Cartas de Amor aos Mortos Ava Dellaira

Resenhas - Cartas de Amor Aos Mortos

Janderlaine 27/01/2023

Vai partir seu coração, mas você deve ler mesmo assim
Carta de amor aos mortos é dolorosamente lindo, apesar da releitura não ter sido tão devastadora quanto a primeira vez que li está obra, seu encanto continua sendo o mesmo, e senti mais uma vez toda a dor que a história da Laurel quer contar.
A escrita é sensível, e é impossível não sentir um aperto no peito em vários trechos. Esse livro faz magia, destruindo e reconstruindo, para no fim deixar sua marca em cada leitor.
Vai doer, mas você precisa ler mesmo assim, porque esse é um daqueles livros que te mudam. Ao fechar Carta de amor aos mortos, você não será mais o mesmo.

bella295 17/10/2022

Cartas de amor aos mortos de Ava Dellaira me surpreendeu muito. Achei que não fosse gostar tanto, mas me tocou de alguma forma... as frases que esse livro traz com uma narrativa direta vai ficar marcado em mim. Simplesmente gostei.?
Maria.Julia 17/10/2022minha estante
Eu amo esse livro qlkwkwkw

karoladolfo 17/10/2022minha estante
esse livro foi meu confort num momento de luto pesado

Maria.Julia 17/10/2022minha estante
Sinto muito Karol

gabmello 18/07/2021

Um dos livros mais sensíveis que eu já li.
Cartas de Amor aos Mortos tem uma sensibilidade surpreendente que, com certeza, me cativou do começo ao fim. Parte do meu entusiasmo veio porque eu iniciei esta leitura sem expectativas, ou conhecimento prévio da obra.
A sensação após terminar este livro é a de que você estava observando os acontecimentos da vida de alguém real, e isso é mérito completo da autora.
Ava Dellaira se mostra confiante quando trata de temas difíceis e mostra a cada capítulo o seu domínio com as palavras. Ela transita por várias esferas dos personagens e sempre aborda temas sensíveis de forma realista, o que pode sim chocar vários leitores.
Inclusive, é importante ressaltar o alerta de gatilho para esse livro, visto que a obra trata de tópicos como abuso sexual, drogas, álcool e saúde mental. Leia apenas se você estiver se sentindo confortável.
Mais uma vez, volto a elogiar o trabalho de Ava com esta obra. Realmente uma história cativante, do começo ao fim, com personagens muito bem construídos.
Para aqueles que buscam histórias que tenham um quê de realidade e que aborde temas capazes de colocar o leitor a refletir, mas sem perder a fluidez da leitura, "Cartas de Amor aos Mortos" é o livro ideal.

literaliza 21/12/2022

beijos, Laurel
Cartas de amor aos mortos foi um livro que eu criei um carinho muito específico, a personagem Laurel (quem escreve as cartas) tem uma personalidade muito parecida com a minha, a forma que ela pensa e expõe os seus sentimentos no papel é a mesma forma que eu lido com tudo, grande parte das vezes, porque assim como ela, eu tenho muita dificuldade em falar sobre os meus sentimentos e sobre as guerras internas que acontecem dentro de mim.
Pois bem, Laurel tem cerca de 15/16 anos e é apaixonada por sua irmã May, porém Laurel perde a irmã e nisso, se muda para uma nova escola para não ter que lidar com os comentários locais sobre a morte da irmã.
Na escola nova, Laurel precisa realizar um trabalho escrevendo cartas para uma pessoa que já morreu, e Laurel começa a escrever para os seus artistas favoritos, como Kurt Cobain, Amy Winehouse, etc. Mas não entrega o trabalho, pois essas cartas começaram a ser um tipo de refúgio para ela.
Nessa mesma escola, Laurel faz amizades incríveis (que eu sinceramente tive inveja).
No decorrer da história, Laurel vai se revelando uma personagem mais forte do que imaginamos, passou por abuso na infância, e coisas mais.
Laurel quer muito se parecer com a irmã e acaba esquecendo de quem ela é.
Todavia, eu achei incrível a forma que ela amadureceu durante cada carta que escrevia, o livro começa com uma menina frágil, depressiva e totalmente inconsequente, e depois de tudo que ela passa, aos poucos vai mostrando que a sua visão do mundo e sobre a morte da irmã vai mudando.
Eu amei cada página desse livro, achei totalmente imersivo e envolvente, embora tenha tido alguns gatilhos.

Rhana 22/08/2021minha estante
Pra qual idade vc indica?

nathalia666 28/09/2021minha estante
amg eu nao sei qua e a classificação indicativa, mas aconselho vc procurar os gatilhos antes de ler!

Duds42 04/01/2022

Desperdício
Desperdício, de dinheiro e de tempo, foi o que eu senti lendo esse livro. Mais não, não foram apenas coisas ruins que eu senti pelo contrario a história é boa, e o livro foi extremamente bem escrito, porém não acho que a autora conseguiu se expressar muito bem. Os personagens são chatos, as melhores amigas da protagonista são o que realmente salvam a história, todo o arco delas te intriga mais do que o mistério sobre a irmã da protagonista.
Se você está atrás de um livro com frases reflexivas que vão te fazer pensar sobre sua vida, eu te recomendo esse livro. Porém se apenas quer um mistério de tirar o sono com personagens profundos e intrigantes, não gaste seu dinheiro aqui.

filosoficamente.eu 19/07/2021

Sinto falta desse livro.
? Não somos transparentes. Se quisermos que alguém nos conheça, precisamos nos revelar à essa pessoa.

Cada sentimento, cada momento, cada frase citada... São tão perfeitos.
É exatamente desse tipo de livro que eu gosto.
A forma também que a narrativa foi escrita, por meio de cartas pros seus ídolos mortos, eu amei!!
O livro abrange temas muito importantes e traz lições importantíssimas.
Esperava só saber como o Sky e a Laurel iam ficar no final, mas não foi explicado.
Apesar disso, o livro é simplesmente perfeito.
Espero um dia poder desfrutar de leituras parecidaas!! Favoritado com certeza. ??

naju 15/05/2021

fiquei o livro inteiro querendo abraçar a laurel, e fiquei feliz quando ela conseguiu fazer amigos e se apaixonar, quando ela conseguiu finalmente se libertar dos pesadelos que a destruíam. e principalmente, quando ela percebeu que não precisava passar por aquilo sozinha. me senti como tenho que certeza que may se sentiria, orgulhosa por ela conseguir seguir em frente.
nem sei descrever a mistura de emoções que senti com esse livro. apesar de ter muito gatilho, eu adorei o livro, e principalmente a forma como a laurel escreve com tanto sentimento e como ela consegue enxergar as coisas por trás de cada poema. ela é uma menina muito forte que já passou por tanta coisa, e de certa forma me senti privilegiada de poder observar o mundo na perspectiva dela. e com certeza, laurel vai deixar um legado assim como todas as pessoas que ela escreveu.

Hello 27/08/2022

Cartas de Amor aos Mortos
Esse livro entregou TUDO! Triste, emocionante e envolvente. Fala sobre temas bem delicados e que mexeram muito comigo. Com certeza uma história marcante!!!! Porém tem alguns gatinhos como: violência sexual, ( um possível suicídio ), depressão...

Sarah 11/05/2021

carta de amor aos mortos
quer chora muito? esse é o livro.
eu li ele muito rápido e chorei grande parte do tempo.
os temas abordados, e a forma que são postos na história é incrível.
você consegue sentir a dor da personagem principal e a falta que a sua irmã faz, o que deixa ainda mais nítido o amor e a admiração que tem por ela.
Deise 11/05/2021minha estante
Eu amo esse livro ?

Clara3871 02/02/2022

"De repente entendi que estar vivo é isso.
Nossas próprias placas invisíveis se movem
em nosso corpo, e se alinham à pessoa que vamos nos torna"

Meu deus esse livro é uma preciosidade, não é sobre romance, não é uma fantasia, é um livro sobre amadurecimento e superação própria.

Ver a personagem principal superar as coisas, enxergar as verdades e não só o que ela quer ver, conseguir ver ela superar e passar por cima dos problemas foi muito bonito.

Muitas frases e aprendizados que vou guardar para minha vida toda ! Vale muito a pena ??

Magasoares 01/12/2020

Para a minha avó Ruth.
Querida avó, hoje terminei de ler esse livro maravilhoso. Até chorei no final ? Ele conta a estória de Laurel, uma adolescente que escreve Cartas de Amor aos Mortos. Ela escreve para Kurt Cobain, Judy Garland, Elizabeth Bishop, Amelia Earhart, River Phoenix, Janis Joplin, Jim Morrison, Amy winehouse, Allan Lane, E. E. Cummings, John Keats, e o meu queridinho Heath Ledger ?, são pessoas famosas, mas a avó também é famosa para mim, e por isso me lembrei da Sra, avó. Estou lhe escrevendo para agradecer por a Sra me ter incutido o gosto pela leitura e com isso tive o previlejo de ler esse livro tão lindo. Ah antes que me esqueça, tem livros aí em cima avó? Espero que tenha uma biblioteca infinita. De qualquer maneira, mesmo que tenha, levarei esse livro para a Sra ler, prometo. Beijinhos, e eu continuo a te amar???

Maria 23/08/2021

Leiammmmm
Eu comprei esse livro por recomendação de uma amiga. Eu queria um livro pra chorar. Não tinha ouvido falar desse livro e fui ver resenhas, porém fiquei preocupada em ver algum spoiler e nem assisti, só comprei.
Quando peguei para ler, eu parei diversas vezes por achar chato. Mas insistir e foi a melhor escolha que eu fiz.
É um livro extremamente pesado. Ele te faz refletir sobre a vida, escolhas, chorar, rir e se apaixonar. Fiquei apaixonada pelos personagens, é como se eu conhecesse eles. Queria ler mais sobre como estar cada um.
Laurel é a que mais eu gostaria de conhecer. Dar um abraço. E ficar conversando sobre Nirvana com ela. Laurel merece tudo de bom nesse mundo. Eu amo esse livro. Eu amo os personagens. Leiammmmm

Bart 13/06/2021

*Ava Dellaira*
Editora Seguinte 2014 - 344 pág.
Bora falar de livro?!
Essa foi a indicação mais antiga de todas, @Márcia me falou dele em 2018, demorou um pouco...posso dizer que o livro é como ela mesmo me conceituou..."você termina com aquele calorzinho no coração!"... muito obrigado @Márcia, o livro é show de bola, e estou aprendendo a flertar com outros gêneros literários, ampliando meu leque de leitura!! ????? quem quiser ler livros massa, procure essa teacher rocheda!!
Laurel é uma adolescente que está em uma nova escola, e um dia, sua professora pede que os estudantes escrevam uma carta p/alguém famoso que já morreu (???), é um trabalho que Laurel nunca entrega, mas ela está bem mais empenhada do que a professora imagina...
Ela escolhe logo de cara Kurt Cobain (p/quem me conhece, sabe que a melhor banda desse universo é Nirvana), e nas cartas (ela escreve também p/outras celebridades mortas) Laurel conversa com eles sobre as decisões que eles tomaram, e também sobre ela (isso é mórbido p/você?), até que aparece um rapaz, Sky, por quem ela fica apaixonada, e as cartas continuam, daí vamos descobrindo da morte de sua irmã, é daí que vem uma das maiores dores do livro... chega lá p/ler ?!!
Por coincidência @Márcia me indicou 2 livros nessa temática ("Com Amor, aos Perdidos" excelente, em breve aparece por aqui!) do LUTO, ele é muito individual, não podemos generalizar, além de toda a dor pela qual a pessoa está passando, a vida a sua volta não para, e isso é cobrado constantemente! Muitas vezes nós queremos que aquela pessoa já esteja no nosso ritmo, e só vamos entendê-las quando passarmos pela mesma coisa...e vamos passar, a morte é algo que fingimos não termos certeza?! Por mais que Laurel traga os outros nas suas cartas, ela está falando de si, do seu macro-verso, da dor com a qual ela precisa lidar assim como aprender a se libertar do que não é seu!! Chegaaaa!! Já falei demais!!
Livrão, excelente leitura, muito gostosinho de ler, maaaaas... "é uma faca carinhosamente enfiada no coração do leitor" ... obg viu Márcia!
?????
???? e?/meia, vai com tudo!
??
CONTINUEM LAVANDO AS MÃOS!
?? #lendotudo www.lendotudo.com.br ?? o site já está online!!
Nati 13/06/2021minha estante
Pensa em um livro que está na minha lista de leitura há anos, acho que desde de 2011/2012, mas que não consigo reunir coragem para ler.

Bart 13/06/2021minha estante
Posso te dizer q vale muito a pena!!!

Milena944 02/12/2021

Cartas de amor aos mortos
Não imaginei que esse livro teriam uns temas pesados, foi uma surpresa descobrir isso na leitura, eu me surpreendi bastante com essa história, não era o que eu esperava.
Adorei ver que o livro é contado todo através de cartas, isso é tão pessoal, fez eu me envolver e entender melhor a personagem principal, fez com que eu visse melhor o amadurecimento da Laurel, fez eu me senti orgulhosa e amiga dela, senti que estava passando e superando tudo aquilo com ela e eu amei isso. Esse livro me marcou e eu recomendo, mas saiba que não vai ser uma leitura leve.