O Desafio de Ferro

O Desafio de Ferro Cassandra Clare
Holly Black

Resenhas - O Desafio de Ferro

Kaah Vicente 03/06/2020

Sou uma apreciadora do universo da fantasia, li alguns livros de Cassandra Clare, mas nunca li os da Holly Black, então me senti atraída por essa série que junta a escrita de ambas. Achei que esse livro tem uma pequena pegada de Harry Potter misturada com Percy Jackson, o que me agradou bastante, pois sou fã de ambas as sagas, mas não se engane, o livro tem coisas bem originais e características da escrita de Cassandra.
Como estou acostumada com livros de fantasia, já previ alguns acontecimentos desde os primeiros capítulos, mas apesar das minhas teorias se concretizarem, alguns acontecimentos me surpreenderam bastante. Também achei que o fato de os personagens terem 12 anos me incomodaria, mas não incomodou em nada, a escrita é muito boa e isso tornou a leitura bem fácil.

Lila 12/04/2022

O caos quer devorar... E Call quer viver.
Eu esperava muito da junção dessas duas e elas não decepcionaram. O livro é instigante e mil perguntas surgem ao longo da leitura. A única certeza é que Call quer viver e que o Magisterium talvez não seja o melhor lugar para isso. Aos poucos uma amizade linda se forma, a magia fica convidativa e tudo vira um caos (que certamente quer devorar).
Com uma vibe trio de amigos leais que fazem tudo uns pelos outros "O desafio de ferro" inicia muito bem a saga e deixa um gostinho de mistério e quero mais.

Gey @luvelybooks_ 12/05/2020

AMO os livros da Cassandra Clare e esse nao seria diferente! Adorei a historia!!

Thalita @desabafoliterarioo 10/03/2024

Quando duas autoras de peso se juntam para escrever um livro, fica claro que o resultado disso seria um universo incrível.

Magisterium é uma escola de magia onde crianças e adolescentes aprendem a dominar, durante cinco anos, os quatro elementos: ar, água, terra e fogo. É por meio de uma seletiva de testes, pra lá de diferentes, que define quem entra e quem fica de fora da escola.

Callum Hunt foi ensinado a temer e a odiar esse lugar. Foi instruído por seu pai a falhar nos testes, porém uma força maior faz com que ele seja aceito na escola. E é a partir daí, que uma série de eventos misteriosos começam acontecer ao seu redor.

Iniciei a leitura esperando nada, e acabei entrando em um universo encantador criado pelas incríveis autoras Cassandra Clare e Holly Black. O prólogo não foi tão animador, confesso. Porém segui com a leitura (motivo: foi escrito pelas rainhas, então dei uma chance) e fui surpreendida capítulos depois.

Possui uma escrita leve que te faz ler várias páginas em minutos, sem contar com a curiosidade que a gente fica com os mistérios e segredos que acaba girando em torno de Callum: Por quê que seu pai pediu para ser um fracasso nos testes? Quais são os segredos que ainda rondam as paredes do Magisterium? Qual a ligação que o pai de Call tem com o mestre Ruffus? Quais serão os passos de Callum depois da descoberta nos capítulos finais?...

Juntando essas dúvidas, acaba surgindo várias teorias que os leitores, da leitura Coletiva que eu organizei, comentaram bastante. E essas teorias têm a possibilidade de serem verdadeiras. . . Isso dá bastante gás para querer ler o próximo. É um positivo para a série.

As autoras acertaram muito nos personagens: Callum, Tamara e Aaron. Esse trio me conquistou. Os diálogos entre eles são bons, condiz com a idade que cada um tem. Eles ainda vão aprontar muito juntos, e eu vou adorar acompanhar essas aventuras.

Lembrar-se de Harry Potter foi inevitável durante a história, porém lhe garanto que esse universo tem as suas diferenças. Aventuras no subterrâneo, métodos de aprendizagem diferentões, sistema de magia interessante e boas pitadas de humor.

Em geral, gostei do universo. Esperava um pouco mais de ação e tensão no início, mas mesmo assim consegui curtir o livro. Deu para identificar um pouco do estilo de cada uma das autoras nas páginas. Não vejo a hora de ler o próximo. Esse livro me deixou bastante curiosa para ler O desafio de Bronze.

Medio.cr 04/03/2024

Desafio de Ferro
Muito bom! Eu adorei, simplesmente vem plot atrás de plot, páginas que você para de respirar pra ler. Me encantou muito e me deixou investido desde a primeira página. Os protagonistas são muito humanos e erram o tempo todo e isso me aproximou muito deles. Adorei! To pronto pro próximo

Bia⨠30/06/2021

O ano de ferro
Eu comprei o livro sem nem mesmo ler a sinopse(sim, fui completamente influenciada pelo tt), mas me surpreendi muito.
O livro tem uma escrita incrível e estou anciosissima para o próximo.
Os plots meus amigos, os plots. A história se transforma completamente nas últimas 100 páginas e te surpreendem pra caralho.
Callum, Tamara e Aaron tem histórias tão diferentes, eles são tão novos(12 anos) e suas atitudes condizem com essa idade.
Livro perfeito

LuisIV 15/11/2023

Tão bom quanto há 4 anos
Leitura muito fluida, as páginas passam voando. O enredo é um primo de 2° grau de Harry Potter, impossível não fazer essa associação, claro que com menos profundidade.

Holly e Clare criaram um mundo interessante, sem dúvidas caberiam o dobro de páginas - o que provavelmente afastaria o público alvo, por isso não foi feito ? - e muito leve.

Você não vai encontrar nada de mirabolante, complexo ou muito aprofundado. Sabe aquela leitura rápida, p/ fazer ao fim da tarde? Exatamente

E mesmo sendo uma releitura, cai no plot de novo kkkk, enfim... Vale a leitura

Beatriz Matta 08/04/2023

Parece Harry Potter
Tem muita semelhança com Harry Potter, mas elas vão até certo ponto. Se eu fosse adolescentes provavelmente iria gostar bastante.
Um ponto positivo é que no geral, não é sempre o personagem principal que recebe as glórias e atenções e que tem 'algo especial'...quero dizer, ele até tem esse algo, mas esse papel formal recai sobre o seu amigo.

Legal a dualidade que as autoras revelaram no final do livro, com certeza valoriza muito a trama.

eduarda1119 21/06/2023

Call quer viver.
Quando comecei a ler não coloquei muita expectativa, tava esperando um livro de fantasia como qualquer outro, mas felizmente me surpreendeu de forma muito positiva! Tudo foi tomando um rumo onde me deixou cada vez mais curiosa pra desvendar os segredos do magisterium e sua história, e mais sobre o passado dos pais do Call também. O plot me pegou de surpresa, já fazia tempo que um livro não me enganava dessa forma. Conforme os capítulos iam se passando eu imaginei diversos rumos e acabou que tudo foi bem diferente, e eu adorei. Acabei me apegando muito aos personagens também, e eu tava jurando que no máximo gostaria do Call e do Aaron, mas agora mais personagens já tem meu coração. É uma leitura que vale super a pena, ansiosa para iniciar o próximo.
Samyy 21/06/2023minha estante
amg eu jurava que NGM conhecia esse livro, ele é simplesmente PERFEITO! foi uma das minhas primeiras leituras da vida e simplesmente me encantou, o plot no final tbm é tudo muito bem arquitetadoo

eduarda1119 21/06/2023minha estante
SIIIM, jamais se passou pela minha cabeça esse plot. e é surpreendente mesmo que esse livro não seja tão conhecido, juro que nunca ouvi ninguém falar dele

joão petista 19/07/2022

Uma leitura levinha, muito gostosinha de ler é muito rapidinha também!! Fiquei envolvido na história a partir do momento em que os protagonistas viraram amigos agora quero ler logo o segundo pra ver onde essa história irá se desenrolar.

Victor225 16/02/2023

O livro é muito bom, a leitura é fácil, então eu adorei, principalmente por ter capítulos curtos e letras com tamanho legal, apesar de amar ler, isso ajuda quem tem dificuldade de ler como eu.
Falando um pouco sobre o livro, apesar de ser fluído, ele é meio arrastado, demora um pouco para acontecer algo, creio que deva ser para nos adaptar a ambientação do universo e personagens, achei legal também a construção da personalidade de todos, desde os principais aos secundários. E, no contexto geral, me lembrou muito HP, mas que constituí uma estrutura de magia totalmente diferente, apesar de não haver muito desenvolvimento da própria magia em si, mas sim mais no enredo de como os personagens principais se desenrola em volta da grande guerra que teve por causa do vilão e como isso influência nos tempos atuais.
O livro terminou bem clichê, mas como amo clichês em histórias de fantasia, pra mim terminou bom, os plot twist no final foram legais também, deu o movimento que o livro precisava, mas terminou mais calmo do que eu esperava, com o reconhecimento em fim do jovens magos pelo seu mestre.
Vamos ver se no próximo livro terá mais ação, estou esperando por isso, porém, valeu muito a leitura é claro, afinal, é um livro muito bom para ler no dia-a-dia e sair de uma ressaca literária, então eu recomendo muito.

Ackson Matos 30/05/2015minha estante
Tipo isso! '0' kkkkkkk Um livro que no começo não tinha nada de "Oh que livro foda!" e que no final vc fica: "Bom... er... é que... mas..."

Milena 21/11/2021

Perfeito para fãs de Percy Jackson e HP
Eu não esperava gostar tanto desse livro. Mas estou aqui apaixonada e ansiosa para ler a continuação.

Imagino que escrever em conjunto com outra pessoa seja mais difícil, mas elas se saíram muito bem.

Por ser o primeiro livro de uma saga achei que teria um ritmo muito lento, mas as autoras souberam conduzir os acontecimentos em um ritmo ótimo para não ficar corrido e também não ficar tedioso.

Todos os personagens são muito interessantes, Call tem uma vibe de Léo Valdez que me cativou. E todo o universo e a trama são muito bem desenvolvidos.

O livro é tem plots na medida certa que me surpreenderam muito. Eu recomendo bastante.

Se você gosta de Harry Potter e Percy Jackson com certeza deveria ler O Desafio de Ferro também.

Branco 24/02/2023

QUE LIVRO BOOOOOOOOM
É de uma leitura assim que eu gosto. Muitos mistérios, me deixou super curiosa, 7mil toneladas de fantasia e achei até engraçado em muitas partes.
Tem bastante reviravolta. AMEI ?

Recomendo fortemente pra quem gosta de ficção fantástica beeeeeeeeem fantasiosa mesmo.