente da terra e personagens novos extremamente peculiares. Baley se depara com costumes totalmente inesperados, como por exemplo: os solarianos não tem o hábito de se ver (pessoalmente), só se comunicam por conexão holográfica (essa é uma característica deles que dificulta muito o trabalho de investigação); em Solaria a população humana é muito resumida, os robôs compõem a maior parte; alem disso os solarianos estão acostumados com o espaço aberto (o que é uma grande dificuldade pra Baley); entre outros. Achei muito interessante mas não me prendeu tanto quanto o primeiro livro da série (Cavernas de Aço). Mesmo assim, pra quem gosta de ficção científica, Asimov é uma referência e toda a história da série é bem construída; por isso indico a leitura.

Henrique Vaz Martins 14/02/2023

Muito bom mesmo, sagaz, intuitivo e perspicaz são o que eu posso dizer dessa trama com certeza inesperada

Luiza 06/02/2023

Tão bom quanto o primeiro, mas diferente
O segundo livro é tão bom quanto o primeiro, mas a construção da narrativa me pareceu mais lenta no começo do livro, depois dá uma acelerada. Então se você tiver a sensação de que a história não anda, tenha paciência porque vale a pena esperar, como sempre nos livros do Asimov.

Igor.Camilo 17/01/2023

Ótima sequência!
Eis que começo o ano com o excelente "O Sol Desvelado" de Isaac Asimov. Aqui, há uma expansão do universo apresentado pelo autor no livro anterior. Em meio a diversas questões sociológicas/filosóficas, o livro se desenrola com mais um assassinato a ser solucionado pelo carismático protagonista Elijah Bailey e seu assistente robótico, Daneel Olivaw. Não pense duas vezes, e apenas leia!