Perdido em Marte

Perdido em Marte Andy Weir

Resenhas - Perdido em Marte

Rapha Donadio 03/04/2017

Disco Music, sério?
Perdido em Marte foi certamente uma das surpresas mais agradáveis que tive sobre livros! Comprei sem intenção nenhuma, em promoção e um dia resolvi ler, E QUE LEITURA!

Apesar de todas as complicações e de todo o desespero que se pode ter por estar perdido e sozinho em um planeta, o protagonista nunca deixa seu lado cômico (com grandes pitadas de sarcasmo) morrer! É um livro sci-fi que poderia ser muito sério, mas graças a Andy de colocar um protagonista até caricato, deixa a leitura leve, fluir até o seu desfecho.

Podem até achar o livro chato, já que existem especificações demais sobre materiais que nao fazia a menor ideia que existiam (GTR, por exemplo), mas mesmo assim será bem difícil largar o livro, ja que todo mundo quer saber como que a NASA vai fazer para ajuda-lo a sair de Marte, e se isso vai dar certo. Como não amar um personagem que fez batatas nascerem no planeta vermelho?

Artax 22/05/2017

Normalmente eu só consigo me prender na história de um livro por volta dos 30% de leitura. Antes disso eu leio bem devagar e capenga, enrolando, passando alguns dias sem nem passar perto. Aí a coisa engrena e eu termino o resto bem rápido. Com Perdido em Marte não foi assim. Eu já me senti presa logo na primeira página, porque esse cara é genial. É um livro cheio de linguagem científica com detalhes técnicos que mesmo assim conseguiu ser extremamente leve e agradável. Sem falar que é hilário! O cara tá lá sozinho em Marte passando por mil situações de quase-morte e ainda faz piada e te faz rir!!! Muito maneiro. Muito massa. Adorei cada página, fiquei apreensiva nos momentos críticos, amei vários personagens mesmo com pouca descrição psicológica deles.

Italo.Lima 23/05/2017

Um bom livro
Perdido em Marte tem uma história interessante e é um livro que consegue te prender,principalmente pelo fato de você querer saber como o personagem vai conseguir sobreviver naquela situação, porém há muitos dados científicos e pra pessoas que não tem um entendimento muito grande nessa área como eu, a leitura fica um pouco confusa,mas mesmo assim é um bom livro.

Israel Nogueira 18/06/2017

Perdido em Marte
Ótimo livro um bom aprendizado de companheirismo!

RoyalUnicorn 18/06/2017

"Todo ser humano tem um instinto básico de ajudar os outros."
Perdido em Marte conta a história de Mark Watney a primeira pessoa a se perder em Marte. Tudo começa com a tripulação da Ares 3 explorando Marte até que acontece uma tempestade de areia que faz com que uma antena acerte Mark, todos acham que ele morreu então de luto saem de Marte com o VAM para chegarem em Hermes(a nave espacial) e voltar para Terra, o problema é que Mark não morreu, ele está vivo e agora precisa sobreviver em Marte. Watney terá que arranjar um jeito de produzir comida, água e oxigênio se não ele irá morrer, veremos sua luta de sobrevivência para conseguir sobreviver até um determinado Sol em que chegará a Ares 4 sua única esperança de sobrevivência, também acompanhamos Mark tentando achar um jeito de ser comunicar com a Nasa já que a VAM o único meio que ele poderia usar para comunicação foi levada pelos seus amigos. Apesar de ter muito azar ele teve sorte já que os astronautas não tiveram tempo de levar o HAB que é uma espécia de casa usada para proteger os astronautas de uma tempestade de areia por exemplo.
O livro é muito inteligente e muito bem desenvolvido, o Mark é hilário! Eu chorei de rir com as piadas e com as situações que ele vivia. Gostei muito do jeito que o Andy Weir narrou, com os diários de bordo do Mark, da Nasa e algumas vezes com a Ares 3. Os únicos aspectos que fizeram o livro não merecer 5 estrelas foram: O final e o desenvolvimento da tripulação da Ares 3. Vemos Mark evoluir muito porém onde está o desenvolvimento da tripulação? Simples, não tem. Andy tentou mostrar a vida da Ares 3 mas não foi o suficiente, faltou muito coisa. O final foi o que mais me irritou já que o livro é único, ou seja sem continuação, mas o autor deixou o final em aberto e isso foi algo muito irritante que espero que tenham consertado no filme. Sério Andy Weir ninguém se importaria se o livro tivesse 500 páginas só para resolver esses abertos, isso teria deixado o livro perfeito.
Enfim eu recomendo muito o livro! Por favor não percam a paciência com os vários termos científicos, o google está aqui para isso moçada! Espero que se divirtam em Marte tanto quanto eu, boa leitura e lembrem: NADA DE DISCO MUSIC! Pedido especial de Mark Watney para você.

Matheus Barbosa 16/07/2017

Ficção científica autêntica
Para aqueles que gostam de detalhes; que curtem entender o funcionamento das coisas e, além disso, sentem-se motivados por detalhes científicos, Perdido em Marte é uma excelente escolha.

O livro é simplesmente sensacional. A riqueza de detalhes é impressionamente e motivadora.

Se o filme, baseado neste livro, tive 50% dos detalhes que há nesta obra, possivelmente concorrer à uma estatueta iria.

Ana Ira! 16/07/2017

Uma grata surpresa! Adorei!
Logo que saiu a lista dos filmes/atores concorrentes ao Oscar e Matt Damon (lindoooooooooooooooo!) foi indicado como melhor ator por Perdido em Marte, fiquei curiosíssima para ler o livro, e também, assistir o filme. Que vergonha das vergonhas, ainda não assisti!

Corri comprar o e-book (ainda com a capa original. Mas saiu uma nova do filme), e por fim, tio Leozinho (outro lindo!) levou a estatueta, e eu fui adiando minha leitura.

Mas, como adoro o Matt, e queria muito assistir ao filme, corri semana passada a ler o livro pra assistir logo, e gente, que livro incrível é esse?! Eu não sabia o que esperar, porque né, "perdido em Marte", é desesperador demais pensar numa situação dessa. E o livro, ai, nossa!

Mark Watney é um botânico, engenheiro (não lembro do que agora kkk) e também é astronauta (eu também queria ser quando pequena, só PARA conhecer Marte, credo, perdi a vontade total depois de ler essa obra! kkk).

Logo que Mark e seu grupo chegam a Marte, sofrem um negócio tipo uma tempestade de areia, e Mark some, e se os seus companheiros não entrarem na nave e partirem de lá, vão morrer também. Portanto, achando que Mark realmente estava morto, seus amigos astronautas vão embora, deixando em Marte.

A viagem de ida até Marte leva cerca de 7 meses, por aí (no livro é contado em dias, as vezes em sóis, o que me deixou bugada nas contas kkk). Que exasperação me causou imaginar esses astronautas viajando por tantos meses e quando chegam lá, tem de voltar embora correndo. Quer dizer, voando! rsrs

Mark acorda um tanto machucado e atordoado, e parte se ajeitar, e tipo, ele é MUITO engraçado! E super, hiper, mega otimista!

Ele não se desespera. E talvez seja aí que o autor pecou. Porque mesmo perdido num planeta árido e inabitado, praticamente fadada a morte certa, o Mark NÃO perde jamais o rebolado.

Assim que se vê sozinho, ele já vai racionar comida, e fazer os ajustes necessários para voltar a Terra, pois em cerca de 4 anos, outra missão da Nasa ocorrerá, e ele vai tentar pegar carona com os demais astronautas.

Gente, peço desculpas, vou falar do jeito que eu conseguir, kkk o Mark vai trabalhar muito, seeeempre que algum aparelho da certo e vai ajuda-lo, acontece alguma coisa e quebra de novo, ou outra coisa para de funcionar! O livro tem MUITAS descrições sobre esses "instrumentos", veículos espaciais e etc., eu até compreendi, só não me recordo dos nomes.

Passado algumas semanas, o pessoal da Nasa descobre que o Mark continua vivo e consegue através de uma câmara e computador entrar em contato com ele, bolando diversos planos para ajuda-lo a sobreviver.

E é, mais ou menos isso.

Não vou falar mais para não soltar algum spoiler, mas preciso ressaltar gente, esse livro é muito, MUITO BOM MESMO!

Já se tornou um de meus prefes da vida!

site: http://elvisgatao.blogspot.com.br/2017/06/resenha-perdido-em-marte-andy-weir.html

Gabriel.Sendin 20/07/2017

resumão do perdido em marte
o livro em si eu gostei,as unicas diferenças e que sao doze dias solares em relação ao filme e que é a comandante que vai fazer o resgate do mark,de fato e muito convincente os fato em que se comparam os fatos em relação a um simples fato de estar sozinho a um planeta e que tem que se virar por quase um ano e meio sem poder direito se comunicar com os seus companheiros de missão e que tem que sobreviver somente suprimentos suficientes para algumas pessoas por poucos dias e que se refere quase a chegada e seus colegas em casa quererem voltar a marte para resgata-lo mas em si como um todo como em que fosse um duas cajadadas em uma em relação a experimentos,uma em recolher amostras e outra como sobreviver a um planeta sem que tivesse com recursos suficientes para conseguir somente para si

Edson Camara 20/07/2017

Plantar batatas e consertar foguetes, conhecimentos vitais para sobreviver em Marte
Mark Watney é abandonado no planeta Marte após sua missão ser cancelada e sua tripulação, ao achar que ele estava morto, abandoná-lo acidentalmente.

A primeira frase do livro é “estou ferrado”, daí pra frente começa a narração a maior parte em primeira pessoa do altíssimo astral e bom humor de Mark, isso aliado a sua formação em botânica e engenharia e seu treinamento como astronauta, garantir sua sobrevivência no planeta vermelho.

Os diários de Mark contam em detalhes as suas decisões, não exatamente como a Nasa gostaria que fosse, mas que funcionam, nem sempre, mas em sua maioria. Aprendemos até como cultivar batatas em marte e em como manter o equilíbrio do oxigênio para garantir uma respiração saudável e humana devido a atmosfera inóspita de Marte. Sobreviver sozinho, cheio de dificuldades e perigos em um planeta desértico, extremamente frio e sem comunicação com a terra, me deixaria em pânico em segundos. Mark Watney consegue sobreviver, contatar a terra, mostrar que está vivo e disparar uma missão de resgate, tudo isso contra o tempo, uma vez que sua alimentação está regrada e contatada e a ocorrência inúmeras outras dificuldades que ele vai driblando diariamente, ou melhor a cada sol, como os dias são contados em Marte.

O livro de Andy Weir é em sua essência melhor que o filme, os pensamentos de Mark e suas tiradas contra sua própria sorte são impagáveis, o que no filme é reduzido em muito.

O livro é curtinho com suas 335 páginas, mas é muito bem escrito, com muitos detalhes de tecnologia e ciência, que o deixam lento em alguns momentos, mas que são tão necessários ao enredo que nem nos damos conta disso. Há um mapa da parte do planeta onde se desenrola o enredo para nos darmos conta das distâncias e dificuldades do lugar onde Mark se circula enquanto aguarda seu possível resgate.

O livro é excelente, para quem já havia visto o filme como eu, mas deve ser uma experiência fantástica para quem não assistiu o filme ainda.

Blog Elvis Gatão (Ana Mercury) 21/07/2017

E é, mais ou menos isso.

Já se tornou um de meus prefes da vida!

Adelino.Neto 23/07/2017

Muito Bom
Quando nos deparamos com o título "Perdido em Marte", e com a sua sinopse, logo imaginamos mais uma daquelas histórias loucas de viagens espaciais com pouco fundamento científico, porém no decorrer da leitura percebemos uma precisão técnica admirável por parte do autor, tudo que Mark faz em Marte é explicado do ponto de vista científico e as durações de tempo das viagens também são plausíveis, o livro une essa precisão com um enredo fantástico e fluído. O formato do livro (dividido em "sóis", com exceção das páginas descritas na Terra) deixa a leitura fluída e evita que se torne maçante, sempre prendendo a atenção do leitor. "Perdido em Marte" une todo o conhecimento científico necessário à uma situação como a de Mark e faz isso com um enredo fantástico, com certeza um dos melhores livros desse gênero.

RÔMULO. 04/08/2017

Perdido em marte
um livro muito bom, e bastante inteligente. Às vezes fiquei um pouco perdido com essa linguagem técnica que o livro trata, principalmente com os cálculos que ele tem (já que sou de humanas) kkkkk. mas o livro é excelente, principalmente pelo modo da qual mostra um pouco da nasa.

Lu 22/08/2017

O livro é bom e cientificamente correto. O começo é bem coerente com uma situação daquela proporção, apesar de achar que a tempestade espacial não aparece do nada, eles teriam tempo para se prepararem, haveria um módulo tripulado em órbita para fazer o acompanhamento da equipe em solo. Pra quem se diz um amante de física relativista e mecânica orbital, o autor peca em alguns detalhes cruciais.

A escrita de Andy é boa, mas o livro é uma ficção leve, muito longe do que faria um Asimov ou Arthur C. Clarke. Andy peca em quesitos básicos de continuidade quanto ao que, realmente, se faz ou se espera de uma missão de exploração em outro planeta. Enfim, possível, mas não plausível.

Assisti ao filme antes de ler o filme, porque acho que o livro completa a obra cinematográfica e foi bem assim que aconteceu. O livro é bem mais completo e cheio de termos científicos, mas não nos deixa cansados ou perdidos.

Apesar de tudo, o autor se importou muito mais em inserir cálculos, medidas e detalhes dos procedimentos que se esqueceu um pouco da sanidade mental do Mark e seus traumas psicológicos por passar por uma situação como aquela e por ficar tanto tempo sozinho em um planeta deserto. Na verdade, Mark passa muito bem o tempo que fica no planeta, não tem pesadelos e preserva o senso de humor sem sinais de depressão.

"Isso faz de mim um pirata!Um pirata do espaço!"

"Perdido em Marte" é uma história divertida para quem não entende muito de ficção científica ou está começando agora com o gênero, uma leitura leve e agradável.

(resenha postada originalmente em 26/01/2016)

site: http://lumartinho.blogspot.com.br/2016/01/perdido-em-marte-andy-weir.html

Jessica Becker 25/09/2017

Perdido em Marte, de Andy Weir
“- Como deve ser? – perguntou. – Ele está perdido lá. Acha que está totalmente sozinho e que desistimos dele. Que tipo de efeito isso pode surtir no psicológico de um homem? (…) “ ( pág. 64)

Imagine que você é um astronauta muito bem treinado e está em sua primeira missão, em Marte. No seu sexto dia no planeta vermelho, uma tempestade de areia com ventos a 175km/h chega rapidamente. Algo o atinge e você fica inconsciente. Quando acorda, percebe que está ferido, seu traje espacial está quase sem oxigênio e o restante da equipe, pensando que você estivesse morto, partiu de volta para a Terra.

Você está preso em um planeta com pouca gravidade, sem água, sem oxigênio e sem um único organismo vivo. A pouca comida que tem, será suficiente apenas para algum tempo. E o pior de tudo: o objeto que o feriu era uma parte da antena utilizada para comunicação. Ou seja: não existe a possibilidade de você entrar em contato com outra pessoa para avisar que está vivo. Desesperador, não?

“Então esta é a situação: estou perdido em Marte. Não tenho como me comunicar com a Hermes nem com a Terra. Todos acham que estou morto. Estou em um Hab projetado para durar 31 dias. Se o oxigenador quebrar, vou sufocar. Se o reaproveitador de água quebrar, vou morrer de sede. Se o Hab se romper, vou explodir. Se nada disso acontecer, vou ficar sem alimento e acabar morrendo de fome. Então, é isso mesmo. Estou ferrado.” (pág. 14)

Para Mark Watney nem tanto. Diante de toda essa situação e de cada novo problema que surge (e, acredite, são vários) o personagem demonstra um bom humor admirável. Além disso cada solução por ele apresentada é uma aula de química, física, matemática e até mesmo botânica.

“Meu Deus, eu daria qualquer coisa para conversar cinco minutos com alguém. Qualquer pessoa, em qualquer lugar. Sobre qualquer assunto.” (pág. 96)

“- Tudo bem. A senhora sabe que tenho que fazer esta pergunta: o que está passando pela cabeça dele neste momento? De que maneira um homem como Mark Watney reage a uma situação como essa? Encurralado, sozinho, sem saber que estamos tentando ajudar?” (pág. 88)

Contado ora com uma narrativa normal ora com diários de bordo de Mark, Perdido em Marte é um livro hilário. Ri bastante com o sarcasmo do personagem principal e aprendi muito com as soluções por ele apresentadas. Concomitantemente, senti a sua angústia e, em seu lugar, acredito que estaria demasiado nervosa para conseguir pensar claramente em como resolver algumas situações.

“Dizem que nenhum plano sobrevive ao primeiro contato com a prática. Sou obrigado a concordar.” (pág. 43)

site: https://acervodajess.wordpress.com/2017/09/24/resenha-07-perdido-em-marte/