Eternidade Por Um Fio

Eternidade Por Um Fio Ken Follett

Resenhas - Eternidade Por Um Fio

Reifhel 12/07/2021

Muito bom.... Porem
Ken follet é um autor magnifico e esse livro aqui vem para fechar a maravilhosa trilogia "O seculo", porém entre os 3 esse livro é o mais fraco, talvez pq n trate de uma guerra mundial e sim da guerra fria, mas sinceramente prefiro os outros apesar desse trazer muitos assuntos importantes como o rascismo

Gladis Klein 26/05/2021

Eternidade por um fio
Com esse volume encerro a triologia " O Século". Me despeço dessas cinco famílias que acompanhei por três gerações. Senti as dores da Guerra Fria, o drama em torno do muro de Berlin, mas também vivenciei vitórias, amores e sucesso de seus personagens.

Ebenézer 05/07/2020

Enfim, li a trilogia inteira:
- Queda de Gigantes ( 908 pg)
- Inverno do Mundo ( 874 pg)
- Eternidade Por Um Fio (1069 pg)
É inegável a sobeja criatividade de Ken Follet no manejo de tantas personagens num longuíssimo enredo na cruzada bem sucedida de abarcar um recorte amplo da história contemporânea.
Numa boa mistura de ficção e realidade Ken Follet levou a bom termo seu objetivo de cativar o leitor por um tempo bastante generoso.
O foco de Ken em sua trilogia é a dramatização de muitos momentos históricos destacando aqueles de maior impacto na humanidade e que transformaram completamente a nossa sociedade. Follet procura evidenciar na sua narrativa as possíveis vivências das famílias que participaram daqueles eventos contextualizando e tornando verossímil cada situação.
Ainda que muitas personagens sejam ficcionais, há um elenco de nomes reais de pessoas (estadistas) que fizeram parte efetiva daqueles instantes. Nesse sentido Follet contribui excepcionalmente para um aprendizado histórico.
A força narrativa de Follet é bastante vigorosa uma vez que consegue transportar o leitor para o centro das tensões a que o momento se reporta. E muitos desses eventos são excruciantes e narrados com muita propriedade.
Dar conta da leitura da trilogia inteira é um exercício comparado a realizar uma corrida de longa distância, uma Maratona: o leitor/atleta tem a clara noção do que lhe está reservado.
É necessário muita paciência e persistência para vencer o longo trajeto.
Tal como numa Maratona, o princípio é leve e festivo; na metade do percurso aparece um evidente cansaço; no último quartel o corredor já questiona a sua sanidade mental...
Esse fenômeno da exaustão também fica evidente na trilogia: lentamente aparecem os indícios da perda da potência narrativa. E para manter o fio condutor do enredo e sustentar desperta a atenção do leitor o autor exagera um tanto no recurso recorrente da exposição das intimidades sexuais de seus personagens vertidas, muitas vezes, em cores escatológicas.
A comparação não é exagerada: à medida que se aproxima da Linha de Chegada é natural que o maratonista extenuado e de corpo exaurido, que já é um outro atleta totalmente diverso do início da peleja, se exaspere pelo momento que o arremate da trilogia com a Eternidade se mostre logo no horizonte.
Se valeu a pena ler a trilogia? Claro que "tudo vale a pena se a alma não é pequena".

Peter.Molina 23/11/2022

Final da trilogia
Após quase 1 mês terminei Eternidade por um fio, esse volume abrangendo a Guerra Fria, o declínio de comunismo na Europa ,a queda do Muro de Berlim dentre outros temas mais contemporâneos. Neste livro achei a história mais arrastada e depois tomou um ritmo mais acelerado no final. O mais fraco dos 3 mas essencial à narrativa. Bom pra quem quer conhecer Tb fatos históricos essenciais com uma perspectiva mais narrativa e dramática.
Kelly Martinez 19/03/2023minha estante
Tô achando esse volume bem diferente dos outros. Tenho a sensação de que foi escrito por outra pessoa! :D

Peter.Molina 20/03/2023minha estante
Sim. Depois do volume 2 que foi impactante esse achei mais morno.

Davi.Modesto 23/04/2021

Simplesmente sensacional!
De todos os livros que eu li até agora, essa trilogia foi a única que me fez achar todas as páginas incríveis! Valeu cada mísero segundo.
A Ethel é a melhor personagen de todas; fora sua relação com o fitz que, apesar de tudo, durou até o final de sua vida?

Pedro.Ribeiro 11/11/2021

Bom mas nem tanto quanto os outros
No primeiro e segundo livro da série o autor navega em "mares tranquilos", digamos assim. Por mais que primeira e segunda guerra sejam eventos enormes, estamos falando de 15 anos em passagem temporal e uma escrita linear para entender ambos os fenômenos. Os dois primeiros livros da série são espetaculares do início ao fim tanto do ponto de vista narrativo quanto do ponto de vista histórico.
É normal começar a ler "Eternidade por um fio" com a expectativa de viver mais uma aula histórica enquanto ficamos animados com a trajetória de personagens. O problema é que a Guerra Fria dura praticamente 50 anos, as histórias dos diferentes países não se misturam com tanta facilidade e, ao terminar o livro, fiquei com o sentimento que o autor esteve tão preocupado em abraçar o maior número de fatos históricos que acabou esquecendo de desenvolver boas narrativas para os mais variados personagens (são 50 anos de história, muita gente teve que entrar do nada para sustentar aquilo) e fez isso deixando muita coisa importante de fora do ponto de vista histórico.
Eternidade por um fio é uma boa leitura e bem recomendável para quem já vem embalado pelo começo da série mas a escrita aqui é tão difícil que o nível baixou e ele é tranquilamente o pior dos 3.

Ricardo de Andrade 01/12/2022

O fim do século
Enfim terminei essa saga. E ela termina tão emocionante como foi os outros dois livros.
O último capítulo define bem o que foi essa jornada.

Claro que achei que este livro perde força em relação aos dois primeiros, mas ainda assim consegue manter sua essência. É preciso levar em consideração que a forma como a guerra fria (principal contexto deste terceiro volume) se segue é bem diferente de como se segue a primeira e segunda guerra mundial, contexto dos outros dois livros.

Enfim, não há surpresa. Muito recomendo, assim como recomendo quase que obrigatoriamente a leitura dos outros dois livros antes de ler esse...

Leonardo 28/11/2020

Livro perfeito!
Ótimo livro para marcar o encerramento da trilogia O Século.

Fabio.Barbosa 21/09/2021

Sempre gostei das obras desse autor, inclusive os títulos anteriores dessas trilogia, mas acho que poderia por abordado melhor os fatos históricos, e focar um pouco menos nos relacionamentos, principalmente na inocência de vários personagens.
Minha opinião, e calro

Sabri 19/09/2022

GENIAL
Meu Deus que história maravilhosa. Nesse livro em que as guerras são ?menos sangrentas? Ken Follet se supera, pois consegue nos prender da mesma maneira. Chorei tanto do meio pro final que desidratei. Que linda foi essa saga. Queria esquecer pra começar tudo de novo. Maravilhoso!!

sonia 07/10/2014

como um americano vê o século XX
Depois de 2 ótimos livros, a trilogia enfraquece.
É um livro cheio de detalhes sobre fatos do século XX envolvendo a Guerra Fria e toda essa maluquice comunista, intervenções americanas indevidas na Ásia e em Cuba etc
Porém, se excelente como fonte de informação sobre a política global, o quesito personagem ficou muito fraco, meio que forçado todos os netos da primeira geração da trilogia virarem artistas famosos e ocuparem cargos importantes. As historinhas dos jovens ficaram muito evidentemente atreladas à necessidade de se ter um personagem naquele lugar e naquela hora, muito troca-troca de casais, uma superficialidade que não tem muita lógica mesmo em se tratando de geração hippie.

Fiquei um pouco cansada e pulei umas páginas sobre Luther King, Kennedy e Nixon - vivi tudo isso, li muito sobre eles por anos, então não era novidade, ao contrário dos 2 primeiros livros, que me esclareceram muitos fatos que estavam desfalcados em meu conhecimento.

Lianny 09/10/2014minha estante
Pra mim, os melhores momentos do livro foram aqueles protagonizados pelas primeiras gerações, a maioria das historinhas da nova geração foi bem "tanto faz", e a da Rebecca muito mal aproveitada.

LuliFiedler 20/10/2014minha estante
Fiquei com a mesma impressão do livro. A ideia do "amor livre" foi abarcada como uma coisa aceitável por quase todos os personagens, numa espécie de quebra cultural. Fiquei pensando se a intenção do Follet não era mostrar os personagens mais reprimidos (como Walli e Rebecca) se enebriando com a liberdade do ocidente, mas foi tão pouco ou mau trabalhado que isso foi uma conclusão otimista da minha parte. No geral achei os personagens muito superficiais, não sei até que ponto Follet não foi pressionado pelo prazo da editora. Decepcione-me bastante com esse livro. Por acaso, ele chegou a mencionar Erik, irmão de Carla que estava entusiasmado com o regime soviético? Achei que ele seria um importante ponto de contradição para a família Ulrich, mas não lembro nem de ter sido mencionado.

Márcia Naur 11/02/2018minha estante
Gostei do seu comentário.

Bella 12/04/2021

A leitura foi realmente uma eternidade rs,
Uma triologia fantástica, e Eternidade por um fio, foi comovente, mostrando toda esperança e luta.
Difícil falar do que cada personagem lutou e venceu, o fantástico é ver como as histórias deles foram interligadas. Adorei!

Monica.Fusco 13/10/2021

Eternidade por um fio
Finalizando com chave de ouro a trilogia O século, onde temos a história de várias famílias e países!

juliagarcia_ 16/07/2022

Uma leitura arrebatadora
Seguindo um ritmo de leitura alucinante e delicioso, Ken Follett não deixou nada a desejar em eternidade por um fio. O volume final da trilogia o século faz justiça e deixa o sentimento agridoce no leitor que termina a leitura ansiando por mais, mas compreende que -como tudo que é bom na vida- precisa ter um fim. E que fim! Follett não deixa pontas soltas e dá a todos os personagens da complexa trama finais coerentes.
Termino minha leitura com sentimentos muito conflitantes, ainda que todos positivos. Foi maravilhoso acompanhar os personagens e suas famílias por tantas gerações.
Ken consegue impor um ritmo em sua escrita que faz com que a leitura flua como um rio, ainda que todas as tramas políticas do romance sejam extremamente complexas.
Li as últimas páginas tomada por um sentimento de nostalgia e de esperança. O epílogo me pegou desprevenida -da melhor forma possível- e me deixou totalmente estarrecida.
Uma leitura definitivamente arrebatadora, daquelas que deixa o leitor de boca aberta ao final da leitura.
Uma das melhores leituras do ano, extremamente recomendado!

Valério 28/01/2015

Guerra e literatura frias
O último volume da trilogia "O século" não possui um único foco, como no caso dos dois primeiros volumes (Primeira Guerra Mundial, no caso de "Queda de gigantes" e segunda guerra mundial, no caso de "Inverno no mundo"). Mas gira em torno da Chamada "Guerra fria", que consistia numa competição armamentista dos EUA contra URSS e que colocava o mundo todo de cabelos em pé sob a ameaça constante de um apocalipse nuclear a ser detonado a qualquer minuto, como tema central. E da luta pelos direitos civis norte-americanos, talvez até com mais foco, em muitos momentos.
Não há dúvidas da importância destes dois assuntos para a humanidade. Especialmente na Guerra Fria e no fim do comunismo.
Contudo, em relevância histórica e consequências para a humanidade (inclusive com relação ao número de vidas ceifadas), sequer chegam perto da grandiosidade trágica das duas grandes guerras.
Assim, a impressão que se passa é que o autor quis embarcar de carona no sucesso dos dois primeiros volumes e prolongar as suas estrondosas vendas.
Não que o terceiro volume seja ruim, mas está aquém dos outros dois volumes.
Há também um esforço do autor por demonstrar a falácia do comunismo.
E, principalmente, um erro de julgamento fatal: Ao final do livro, com a queda do muro de Berlim e o abandono da tirania moscovita face às demais nações comunistas europeias, o autor considerou que o comunismo estava liquidado. Certamente ele desconhece os rumos que o comunismo/socialismo vem tomando, dessa vez tendo como foco as nações sul americanas.
O terror nos ronda perigosamente e vem tendo sucesso no domínio da América no hemisfério abaixo do Equador.
Os personagens também não possuem a grandeza dos personagens dos dois primeiros volumes.
Além disso, as gerações anteriores são praticamente apagadas da história, com modestas participações.
À exceção, talvez, de Ethel.
Se leu os dois primeiros, vale a pena ler o terceiro. Mas não precisa se descabelar se não o fizer. A melhor parte do caminho você já terá trilhado quando chegar até aqui.
Peregrina 02/02/2015minha estante
Concordo plenamente na questão do comunismo e nos personagens! Ele, de fato, abandonou o comunismo como se com a simples queda do muro já significasse seu fim imediato. Erro terrível. E nenhum personagem conseguiu minha afeição como os dos primeiros dois volumes e as primeiras gerações ficaram bem de lado mesmo...

Valério 24/08/2015minha estante
Enza, bom ter uma confirmação da minha percepção.

Anna.Rebeca 18/01/2016minha estante
Tive a impressão que conforme mais as gerações passavam , mais fútil ficavam (principalmente entre os ingleses e estadunidenses.)
O melhor livro é realmente o primeiro .
Gastou muito tempo na década de 60, mas as demais ficaram muito curtas e fragmentadas .