Perdido em Marte

Perdido em Marte Andy Weir

Resenhas - Perdido em Marte

Jéssica 27/06/2020

A história é incrível mas admito que a leitura é um pouco complexa (é preciso entender um pouco de física e entrar no mundo nerd do autor pra não ficar perdido).
A inclusão que temos dentro da história é essencial e ele soube muito bem construir isso, pois vemos o lado ruim e bom da situação; sem segredos.
O personagem principal tem uma coragem ENORME e uma saúde mental perfeita (sério, não aguentaríamos dois dias em Marte sem ficar loucos) e tentou encarar tudo com otimismo e bom humor
Leiam!

Mah Mac Dowell 26/03/2022

Eu amo esse filme, o que me levou a querer ler o livro. Fiquei com um pouco de receio de ler justamente por ter assistido ao filme tantas vezes.
O livro já começa com o protagonista, Mark, fazendo o ?diário? da estadia em Marte, depois de ter sido abandonado. Achei legal que o personagem dá algumas explicações minuciosas sobre a missão, com várias curiosidades muito legais (principalmente para quem gosta do assunto, como eu), que são omitidas no filme. E com razão, vez que não daria para explicar todos os detalhes expostos no livro.
Em contrapartida, há tantos detalhes de ciência (física, biologia e química) ao longo do livro, que algumas partes ficam chatas e cansativas, porque não dá para entender grande parte. Acredito que só quem trabalha na área vai entender tudo. São muitos números e elementos, que sinceramente, para mim, eram irrelevantes à história.
O ponto alto é o bom humor e positivismo do Mark. Impossível não simpatizar ou torcer por ele.
O autor soube narrar com a mesma emoção que encontramos no filme. No fim, inclusive, achei o filme bem fiel ao livro com a alteração de poucos detalhes.
No fim, gostei muito. Minha primeira experiência com o Autor e quero ler os outros livros dele também.
Indico ??

Daniel 11/06/2015

Retorno à boa e velha Ficção científica de raiz
DIÁRIO DE BORDO: SOL 526

Acabei de terminar um dos melhores livros que li há tempos. É um retorno às origens da verdadeira ficção científica, te faz lembrar dos clássicos. Um livro que te deixa realmente angustiado e ínfimo em relação à imensidade da solidão . Deste livro só posso tirar uma coisa, além do grande amor pela ciência

"Se um excursionista se perde nas montanhas, as pessoas organizam uma busca. Se um trem colide, as pessoas fazem fila para doar sangue. Se um terremoto arrasa uma cidade, as pessoas em todo o mundo mandam suprimentos de emergência. Isso é tão fundamentalmente humano que é encontrado em todas as culturas, sem exceção. Sim, existem babacas que não se importam, mas são uma ínfima minoria. E, por causa disso, bilhões de pessoas ficaram do meu lado"

(trecho do livro)

evaniobauer 23/06/2015

Deliciosa ficção científica!
Quando li a descrição do livro, pensei: "- Caramba, entregaram toda a estória!" Ledo engano. Era só o pano de fundo de uma estória incrível! Muito bem escrito e divertido! Já estou ansioso para ver como será a adaptação pro cinema! Recomendo para quem gosta de ficção científica e suspense!

Paloma.Cristina 10/03/2020

Um livro ótimo e inteligente
Um enredo futurista inteligente demais, que nos faz viajar não só para outro planeta, como também viajar sonhando com o futuro da ciência

Luiz 15/04/2020

Livro muito bem escrito, com uma quantidade absurda de detalhes técnicos que enriquecem a historia, porem algumas vezes acaba tornando ela um pouco lenta para quem não entende do assunto. O senso de humor que do Mark Watney é provavelmente a parte que mais gostei do livro, sempre fazendo piadas n importando o quão terrível sua situação esta.
Uma boa leitura para essa quarentena

Luiz Araújo 30/09/2015

Uau!
É incrível como esse livro me prendeu. Misturando conhecimentos científicos e muita tensão, o Andy Weir conseguiu reproduzir impressionantemente a realidade de um cara que tem que se virar para sobreviver em Marte.
A minha única crítica é que, acredito que pelo fato do autor ser um homem das ciências exatas, houve um total e completo esquecimento dos aspectos psicológicos que envolvem o isolamento de um ser humano. Acredito que essa sublimação deve ter sido pela atmosfera do planeta (tum-dum-tiss - entendedores entenderão)...

Marcela115 09/06/2020

Para quem gosta de ficção científica é uma leitura otima, flui facilmente, e o enredo é atrativo. Achei a leitura em alguns momentos cansativa, mas foram necessárias, pois a narração é feita pelo Mark, e ele vai contando, escrevendo em seu diário, tudo o que está fazendo. Tem um jeito irônico e divertido de levar a vida, o bom humor e a determinação são importantes e que não pode nunca desistir facilmente das coisas.

Dijair Antonino 20/02/2022

Início e fim muito bons, já o meio...
Um livro com uma história bem legal. Porém, algumas partes achei muito técnicas e descritivas demais. O início e o fim são empolgantes, mas o meio do livro é muito monótono. Se o autor queria mostrar como Mark Watney se sentia sozinho em Marte, ele conseguiu. Mas no geral o saldo é positivo.

Roberta 18/06/2020

Acho que o título não faz jus ao livro, deveria ser algo como "Desventuras em série no planeta vermelho", kkk. Enfim, amei. Demorei mais do que levaria em um livro simples porque o fator curiosidade me levou a converter algumas medidas simplesmente para saber se era plausível kkkk. É o tipo de ficção que não parece ficção (o que muito me agrada), a história acaba se tornando "possível" na visão do leitor. E, acho digno dizer que a narração foi muito bem feita, o time do autor em relatar as situações foi excelente. Pois bem, 5 estrelas porque nao tem como dar mais!

Leon' 19/10/2015

a culpa é das estrelas
Abandonei a leitura ainda no primeiro capítulo, a linguagem é péssima. O narrador-personagem é o astronauta perdido em uma situação desesperadora, no entando ele fala e reage às coisas como um adolescente bobão de quinze anos; usa inclusive a expressão "oba!". Não passa empatia nenhuma. O público pra este livro é tratado pior que criança; muito diferente dos bons autores de ficção científica. Passo!

@retratodaleitora 19/10/2015

Andy Weir. Guardem esse nome!
"Então, esta é a situação: estou perdido em Marte. Não tenho como me comunicar com a Hermes nem com a Terra. Todos acham que estou morto. Estou em um Hab projetado para durar 31 dias. (...) Então, é isso mesmo. Estou ferrado."

O Programa Ares tem como intuito explorar o planeta vermelho enviando tripulantes devidamente treinados para estudar e expandir o horizonte da raça humana. Duas missões tripuladas foram executadas com sucesso; a terceira acabou se tornando um pesadelo.

A Ares 3 é uma missão que deveria durar dois meses em solo marciano, mas que acabou abruptamente no sexto dia, em decorrência de uma forte tempestade de areia com ventos de 175km/h. Em meio à inesperada tempestade, o astronauta Mark Watney foi atingido por uma antena arremessada em uma velocidade assustadora. O restante da tripulação, certos de que ele tinha morrido, abortou a missão e, seguindo os protocolos criados pela Nasa, abandonou o cadáver de Watney em Marte.

Ferido, sozinho e sem contato com as pessoas na terra, Mark Watney está certo de que será a primeira pessoa a morrer em marte, mas não naquele dia.
Munido com suas habilidades em botânica e engenharia, além de um raciocínio rápido e um humor inabalável, Mark terá que usar toda sua inteligencia para tentar entrar em contato com a Nasa usando nada mais que seus cálculos, sua genialidade e fita adesiva.

Mesmo em contato com a Terra, demoraria anos até que outra missão chegasse ali; até lá seus mantimentos já teriam acabado e Mark estaria morto há muito tempo. Para não morrer de inanição ele irá plantar batatas em Marte. Sim, nosso engenhoso astronauta irá plantar batatas em um planeta famoso por nada crescer ali.

Iremos acompanhar seu dia a dia através de seus diários de bordo, que começa a escrever confiando que alguém, um dia, irá lê-lo. Ele provavelmente já estará morto, mas ainda assim quer que todos fiquem ciente de tudo o que ele realizou ali.

“Foi uma sequência ridícula de acontecimentos que quase me fez morrer, e uma sequência ainda mais ridícula que me fez sobreviver.”

Além das atualizações de Mark em seu diário, acompanhamos também o que está acontecendo na terra e com a tripulação da Ares 3, que se culpa por ter deixado um deles para trás com vida, mesmo que não pudessem adivinhar isso na hora.

O mundo inteiro acompanha o desenrolar dessa história com ansiedade e medo. Mark, em poucos dias, se torna uma celebridade mundial e todo e qualquer recurso do governo será usado para trazê-lo de volta, e com vida.

Um diferencial da narrativa que fica logo em evidência é que toda a situação do nosso protagonista, apesar de extrema e com poucas chances de um final feliz, quase não é dramatizada. Isso se deve ao bom-humor e carisma que fazem de Mark Watney um dos melhores personagens já criados, em minha opinião.

Tudo o que pode dar errado na estadia dele em marte, dá errado. São dezenas de situações perigosíssimas que são contornadas pela criatividade e instinto de sobrevivência de Mark. Ele sabe que está em perigo e sabe que são pouquíssimas as chances de sobreviver até a chegada do resgate, mas o que ele pensa é: se for para morrer, morrerei lutando.

A narrativa tem um embasamento científico detalhado e realístico. Tudo o que o personagem faz ganha uma explicação à altura. São assuntos realmente muito difíceis de entender, o que requer mais atenção durante a leitura. Muita física, muita química e muita biologia. Porém, apesar de toda essa carga científica, o autor tem uma escrita muito fácil e consegue prender o leitor do começo ao fim. É certo de que a leitura se torna um pouco massante nessas partes, mas nada que comprometa o entendimento e divertimento do leitor no restante da obra.

O final foi muito bem planejado e deixa margem para uma possível continuação, mesmo sendo um livro único; e ainda assim não existem muitas pontas soltas. Logo que concluí a leitura senti uma imensa vontade de reler, só para não ter que me despedir da maravilha que é essa narrativa.

Perdido em Marte é, no mínimo, genial. A construção do enredo é de uma precisão técnica incrível, e a mesma precisão se repete com os personagens, diálogos e etc. Andy Weir, em seu primeiro livro, dá um show de ficção cientifica da mais alta qualidade. Um prato cheio para os fãs do gênero, sem sombras de dúvida.

Com o filme já nos cinemas, o livro foi relançado com o cartaz do mesmo. Eu não tenho problema algum com capas de filme, e definitivamente não tive em relação a este. Aliás eu adorei! A tradução está ótima e a revisão também. As páginas são amarelas e diagramação está boa.

Para os fãs de ficção científica ou curiosos do gênero, fica aqui minha indicação.
Andy Weir. Guardem esse nome!

site: http://www.osnosdarede.com/2015/10/resenha-perdido-em-marte-andy-weir.html

JeffSouzaXD 18/09/2020

Grande livro de ficção científica
O livro é cheio de termos técnicos mas de fácil entendimento. Lê a resenha no Instagram Binóculo Literário https://www.instagram.com/p/B_3Ljx-Dkek/?igshid=qeia8fbklf3h

Duda 11/08/2020

Perdido em Marte - Andy Weir - 4⭐
Mark Watney, um dos astronautas da Nasa, está em uma missão espacial, juntamente com sua equipe, quando a tripulação se vê obrigada a abandonar o planeta. Infelizmente, o ocorrido desencadeia um acidente e Mark permanece em Marte completamente sozinho, sem que ninguém esteja ciente de sua vivência. Sua única esperança é a vinda da próxima nave tripulada, programada para quatro anos mais tarde, mas para isso ele terá de sobreviver com pouquíssimos recursos durante todo esse período de tempo. Dessa forma, enfrentando inúmeros desafios e dificuldades, que poderiam lhe custar a vida o astronauta, e botânico, prossegue seu caminho superando obstáculos, mesmo quando está prestes a desistir. O livro é escrito em forma de diários, pelo próprio protagonista, onde há uma enorme riqueza de detalhes e conhecimentos científicos muito bem explicados, o que torna a leitura muitíssimo interessante.
A adaptação cinematográfica, mesmo com duas horas de filme, com certeza não conseguiu trazer todos os detalhes que a gente consegue apreciar no livro, eu senti que, se não houvesse lido antes, quando assisti ao filme, não conseguiria compreender muitos acontecimentos que são tão bem explicitados no livro. E há também as divergências da personalidade e das atitudes do personagem, pois, no livro Mark é muito mais sarcástico, apesar de toda a situação, o que trás uma certa leveza a história, não a tornando menos realista. Isso, simultaneamente, é outro ponto que diverge do filme, particularmente, eu o achei muito sensacionalista, tirando o mérito do esforço do protagonista.
Uma leitura incrível, para devorar em poucas horas. 🤗