Astronauta: Singularidade

Astronauta: Singularidade Danilo Beyruth

Resenhas - Astronauta: Singularidade

Gabriela 02/06/2016

Mais uma vez, o melhor foram as cores. O visual das cenas no espaço é muito bonito, mas a história é completamente previsível, bem batida mesmo.

Outra coisa que me incomodou foi a mulher. O autor parece que criou a personagem só para ser a mocinha que o Astronauta tem que resgatar, não tem função nenhuma. E a "roupa espacial" dela que não passa de um collant? É ridículo como esses quadrinhistas desafiam todas as leis da física para colocar as personagens femininas em roupas que moldam seus seios surreais.

Gaby 07/03/2017

Mocinha indefesa, roupinha apertada e clichê
Nem sei por onde começar. Ao ler Singularidade me senti da mesma que me sinto quando leio um quadrinho daqueles bem antigos, onde tudo é estereotipado. Explico:
Sobre a mocinha: é uma "dra" que vai pro espaço PORQUE BATEU O PÉ (como se as mulheres só conseguissem as coisas porque batem o pé e não por CAPACIDADE) a quem os "homens" respondem com um tom de "tadinha deixa ela, senão vai falar até amanhã". Usa um maiô com calça apertada no espaço (um maiô muito surreal que marca o corpo todo de forma agressiva PARA AS MULHERES QUE LÊEM). Faz o tipinho apaixonada-faça-um-filho-em-mim-agora no final.
O Astronauta parece aqueles americanos salvadores da pátria mais batido que cimento em obra velha. É todo arrogante, mas tem aquele CORAÇÃO LINDO.
O vilão. Mas que coisa cabulosa. É aquele vilão de revista em quadrinho de meados do século XX. Até as falas parecem que foram copiadas.
O roteiro... santo Deus... nem sei como deixaram publicar esse insulto em pleno século XXI. É tão clichê que eu li dormindo e adivinhando.

Gostaria de dizer que essa foi A PIOR graphic da MSP, e além de ter detestado todo o roteiro e personagens, eu me senti INSULTADA lendo isso.

O que deu a entender é que a MSP não quer saber das leitoras de HQ (e somos muitas, tá bom?) e o único público que interessa é do gênero masculino, apresentando um foco totalmente machista e ultrapassado (que não serve para os homens do século XXI).

Conclusão: um tiro no pé.

Eliana 04/03/2019

A essência!
Impressionante como Danilo Beyruth consegue captar cada essência do personagem de Mauricio de Souza. No primeiro volume ele capta uma das características mais interessantes do personagem, a solidão. Neste segundo volume ele nos mostra uma outra característica, não menos importante: a sua obstinação. Beyrute nos mostra, com sutileza e beleza a relação do personagem com o universo e tudo que ele é capaz de realizar para defender seus princípios e proteger a humanidade e o universo que ele tanto ama e tem profunda relação.
De quebra ainda nos mostra como a precipitação, a arrogância e a ganância pode ter impactos sobre a humanidade. Eu diria que Beyruth conseguiu realizar uma obra singular!

Rai 15/03/2020

A gente se acostuma
Ok, esse segundo volume do Astronauta adulto e viciado em explorar o universo não foi tão estranho como o primeiro. Acho que, de fato, estou me acostumando a essa releitura.

Inserir a doutora foi um ponto positivo, mas não gostei do Major. Adicionou um pouco de realismo e história (porque claramente temos muitos "Major" entre nós) mas não é bem isso que eu espero de releituras dos quadrinhos do Mauricio.

Prefiro histórias fofinhas ou fantasiosas. Ou ambos ao mesmo tempo. Essa dose de scifi foi inesperada e não tão desejada, nesse momento/contexto.

oariellucas 04/07/2023

Cuidando (muito) bem dos meus brinquedos
Essas do astronauta são as mais cheias de ação. Inclusive me lembram um pouco de interestelar. Estou com certeza apaixonado por essa misturinha boa de ação, drama e conteúdo científico.

jujamaia 21/09/2020

Não é ruim
Eu nunca fui apegada ao personagem do Astronauta e talvez seja por isso que suas Graphics não tenham tanto impacto em mim. Fora isso, elas são muito bem escritas, profundas e com um desenho maravilhoso.

Vikram da hora 06/04/2022

Um dos melhores graphic MSP
Livro com otimas ilustraçoes, otima historia, um exelente vilão e com uma boa lição
Adorei a forma que a pisicologa do astronauta comenta durante o livro e o final do livro é sinceramente perfeito.
O meu segundo graphic MSP favorito.

Marcos Faria 19/01/2015

A série Graphic MSP parece ainda não ter encontrado seu caminho. Alterna entre histórias que de fato ampliam os personagens de forma adulta (como em "Piteco: Ingá") outras que replicam o conteúdo que já existe nas revistinhas, com um traço mais estiloso e papel couché (caso de "Chico Bento: Pavor espaciar"). "Astronauta: Singularidade" fica no meio do caminho, e o resultado é talvez o álbum mais fraco até agora. Danilo Beyruth, que tinha deixado uma boa promessa em "Astronauta: Magnetar" dessa vez ficou bem abaixo do que se esperava. A nova aventura do Astronauta tem um enredo que parece tirado dos seriados de sci-fi dos anos 30-40. Tem vilão estereotipado, mocinha em perigo, conceitos científicos explorados de maneira risível (o "horizonte de eventos" do buraco negro parece ter mais ou menos o tamanho de um campo de futebol). O conflito interno que havia na aventura anterior simplesmente desaparece. O resultado é bonito, porém vazio.

site: https://registrosdeleitura.wordpress.com/2015/01/17/astronauta-singularidade/

Mikael_13 13/09/2020

Bela graphic novel, história muito legal, leitura rápida e envolvente.

grazi225 17/11/2023

Foi muito bom ter essa experiência de ler esse quadrinho, ver esse astronauta tão igual mas tão diferente do que conheci anteriormente.

Nat 03/04/2021

^^ Pilha de Leitura ^^
Minha primeira experiência com Astronauta. Em Singularidade, eles estão investigando uma particularidade encontrada em um buraco negro e, além de lidar com isso, também precisa defender a Terra de um cientista sem escrúpulos. Bacana!

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Lara 17/12/2017

Esperava uma HQ um pouco mais filosofica como foi Astronauta Magnetar.
Pontos fortes ficam com os desenhos e as cores.Pontos fracos ficam com o roteiro, e a psicóloga que foi retratada como uma mulher indefesa e com pouco potencial, o que não achei nem um pouco justo com o papel da mulher na contemporaneidade.Além do traje espacial dela ser uma colã justa muito diferente do traje dos astronautas homens com muitos recursos.Astronauta Magnetar eu gostei muito.Singularidade é bem mediano.

Radmila.Ribeiro 03/09/2023

Ver o astronauta como um adulto, com problemas no trabalho, acompanhamento, supervisão, foi uma imagem bem diferente do que eu tinha dos quadrinhos. Amei!

Daniel.Engelmeier 12/04/2023

Astronauta singularidade
Comecei a ler astronauta pela revista Assimetria e essa foi a segunda que li, e estou gostando e me apegando ao personagem, porém, apesar de cada revista ter uma aventura com início e fim, existe uma carga no Astronauta que vem da primeira revista, e senti falta de entender o que aconteceu lá.
Então, recomendo muito essa revista, mas deixo a dica para não lerem fora de ordem assim como eu fiz.

Rodrigo 07/01/2015

Esperava mais
Acabei de ler Astronauta - Singularidade. Não gostei.

Magnetar eu tinha achando razoável porque não gostei do final, mas a trama em si era interessante.

Singularidade achei muito boba, com diálogos fracos ("Quais são suas últimas palavras?", sério mesmo?), vilão extremamente previsível e com motivação batida, romancezinho também previsível e sem-graça e cena de luta protocolar.

De positivo destaco apenas a arte do Danilo e da Cris Peter, que está ainda melhor do que em Magnetar.