Lady Susan

Lady Susan Jane Austen

Resenhas - Lady Susan

Elizabeth r 18/05/2022

Histórias bastante sarcásticas, com personagens com personalidades caricatas em algumas histórias. Muitas críticas à sociedade da época e ao que era esperado das pessoas de acordo com a opinião de outros. É possível ver o amadurecimento na escrita e nas narrativas criadas pela autora.
“Lady susan” foi uma surpresa muito boa de se ler: além de ser escrita em forma de cartas trocadas entre as personagens (mais uma vez aprofundando os costumes da época), traz uma personagem que não é a mocinha que esperamos. Muito pelo contrário, uma mulher adulta, com uma filha, que faz de tudo para seu próprio bem estar.
As cartas ao mesmo tempo que me fizeram desejar esse meio de comunicação de volta, me deixou triste por ser tão simples de fingir sentimentos, histórias e criar relacionamentos frágeis ou extremamente fortes, dependendo apenas da sinceridade da autora. Confiança e intimidade eram bem mais sagradas.
“Os Watsons” me surpreendeu pela quantidade de diálogos. E “Sanditon” me deixou querendo o restinho da história.

LiaLimaCE 14/05/2022

Paciência
O livro me pereceu um pouco decepcionante no início, por se tratar das primeiras histórias escritas pela autora. Porém, com paciência, é possível perceber o crescimento e amadurecimento dela através do uso das palavras, construções dos enredos e descrição dos personagens. Uma pena que muitas das histórias não foram terminadas. De qualquer forma, um bom livro.

Evelyn 09/05/2022

Completamente diferente dos outros livros.
Não é só o estilo da escrita que muda e sai de uma prosa narrativa bem descritiva vista em Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito e Emma para um texto escrito em espístolas. A narrativa é mais curta, menos descritiva - o que nos leva a usar bem mais a imaginação para compor as lacunas deixadas pela autora de forma mestra - e marcada um um humor ácido com uma protagonista completamente diferente das outras em idade, psiquismo, ambições e aparência.

Lady Susan traz consigo um lado muito mais humano, com defeitos que criam uma dicotomia entre essa e as outras obras preenchidas de protagonistas perfeitas e moralmente corretas. Essa personagem consegue ser amada e odiada ao mesmo tempo, ela está muito mais próxima de nós mulheres reais. O livro ainda aborda tabus da época, como traição, viuvez, a moral da epoca e os defeitos femininos.

Eu já admirava Jane Austen, mas vendo sua capacidade de mudar completamente o estilo literário e continuar sendo excelente me fez admirar ainda mais.

Pérola 05/05/2022

Divertido
Eu nunca tinha lido um livro epistolar antes, e eu tô simplesmente apaixonada!
Em muitos momentos me peguei rindo de como Lady Susan falava com sua melhor amiga?
A sensação que eu tive foi de estar lendo várias conversas de whatsapp com vários babados. Foi como saber de uma boa fofoca com prints.

Irla 05/05/2022

A única coisa q eu mudaria nessas histórias incompletas de jane austen seria exatamente isso: serem incompletas.

Amanda.Ramos 30/04/2022

Lady Susan/ Sanditon
Lady Susan é simplesmente icônica! Ela é a própria falsiane dos tempos de Jane Austen. Amei ver uma protagonista da autora, que foge totalmente do padrão mocinha.

Sanditon acaba no momento que estava ficando bom, é muito triste saber que não houve tempo para terminar essa obra.
Jocimar.Jocimarrocha 30/04/2022minha estante
Né muito lindo por tristes

Vanderni 15/04/2022

Perfeito!
Dá pra matar a saudade da Jane e sentir o gostinho do estilo dela. É uma pena que essas obras tenham ficado inacabadas. Jane Austen é maravilhosa. É perceptível que as três histórias seriam inesquecíveis. Eu amei!

Monica.Prupst 08/04/2022

Já li melhores?
A primeira história tem umas partes chatas, mas no geral eu gostei
A segunda demorou um pouco para engrenar, mas quando realmente ficou bom, acabou?não sei se existe uma história completa em um livro separado
A terceira é bem chata?foi difícil ler até o fim, muitos personagens, nomes parecidos, as vezes chamado pelo nome e as vezes pelo sobrenome e no fim também não tem fim e fica sem nenhum sentido

Luísa Anjos 02/04/2022

Um passeio pela mente da jovem Jane Austen
Esse livro traz um compilado de parte da juvenília de Jane Austen com algumas narrativas mais tardias que ela deixou inacabadas. Com essa leitura concluída, restam-me apenas "Emma" e "Mansfield Park" para finalizar meu projeto pessoal de leitura da obra completa de Austen.

Quanto à juvenília, é uma leitura para se fazer com atenção aos detalhes, principalmente quando já se leu títulos do período de ouro da autora, como qualquer um dos seis romances completos e consagrados. É interessante para se fazer comparações, entender mais sobre a trajetória dela como escritora, como ela aprende a desenvolver personagens e enredos e como ela aprimora sua escrita. Porém, é necessário ter paciência, diria que são leituras para os mais chegados e interessados nesses aspectos.

Quanto aos textos inacabados, já notamos a escrita dela mais articulada e é como se estivéssemos lendo um daqueles seis romances, só que interrompidos. Senti falta do desenvolvimento, das intrigas, dos romances surgindo e de resoluções; mas, ao ler, sabemos que teríamos tudo isso se não fosse pela morte da autora, diferente do que encontramos na juvenília, que mesmo em histórias concluídas temos ainda incoerências e uma escrita em aperfeiçoamento.

Livia.Vitonis 01/04/2022

A evolução da Jane que conhecemos
É maravilhoso ter acesso às obras de Jane Austen quando ainda menina, podemos ver a evolução de sua narrativa e também de seu estilo, já reconhecível desde as primeiras histórias. Uma leitura recomendadíssima para quem ama Jane Austen.

Geovanna.Cookie 19/03/2022

Lady Susan um ícone
Esse foi um dos romances de Jane Austen que eu mais gostei. Apesar de ser bem curtinho, quase um conto, entrega muito.
Por ser epistolar (Cartas), os personagens nos contam os acontecimentos com as próprias palavras, o que é ótimo já que a narração em terceira pessoa da autora costuma deixar muita coisa subentendida.
Lady Susan é uma pessoa horrível, e uma mãe pior ainda, acho que nos dias ela seria diagnosticada como Narcisista. Mas é o fato de ela ser horrível que torna tudo muito bom, as "pessoas boas" nesses livros são boas demais, perdoam demais, acreditam demais e ela não, ela só acredita nela mesma e se preocupa com ela mesma, o que é refrescante e rende umas passagens ótimas, como: "Minha cara Alicia, de que erro você foi culpada para se casar com um homem dessa idade! Velho demais para ser agradável e jovem demais para morrer."
Enfim, Jane Austen como você nunca viu.

thaisobral 14/03/2022

Esperava mais?
Amo as histórias de Jane Austen, já li e reli diversos livros da autora, achei que um livro de contos dela seria uma leitura fluída e agradável, me arrependi? Leitura maçante e eu não via a hora de terminar

Ziz 09/03/2022

Incrível
Jane Austen é uma escritora incrível.
Neste livro tem os primeiros rascunhos de histórias que ela fez, e a uma evolução incrível na trajetória desses esboços, alguns são inacabados, já que eram esboços de histórias.

A maioria desses esboços me deixou muito curiosa para saber qual seria o final que ela pensou em escreve.
Amei, AMEI!

Amanda3913 28/02/2022

Coração quentinho
Jane Austen não escreveu um livro ruim ou razoável.
Todo livro dela vale a pena a leitura.
Amei o conto da Lady Susan e a escrita ser cartas.