O Desafio de Ferro

Holly Black

Resenhas - O Desafio de Ferro

olajana 05/12/2021

que plot
sinceramente, cassandra clare e holly black são autoras sensacionais, juntas conseguem ser melhores ainda.
eu estava com muitas expectativas com esse livro, estava doida para conhecer a história, elas entregaram tudo e mais um pouco.

conta a história de callum hunt, um garoto de 12 anos, que tem fama de ser rebelde em sua escola, quando pequeno, sofreu uma fratura grave em uma das pernas, por isso tem muitas limitações para andar, depois de várias cirurgias e devido a isso, as pessoas o tratam muito mal, consequentemente ele usa o sarcasmo como uma forma de defesa, ele é filho de um ex mago, que perdeu a esposa em uma guerra, ele culpa os outros magos e por isso, não quer que seu filho entre para a escola magisterium onde forma novos magos.

callum faz de tudo para não ser aceito na escola, ficando em último lugar nas pontuações do desafio de ferro, algumas provas que os magos fazem as crianças passarem para testar se são capazes de serem magos, callum por ter tido as piores pontuações, acredita que jamais será escolhido, mas não é bem isso.

mestre rufus, o melhor mestre de magisterium, escolhe ele, aaron (que é um amor) e tamara, juntos eles formam um trio muito fofo e gostosinho de acompanhar a amizade deles.
callum nunca teve amigos, consequentemente não sabe como criar laços com as pessoas, e apenas deles serem pessoas completamente diferentes umas das outras, eles funcionam super bem.

a ambientação e os plots são o ponto alto da história, quando eu pensei que o callum era um makar (um tipo raro de mago que pode dominar o caos), veio e plot e disse: não, tá enganada
e eu estava jurando que ele era, pois desde o início falam que ele não sabe o que é, e ser um makar é o único mago capaz de bater de frente com o inimigo, uma mago também makar, que por anos foi responsável por muitas mortes mas devido a um tratado, a guerra entre eles está em hiatus.
então veio o plot final e eu fiquei: NÃO ACREDITO

eu estou doida para ler os outros livros, deixou muito com um gostinho de quero mais

Moon 10/12/2021

Então
Não dei 5 estrelas apenas porque enrolei pra ler. O livro é muito bom, um novo universo, mas que até agora ta bem simples de se entender. Você começa a entender dos personagens, apesar da interação focar apenas no protagonista com seu círculo de amigos principal.
O bom mesmo foi algo que eu não quero contar porque perderia a graça, mas isso é o que ta me deixando tão ansiosa pra ler o próximo livro da saga.
Recomendo!

'akilis 15/02/2024

Finalmente essa resenha
Eu tava querendo postar o vídeo primeiro (vai lá ver IG: @osgostosdotrans), porque nele eu posto a reação de cada capítulo.

Minha opinião geral é a seguinte:

Esse é um livro pra quem gosta de criar teorias, cada capítulo vai deixando uma dica do que pode ou não vir a acontecer. Cabe a você juntar tudo e tentar snipar o final.
Estou pensando seriamente se vou ler ou próximos, mas sao chances bem altas.
Gostei, mas fiquei nervoso demais com os segredinhos, entendo que são necessários, mas AAAAA ERA SO CONTAAR.

Enfim, Cassandra já tinha meu coração, e Holly acabou de conquistar um pedacinho.
Franciele.Dionelia 03/03/2024minha estante
A holly Black é maravilhosa, deveria ler outros dela ein

Lucas.Domingos 09/05/2021

Ótima Introdução ao mundo de Magisterium
A história vai girar em torno de Call, Tamara e Aron. Eles estão em uma escola de magos e precisam dominar e controlar seus poderes. No começo, Call, por influência de seu pai, não deseja entrar para o magisterium, contudo ele acaba entrando. Lá, os três irão viver grandes aventuras boas e outras nem tanto e aprenderão diversas coisas sobre o magisterium e sobre controlar seus poderes.

A diversidade é algo marcante no livro e mostra a realidade do Call que sofre que é deficiente físico.
Eu, particularmente, me amarro nessas histórias de fantasia para o público de 10,12 anos! O final, mesmo sendo para esse público bem infantil, ME SURPREENDEU! As autoras deixaram vários arcos para ser desenvolvidos nos próximos livros. É um livro super tranquilo de ler, não apresenta muitas enrolações e a linguagem é bem direta.

LEIA este livro e depois veja se vale a pena ou não investir nos outros quatro livros dessa saga! SUPER RECOMENDO!

antiquariel 03/09/2022

HP feels...
Decidi ler essa história por dois motivos:

1) me lembrava HP e eu amo HP
2) pretendo ler todos os livros da Holly Black

É uma história bacana, cheia de nuances que vão se abrindo como um leque para você. Várias vezes algo acontecendo dentro da história me remetia à Harry Potter, no entanto creio que a história do Menino que Sobreviveu é bem mais interessante que essa.

Uma coisa que eu sempre vou reclamar (não num sentido ruim) da Holly é que os livros dela são tão pequenos, ela poderia explorar um pouquinho mais. Mas esse foi um ótimo início para uma saga!

neo 13/01/2015

Esse livro se parece mais com um rascunho do que com uma obra finalizada.

Mas estou me adiantando. Vamos por partes, certo?

Primeiro, devo dizer que não comecei a ler The Iron Trial muito empolgada. Já li os três primeiros volumes de Os Instrumentos Mortais da Clare, uma das autoras, e gostei deles (apesar da escrita meh), mas o quarto me fez desistir da série de vez (culpa do mimimi, cara). Alguns rumores de plágio (não tão rumores, masss) e cyberbullying cometidos pela Clare que ouvi por aí também me fizeram perder a coragem para ler qualquer coisa dela, mas bem, Holly Black, a outra autora, tem uma reputação muito boa e apesar de nunca ter lido nenhum livro dela resolvi dar uma chance para a obra conjunta das duas. E durante as primeiras 140 páginas (no meu tablet) eu percebi, surpresa, que na verdade estava gostando da história.

Mas aí a coisa ficou chata e eu acabei deixando o livro de lado por duas semanas antes de finalmente tomar coragem para terminá-lo.

Mas por que a coisa ficou chata?

Primeiro, a escrita. Li em inglês e acho que vocês já sabem que quando leio em inglês não sou muito de ficar cricri com escrita alguma a não ser que ela seja muito ruim. A de The Iron Trial não é tão ruim assim, mas na segunda metade ela se tornou desajeitada demais e amadora demais (talvez algo a ver com o fato de que foram duas pessoas escrevendo? Não sei). As cenas de ação foram tão mal escritas que doeram na minha alma, sem brincadeira. E como consequência, os personagens ficaram muito superficiais e desinteressantes. Por exemplo, no início gostei muito do Aaron, mas na segunda metade toda aquela simpatia que eu sentia por ele simplesmente desapareceu como se nunca tivesse existido. Outros personagens (como Tamara) tinham potencial, mas, mais uma vez, acabaram rasos e tediosos.

Segundo, o worldbuilding não foi dos melhores. Quero dizer, é impossível não comparar The Iron Trial com Harry Potter, e comparando as duas séries fica óbvia uma diferença latente no "clima" e na caracterização do mundo. Hogwarts tem personalidade, por assim dizer. Dá para sentir a atmosfera do lugar, dá para reconhecer sem ter que pensar muito... Já o Magisterium é terrivelmente oco e, portanto, completamente sem personalidade ou profundidade. O tempo todo em que os personagens principais (que, é claro, são dois garotos, Aaron e Callum, e uma garota, Tamara) passam no Magisterium soa terrivelmente incompleto. E aqui, mais uma vez, a escrita pesa; foi tão simplória que não consegui imaginar boa parte da escola, e as aulas e a magia se tornaram algo completamente chato.

Terceiro, o livro é um tanto mal estruturado. Entendo que é para um público mais novo, mas livros para criança ainda têm que ser inteligentes e bem feitos, e The Iron Trial não é. A amizade de Tamara, Aaron e Callum, por exemplo, é muito mal desenvolvida e acaba sendo algo mais dito do que mostrado. Não pude sentir o alívio de Callum por ele finalmente ter feito amigos e não pude torcer por ele quando ele tentou salvá-los porque a amizade deles não me convenceu. Foi algo muito fácil e portanto desinteressante.

Além disso, o livro sofre de ausência crônica de foreshadowing. No final, várias coisas interessantes acontecem, mas elas parecem fora de lugar e saídas do nada justamente porque não houve um bom foreshadowing (ou melhor, não houve foreshadowing nenhum). Em Harry Potter o mistério de cada livro é introduzido no início e por isso o leitor passa a história toda perguntando o que vai acontecer e como tal acontecimento vai se desenrolar. Em The Iron Trial os acontecimentos que desencadeiam o clímax da história surgem sem mais nem menos quando menos se espera, justamente porque não houve foreshadowing nenhum. Ou seja, eu não estava esperando nada acontecer, porque em nenhum momento me foi mostrado que algo aconteceria de fato.

O que mais me irrita é que a história é boa. Quero dizer, o plot twist do final faz a história ficar boa. Apesar de tudo, estou curiosa e quero saber como as coisas vão acontecer nos próximos livros e isso apenas por causa desse plot twist. Mas não sei se vou conseguir encarar mais 300+ páginas de worldbuilding meia boca, escrita desajeitada e personagens sem profundidade.

The Iron Trial me parece um rascunho justamente por isso; posso imaginar perfeitamente uma versão melhorada da história, que só precisaria melhorar na escrita e na estrutura do plot para se tornar realmente boa, já que bons personagens geralmente acompanham esses elementos. Enfim, 2 estrelas.

site: http://chimeriane.blogspot.com/

Bibi 28/08/2022

Fantasticamente extraordinário
Magisterium foi um nostálgico dejavu de PJO, HP e de algum jeito M.R. É tipo aqueles combons surpresa que, justamente por ser essa mistura perfeita e unica de desenvolvimentos, traições, plost, pessoas incríveis e decisões importantes fica totalmente delicionamente viciante.
Não da pra explicar mas vc não lê isso aqui, vc VIVE. Até da pra listar a série de coisas que definitivamente me fizeram amar a história, sem contar é claro que eu sou o tipo de pessoa que avalia um livro totalmente com base no seu impacto emocional, então:
1. Os personagens
2. A sequência de enredo/ desenvolvimento
3. Os plots ?!?!?!?!?!
4. O universo
5. A escrita (autoras vcs são boas MESMO)
6. A experiência no geral é tudo , se esse livro fosse um restaurante, eu arrastaria todo mundo pra dentro dele o tempo todo, concerteza.
Veja bem, tuudo fica mais e mais empolgante a cada passar de página, o que faz vc criar ENORMES espectativas que fortemente são derrubadas por um onda de tragicamente muitas tragédias cômicas, trajadas do inacreditável e seja o quanto mais.

Por isso, por favorrr universoo,eu precisooo tantoo dos próximos livrosss...

Adriana 20/01/2022

Misterioso e envolvente
Curti o livro e deixou um gostinho quero continuar a estória , adorei os personagens a escrita .A estória prende leitor até o fim

GustavoSaboia 14/02/2022

Eu particularmente gostei bastante. É incrível o poder que uma capa tem, eu peguei a versão original desse livro pra ler anos atrás, mas todo o conjunto de capa, tamanho da fonte e narrativa me deixou muito com a impressão de "livro bobinho", tanto que tinha abandonado. Agora nessa nova versão eu peguei e achei bem melhor e li tudo em cerca de uma semana.

Sobre a história, eu gostei bastante, principalmente do final. Você sente claramente a pegada da Cassandra Clare te guiando e te prendendo na história, além das maquinações políticas da Holly Black. Eu gostei do Callum e da Tamara, embora ache que o Aaron tenha sido pouco desenvolvido.

O único ponto desse livro é eu sentir que faltou algo. Talvez essa impressão seja por ele ser um livro mais curto, mas eu senti que faltou um pouco de drama. O começo é muito misterioso e um pouco lento e de repente tudo começa a ser respondido em um ritmo muito bom e aí.... acaba. Gostaria que tivessem tido mais momentos emocionantes. Tomara que os próximos mantenham a linha ou melhorem, mesmo sendo ainda menores.

Claudia 14/03/2021

História que te prende e surpreende !!!
Comecei achando que seria uma saga razoável e já terminei o primeiro livro com o queixo caído. Adorei os personagens, a trama e tudo mais. Não vejo a hora de terminar o segundo. Quem gostar de infantojuvenil.... Recomendo. ???

Gold. 04/06/2023

Bom livro
Li magisterium pq pretendo me desfazer de alguns livros, mas não antes de lê-los é claro.
A história não é ruim, os personagens são legais, a escrita é muito boa e é tanto plot que você fica com a cara no chão, porém ainda não sei se essa história é pra mim.
Acredito que já passei da idade de gostar desse tipo de aventura, o clássico trio de crianças superpoderosas que vão salvar o mundo e se meter em um monte de enrrascadas (não que eu desgoste desse tipo de coisa, sou fã de carteirinha de Percy Jackson).
Se tu curte esse tipo de livro eu super recomendo, e sim eu pretendo voltar a magisterium em algum momento (pq querendo ou não a história é muito boa) mas por enquanto vou dar tchau a esse livro e esperar que ele encontre outra pessoa pra cobrir com sua história.

Gislaine 07/04/2021

Veio aiiii the best clichê
Essa leitura foi tudo pra mim :)
Os persongens me cativaram, a trama com esse ar de mistério no qual você fica se questionado em que lado deve confiar e se é que tem um lado confiável, amei. E além de tudo isso é a clássica fantasia que adoro ler, a trama do escolhido(não me julguem rsrs, eu amoo esse clichê). Então tenha em mente que esse livro não é algo inovador ou coisa do tipo, ele é o clichê da fantasia juvenil, que consegue te surpreende as vezes e segue por um caminho levemente diferente do usual, eu particularmente adorei >.<
E confesso que apesar se ser clichê esse livro meu pegou no pulo e teve alguns fatos que eu real não espera e foi tipo mdss faz todo sentindo, eu até desconfiava, mas quando revela o plot fiquei o meme do Pikachu chocado kkkkk Enfim sou suspeita pra falar porque de fato gostei muitooo dessa história e com toda certeza vem aí eu lendo a série inteira.

beatriz 21/01/2023

Incrível!
Comprei esse livro só por comprar, meses depois decidi dar uma chance pra ele e foi muito surpreendente.
É uma fantasia semelhante a harry potter, porém tem algo a mais e originalidade.
A escrita das autoras é algo fluído, além da história ter uma profundidade e reviravoltas que a cada capítulo faz o leitor querer saber mais sobre.
E os personagens? Um mais adorável que o outro, foi impossível não se apegar á eles.
Vale muito a pena ler, já quero o segundo!

Venus 10/05/2022

Aaa
O livro é bem vibe Harry Potter , infantojuvenil mas é muito bom pra sair de ressaca literária. A escrita é ótima, os personagens também e é ambientado numa escola bem hogwarts