Eternidade Por Um Fio

Eternidade Por Um Fio Ken Follett

Resenhas - Eternidade Por Um Fio

Daniel432 07/09/2019

A História Conhecida Através do Romance - Parte 3
Ao contrário dos dois livros iniciais (ambientados principalmente na Primeira e Segunda Guerras Mundiais e na Guerra Civil Espanhola), o último livro da trilogia O Século apresenta uma maior quantidade de "cenários", tais como os EUA segregacionistas e racistas, a crise dos mísseis em Cuba, a repressão comunista na URSS e na Europa Oriental, a revolução sexual e musical dos anos 60, a guerra do Vietnã e, finalmente, a derrocada comunista e a queda do muro de Berlim.

Os personagens, em sua terceira geração, se relacionam em diversos "cenários" tendo, com certeza, exigido do autor grande atenção para não deixar "furos" seja em relação aos personagens dos livros anteriores (avós e pais), seja em relação aos desdobramentos dos diversos "cenários" desse volume.

Por se tratar de uma trilogia grande e com grande quantidade de personagens, a certa altura desse livro tive dificuldades em lembrar o relacionamento de alguns personagens com seus antepassados, retratados nos livros anteriores.

De fato, uma pequena parte da história retratada neste livro eu vivenciei e acompanhei dentro das possibilidades da época. O surgimento do Solidariedade e de Lech Walesa, os boicotes aos jogos olímpicos de Moscou e Los Angeles, a emocionante despedida do ursinho Misha, o atentado a Ronald Reagan, a morte de John Lennon e, finalmente, a queda do muro de Berlim e o fim do comunismo.

Enfim, crie coragem e leia três imensos, mas muito bem escritos livros. Vale à pena.

Felipe1503 09/11/2019

Corrido
Adorei o livro mas assim, ele realmente poderia ter explorado mais o contexto. Ele abarcou nesse livro 40 anos e muitas vezes as passagens eram rasas. É inegável o protagonismo de George Jakes nesse livro, e achei super simbólico por ele ser um ativista, estar dentro do governo, enfim. Bom fechamento para a série!

Carlos 07/01/2020

decepcionante
Com os 2 primeiros livros "a queda de gigantes" e o "Inverno do mundo", eu não conseguia guardar o livro até terminar de ler o último capítulo, uma leitura fluida e emocionante até a última palavra. Com o terceiro livro da série, aqui estou há 01 ano e meio após ter comprado o livro me forçando a terminá-lo de ler depois de o ter abandonado.
Nos 2 primeiros livros, embora romance tenha sido um fator importante no arco dos personagens, o foco da narrativa estava nas dificuldades e nos horrores de se conviver com um conflito das escalas que foram a I e a II guerras mundiais ou então nos perigos e emoções da vida de um espião. No terceiro livro, o foco da narrativa está na vida amorosa dos personagens, tanto que tenho a impressão de ter em minhas mãos um romance infanto-juvenil sobre astros do pop-rock. Enquanto isso, eventos importantes que se passaram durante a guerra fria como a guerra das koreias e a guerra do vietnam são relegados a algumas páginas ou linhas de texto, isso se tiverem sido retratadas.
P.S: Desgostei da maneira como o romance entre beep dewar e dave williams foi desenvolvida.

Vivi 20/02/2020

Gostei

Carol 19/05/2020

Eu amei a ideia da trilogia: O século. Mas, realmente, Eternidade por um fio ficou a desejar em muitos momentos icônicos da Guerra Fria. A riqueza detalhes históricos dos outros dois livros não foi a mesma neste romance. De todo modo, vale a leitura.

AndradeFS.Ju 31/08/2020

Ken continua a nos encantar com sua capacidade de misturar ficção e realidade. No desfecho da trilogia o século nos vemos no meio da Guerra Fria, nos afeiçoando aos novos personagens e nos despedindo dos que iniciaram a jornada.
O livro é grande, mas é tão bom que consegui finalizar em um semana com folga.

O resenheiro 28/12/2020

Para entender um pouco a humanidade...
Neste último livro da trilogia O Século, um passeio por diversos fatos históricos ocorridos entre 1960 até 1989, com a queda do Muro de Berlim, a terceira geração das famílias agora são os protagonistas. Um romance inesquecível!

Muro de Berlim, hippies, lutas contra o racismo, Jack e Bobby Kennedy, crise dos mísseis de Cuba, guerra do Vietnã, ascensão dos astros pop, gravadoras, comunismo, guerra fria, Gorbachev, Primavera de Praga, e muito drama entre as famílias que passaram por tudo isso, de Moscou ao Alabama, de Berlim a São Francisco, e por aí vai.

Agora só me resta curtir a ressaca literária...

Pra quem gosta de um romance histórico, não deixem de se aventurar nesta trilogia de Ken Follett!

Bia 17/02/2021

O mais parado da série
Achei este o mais moroso da série. Não sei se pela proximidade de figuras históricas importantíssimas como, JFK, Martin Luther King e tantas outras, que achei um pouco fora da realidade demais e demorei para me envolver com os personagens e até localizá-los na árvore genealógica das famílias. De qualquer forma, trata-se de uma bela obra, tanto pelos fatos históricos que apresenta e quanto pelo conhecimento que nos proporciona. Virei fã de Ken Follet e buscarei outras obras do autor, sempre que possível

LP_Chaun 16/09/2021

Leitura agradável.
O autor escreve muito bem e a história é interessante, mas utiliza muitos plots na troca de personagens com traições exageradas, um traço que não me agradou.
Tirando a parte negativa o texto é fluído e consumido rapidamente por sua facilidade.
Recomendo para todos já que considero de longe o melhor da trilogia.

luca 07/03/2022

a melhor trilogia que eu ja li e os 2 primeiros com certeza entram nos meus livros favoritos da vida. nao consegui me apegar tanto a esses personagens e foi o que eu mais demorei pra ler, mas mesmo assim é um livro incrivel e uma aula de historia absurda que nem os outros 2

Fabiana 16/07/2022

Fim
Confesso que vou sentir muita falta dessas famílias acompanhar o desenrolar das gerações foi incrível, história e emoção como o autor sempre entrega tão bem, vale muito a pena dar uma oportunidade pra essa tricologia, uma aula de história melhorada hehe.

Katielly1 15/10/2022

É bom, mas achei mais fraco do que os dois primeiros. É um pouco enrolado e os personagens não são cativantes. O núcleo da União Soviética foi o mais enrolado. O núcleo da Alemanha, como sempre, maravilhoso. A questão racial nos Estados Unidos também foi muito boa, só faltou ser mais abordada, conforme o tempo ia passando.

Gostei da abordagem da Guerra Fria entre a União Soviética e os Estados Unidos. Mas o enredo do Muro de Berlim foi o carro chefe do livro. Sensacional.

Pra trilogia em si, dou nota 4,5, apenas por causa desse livro. Mas Queda de Gigantes e principalmente, Inverno do Mundo, viraram meus queridinhos.

Leandro 28/10/2022

Desfecho excelente
Melhor livro da trilogia! Personagens cativantes, fatos históricos importantes e muitas reviravoltas. Fechou com chave de ouro a trilogia!