A Verdade Sobre Nós

A Verdade Sobre Nós Amanda Grace

Resenhas - A Verdade Sobre Nós

Van 24/02/2021

?Nem sempre existe um final feliz? ?
É a primeira vez que leio um livro que tenha esse final.
Apesar da idade ser um tabu, me apeguei tanto a eles que eu gostaria que tivesse um ?felizes para sempre?.
Pelo menos, me deixa feliz saber que autora trouxe uma história de superação aos personagens.

Raffafust 30/08/2014

O chato da expectativa é que ela pode gerar exatamente o que tive : frustração. Tinha achado a capa linda, imaginei que uma história envolvendo uma estudante com o professor pudesse até lembrar o ótimo Métrica, mas foi um grande balde de água fria. Primeiro porque a autora não soube dar em minuto algum um tom que fizesse o leitor ter vontade de continuar lendo a imensa carta de adeus de Madelyn. Poderia ser simples, ser lindo, mas passa longe disso. A premissa é boa : Madelyn tem apenas 16 anos e está tão adiantada que foi para faculdade. A menina está de saco cheio de sua vida perfeita onde só tira 10 em tudo e é sempre mais inteligente que todos ao seu redor. O que ela não esperava é que ao conhecer o professor Bennet se apaixonassem, muito menos achava que mentir sua idade para dois anos a mais pudesse fazer tanta diferença. Mas claro que faz, afinal ela é menor de idade, se envolve com um professor e obviamente ferra com a vida do cara.
Falta na história um embalo que nos faça ter vontade de continuar lendo, apesar de ser um livro relativamente fino ( tem 204 páginas) não achei uma leitura rápida, talvez porque não tenha me envolvido com o jeito como a história foi contada. Madelyn me pareceu sem graça , muito boba para quem se diz muito esperta. E Bennet tem aquele ar de bom moço que se sente traído e que jamais perdoa algo errado no mundo. Você aguenta? Eu não.
Atrás do Sr. Perfeito ela fica tentando se despedir já sabendo que não tem mais volta mas é através exatamente do que ela conta nas cartas que sabemos o que rolou .
O final também é sofrível, não posso soltar um baita spoiler, até porque como sempre digo, tem que ler para saber se tem a mesma opinião. Mas para mim a leitura não funcionou, pode ser que funcione para você.

Mily 04/10/2022

Livro razoável. Achei a leitura arrastada, sem grandes reviravoltas.
A personagem principal é egoísta e imatura. Além disso, a relação deles parecia mais uma paixonite platônica.

MiCandeloro 20/08/2014

Delicado e emocionante!
O que vocês fariam para ficar ao lado da pessoa amada? E se para isso fosse preciso mentir, enganar e trair, vocês estariam dispostos a pagar o preço?

Madelyn era uma jovem de 16 anos, que vivia na pacata cidade de Enumclaw, em Washington, com seus pais e seu irmão Travis. Genuinamente inteligente, tinha facilidade com números e só tirava notas altas no colégio. Justamente por isso, foi aceita no programa Running Start.

Este era um grande feito, pois deu a Maddie a oportunidade de estudar na Green River Community College antes mesmo de terminar o colégio. Assim, por mais dois anos, Maddie seria capaz de acumular créditos suficientes tanto para concluir o segundo grau, quanto para entrar na universidade.

Seu futuro estava traçado desde que ela havia nascido. Seu pai, que se considerava um grande fracassado, estava determinado a fazer de sua filha um grande sucesso como a mãe. A ideia era de que ela se formasse aos 20 anos e aos 22 já tivesse concluído o mestrado. Maravilhoso, certo? Seria, se este também fosse o sonho de Maddie.

Mas ela era ainda apenas uma menina, que nunca foi consultada pelos pais sobre o que realmente queria fazer. Maddie ansiava por atenção e por levar uma vida como qualquer garota da sua idade, sem ter que se preocupar em ser sempre perfeita. Mas mal sabia ela que a sua vida estava prestes a dar uma virada.

"Bem, é assim que são as coisas em minha casa. Você tem que ser perfeito, e se não for, bom, é melhor fingir muito bem."

No primeiro dia de aula da faculdade, Maddie conheceu o Sr. Cartwrigth, seu professor de Biologia. Foi amor à primeira vista. Ela sabia que ele era bem mais velho e que provavelmente não teria chance alguma com ele, mas para a sua surpresa, notou interesse por parte do professor também.

"Talvez eu ainda fosse aquela garota, já que nunca tinha dado um passo em falso, jamais fizera nada inesperado ou andara fora da linha. Até surgir você, pelo menos."

Com o passar do tempo, uma bela amizade iniciava-se, com a promessa de um amor proibido entre ambos. O problema é que Bennett não sabia que Maddie era menor de idade, fato este que ela sempre fez questão de esconder. Portanto, Bennett acabou tornando-se vítima do egoísmo da menina para quem entregou seu coração.

Numa sociedade que condena o amor entre pessoas de idades diferentes, que sempre vê com maus olhos o relacionamento entre alunos e professores, ambos passarão por maus bocados para poderem viver esse amor. Será que dará certo?

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam.

***

Desde que vi esta capa e li a sinopse, fiquei doida de vontade de ler A Verdade sobre nós. Me deu a impressão de ser um livro jovem adulto bem fofinho, e fiquei curiosa para saber sobre os segredos que permeavam a trama, porque, por mais que tivéssemos a noção do que havia acontecido entre os dois, não tínhamos como ter certeza.

A leitura me fisgou de imediato, principalmente por causa do texto de Amanda, em primeira pessoa, doce, leve e delicado, condizente com uma menina apaixonada. Maddie está descobrindo o seu primeiro amor, e como qualquer adolescente imatura e inexperiente, luta contra seus sentimentos ao mesmo tempo em que se entrega a esse relacionamento mesmo sabendo que é errado.

"Tudo que eu queria era conversar com você, quem sabe construir para nós uma arrebatadora história de amor no estilo Orgulho e preconceito."

Ela deixa claro durante todo o livro que sabe o que está fazendo, mas que não consegue parar, não consegue ficar longe de Bennett. Adorei a forma como a história é contada, por meio de cartas, mas algumas vezes, achei o desenvolvimento levemente repetitivo, já que Maddie faz questão de frisar coisas que já havia nos dito. Mas devemos lembrar de que se trata de histórias contadas por uma menina, cegamente apaixonada e vivendo um período crucial de transformação em sua vida.

Não sei explicar direito, mas esse livro mexeu demais comigo. A autora colocou frases belas e cheias de significado que me fizeram lembrar da minha adolescência. De quando eu não sabia que carreira seguir, do quanto eu queria viver uma vida diferente e parar de ser rotulada por aquilo que não era, e do quanto queria ter o poder de controlar a minha própria vida, sem depender dos outros e principalmente da minha mãe. Que adolescente não quer isso?

"Era isso que eu queria. Pintar o próprio retrato pela primeira vez, em vez de fazer o que meus pais delinearam com tanto cuidado."

Ademais, a trama central, um amor proibido entre pessoas de idades diferentes, me fez reagir contraditoriamente na medida em que avançava na leitura. Eu não deveria ter preconceitos em relação a isso, afinal, comecei a namorar meu marido quando tinha 19 anos e ele 30. Tínhamos 11 anos de diferença, assim como Maddie e Bennett tinham 10 e, do mesmo modo, nos apaixonamos de verdade e até hoje estamos juntos. Talvez por eu ser maior de idade na época, ninguém achou ruim ou nos olhou torto, como aconteceu com o casal fictício. Mas, analisando tudo sob a perspectiva de uma mãe, não tenho como dizer se não surtaria caso descobrisse que a minha filha está namorando um cara 10 anos mais velho que ela.

"Dez anos não é muito, sabe? Se eu tivesse vinte e você, trinta, será que alguém se importaria? Parece cruel que quatro aninhos sejam tão importantes, capazes de mudar uma vida."

Talvez eu tivesse reagido da mesma forma que os pais de Maddie. Talvez eu tivesse me sentido traída, como Bennett. Mas é bem provável que eu tivesse seguido os mesmos passos de Maddie, porque nessa idade, é difícil enxergarmos a frente e antevermos as consequências. Como disse, essa foi uma história que me fez refletir. Me coloquei na pele de cada um dos personagens e experimentei seus sentimentos, alegrias e angústias.

Só por isso, para mim, este livro já valeria a pena ser lido, mas no fim, uma das coisas que mais me encantou na obra, foi acompanhar a jornada de uma menina e vê-la se transformar, amadurecer, crescer, experimentar novas coisas e finalmente conseguir descobrir que ela é de verdade, buscando seu caminho. Ao testemunhar o seu esforço de se redimir, expiar seus pecados, deixando o passado e a culpa para trás para finalmente seguir em frente, me fez acreditar que somos sempre capazes de aprender com os nossos erros e de nos tornarmos pessoas melhores.

A verdade sobre nós reforça a ideia de que, às vezes, nem nós mesmos sabemos quem somos, mas que devemos dar uma chance de nos conhecermos. Esta é uma leitura emocionante, super indicada para os adolescentes e para aqueles que continuam a ser jovens, independente da idade.

Resenha originalmente publicada em: http://www.recantodami.com/2014/08/resenha-a-verdade-sobre-nos.html

Andresa 14/11/2014

Adorei, me julguem!
Foi só ler o título pra eu sentir a imensa vontade de desvendar um segredo, de saber a verdade sobre esse nós estampado na capa do livro. Aí descobri que esse nós se referia a Madelyn e Bennet, aluna e professor que acabam se apaixonando. Pode parecer clichê, mas não é. A autora conseguiu ir além desse conceito e o resultado foi uma história intensa e muito diferente.

O livro todo é escrito em formato de carta, endereçada de Maddie para Bennet. Nas primeiras linhas, já sentimos a aflição de uma protagonista que culpa-se imensamente por uma situação envolvendo ela e o homem que ama. Não tem como não ser fisgado. Li uma página atrás da outra como se a carta fosse endereçada a mim e eu tivesse que entender de uma vez por todas o que raios tinha acontecido. Apesar de, no início, eu ter demorado pra me encontrar com os personagens, senti-los e entendê-los, foi bem rápido que me entreguei a história.

Maddie é uma adolescente de 16 anos, muitíssimo inteligente, que acaba pulando alguns anos do ensino médio e indo direto pra faculdade. Apesar da mente brilhante, do boletim cheio de notas incríveis e do futuro perfeito que a espera, ela se sente constantemente vazia e pressionada. Isso porque seus pais, no intuito de não fazê-la desperdiçar a vida e almejar sempre mais e mais, acabam forçando-a até o limite pra que ela sempre tenha resultados acima da média.

Por temer decepcioná-los, ela sempre acata as decisões deles e faz tudo muito direitinho, até o momento em que conhece Bennet, o lindo e apaixonante professor de Biologia! A atração entre eles é instantânea, mas existe um problema (na verdade, dois): ele não se permite ter qualquer relacionamento com ela enquanto existe a relação aluna/professor. Apesar da convivência constante, Bennet e Maddie contam os dias até o momento em que finalmente não terão mais essa formalidade e poderão, finalmente, ficar juntos. Mas isso é o que pensa Bennet, uma vez que um segundo problema, o qual ele desconhece, se encontra no caminho deles: Maddie tem apenas 16 anos! Ele, com 25 anos, jamais poderia ter um relacionamento com ela. Caso contrário, seria contra a lei. Mas como Maddie já está na faculdade e não o revelou a verdade sobre sua idade, foi fácil enganá-lo. Bonita e desenvolta, ela se passa facilmente por uma jovem de 19 anos.

No meio das descrições de Maddie sobre os momentos em que eles passavam juntos, o crescente sentimento entre ambos, a paciência de Bennet em esperar o final das aulas (tem como não se apaixonar por um personagem desses?) e as mentiras em que Maddie se afundava cada vez mais, me vi muito entristecida por perceber o quanto as circunstâncias, às vezes tão banais, como o tempo, podem ser um obstáculo gigante que nos separa da felicidade.

De uma forma geral, o livro nos traz grandes lições sobre confiança. Que, sem ela, é impossível que as coisas deem certo, principalmente num relacionamento. Talvez se ela tivesse sido sincera desde o início com Bennet, as coisas fossem diferentes. Mas quem é que pode culpar uma pessoa apaixonada?

Outro ponto que achei muito interessante foi a forma como representaram uma situação que, com certeza, acontece em muitas famílias por aí: aquela ideia terrível que os pais tem de se projetarem nos filhos. Você com certeza deve conhecer alguém que não teve condições de ser isso ou aquilo, então acaba forçando os filhos a serem algo que eles não querem, e sim o que os pais almejam. Esse é um erro tão grotesco que não sei como tem gente que consegue fazer isso. E acredito que essa é a principal razão pra vermos por aí tantos profissionais incapazes de fazer um trabalho bem feito. Maddie sofre muita pressão da família para ser perfeita, literalmente. Eles são capazes até de jogá-la contra seu próprio irmão, como uma forma de a rivalidade entre eles ser capaz de fazê-los aumentar ainda mais seus rendimentos. Odiei os pais dela por isso.

No mais, apesar da personagem ser, a princípio, bastante ingênua (talvez pela pouca idade, ou pela super proteção e falta de vivência), gostei bastante da forma como ela amadureceu ao longo da história de amor com o Bennet. Meu coração ficou muito partido ao ler a última carta que ela escreveu, e as palavras de Bennet me cortaram como se ele as tivesse dito pra mim.

Ainda estou esperando ansiosamente que a autora repense o final e me faça feliz, rs. Apesar de que sei que relações amorosas entre pessoas com idades muito diferentes sempre causa estranheza na sociedade. Os dois tem 10 anos de diferença. No entanto, não são de números que os casais são feitos, e as cenas dos dois juntos são tão gostosas de se ler que não tive como não torcer por um final feliz em um futuro onde o relacionamento entre ambos fosse legal (no sentido da lei).

site: https://blogumdiamelivro.blogspot.com/2021/03/livro-verdade-sobre-nos-de-amanda-grace.html

Tábata 16/06/2022

ESSA NÃO É MAIS UMA HISTÓRIA DE AMOR ?
Tive tempo de contar a verdade.?
Tive tempo de confessar.?
Tive tempo de olhar pra você e dizer que não, eu não podia fazer aquilo, que eu não era quem você pensava, que dar mais um passo poderia nos levar ao desastre.
Quem me acompanha nos stories sabe como eu pirei com essa leitura. ?
Madelyn é uma garota de 16 anos que esta na faculdade para um programa do ensino médio, e nessa nova fase de sua vida ela vai encontrar tudo o que sempre quis.?
Uma realidade diferente da sua, e através disso ela vai desencadear não só uma paixão pelo seu professor mas toda uma cadeia de mentiras e omissões que pode dar muito errado. ?
Ela encontrou em Bennet uma saída da sua realidade. Uma casa com pais extremamente rígidos e que buscam na filha apenas a perfeição.?
Ela sempre ficava desesperada quando Bennet dizia que o que eles estavam fazendo era errado, surtava com medo de perde-lo e isso foi uma coisa que me incomodou muito pois claramente ela colocou todas as suas expectativas em um homem.?
Como se Bennett fosse seu salvador. ?
Mas Bennett sempre foi muito sensato a respeito desse relacionamento, com o fato de estar em uma posição de poder, como professor de Madelyn, fez um acordo de não se envolverem durante as 13 semanas de aula que teriam pela frente.?
Isso tudo sem saber do mais importante, Madelyn só tem 16 anos, e não 18 como ele pensa.?
10 anos de diferença entre ambos poderia até ser uma coisa normal, se isso não fosse crime no estado onde moram. (Pela posição de Bennet). ?
?O livro é uma espécie de carta, que Madelyn escreve para tentar livrar Bennet da cadeia.?
Logo de cara já sabemos que esse relacionamento deu errado. ?
Mas nesse tempo em que passam juntos, a amizade e amor só vão crescer, tornando a coragem de Madelyn contar a verdade cada dia menor. ?
Ela esta sempre tentando reverter suas mentiras a seu favor com a frase "o que não era bem uma mentira" mas é muuuuito mentira. E claramente isso vai virar uma bola de neve, que vai explodir na vida de ambos. ?

Yasmim 21/04/2021

poderia ser polêmico
Confesso que fico com um pequeno medo de falar sobre esse livro que pode ser interpretado de tantas maneiras possíveis.
Foi errado? foi mas não consigo achar o Bennet errado, ou pelo menos não 100%. Ele poderia saber que ela tem 16, ou ao menos se interessado mais em uma pergunta certeira sobre o assunto, mas enfim.
É uma leitura super ligeira e fluída, li muito rápido e entrei.de cabeça na história. Imaginei todos os cenários possíveis, como a Maddie era pra chegar a esse desfecho e tudo.
A história é contada a partir de um tipo de carta o que eu achei que talvez atrapalhasse um pouco mas não aconteceu.
Eu imaginei a dor dos dois e como as coisas estavam acontecendo fez com que eu me sentisse tão pertinho dos personagens, e isso é um dos meus critérios principais pra avaliar uma leitura.

Silvestre 16/08/2021

Não recomendo
Sendo bem sincera não simpatizei com a protagonista. Uma menina que se diz tão inteligente agindo de forma totalmente imatura. Acho que a forma como foi escrita também não me prendeu.
A narrativa é em forma de cartas (da Madelyn para Bennet). Sendo que já de início indica que o relacionamento teve problemas. Li em um dia porque não suportei a ideia de ter que ficar mais de um dia lendo esse livro ruim. Ou lia ou abandonava! Ahh.. e o final? Sem comentários!

Marcella 27/10/2016

Garotas inteligentes não deveriam fazer coisas estúpidas.
Comprei este livro por uma unica razão plena: minha história tem muitos aspectos parecidos com os dela.
Ler este livro requer paciência para entender cada simples aspecto dessa história tão básica. Provando que nem sempre é necessário um final feliz para um ótimo livro, a autora deu um tapa na cara da sociedade que esta altamente acostumada com o "felizes para sempre".
A verdade sobre nós SUPER merece não só uma continuação, mas também, uma "versão Bennet" da história.
Livro cativante.
Sara521 07/11/2016minha estante
Concordo com vc sobre tudo; a coisa do "final feliz" a versão do Bennett... acredito que seria bem interessante.

Carol 09/01/2017

Existe relacionamento baseado em mentiras?
"Eu só via você e quanto o queria. Sabia, naquele momento, que precisava fazê-lo ser meu, a qualquer preço, apostando para ver o que o futuro nos reservaria. Só queria ter sabido, naquele dia no rio, que não eram minha vida, minha dor, que estavam em jogo. Eram as suas."

Madelyn tem 16 anos e é uma aluna prodígio que pula dois anos do Ensino Médio para fazer um programa de jovens talentos e esta cansada de ser essa aluna prodígio, de ser perfeita, de ser a melhor filha e de todas as cobranças que esses fatos carregam: a pressão enorme de seus pais.

Em sua primeira aula de Biologia ela se apaixona perdidamente pelo seu professor Bennet de 25 anos e ela finge que tem mais de 18 anos e já terminou o Ensino Médio, assim como todos da sua turma. A cada dia ela tenta se aproximar mais do professor e aos poucos ele vai se encantando por Madelyn também, mas ele não imagina que na verdade ela é uma menina e nem imagina todos os problemas que isso pode desencadear em sua vida.

O livro é escrito a partir do PoV da Madelyn, ela escreve uma carta ao seu amado Bennet explicando tudo o que aconteceu, contando a verdade das suas ações e na primeira página você já sabe: algo terrível aconteceu.

Aos poucos nós vamos conhecendo ainda mais a história e a vida da garota, a cada página de sua carta vemos a mudança da escrita da autora Amanda Grace, começando por uma menina adolescente, porém madura, para uma pessoa desesperada pela mudança de vida, para a obsessão que teve por Bennet e para a Madelyn depressiva e solitária, o desenrolar foi o ponto que mais gostei no livro, já que a autora vai te levando por caminhos que te fazem "penetrar" na mente da personagem principal.

A capa do livro foi algo que me incomodou, e muito, na verdade, pois ela remete a um romance fofo e esse livro é muito mais por isso, além envolver o psicológico também mostra a importância da verdade em qualquer relacionamento. Como acredito no poder que de uma capa e que ela é o melhor prólogo que existe, tirei uma estrela do livro por isso, mas amei a história e super recomendo!

site: www.nossaressacaliteraria.blogspot.com.br

Jess.Trajano 02/01/2017

A verdade sobre nós
O livro conta o relato de Madelyn, uma garota de 16 anos que é muito inteligente, mais tão inteligente, que ela faz cursos na faculdade antes mesmo de estar formada no ensino médio (através do Running Start, um programa que permitia alunos do ensino médio cursarem matérias que valeriam pelo último ano da escola).
Pelo que consegui notar da personagem principal e que fica bem claro é, ela como qualquer pessoa que tem sua idade está enfrentando dilemas sobre o que gostaria de estudar e com o que gostaria de trabalhar, porém tais escolhas não estão sendo feitas por ela e sim pelos seus pais.
Ela descreve como foi sua vida nesse período de faculdade, onde ela se apaixona pelo seu professor de Biologia, que possui 25 anos, o que ela não contava era que ele pudesse se encantar por ela também, mas não deixa que nada "efetivamente" aconteça, afinal é contra a lei se relacionar com alunas, mas essa aproximação não deixa de acontecer.

Obs: Para Bennet (professor), a garota tem no mínimo 18 anos, em nenhum momento ela lhe informou que era menor de idade.

Eu fiquei um pouco incomodada com a forma em que o livro é escrito, mas consegui me acostumar antes dele acabar, eu gostei bastante da leitura, Maddie conseguiu demonstrar que tinha "teoricamente" uma cabeça boa e que era madura pra sua idade, mesmo ela tendo feito o que fez, entretanto o desenrolar da história foi meio triste, na minha reles opinião o livro merecia uma sequência, onde seria mais detalhado o futuro da personagem principal.
Andreza 03/01/2017minha estante
fiquei curiosa pra ler, vou tentar ler esse ano. o.o