A Escola do Bem e do Mal

A Escola do Bem e do Mal Soman Chainani

Resenhas - A Escola do Bem e do Mal

Cristina117 12/04/2023

é isso
Vi primeiro a adaptação da Netflix antes de ler, e posso dizer q em alguns aspectos o livro é melhor. Agatha é uma personagem cativante (e n estou dizendo isso só pq ela tem o meu nomek) amei o desenvolvimento da auto estima e auto confiança dela, é algo que acontece entre muitas adolescentes. Tedros é um chato manipulável, se qualquer pessoa dizer algo, ele acredita, mesmo não tendo razões para acreditar. Sophie é a pessoa mais desnecessária do universo, por mim, ela morreria e eu iria agradecer.

Re Lopes 10/04/2023

Fazia tempo desde que um livro mexeu comigo assim...
Fazia tempo que eu não me sentia assim por causa de um livro... foram 350 páginas que alternaram entre "nossa que garota irritante", "meu Deus se toca do que esta a sua volta" e "finalmente". Talvez um pouco infantil demais para uma garota de 26 anos como eu, mas eu acho que é sobre isso. Me fez relembrar os contos de fadas que meus pais liam para mim quando era criança, ou quando era feriado e eu na casa minha avo subia em cima de uma cadeira para alcançar o livro grosso na última prateleira, cheia de história antigas com gravuras bonitas. Esse é o gostinho desse livro, uma memória confortável e deliciosa.

Bom o primeiro livro da coleção conta como duas amigas de uma vila perdida em uma floresta são levadas para a Escolha do Bem e do Mal, onde uma aprendera tudo sobre como ser uma princesa e encontrar o seu final feliz e a outra sobre como ser uma vilã e todas as maneiras que um vilão pode tentar arruinar a vida de príncipes e princesas .
Sophie, a garota bonita, de cabelos louros, elegante e delicada, sabe que é uma princesa. Apesar da vida medíocre que leva na vila e ainda ser obrigada a ser gentil com todas as pessoas, até as outras crianças esquisitas de sua vizinhança. Mas tudo bem, alguns erros podem ser perdoados, afinal ela até fizera amizade fom uma garota que com certeza era uma bruxa, portanto isso prova a sua bondade.
Agatha, uma bruxa. Feia, carrancuda, sem a menor postura e principalmente sem o menor entendimento de por que alguem daria importância a coisas tão fúteis e fazia questão de ficar sozinha em casa, se todos achavam que ela era uma bruxa, então ela cumpriria esse papel, na companhia das pessoas que ela gostava: seu gato, sua mãe e sua melhor amiga Sophie.
O problema é que Sophie acreditava tão fielmente que era uma princesa que quando o Diretor da Escola invadiu sua aldeia para levar duas crianças a cumprirem seus destinos, Sophie o recebeu de braços abertos, porém Agatha não poderia permitir que sua única amiga fosse levada para longe e tenta impedir, sem saber ela que o Diretor estava lá para buscar duas garotas.
E então ambas são levadas para o seus destino quase certos, porém e um choque para todos quando Sophie se vê imunda nos corredores fedorentos da Escola do Mal e Agatha se vê rodeada por princesas e fadas na Escola do Bem. Com a certeza de que tudo não passa de um erro, Agatha tenta desperadamente encontrar um jeito de voltarem para casa. Enquanto Sophie sem piedade arruma um jeito de trocarem de escola novamente e colocar Agatha em seu devido lugar.

Um livro que tem tudo o que a gente gosta, reviravoltas, lutas, príncipes e princesas, humor, romance, muito mistério, crescimento dos personagens e até aquela dose de ironia e alguém que chega para balançar os costumes e questionar as regras.
Eu simplesmemte fiquei encantada com a história, com os personagens e com a inteligência da trama! Se você assistiu o filme, leia o livro. A ideia geral e a mesma, mas é muito mais profundo e complexo do que só mais uma luta do Bem contra o Mal. E com certeza estou ansiosa para os próximos capítulos.

Eduarda.Camposano 09/04/2023

Agatha nadinha, Sophia rainha
O começo é mto lento, demora bastante para que vc se afeiçoe aos personagens principais e não se prende mto aos pais deles. A Agatha é tao burra que vc se pega torcendo pra Sophia conseguir o que ela quer e fazer a Agatha sofrer.
Pretendo continuar mas não porque amei a série e sim porque quero saber o final

Mayrão 04/04/2023

A Escola do Bem e do Mal
"No povoado de Gavaldon, a cada quatros anos, na décima primeira noite do décimo primeiro mês, dois adolescentes somem misteriosamente há mais de dois séculos..."
Você já se perguntou o que aconteceria se o Mal fosse o Bem?

No livro A Escola do Bem e do Mal, nós somos apresentados as duas protagonistas, Agatha, uma menina de aparência estranha e que mora no cemitério de Gavaldon; e a Sophie, uma menina linda e que sonha em ser princesa. Tudo indica que ambas estão destinadas a nunca se conhecerem, até porque elas não têm nada em comum, mas por uma força maior (ou por uma ?boa ação? maior) essas duas garotas se tornam melhores amigas, até serem sequestradas e jogadas na Escola do Bem e do Mal, onde os seus destinos serão mudados para sempre.

Esse livro é uma grande caixinha de surpresa, principalmente se você o ler antes de assistir o filme (disponível na Netflix), isto porque os plots são ótimos, alguns previsíveis, outros não, e assistir ao filme primeiro acaba estragando a experiência (apesar de muita coisa ser diferente entre as obras).

A escrita do Soman Chainani é maravilhosa, ele consegue te prender em cada página, capítulo e livro. A didática e fluidez do livro, te faz devora-lo em dias, eu mesma demorei 12 dias para terminar (mesmo estando em uma ressaca literária).

O livro se enquadra no gênero de fantasia, pois aqui nos iremos conhecer filhos, sobrinhos e conhecidos de grandes heróis e vilões das histórias encantadas, como o Tedros que é filho do Rei Arthur de Camellot ou Hester que é filha da bruxa de João e Maria. Apesar de seu gênero e a indicação etária ser para 13+, o livro aborda temas importantes de forma leve e de fácil compreensão.

Por fim, eu amei tanto a série de livros (que estou terminando) quanto o primeiro livro, espero que vocês também gostem.

E me conta, você seria levado para a escola do bem ou a escola do mal?

Giiih.Fernandes 03/04/2023

Amei a estrutura da historia
Amo fantasias e como tudo nesse livro a envolve, o inicio é meio massante, e da vontade de dar na cara da Agatha, mas no fim das contas você pode ter o bem e mal dentro de você e isso é fato.
Acho que irei me surpreender com Tedros nos outros livros ( eu espero) mas amei o fim que é diferente do que eu achei que seria.

Maria 29/03/2023

Eu amei esse livro ele conta a história de duas meninas que vão para a escola do bem e do mal uma delas vai para a escola do bem e a outra vai para a do mal.

Caleidoscopio 29/03/2023

Me sinto em cidade dos vilões
Bom muita gente fala bem desse livro e tals, eu li ele e ao meu ver nn é td isso, só me deu ânimo para ler lá para o final do livro mas nn um ânimo bom e ss um ânimo para terminar logo e não ler os outros, sinceramente não me senti conectado com os personagens em nenhum momento

Kate14 28/03/2023

Escola Do Bem E Do Mal
Escola do Bem e do Mal conta a história da linda Sophie de Galvaldon que se esforça a vida toda para ser aceita na Escola do Bem onde Príncipes, Princesas, Heróis e Heroínas são formados para um dia terem seu próprio conto de fada.
E sobre a simples Agatha de Galvaldon, amiga de Sophie que odeia contos de fadas e que se esforça para mostrar a sua aldeia que a Escola não é real. Mas a vida decide levar as duas amigas para direções opostas, colocando Sophie na Escola do Mal onde os maiores Vilões são formados e Agatha na Escola do Bem.
Então as duas garotas tem que lutar para sobreviverem e serem aprovadas caso o contrário...
Uma experiência muito boa eu só acho que o começo é um pouco parado e repetitivo mas a partir do momento que você quebra isso é
uma história inigualável.

Esthé 28/03/2023

Superou todas as minhas expectativas
Pensei q fosse um livrozinho com cara de romance da Disney kdkdkkdk tantas reviravolta, brigas, desconfiança, medos, autonegação ...
Esse livro tem uma lição por trás, e bem bonita por sinal ?

Adhara.KaleAcci 28/03/2023

Eu queria matar a Sofie da metade do livro pro final, mas que bom que tudo deu certo. Agatha: sempre te amei.
Tedros, vc é um 🤬 #$%!& pelo q vc fez com a Agatha no final, seu menino estranho..

Thuany 25/03/2023

Um conto de fadas diferente... Ou não.
Eu comecei a ler esse livro sem muita noção de como seria a história dele. Eu ainda tenho minhas dúvidas de até onde a história enaltece os contos de fada ou faz uma crítica bem sólida.

Eu curti a ideia do livro. No início achei que seria tudo muito bobinho (o que não era bem um problema), mas apesar de não ter nada milaborante acho que o enredo foi se ajustando e ficando bem bacana.

No final, achei que foi meio parapapum... Mas como tem continuação... Ok.

Gostei dessa pegada "uhuuuuuu conto de fadas" com "é sério isso!".

Emanuel156 23/03/2023

????????
Não tenho muito a declarar, vi muita gente falando bem sobre o livro e ele faz parte dos gêneros que eu gosto, mas senti que não me prendeu o bastante, terminei só por terminar mesmo, porque não gosto muito de abandonar um livro, só se for insuportável, que não é o caso dele.