Perdido em Marte

Perdido em Marte Andy Weir

Resenhas - Perdido em Marte

Sydney 05/12/2016

Absoluto!!
A ficção realística que Weir usa para contar essa estória é quatro ou cinco vezes maior que o filme. Envolvente do início ao fim.

Eli 12/12/2016

O personagem principal é muito bem-humorado, mesmo nas horas de perigo ou apuros ele ainda consegue manter o humor, é incrível como em condições muito adversas as favoráveis a inteligência de Mark consegue tirá-lo dessas situações, quando o leitor pensa que ele não tem mais como consertar algo e sair dos apuros estando destinado a morrer, ele consegue contornar a situação, como diria Watney, “Um problema de cada vez”.

Muitas pessoas que já leram o livro reclamaram a respeito da quantidade de termos técnicos e dados numéricos que ele apresenta, porém, é este o charme de toda a narrativa, não é apenas uma ficção como em qualquer filme, é ficção científica com fundamento de verdade, respeitando as leis da física e da engenharia, todos os emblemas matemáticos que o personagem utiliza são explicados no decorrer da narrativa por ele mesmo sempre mantendo o bom humor, e isso é realmente cativante. Este livro proporciona momentos de leitura bastante agradáveis, e para que é engenheiro, físico ou matemático, tenho certeza que irá adorar a cada palavra lida.

VEJA A RESENHA COMPLETA NO BLOG.

site: http://www.vestigiodelivros.com.br/2016/10/resenha-perdido-em-marte-andy-weir.html

jota 17/12/2016

Produzindo ciência e abobrinhas no espaço...
O astronauta Mark Watney (o personagem central do livro) não está exatamente perdido em Marte (título original é O Marciano). Quem se perder em Marte e não for resgatado em seguida estará fadado a virar poeira cósmica ou rocha, algo assim. Mark está lutando para sobreviver ali, espera ser resgatado pela NASA algum dia. Ao mesmo tempo ouve disco music, lê Agatha Christie, cultiva batatas e diz muitas abobrinhas: as melhores coisas do livro.

Apesar de muita ciência, tecnologia, cálculos, fórmulas etc., tudo que nos é narrado soa absolutamente improvável e algumas vezes até ingênuo: por exemplo, alguém acredita que funcionários da agência espacial chinesa agem amigavelmente na realidade como procedem nessa ficção? Nem a pau, Juvenal.

De todo modo, a história do astronauta Watney é tão bem-humorada que dá para levar tudo numa boa até as páginas finais. E ficar pensando que essa odisseia no espaço criada por Andy Weir pode ser bem mais divertida do que foi algum dia aquela de 2001 imaginada por Arthur C. Clarke.

Lido entre 13 e 17/12/2016.

AmadosLivros 29/12/2016

Resenha do blog Amados Livros
DIÁRIO DE BORDO: SOL 34
As coisas finalmente estão saindo como eu quero. Aliás, estão ótimas! Enfim, tenho uma chance de sobreviver!
DIÁRIO DE BORDO: SOL 37
Estou fodido e vou morrer!"

Hoje foi o dia de fugir um pouco do mundo das trevas do #OutubroDasTrevas e resenhar o livro da nossa parceria. Milena postou mais cedo A Irmandade Perdida, de Annie Fortier, e agora é minha vez. Apesar de terem sido lançados em Setembro, a greve dos Correios só nos permitiu postá-los hoje. Sem mais delongas, vamos ao que interessa.

Se você é fã de ficção científica, não pode deixar de ler esse livro. Se não é fã, também irá gostar! Primeiro lugar na lista do The New York Times, Perdido em Marte conta, em primeira pessoa, a desastrosa história de sobrevivência de um astronauta que por causa de um acidente, acaba ficando sozinho naquele planeta, sem água, comida, oxigênio ou outros seres vivos em abundância.

(Continue lendo no blog)

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2015/10/livro-perdido-em-marte.html

Rafa 10/01/2017

Perdido em Marte
Para aqueles que curtem um bom livro de ficção científica, essa leitura é mais do que indicada, superou todas minhas expectativas. Uma tempestade em Marte acabou em tragédia, um astronauta ficou para trás dado como morto, pois ele foi atingido por destroços por conta da tempestade de areia.

O personagem principal é o botânico Mark Watney, estando sozinho no planeta vermelho, ele vai precisar usar suas habilidades e técnicas para sobreviver e tentar ser resgatado por uma próxima missão.

O autor tem um conhecimento vasto nesse ramo da astronáutica, em alguns trechos do livro ele deixa bem claro algumas especificações técnicas, mas não se preocupem! O livro é super fluido e até mesmo com partes bem divertidas.

Tudo muda quando a Nasa descobre que Watney esta vivo, começa uma corrida contra o tempo para fazer o resgate, pois os suprimentos que Mark tem não são suficiente, então ele vai ter que usar dos seus talentos de botânico e engenheiro para salvar sua vida.

Será que Mark Watney vai se safar dessa?

site: http://suka-p.blogspot.com.br/2016/12/resenha-perdido-em-marte.html

Felipe.Macedo 19/01/2017

Fantástico
Sinceramente esse é um livro que faz você imaginar como é estar perdido num planeta desolado e sozinho. A sensação é incrível e a cada página lida deixa o leitor mais curioso. Mas, de fato o livro passa por algumas falhas onde o autor se concentra demais nos valores e acaba confundindo um pouco. Tirando isso é um história bela e até esquece que isso é uma ficção.

CuraLeitura 31/01/2017

Em Perdido em Marte conhecemos Mark Watney, um astronauta que fazia parte d'O Programa Ares, que realizam missões enviando pessoas à Marte.
Mark foi um dos tripulantes da missão Ares 3. Em seu sexto dia em Marte, um acidente aconteceu com Mark durante uma tempestade de areia e todos acharam que ele estava morto, o que ocasionou no abortamento da missão e na volta dos tripulantes à Terra, deixando o corpo de Mark lá.

"A Ares 3. Bem, essa foi a minha missão. Certo, não exatamente minha. A comandante Lewis era a responsável. Eu era apenas um dos tripulantes. Só ficaria "no comando" da missão se fosse a última pessoa que restasse.
Quem diria?... Estou no comando." Pág. 9

Quando Mark acorda e percebe que fora abandonado, faz de tudo para se comunicar com alguém. Em vão. E mesmo que conseguisse pedir ajuda, seria impossível resgatá-lo, já que seus mantimentos não durariam até lá.
Ele estava completamente ferrado e sabia disso, mas não pretendia desistir de sobreviver.

"[...] Tenho estado tão ocupado tentando me manter vivo que nunca pensei no que meus pais devem estar passando. Neste momento, estão sentindo a pior dor que alguém pode suportar. Eu daria tudo para avisá-los que ainda estou vivo.Vou precisar sobreviver para me redimir." Pág. 22

Mark então começa a ter ideias mirabolantes e perigosas para conseguir mais água e alimento (SIM, ELE TENTOU FAZER ISSO NO MEIO DO NADA!!!) e um dos objetivos era plantar batata, sabe-se lá como.
Na verdade, ele é engenheiro e botânico e explica exatamente como, mas vamos ignorar a parte científica.

"[...] Vou ter que me tornar minha própria Nasa, descobrindo como explorar o planeta longe do Hab. A boa notícia é que tenho muito tempo para fazer isso. Quase quatro anos." Pág. 66

Ao longo da história temos as aventuras do astronauta abandonado, que é tão bem descrita que conseguimos imaginar com perfeição tudo ao redor dele. Também temos algumas cenas na Terra, então o autor nos deixa a par de tudo o que está acontecendo em ambos os planetas, tornando assim o livro mais interessante e gostoso de ler.

"Tudo bem, chega de lamentações. Estou conversando com alguém: a pessoa que ler este diário. É um pouco unilateral, mas vai ter que bastar. Talvez eu morra, mas alguém vai saber o que eu tinha a dizer." Pág. 96

***
Mesmo com tudo dando errado para o Mark, foi impossível não torcer por ele e ficar aflita em alguns momentos. Quando algo dava certo, depois outra coisa dava errado, era agoniante! hahaha O fato de ele ser um homem super engraçado e descontraído ajudou muito durante a leitura, foi o que deixou a história mais leve, já que por várias vezes fiquei triste por ele.

Eu adoro livros com formato de diário, esse é um deles! O que tornou a leitura um pouco mais demorada foram os "termos científicos" e coisas do tipo que ele usava para explicar os procedimentos que ele fazia, porém quem é da área de química e derivados provavelmente vai achar interessante. Se você não for uma dessas pessoas, pode se acalmar e ler o livro mesmo assim, pois não é um bicho de sete cabeças, ok? Tenho certeza que o humor do Mark vai compensar tudo isso. hahaha

site: www.curaleitura.com.br

Babi 31/01/2017

Seria trágico se não fosse cômico
Finalmente me curei da ressaca literária! Obrigada Andy Weir

site: http://www.ummetroemeiodelivros.com

Alefe Luiz 08/02/2017

O MELHOR !!!
SEM DÚVIDA O MELHOR LIVRO DE SCI-FI QUE JA LI !!!

f lo rencio 13/02/2017

Boa diversão
O que mais marcou foi o alto-astral constante do personagem, não aquele otimismo deslumbrado, mas o modo pratico e até divertido de encarar as muitas dificuldades e contrariedades do dia-a-dia de um Robinson Crusoé em solo marciano que nunca desiste ou desanima, literalmente ele "levanta sacode a poeira e dá volta por cima". Também é riquíssimo em detalhes e comentários "nérdicos" sobre viagens espaciais o que traz um gosto de veracidade ao livro.

Wilson Passos 19/02/2017

Mui Hílare 😅😅😅
Este se tornou meu novo livro favorito!
O livro é incrível. Além do tom prazenteiro, é possível aprender muitas coisas. É um livro de 'ficção" bem realista, no que diz respeitos aos números e outros detalhes científicos.
O personagem principal tem um senso de humor incrível. Ademais, ele acaba esbanjando conhecimento de forma despercebida. É um livro extraordinário. Todo amante de ficção científica deveria lê-lo.

Cris Paiva 20/02/2017

Fiquei enrolando por uns 2 anos para ler esse livro.
Meu grande medo é que fosse uma história bem técnica, cheia de coisas que eu não entendo nadinha, e que eu ficasse boiando mais que aluno de humanas em aula de exatas.
Tudo bem, eu fiquei, mas isso no final das contas não teve tanta importância assim. O Mark explica a química e a física para você de forma tão corriqueira e prática que dá quase para entender do que ele está falando. Eu nunca imaginei que para “fazer” água fosse preciso tacar fogo nas coisas!!

A quantidade de persistência e criatividade que o Mark precisou ter para se manter vivo em Marte é impressionante! Eu, como pessoa de humanas, só ia conseguir sentar e chorar numa situação daquelas.
Assim que terminei o livro fui correndo para o youtube procurar pelo filme e também adorei. Nenhum dos dois decepciona, e o filme serve de complemento perfeito, em imagens, para o livro.

Taverna do Pergaminho 28/03/2017

Não Gostei - Confira o Review no canal Taverna do pergaminho e participe dos sorteios :)
OBS antes que alguém venha criticar, estou apenas dando a MINHA opinião sobre o QUE eu achei. Não estou dizendo que é um livro ruim, estou dizendo que EU achei ruim. Nada contra que gostou ou irá gostar. Tem muitos livros que gosto que muita gente não gosta. Então estou deixando bem claro antes que alguém venha cheio de pedras nas mãos rsrs

Bom terminei de ler Perdido em Marte e sinceramente não entendi o tamanho da publicidade que esse livro tem recebido. Não posso negar que é um livro extremamente inteligente e um livro muito mais muito bem escrito, isso é fato. Porém a história em si eu achei chata para caramba pqp so falando assim rs. Algumas partes do livro são até interessantezinha. Algumas é possível rir ... porem no geral... é chato demais... acho que 70% do livro é o cara explicando termos científicos de química física, botânica e etc etc etc. Me sentia lendo um livro de escola .. chato demais... tipo assim:

"Ai eu precisava respirar, pq o ar é composto de bla bla bla bla, então fui beber água q é um composto de blablablalblalblabla ..porr# tudo o cara explica a química a física e sei la mais o que... chato demais...parecia matéria de prova. enfim .. não gostei do livro não ..achei bem decepcionante pro tamanho do marketing q ele recebe... eu esperava algo bem melhor e diferente... e não uma aula de ciências....

site: https://www.youtube.com/watch?v=Plw8BopC7OA