A letra escarlate

A letra escarlate Nathaniel Hawthorne

Resenhas - A Letra Escarlate

Gustavo Rafhael 30/01/2023

Uma ótima premissa e uma péssima escrita.
Muito superestimado esse livro, não merecia ser classificado como um clássico.
O livro começa com uma introdução completamente desnecessária, onde o autor demora 60 páginas para chegar onde pretendia. Se você pretende ler o livro, fica a dica de pular a introdução, é muito lenga-lenga que não vai mudar em nada a sua percepção da história e poderia ser resumido em umas 10 páginas.
Aliás, o próprio livro poderia ser resumido de 336 para umas 150 páginas tranquilamente caso o autor não fosse tão prolixo.
Nunca li nenhuma outra obra de Nathaniel Hawthorne, nem pretendo, mas pegando por base A letra escarlate não consideraria ele não é um bom escritor.
Como eu disse antes, a premissa é ótima, uma baita crítica social aos moldes como os puritanos viviam na Nova Inglaterra do século XVII, uma sociedade extremamente religiosa, machista e bitolada, onde tudo de diferente era obra do diabo (não que tenha mudado muita coisa no século XXI). Porém o autor divaga tanto, se estende tanto em alguns pontos que não acrescentam em nada, que acaba tornando a leitura cansativa.
Não recomendo o livro. O filme apesar de ruim, é melhor.

Mariana Rodrigues 29/01/2023

A Letra Escarlate
Aclamado desde seu lançamento como um clássico de Nathaniel Hawthorne, o livro "A Letra Escarlate" é um retrato dramático e comovente da submissão e da resistência às normas sociais, da paixão e da fragilidade humanas, e uma das obras-primas da literatura mundial.

Vivi 27/01/2023

O melhor desse livro é a personagem principal que se mostra forte, independente e não rancorosa.
Em alguns momentos o livro fica cansativo e em outros desperta bastante curiosidade.

Natane3 25/01/2023

Bonito; trágico; reflexivo...
Demorei pra terminar devido a escrita, mas nada que diminua o impacto da história. É incrível como uma narrativa de séculos atrás ainda encontra reflexos na sociedade atual, que estigmatiza as mulheres por atos que não são considerados politicamente corretos. A impressão que dá é que todas nós ainda carregamos a letra escarlate gravada na nossa essência e que sentimos ela queimar o tempo todo. Será até quando será assim?!
Recomendo fortemente essa leitura!

Regina 25/01/2023

Razoável
Pela repercussão que o livro teve esperava bem mais. Escrita boa, mas a temática é densa. Merecia bem mais.
Mireille 25/01/2023minha estante
Está na minha lista

ddutra_s 23/01/2023

A introdução do livro é bem chatinha, escrita bem difícil, em alguns momentos fiquei meio perdida com que o autor tava falando. Minha cabeça até doeu em alguns momentos.
Mas quando a história realmente começa, é muito gostosinho de ler. A cada página a vontade de ler só aumenta.
O autor não tenta esconder que é o pai da Pearl, vai nos mostrando de maneira bem sútil.
Hester é um cristalizando que tem que ser protegido.
Esse livro com certeza vai entrar na lista de preferidos.

Rinaldo 15/01/2023

A letra escarlate
Um romance clássico de uma época de puritanismo, preconceitos, maldade do fanatismo religioso...uma época de trevas.

Mateus 13/01/2023

A
A letra escarlate. A história de uma mulher que comete adultério, sua filha, um clérigo safado e um médico 🤬 #$%!& no séc XVII. Eu fiquei é com desgosto conforme eu ia lendo esse livro, dos clássicos é o mais fraco que li. Fora as ressalvas às críticas a religião e a política, o livro é recheado de divagações extremamente desnecessárias, o que faz da leitura uma tortura em alguns momentos, com personagens nenhum pouco atrativos, especialmente os secundários. Eu esperava muito mais.

Marialba 08/01/2023

Escrito em 1850 e super atual
O livro se inicia com um aparente deconexo conto denominado "alfândega" que aparentemente não se relaciona com a história. Porém, ao chegarmos ao fim do livro percebemos algumas ligações, inclusive autobiograficas do autor.
Eu gostei da reflexão sobre culpa e pecado. Não é meu estilo de livro, mas é muito bom! Principalmente no retrato de uma sociedade puritana que aponta a fonte de todo mal para um única mulher -que ostenta a Letra Escarlate - o que torna todos os outros "puros e angelicais". Vale ressaltar o fato que as leis (principalmente a que condena a Hester a usar o emblema de seu pecado) são feitas por homens. E para mim, pessoalmente ficou o retrato de homens fracos, pequenos e medrosos em contrate com a personagem principal, forte, destemida e talentosa.

Brina 07/01/2023

Ai ai ai esses puritanos...
Ate quando so as mulheres irão sofres por todos os pecados ?
Uma mulher adúltera que carrega em seu peito a letra do seu pecado, e a busca da sua redenção pela arte.
Um livro bem sombrio que se passa pelo medo das forças ocultas ?
É bom, leitura fluída .

EduardoCDias 06/01/2023

O pecado castigado
Uma mulher adúltera numa aldeia da recém colonizada América é obrigada a carregar um símbolo do seu pecado no próprio peito e sofrer as consequências sociais disso. Mas se recusa a expor o nome do pai de sua filha, mesmo diante da justiça. Mas seu marido, que havia ficado na Inglaterra aparece e secretamente tenta descobrir quem é ele. E aquela letra no seu peito adquire uma importância e um simbolismo extremo.

Mikael_13 31/12/2022

Mais uma obra do Nathaniel Hawthorne pra conta. Foi uma leitura interessante, mas em alguns momentos os fluxos de pensamento eram muito longos, o que tornava a leitura um pouco enfadonha.
P.S.: A Hester tem algo em comum com a Fleabag.

Geovanna 30/12/2022

Uma grande fofoca
Amei conhecer essa história, apesar das descrições maçantes. As reflexões me marcaram bastante é achei a protagonista uma mulher forte, queria um final feliz.

Alex 28/12/2022

Apesar de lento e arrastado esse definitivamente é um livro muito bom que claramente critica a hipocrisia da sociedade, religião e justiça.