Eternidade Por Um Fio

Eternidade Por Um Fio Ken Follett

Resenhas - Eternidade Por Um Fio

MSaverna 02/05/2021

Uma trilogia imperdível!
Termino o terceiro livro as lágrimas!
Adoro a escrita de Ken Follett e esta trilogia reforça esta sensação.
Parte da História da sociedade contada em forma de romance. Dramas de famílias que se misturam e se encontram! Maravilhoso!!!
Adorei e super indico a leitura!

Cleane 03/03/2020

? vou sentir saudades
Com mais de mil páginas (que você nem sente passar), esse romance histórico vai de 1961 até 1989, saltando para 2008 no epílogo, e enfim encerrando uma trilogia que começou no início do século XX.

Esse terceiro volume veio com tudo, enquanto os dois primeiros tinham uma pegada bem retrô nos relacionamentos, com personagens parecidos e amores de conto de fadas, esse veio seguindo a cultura dos anos 70, estilo hippie do amor livre, com relacionamentos reais que algumas vezes dão certo e muitas vezes não.

Agora falando da parte mais importante, os fatos históricos, que leitura enriquecedora!

Guerra Fria, Muro de Berlim, crise dos mísseis de Cuba, escândalos presidenciais, luta pelos Direitos Civis nos EUA, a furia dos segregacionistas, os Kennedy, Martin Luther King, Sibéria, a guerra do Vietnã, Papa João Paulo II e tantos outros assuntos importantes desse período.

Talvez tenha sido um pouco tendencioso no sentido político, tendendo para o liberalismo. O único conservador, Cameron Dewar, é retratado de uma maneira bem estereotipada.

Misturando ficção e realidade, com personagens cativantes e o contexto histórico detalhadamente pesquisado, Eternidade por um fio é uma história arrebatadora sobre a luta pela liberdade individual em um mundo dominado pelo maior choque de superpotências que a humanidade já viveu.
Rodrigo 03/03/2020minha estante
Se li melhor resenha, não me lembro...rs

Cleane 03/03/2020minha estante
Ahuhahua..ta bem!!

André 04/05/2021

Fim da Trilogia
Enfim o terceiro livro da Trilogia "o século". Foram milhares de páginas acompanhando personagens fascinantes. Uma jornada de "um século" acompanhando tanto a história do mundo como a história destas pessoas e também seu envolvimento nestes mesmos acontecimentos históricos. Impossível não se envolver, não se emocionar, não se preocupar com seus destinos. Para mim foi também uma jornada de aprendizado, como alguém que ama História. Algo de que gosto muito nos livros de Follet. Ao fim dessa longa jornada, sinto que me foi extremamente prazerosa e proveitosa.

Gabi 25/05/2016

Uma Guerra Fria minimamente romantizada
Não sei muito bem o que dizer deste terceiro livro da trilogia O Século. Meus pensamentos estão divididos entre "Eu amo Ken Follet" e "Este livro me decepcionou". A verdade é que nenhum deles está errado: amo de paixão o autor, mas eu realmente esperava muito mais de Eternidade por um fio. Não sei se porque os dois primeiros livros foram esplêndidos demais ou se foi o tema - a Guerra Fria - que "estragou" um pouco os ânimos da estória. Não me entendam mal, não é menosprezo pela História, porém comparativamente com a Primeira e Segunda Guerras a emoção transferida para o leitor é mais fraca. Enquanto de um lado encontramos bombas, combates e mortes, de outro é apenas a complicada diplomacia.

No fim, acho que foi de tudo um pouco: o tema não ajudou e ainda por cima o autor errou um pouquinho a mão do livro. No início, as páginas parecem que vão pegar fogo e do meio para o fim vão esfriando tanto que viram cubinhos de gelo. É por essa razão que li 80% num ritmo acelerado e parei. Terminei de ler o restante apenas alguns meses depois.

Há outro ponto de vista, no entanto... Talvez o grande problema de Eternidade por um fio esteja no fato de que ele é muito mais um livro teórico que propriamente um romance. Se você gosta de História, leia. Mas se você é mais chegado para o lado romântico, esqueça. (E para aqueles que vão dizer que a parte histórica também foi pessimamente desenvolvida: concordo, só que ao mesmo tempo eu penso diferente. A Guerra Fria é um assunto complexo demais e que resultou diretamente em uma infinidade de conflitos. É bom senso, não dá para simplesmente querer tudo num livro só. Penso que autor fez a escolha dele, selecionou algumas partes e "exclui" outras. E, sim, ele poderia ter escrito mais de um livro para essas décadas. Mas não escreveu. Então vou avaliar o que foi feito e não o que "poderia ter sido feito".)

Seguindo essa mesma linha de raciocínio, não havia necessidade dos personagens serem tão cativantes como os dos outros volumes - claro, tenho apreço por alguns, mas a maioria é praticamente detestável, egoísta e movida a desejo sexual (ok, era década de 60, 70, 80 mas não tenho certeza se foi intenção de Follett). Alguns também receberam muito mais destaque que outros e isso acabou desequilibrando os lados EUA - EUROPA - URSS.

No entanto, apesar dos pesares, acabei por dar nota máxima ao livro. Primeiro porque não é ruim; só não é o melhor de todos - isso levando em conta de prefiro um livro mais romantizado. Segundo porque Ken Follett é Ken Follett; não é qualquer um que escreve o que ele escreve do jeito que escreve. Aliás, misturar realidade à fantasia e conseguir agradar o público é um verdadeiro dom. E terceiro porque todos somos humanos - até nossos autores favoritos; é normal dentre tantos livros ter aquele que, mesmo não sendo o melhor, continua a ser de um escritor brilhante.

Recomendo a trilogia O Século para quem precisa de uma luz no fim do túnel sobre boas leituras. São livros enormes? São. Mas você nem percebe. Além disso, vale a pena. Vale MUITO a pena.

Duda.Nard 28/01/2024

Nada foi como imaginei
Embora eu tenha sim suposto diversas situações que se passaram nesse livro, a forma como o autor escreve essa história a torna muito melhor do que qualquer coisa que eu poderia ter imaginado.
Foram tantos acontecimentos que a última frase do livro não poderia ser outra além de: ?é uma história bem comprida?.
Algumas coisas me chatearam, como as pontas soltas sobre a vida de alguns personagens, e principalmente não ter visto um dos episódios históricos mais impactantes da história, que foi o acidente nuclear de Chernobyl. Não houve nem uma mísera menção.
Apesar disso, o livro não é menos interessante, pelo contrário, aborda tantos outros pontos interessantes que compensam a falta que esses episódios proporcionaram.
Ken Follett, como sempre, escreve um romance histórico tão bom que é difícil de ser superado por outro que trate desta mesma época. Extremamente emocionante e capaz de fazer meu coração perder o ritmo das batidas devido a tanta emoção e adrenalina, não consigo dizer outra coisa senão: leiam esta série. Não irão se arrepender.

Ebenézer 05/07/2020

Enfim, li a trilogia inteira:
- Queda de Gigantes ( 908 pg)
- Inverno do Mundo ( 874 pg)
- Eternidade Por Um Fio (1069 pg)
É inegável a sobeja criatividade de Ken Follet no manejo de tantas personagens num longuíssimo enredo na cruzada bem sucedida de abarcar um recorte amplo da história contemporânea.
Numa boa mistura de ficção e realidade Ken Follet levou a bom termo seu objetivo de cativar o leitor por um tempo bastante generoso.
O foco de Ken em sua trilogia é a dramatização de muitos momentos históricos destacando aqueles de maior impacto na humanidade e que transformaram completamente a nossa sociedade. Follet procura evidenciar na sua narrativa as possíveis vivências das famílias que participaram daqueles eventos contextualizando e tornando verossímil cada situação.
Ainda que muitas personagens sejam ficcionais, há um elenco de nomes reais de pessoas (estadistas) que fizeram parte efetiva daqueles instantes. Nesse sentido Follet contribui excepcionalmente para um aprendizado histórico.
A força narrativa de Follet é bastante vigorosa uma vez que consegue transportar o leitor para o centro das tensões a que o momento se reporta. E muitos desses eventos são excruciantes e narrados com muita propriedade.
Dar conta da leitura da trilogia inteira é um exercício comparado a realizar uma corrida de longa distância, uma Maratona: o leitor/atleta tem a clara noção do que lhe está reservado.
É necessário muita paciência e persistência para vencer o longo trajeto.
Tal como numa Maratona, o princípio é leve e festivo; na metade do percurso aparece um evidente cansaço; no último quartel o corredor já questiona a sua sanidade mental...
Esse fenômeno da exaustão também fica evidente na trilogia: lentamente aparecem os indícios da perda da potência narrativa. E para manter o fio condutor do enredo e sustentar desperta a atenção do leitor o autor exagera um tanto no recurso recorrente da exposição das intimidades sexuais de seus personagens vertidas, muitas vezes, em cores escatológicas.
A comparação não é exagerada: à medida que se aproxima da Linha de Chegada é natural que o maratonista extenuado e de corpo exaurido, que já é um outro atleta totalmente diverso do início da peleja, se exaspere pelo momento que o arremate da trilogia com a Eternidade se mostre logo no horizonte.
Se valeu a pena ler a trilogia? Claro que "tudo vale a pena se a alma não é pequena".

Gladis Klein 26/05/2021

Eternidade por um fio
Com esse volume encerro a triologia " O Século". Me despeço dessas cinco famílias que acompanhei por três gerações. Senti as dores da Guerra Fria, o drama em torno do muro de Berlin, mas também vivenciei vitórias, amores e sucesso de seus personagens.

Rodolfo 22/01/2023

E cheguei ao final...
Após alguns meses, finalizei a leitura dessa trilogia, nem sequer conhecia qualquer obra do autor mas após ler estes 3 livros, compreendi o motivo do sucesso pelo seu trabalho.

Ken Follet tem a habilidade de explorar a história real em conjunto com elementos fictícios, e proporcionar uma narrativa muito bem estruturada.
Para quem aprecia História, é um prato cheio; neste terceiro livro somos apresentados aos descendentes das famílias presentes nos volumes anteriores, agora vivendo na linha de frente nos acontecimentos da Guerra Fria.

Particularmente a trilogia foi me tirando o interesse à medida que ia lendo os livros seguintes; considero a História mundial extremamente importante, mas busco nesse tipo de leitura narrativas que foquem nos dramas, relações, etc; entre os personagens. No 1º livro esse era o foco principal, com o tema da 1ª guerra mundial "ao fundo", mas no 2º livro o aspecto da "politicagem" foi se tornando evidenciado perante as histórias dos personagens, e no 3º em muitas vezes a abordagem política técnica era tanta, que tornou (para mim) a leitura desinteressante... Não me compreendam errado, eu tenho noção do quanto esses marcos históricos são importantes, a questão é que não é o tipo de leitura que busco nessas situações.

Enfim, opiniões pessoais à parte, não me arrependo de ler, e em todo momento me pegava pensando que, com um bom projeto, essas histórias dariam uma ótima série de Tv rsrs.

Victoria Ogando 18/05/2020

Sou fã e gosto muito da escrita do Ken Follet, porém......
Terceiro e último livro da trilogia do século escrito por Ken Follet.
Esse livro passar a maior parte entre a guerra fria e os demais acontecimentos após a segunda guerra mundial. E o desenvolvimento dos "herdeiros" das 5 famílias apresentadas no primeiro livro.
Porém o que me deixou meio decepcionada foi que em alguns eventos ele passou muito rápido muito por cima, como a guerra do Vietnã e o episódio de Watergate.
Ele poderia ter feito o ultimo livro em duas partes ou talvez tivesse feito uma série de 5 livro (tem coisas do segundo livro também que poderiam ter sido descritas de uma forma melhor).
Enfim, para mim foi difícil terminar de ler esse livro especialmente no final. Não consegui ter uma leitura fluída como nos outros livros anteriores.

Lori.Requerme 06/04/2021

Emocionante
Um livro incrível que transmite a emoção do personagem, escrita incrível. Simplesmente amei saber mais sobre esse período terrível pelas palavras de Ken Follett. Super indico a trilogia ?

Josimar.Nunes 14/05/2021

Terceira e última parte da trilogia que conta a história do século 20 pelo olhar de famílias distintas, dessa vez o pano de fundo são os conflitos da guerra fria e seus impactos na vida das pessoas.

Reifhel 12/07/2021

Muito bom.... Porem
Ken follet é um autor magnifico e esse livro aqui vem para fechar a maravilhosa trilogia "O seculo", porém entre os 3 esse livro é o mais fraco, talvez pq n trate de uma guerra mundial e sim da guerra fria, mas sinceramente prefiro os outros apesar desse trazer muitos assuntos importantes como o rascismo

andreiaflores 18/11/2021

Leiam por favor ken Follet. A trilogia século é uma aula de história, desde a primeira guerra mundial até a atualidade.

fabio.orlandini 05/02/2022

Extasiado
Acho que essa trilogia deveria ser liga por todo mundo. Não apenas pela grandeza da obra, mas também pela aula de história e política que temos com ela. Talvez nesse último livro os personagens tenham ficado um pouco menores em detrimento dos fatos, mas isso não diminuiu em nada a grandeza da obra.

Peter.Molina 23/11/2022

Final da trilogia
Após quase 1 mês terminei Eternidade por um fio, esse volume abrangendo a Guerra Fria, o declínio de comunismo na Europa ,a queda do Muro de Berlim dentre outros temas mais contemporâneos. Neste livro achei a história mais arrastada e depois tomou um ritmo mais acelerado no final. O mais fraco dos 3 mas essencial à narrativa. Bom pra quem quer conhecer Tb fatos históricos essenciais com uma perspectiva mais narrativa e dramática.
Kelly Martinez 19/03/2023minha estante
Tô achando esse volume bem diferente dos outros. Tenho a sensação de que foi escrito por outra pessoa! :D

Peter.Molina 20/03/2023minha estante
Sim. Depois do volume 2 que foi impactante esse achei mais morno.