Perdido em Marte

Perdido em Marte Andy Weir

Resenhas - Perdido em Marte

Ricardo657 27/10/2015

Comédia
Adorei demais o livro, é interessante o fato de como ele trabalha algo tão ruim mas sempre tirando um "lado bom" faz piadas constantes sempre tentando usar isso como modo de "se animar", quem procura algo mais romântico nesse livro não vai encontrar, não encontrara uma pessoa digavando sobre estar sozinho em um planeta, sobre o que isso pode causar em um ser humano, sua loucura seus pensamentos etc, vai achar coisas bem técnicas e cientificas, eu adorei o livro mas muitos que buscam esse lado emocional podem não gostar :)

Tulliu Cardia 10/11/2015

Fiquei simplesmente impressionado com as informações técnicas do livro. Deve ter sido uma pesquisa dificílima, e apenas por isso o autor já tem seus méritos. A premissa é muito interessante, e eu poderia ter achado o livro realmente bom, se não fosse algumas coisas que me incomodaram.
Primeiramente o personagem principal não foi aprofundado. Ele é muito simples, e em nenhum momento me conectei com ele. Além do mais, ele fica fazendo um monte de piadinhas bastante sem graça, e eu sempre suspirava a cada uma delas. Outro ponto foi que, para mim, narrativamente falando, o livro é uma bagunça. Me incomodou. Ora em primeira pessoa no Mark, alguns momentos em terceira pessoa com ele; muita gente com ponto de vista, ora ninguém com ponto de vista. Em uma mesma página lemos cenas em Marte, na Hermes e na NASA. Realmente uma bagunça. Isso sem falar nos infinitos detalhes científicos. Eu acabei de parabenizar o autor pela sua pesquisa, mas isso não quer dizer que ele precisava explicar absolutamente tudo. Teve momentos que divagava, tantas eram as explicações científicas.
Como já disse, a premissa é muito boa, só foi mal executada. Ridley Scott e Matt Damon se saíram melhores.

site: https://www.wattpad.com/user/TulliuCardia

Jefferson.Machado 25/11/2015

O marciano
Adorei! Mas não é só isso, calma!
Ouvi sobre o livro no podcast #SciCast, uma fonte divertida de difusão do conhecimento científico e suas aplicações. Então, como sou um fã alucinado por conhecimento sobre o espaço corri atrás do livro e imergi nele. Também sou um defensor da informalidade na transmissão do saber, por isso senti-me inúmeras vezes parte das páginas, como se o livro houvesse sido escrito pra mim. Mas não, pois inicialmente publicado num blog e posteriormente vendido por menos de um dólar na Amazon até despertar o mercado editorial, a obra de Andy Weir me pegou de jeito. Dia após dia eu percorria vinte, trinta e até cinquenta páginas sem perceber. Surpreendi-me frequentemente com o passar das horas após a leitura diária dos feitos de Mark Watney em solo marciano. Aí está um ponto importante, assim como o filme que ainda não vi, o título original, “O Marciano”, foi substituído por “Perdido em Marte” na versão tupiniquim, o que determino veementemente como um erro, pois ele não está perdido, foi deixado lá. Mas... fora este erro frequente em adaptações ao nosso idioma e país, a obra nos coloca como interlocutores de um diário escrito para ser lido post morten, sob a perspectiva aterradora de ser abandonado sozinho em um planeta inóspito à existência humana. Nestas condições, Watney vai demonstrando exímio conhecimento das leis da natureza e, por consequência, utiliza-se delas para sobreviver. Aproxima-nos a cada feito da ciência e nos oferece a oportunidade de observar a sua contribuição em nossas vidas. Bom humor, linguagem acessível e uma trama de ficção científica digna, este é “Perdido em Marte”, que adorei.
Escrito por @JeffersonCM para www.opilar.com.br

Jade 18/01/2021

Achei espetacular como a ciência é aplicada visualizando um possivel futuro
Lucas 18/01/2021minha estante
Sendo intrometido: Vi que leu Sapiens, do Harari.
Te recomendo muito a leitura de Homo Deus, também dele.
É uma espécie de sequência de Sapiens, também sobre um possível futuro da humanidade. ?

@patryckadrien 30/12/2020

Perfeito para amantes de exatas!
É um livro muitooo completo em detalhes, e mesmo sendo quase um manual de sobrevivência científica ele não perde a eletrizante narrativa com muito suspense e humor. Com certeza o melhor livro de ficção que eu já li até então, para quem ama exatas como eu, acjo muito difícil não amar e devorar esse livro em poucos dias.

Natália 30/04/2024

Cansativo
O livro é bom, a história é interessante, o que pega mesmo são as partes bem arrastadas.

Comecei a leitura bastante empolgada, estava adorando saber como tudo funcionava, só que chega uma hora que fica chato. É tanta bioquímica que chegou uma hora o meu cérebro simplesmente não conseguia mais processar a história. Tive o sensação de estar lendo vários artigos científicos em um único livro. Nessas partes eu não aproveitei a leitura. Do meio pro fim eu queria apenas que o livro acabasse logo.
ZafiraGonzaga 30/04/2024minha estante
Bioquímica no livro e na faculdade, tururu

JPHoppe 27/11/2016

Histórias de sobrevivência, lutando contra todas as adversidades, são excelentes. Mostram que, mesmo quando tudo parece perdido e a saída mais fácil é desistir, ter força de vontade e esperança fazem toda a diferença. Melhor ainda quando a ciência é posta no centro de tudo isso, guiando os problemas, soluções e toda a história.

Watney não se perdeu em uma floresta ou em uma montanha. Fora as bactérias e outros microorganismos que carrega consigo, ele é a única forma de vida em Marte. E está completamente sozinho. Como sobreviver?

O filme fez um excelente serviço, especialmente ao dar um rosto aos personagens e ao cenário, especialmente a sensação de isolamento. Mas o livro consegue fazer algo que é muito difícil no cinema: entrar na mente do personagem, ver tudo do seu ponto de vista. Seja em situações de solução de problemas que ninguém conseguiria prever, os adoráveis momentos de bom humor, ou mesmo nas situações onde tudo parece perdido e não há mais o que fazer. As curvas dramáticas na história estão bem posicionadas, com subidas e descidas, fazendo ser difícil largar o livro.

Vi muita gente reclamando da parte científica. Que tem matemática, química, ciência demais no meio, e que isso torna o livro entediante. Talvez esse seja apenas mais um reflexo do quanto o Brasil, mesmo o público que lê livros e fica na região bacana da média de livros lidos por ano, ainda é muito imaturo em relação à ciência.

Se um pouco de ciência te incomoda, passe longe. Caso contrário, pegue e não pare de ler até o fim. Sem dúvida uma das melhores histórias de ficção científica recentes.

Sydney 05/12/2016

Absoluto!!
A ficção realística que Weir usa para contar essa estória é quatro ou cinco vezes maior que o filme. Envolvente do início ao fim.

Daniiy 27/03/2021

Será que em algum ponto ele esteve perdido?
Tive a curiosidade em ler após assistir o filme (sim, eu inverti a ordem hahah), e posso dizer que ambos são absolutamente maravilhosos.

A questão da solidão no livro é bem explorada, imagina ser a única pessoa num planeta inteiro? As adversidades e o brilhantismo do personagem em diversas situações é o que mantém o ritmo acelerado o tempo todo.

Admito que me perdi um pouco no meio de tantos termos científicos, mas é uma leitura prazerosa e eletrizante em muitos momentos.

Babi 31/01/2017

Seria trágico se não fosse cômico
Finalmente me curei da ressaca literária! Obrigada Andy Weir

site: http://www.ummetroemeiodelivros.com

Saulo.Jedi 23/03/2021

Sem dúvida bem melhor que o filme
Se você pelo acaso gosta muito de ciências como química, biologia, cosmologia, física e também de umas gambiarras brabas, esse livro com certeza é para você. Nossa, muito bom mesmo esse livro, a ideia de viver em Marte é algo tão anormal que ficamos admirados com determinação, inteligência e das maneiras que o Watney sai dos problemas de viver num planeta estéril.

f lo rencio 13/02/2017

Boa diversão
O que mais marcou foi o alto-astral constante do personagem, não aquele otimismo deslumbrado, mas o modo pratico e até divertido de encarar as muitas dificuldades e contrariedades do dia-a-dia de um Robinson Crusoé em solo marciano que nunca desiste ou desanima, literalmente ele "levanta sacode a poeira e dá volta por cima". Também é riquíssimo em detalhes e comentários "nérdicos" sobre viagens espaciais o que traz um gosto de veracidade ao livro.

Wilson Passos 19/02/2017

Mui Hílare 😅😅😅
Este se tornou meu novo livro favorito!
O livro é incrível. Além do tom prazenteiro, é possível aprender muitas coisas. É um livro de 'ficção" bem realista, no que diz respeitos aos números e outros detalhes científicos.
O personagem principal tem um senso de humor incrível. Ademais, ele acaba esbanjando conhecimento de forma despercebida. É um livro extraordinário. Todo amante de ficção científica deveria lê-lo.