Perdido em Marte

Perdido em Marte Andy Weir

Resenhas - Perdido em Marte

lukaum.freak 19/10/2015

Quando se trata de explicar/expor alguma coisa em seu texto a coisa mais fácil é transformar a vida do leitor em uma solicitação contínua da morte. Só o público do Fantástico gosta de ser tratado feito burro, de resto as pessoas tendem a se irritar com qualquer exposição, o que torna a tarefa de expor algo através da escrita por si só desafiadora.
O desafio se multiplica quando a exposição é científica, seja ela real ou inspirada na realidade. Quer um exemplo? Lembras dos livros didáticos de química que você era obrigado a estudar nos tempos de escola? De zero a dez, qual o seu nível de interesse neles após cinco minutos de leitura? Se você é um ser humano normal provavelmente respondeu com um valor entre zero quarenta milhões negativos.
Minha limitação não permite avaliar se a exposição científica do livro de Andy Weir é real ou apenas inspirada, mas como leitor eu posso garantir que não tem nada de maçante nela.

Resenha completa aqui: http://bit.ly/1LkDCIR (disponível a partir do dia 20/10/15)

site: http://bit.ly/1LkDCIR

@retratodaleitora 19/10/2015

Andy Weir. Guardem esse nome!
"Então, esta é a situação: estou perdido em Marte. Não tenho como me comunicar com a Hermes nem com a Terra. Todos acham que estou morto. Estou em um Hab projetado para durar 31 dias. (...) Então, é isso mesmo. Estou ferrado."

O Programa Ares tem como intuito explorar o planeta vermelho enviando tripulantes devidamente treinados para estudar e expandir o horizonte da raça humana. Duas missões tripuladas foram executadas com sucesso; a terceira acabou se tornando um pesadelo.

A Ares 3 é uma missão que deveria durar dois meses em solo marciano, mas que acabou abruptamente no sexto dia, em decorrência de uma forte tempestade de areia com ventos de 175km/h. Em meio à inesperada tempestade, o astronauta Mark Watney foi atingido por uma antena arremessada em uma velocidade assustadora. O restante da tripulação, certos de que ele tinha morrido, abortou a missão e, seguindo os protocolos criados pela Nasa, abandonou o cadáver de Watney em Marte.

Ferido, sozinho e sem contato com as pessoas na terra, Mark Watney está certo de que será a primeira pessoa a morrer em marte, mas não naquele dia.
Munido com suas habilidades em botânica e engenharia, além de um raciocínio rápido e um humor inabalável, Mark terá que usar toda sua inteligencia para tentar entrar em contato com a Nasa usando nada mais que seus cálculos, sua genialidade e fita adesiva.

Mesmo em contato com a Terra, demoraria anos até que outra missão chegasse ali; até lá seus mantimentos já teriam acabado e Mark estaria morto há muito tempo. Para não morrer de inanição ele irá plantar batatas em Marte. Sim, nosso engenhoso astronauta irá plantar batatas em um planeta famoso por nada crescer ali.

Iremos acompanhar seu dia a dia através de seus diários de bordo, que começa a escrever confiando que alguém, um dia, irá lê-lo. Ele provavelmente já estará morto, mas ainda assim quer que todos fiquem ciente de tudo o que ele realizou ali.

“Foi uma sequência ridícula de acontecimentos que quase me fez morrer, e uma sequência ainda mais ridícula que me fez sobreviver.”

Além das atualizações de Mark em seu diário, acompanhamos também o que está acontecendo na terra e com a tripulação da Ares 3, que se culpa por ter deixado um deles para trás com vida, mesmo que não pudessem adivinhar isso na hora.

O mundo inteiro acompanha o desenrolar dessa história com ansiedade e medo. Mark, em poucos dias, se torna uma celebridade mundial e todo e qualquer recurso do governo será usado para trazê-lo de volta, e com vida.

Um diferencial da narrativa que fica logo em evidência é que toda a situação do nosso protagonista, apesar de extrema e com poucas chances de um final feliz, quase não é dramatizada. Isso se deve ao bom-humor e carisma que fazem de Mark Watney um dos melhores personagens já criados, em minha opinião.

Tudo o que pode dar errado na estadia dele em marte, dá errado. São dezenas de situações perigosíssimas que são contornadas pela criatividade e instinto de sobrevivência de Mark. Ele sabe que está em perigo e sabe que são pouquíssimas as chances de sobreviver até a chegada do resgate, mas o que ele pensa é: se for para morrer, morrerei lutando.

A narrativa tem um embasamento científico detalhado e realístico. Tudo o que o personagem faz ganha uma explicação à altura. São assuntos realmente muito difíceis de entender, o que requer mais atenção durante a leitura. Muita física, muita química e muita biologia. Porém, apesar de toda essa carga científica, o autor tem uma escrita muito fácil e consegue prender o leitor do começo ao fim. É certo de que a leitura se torna um pouco massante nessas partes, mas nada que comprometa o entendimento e divertimento do leitor no restante da obra.

O final foi muito bem planejado e deixa margem para uma possível continuação, mesmo sendo um livro único; e ainda assim não existem muitas pontas soltas. Logo que concluí a leitura senti uma imensa vontade de reler, só para não ter que me despedir da maravilha que é essa narrativa.

Perdido em Marte é, no mínimo, genial. A construção do enredo é de uma precisão técnica incrível, e a mesma precisão se repete com os personagens, diálogos e etc. Andy Weir, em seu primeiro livro, dá um show de ficção cientifica da mais alta qualidade. Um prato cheio para os fãs do gênero, sem sombras de dúvida.

Com o filme já nos cinemas, o livro foi relançado com o cartaz do mesmo. Eu não tenho problema algum com capas de filme, e definitivamente não tive em relação a este. Aliás eu adorei! A tradução está ótima e a revisão também. As páginas são amarelas e diagramação está boa.

Para os fãs de ficção científica ou curiosos do gênero, fica aqui minha indicação.
Andy Weir. Guardem esse nome!

site: http://www.osnosdarede.com/2015/10/resenha-perdido-em-marte-andy-weir.html

Ileana Dafne 20/10/2015

Uma história surpreendente e super recomendada!
A história é narrada, principalmente, em primeira pessoa pelo astronauta Mark Watney, um tripulante da Ares 3, missão para explorar e pesquisar mais a superfície do planeta Marte. Só que ao 6º dia (chamado de sol, pois o dia em Marte tem uma pequena diferença em relação ao dia na Terra) há um problema que causa o abortamento da missão e Mark sofre um acidente, ocasionando sua permanência no planeta vermelho enquanto os demais membros da tripulação vão embora.

Posso afirmar já de antemão que o livro me foi positivamente surpreendente.

No primeiro momento temos tão somente pelo Mark, mostrando os planos idealizados por ele para se manter vivo e sua luta sol a sol para estabelecer algum contato com a Terra e a possibilidade de ser resgatado.

Após esse primeiro momento vemos as reações que tal acontecimento causou na Terra e a descoberta de que o astronauta estava vivo em Marte. A partir de então a NASA passa a monitorar continuamente os satélites e estudar formas de mantê-lo vivo até que possa ir resgatá-lo.

Nas partes narradas pelo Mark temos um personagem cativante, humorado e de bem com a vida, tentando sempre ver pelo lado positivo e usando uma criatividade sem limites para superar obstáculos e tornando as situações por mais difíceis que fossem mais fácies de serem ultrapassadas.

O autor soube desenvolver maravilhosamente os personagens do livro, mesmos os coadjuvantes foram bem explorados e não havia personagens só para preencher espaço, todos tiveram sua importância para o desenvolvimento da trama. O livro me prendeu, tanto que o li em, aproximadamente, 12 horas (divididas em 2 dias), os personagens me cativaram tanto que não conseguia evitar pensar neles nos momentos longe do livro e quando terminou fiquei momentos tentando voltar à superfície, esse será um livro que marcará realmente.

O livro é bem mais do que uma simples ficção científica, é uma forma de ensinarmos que nada será um obstáculo grande o bastante para nos fazermos desistir. O bom humor e o otimismo de Mark não foram exagerados ou impossíveis, o que tornou a leitura agradável e fluida.

E ele só não se tornou favorito porque por vezes exagerou um bocadinho em explicações técnicas que achei não tão necessárias, mas fora isso é um livro fantástico e que merece ser lido!!

Gostei bastante do livro e recomendo-o.

site: http://www.livroseflores.com/2015/10/resenha-perdido-em-marte-andy-weir.html

Daniel Sampaio 21/10/2015

Uma das melhores obras de "ficção" que já li e assisti !
Excelente ! Emocionante ! Essa obra servirá tranquilamente de referência para aulas de Matemática, Física e Gestão (liderança, pró-atividade, gerenciamento de riscos). Recomendo !

Matheus 21/10/2015

Divertido
O mais marcante do livro Perdido em Marte é o humor de Mark. Em várias partes ele conseguiu me tirar risadas. Não é um livro apocalíptico ou psicológico, já que muitos esperam esse teor por se tratar de um ser humano solitário sob péssimas condições e por um longo período de tempo. É a história de um homem muito inteligente, que usa de seus conhecimentos em mecânica e botânica, para sobreviver por um longo período em Marte. É recheado de detalhes técnicos, que traz muita riqueza pro enredo. Achei que no início do último terço do livro a história fica um pouco maçante, mas é passageiro. Considerando que é o primeiro livro do autor, é uma excelente obra!

Amanda Ferreira 25/10/2015

Melhor livro de ficção científica!
Talvez eu esteja exagerando em dizer que Perdido em Marte é o melhor livro de ficção científica, mas pra mim ele é. Mark Watney é um botânico/engenheiro elétrico/astronauta que devido a uma terrível tempestade de areia fica preso em Marte. O que uma pessoa normal faria nessa situação? Ficaria desesperada e esperando sua morte iminente. O que Mark Watney faz? Ah, ele utiliza seus conhecimentos para sobreviver no planeta vermelho até a próxima missão 'Ares 4' chegar a Marte. O livro contém muitos termos técnicos e químicos, o que dificultou meu entendimento. Porém, a genialidade e humor de Watney me fizeram aproveitar cada momento que ele passou no paneta vermelho. Me arrancou risadas e me fez torcer pra dar tudo certo; e quando as coisas não aconteciam do jeito que foi planejado eu ficava louca para que ele encontrasse uma maneira de consertar as coisas. Para quem espera drama, fiquem avisados: Watney não é do tipo que fica chorando pelos cantos quando as coisas não dão certo, nem é de se lamentar. O objetivo do livro é mostrar como uma pessoa conseguiria sobreviver em Marte utilizando seus conhecimentos. O final do livro é surpreendente. Amei o livro do início ao fim. Leiam o livro! Eu recomendo a todos :)

Thunder Wave 26/10/2015

A primeira impressão que Perdido em Marte, de Andy Weir, passa é: que idéia mais absurda! Mostrando a tentativa de um homem em sobreviver em Marte, a obra parece ser muito surreal, mas não é! Perdido em Marte tem uma quantidade enorme de dados técnicos que conseguem deixar a idéia de um astronauta deixado em Marte completamente viável.

Mark Watney é um Botânico/ Engenheiro Mecânico que faz parte da tripulação da missão Ares 3, que explora Marte. Após uma grave tempestade de areia, Mark é dado como morto e o resto dos tripulantes iniciam sua viagem de volta à Terra. Mas, graças a algumas coincidências, Mark sobrevive e se vê sozinho no planeta vermelho, onde precisa sobreviver por cerca de quatro anos até poder ser resgatado.

O foco do livro não é mostrar se Mark sobreviveu ou não, e sim mostrar como foi sua “estadia” em Marte. As técnicas de sobrevivência aplicadas por Mark são muito interessantes, sempre relatadas de uma maneira que não deixa dúvidas de como a medida foi aplicada. Perdido em Marte é muito rico em informações sobre os procedimentos e equipamentos da NASA, assim como uma noção básica em botânica, mecânica e química. Essas informações ajudaram muito na qualidade de Perdido em Marte, visto que nenhuma outra obra fictícia do gênero foi tão fiel aos detalhes.

Veja mais no link

site: http://thunderwave.com.br/resenha-perdido-em-marte-andy-weir/

Ricardo657 27/10/2015

Comédia
Adorei demais o livro, é interessante o fato de como ele trabalha algo tão ruim mas sempre tirando um "lado bom" faz piadas constantes sempre tentando usar isso como modo de "se animar", quem procura algo mais romântico nesse livro não vai encontrar, não encontrara uma pessoa digavando sobre estar sozinho em um planeta, sobre o que isso pode causar em um ser humano, sua loucura seus pensamentos etc, vai achar coisas bem técnicas e cientificas, eu adorei o livro mas muitos que buscam esse lado emocional podem não gostar :)

Tulliu Cardia 10/11/2015

Fiquei simplesmente impressionado com as informações técnicas do livro. Deve ter sido uma pesquisa dificílima, e apenas por isso o autor já tem seus méritos. A premissa é muito interessante, e eu poderia ter achado o livro realmente bom, se não fosse algumas coisas que me incomodaram.
Primeiramente o personagem principal não foi aprofundado. Ele é muito simples, e em nenhum momento me conectei com ele. Além do mais, ele fica fazendo um monte de piadinhas bastante sem graça, e eu sempre suspirava a cada uma delas. Outro ponto foi que, para mim, narrativamente falando, o livro é uma bagunça. Me incomodou. Ora em primeira pessoa no Mark, alguns momentos em terceira pessoa com ele; muita gente com ponto de vista, ora ninguém com ponto de vista. Em uma mesma página lemos cenas em Marte, na Hermes e na NASA. Realmente uma bagunça. Isso sem falar nos infinitos detalhes científicos. Eu acabei de parabenizar o autor pela sua pesquisa, mas isso não quer dizer que ele precisava explicar absolutamente tudo. Teve momentos que divagava, tantas eram as explicações científicas.
Como já disse, a premissa é muito boa, só foi mal executada. Ridley Scott e Matt Damon se saíram melhores.

site: https://www.wattpad.com/user/TulliuCardia

Gabriel.Follador 10/11/2015

Disco music!!!
Esse livro é simplesmente o melhor livro que eu ja li. Existem três nucleos no livro. O de Mark Watney, da NASA, e o da hermes. Cada um melhor que o outro, mas a melhor parte do livro é o humor, é mt engraçado e com muitas referencias a nossa cultura atual.

E tem uma passagem com o aquaman fantastica.

Leitor Sagaz 15/11/2015

O náufrago do espaço!
Resenha publicada no blog Leitor Sagaz

Fiquei extremamente feliz em poder ter lido este livro e é claro que logo em seguida fui assistir ao filme, devo dizer de antemão que ambos são ótimos. Acho que nesta resenha vou tentar não me apegar tanto em descrever o enredo para vocês, até porque o livro e filme foram bem comentados pelas redes sociais e provavelmente vocês já devem conhecer um pouco sobre eles.

Mark foi um personagem muito bem desenvolvido e com um ótimo humor, mesmo sua missão inicial tendo fracassado e seus companheiros o abandonado em Marte, claro que sem querer, pois quando ele foi atingido pela antena o sistema de monitoramento do seu traje indicou vazamento e perda de sinal vital. Mesmo com tudo isso ele procurou se manter firme, tipo assim:

"Não vou morrer nessa porra de planeta!"

Se você até agora apenas viu o filme, recomendo que você leia o livro, de maneira nenhuma digo que o filme é ruim mas no livro temos mais detalhes e muito mais barreiras Mark teve que superar, tipo explosão, teste com o veículo, frustração ao quebrar algo extremamente necessário!

A narrativa do livro é excelente, ficamos sofrendo com Mark, esperamos que a cada ideia tudo finalmente dê certo e ele possa enfim ser resgatado. A aflição dos cientistas em terra também é algo instigante, as decisões a serem tomadas para poder buscar seu astronauta perdido.

Ah já aviso que vocês irão adorar o senso de humor de Mark, acho que isso foi primordial para que ele não morresse no planeta vermelho, afinal era de se esperar que uma pessoa sozinha vendo sua comida acabar e suas chances de sobrevivência diminuindo a cada dia entrasse e surto! Mas Mark não é do tipo que se entrega fácil, e ele é um cientista que adora resolver problemas e isso ele tem de sobra kkkkkkk.

Do livro é isso, excelente e altamente recomendado, se você gosta de ficção científica, viagens espaciais e um pouco de astronomia esse livro é mais do que recomendado para você.

Abraço,
Diego de França

site: http://www.leitorsagaz.com.br/2015/11/resenha-perdido-em-marte-livro-e-filme.html

Mah 15/11/2015

É UMA FICÇÃO! E DAS BOAS!
Hey amores!
Hoje trago o livro que recentemente recebeu uma adaptação cinematográfica chamado Perdido em Marte, e o ator principal é o ilustre Matt Damon!
“Estou ferrado.
Essa é minha opinião abalizada.
Ferrado.”

Perdido em Marte é um livro cujo gênero é ficção científica, e que desde o começo não podemos esquecer que se trata de uma ficção. Simples assim. E que não vale a pena ficar criticando o autor por ter “viajado” legal na hora de escrever.

O livro retrata a história do astronauta Mark Watney, que foi a décima sétima pessoa a pisar em Marte, e provavelmente a primeira a morrer no planeta. Ou não. A história começa com o próprio personagem ironizando sua situação, logo assumindo o quanto ferrado realmente estava. Sendo então realista, mas ao mesmo tempo otimista.

Durante uma missão de rotina na superfície do planeta vermelho, ocorreu uma forte tempestade de areia, (desencadeando vários acontecimentos que são contados durante a leitura do livro) fazendo com que a Ares 3 seja abortada, mas durante a tempestade Mark foi atingido pela antena de comunicação, se perdendo do restante da tripulação e se ferindo. Todos estavam certos de que Mark havia morrido, então não tiveram outra escolha a não ser partir antes que a tempestade tombasse o VAM.

Obs: todas essas palavras (VAM, Hab, Ares) são explicadas no livro.

Quando ele acorda, descobre que naturalmente a tripulação foi embora, se vendo então perdido no planeta:
• Sozinho.
• Sem comunicação (a antena atingiu o Mark), ou seja, ele não pode avisar a Nasa que está vivo.
• Todos seus mantimentos não durariam até a próxima missão tripulada ao planeta.

Mark então elabora um plano de sobrevivência que envolve plantar batatas, manter o Hab funcionando, e encontrar um modo de se comunicar com a Terra usando suas habilidades de botânico, engenheiro e astronauta. Sim! Ele é o máximo!

A questão, em minha opinião, não é sobre se o Mark vai ou não sobreviver, e sim, como ele vai fazer isso. De certo modo, é mais sobre a estadia dele no planeta vermelho.

Contudo, sempre fica a duvida... Será que ele vai conseguir? Quem ou como vão resgatá-lo? Porque ao ler você nota que é um verdadeiro x1.

Mark vs. Marte.

Mark é muito otimista, sendo essa uma das principais qualidades que o fez ser um dos escolhidos para tripular a Ares 3. Porque se uma coisa que Mark Watney é, é otimista. E engraçado, irônico, divertido... E tals.

O livro é narrado através de um diário de bordo, e pela terceira pessoa de outros personagens, alternando mais pelo local, como a Terra, Marte, e o Espaço (onde a tripulação da Ares 3 está ainda, voltando pra Terra). Nesse diário, Mark é completamente sincero e franco sobre como se sente, e sempre sendo minucioso na hora de detalhar tudo que faz, porque talvez daqui cem anos alguém vá acabar encontrando o diário de bordo e vai saber que ele não morreu durante a tempestade.

“Talvez decretem um dia de luto nacional em minha homenagem e minha página na Wikipédia vá dizer: “Mark Watney foi o único ser humano que morreu em Marte”.”

Sendo bem cientifico, tive que ficar muito atenta a todas as informações e explicações detalhadas que o autor transmitia através do personagem de modo claro e irônico.

Terminei o livro me sentindo um expert em assuntos do espaço. Rsrs. Só que não. ; p
Eu pessoalmente gostei sim da história, achei ele informativo e cheio de ironia, o que gosto bastante , por isso não vou bombardear o livro.

Como disse, é um livro de ficção, e que ainda por cima, é engraçado, se claro, você entender os trocadilhos.

Eu simplesmente amei a segunda edição não só pela capa (amei muito essa capa, principalmente porque o rosto do Matt Damon está bem evidente), mas também por não ter erros gráficos. Como sempre a Editora Arqueiro arrasando!

Andy Weir. Não esqueçam esse nome.

Recomendo Perdido em Marte para os que obviamente adoram ficção científica e uma boa dose de comédia.

livrosemarshmallows.blogspot.com.br

site: livrosemarshmallows.blogspot.com.br

Jefferson.Machado 25/11/2015

O marciano
Adorei! Mas não é só isso, calma!
Ouvi sobre o livro no podcast #SciCast, uma fonte divertida de difusão do conhecimento científico e suas aplicações. Então, como sou um fã alucinado por conhecimento sobre o espaço corri atrás do livro e imergi nele. Também sou um defensor da informalidade na transmissão do saber, por isso senti-me inúmeras vezes parte das páginas, como se o livro houvesse sido escrito pra mim. Mas não, pois inicialmente publicado num blog e posteriormente vendido por menos de um dólar na Amazon até despertar o mercado editorial, a obra de Andy Weir me pegou de jeito. Dia após dia eu percorria vinte, trinta e até cinquenta páginas sem perceber. Surpreendi-me frequentemente com o passar das horas após a leitura diária dos feitos de Mark Watney em solo marciano. Aí está um ponto importante, assim como o filme que ainda não vi, o título original, “O Marciano”, foi substituído por “Perdido em Marte” na versão tupiniquim, o que determino veementemente como um erro, pois ele não está perdido, foi deixado lá. Mas... fora este erro frequente em adaptações ao nosso idioma e país, a obra nos coloca como interlocutores de um diário escrito para ser lido post morten, sob a perspectiva aterradora de ser abandonado sozinho em um planeta inóspito à existência humana. Nestas condições, Watney vai demonstrando exímio conhecimento das leis da natureza e, por consequência, utiliza-se delas para sobreviver. Aproxima-nos a cada feito da ciência e nos oferece a oportunidade de observar a sua contribuição em nossas vidas. Bom humor, linguagem acessível e uma trama de ficção científica digna, este é “Perdido em Marte”, que adorei.
Escrito por @JeffersonCM para www.opilar.com.br

gabenaste 27/11/2015

Resenha no Frases, Trechos e Pensamentos
Resenha no blog: http://www.frasestrechosepensamentos.com/2015/11/resenha-perdido-em-marte-andy-weir.html

site: http://www.frasestrechosepensamentos.com/2015/11/resenha-perdido-em-marte-andy-weir.html

Nanda Lima 01/12/2015

Ficção científica de alto nível
MINHA EXPERIÊNCIA DE LEITURA

Ridley Scott é um dos meus diretores de cinema favoritos. Alguns dos melhores filmes que já vi na vida são dele: ‘Alien – o oitavo passageiro’, ‘Blade Runner – o caçador de androides’, ‘O silêncio dos inocentes’ e ‘Gladiador’. Percebe-se que o trabalho dele é bastante diversificado, mas ele brilha mais quando faz ficção científica, sem dúvida. E amanhã estreia mais uma obra sua: ‘Perdido em Marte’, estrelando Matt Damon e baseado no livro homônimo de autoria de Andy Weir. Decidi lê-lo para me preparar para as telonas.

‘Perdido em Marte’ é um livro de ficção científica totalmente diferente dos que já li. Boa parte dele é escrito em forma de diário de bordo do astronauta Mark Watney, que é deixado – acidentalmente - em Marte após a tripulação da missão Ares 3 ter que sair às pressa do planeta, devido a uma tempestade de areia. A história se passa em um futuro onde as viagens ao planeta vermelho são feitas de tempos em tempos, e a exploração espacial está bem mais avançada do que nos dias de hoje.

O melhor elemento da obra é, com certeza, o seu protagonista. Engenheiro mecânico e botânico, Mark é extremamente inteligente, criativo, durão e engraçado. Todas essas características mostram-se fundamentais para a sua sobrevivência no decorrer da história, e as ideias inventivas que ele tem para contornar as dificuldades são brilhantes e hilárias ao mesmo tempo. Aliás, essa boa dose de humor que permeia todo o enredo é o que talvez mais o diferencie dos títulos sci-fi nas livrarias, e provavelmente foi o responsável por torná-lo um best-seller. Além disso, é uma abordagem que aproxima o personagem do leitor e o faz parecer crível, tornando possível que se crie empatia por ele, e ao mesmo tempo fugindo do clichê de tornar toda história de sobrevivência em dramas sem fim.

O livro usa alguns termos técnicos e conceitos de física, matemática, química, astronomia e biologia. Isso pode ser um ponto negativo para algumas pessoas, mas para mim, que sou da área de exatas e acostumada a ler livros desse tipo, foi um deleite. No entanto, leitores não muito familiarizados com esses conceitos não devem se sentir desestimulados a ler a obra por causa disso, já que as explicações do protagonista tornam tudo engraçado e simples.

VEREDITO

‘Perdido em Marte’ é um livro com um conteúdo científico interessante, engraçado em muitos momentos e em outros, assustador e angustiante, além de ter um dos protagonistas mais carismáticos que já vi. O autor abre mão do dramalhão típico (mas justificado, eu sei) de histórias de sobrevivência e entrega para o leitor uma obra divertida e que entretém. Apesar de utilizar muitos clichês ao longo do enredo, possui algumas particularidades e acaba sendo uma obra bastante original e fiel ao que propõe.

Recomendado!

Nota: