Astronauta: Singularidade

Astronauta: Singularidade Danilo Beyruth

Resenhas - Astronauta: Singularidade

Laíse 24/03/2015

O Buraco Negro - A Singularidade
Mais uma obra linda lançada pelo selo Graphic MSP! Astronauta Singularidade é o segundo volume que conta a saga do nosso tão conhecido viajante do espaço com uniforme de "bolinha"! Uma releitura belíssima do Astronauta criado pelo Maurício de Souza.
Roteirizado e desenhado por Danilo Beyruth, publicitário e jornalista, já conhecido por suas grandes obras Necronauta e São Jorge, Astronauta Singularidade é colorido por Cris Peter, colorista de Casanova e Fundação Futuro. Essa foi a mesma dupla que criou a primeira edição da Graphic, a Astronauta Magnetar.
Astronauta Singularidade é uma sequência da história de Magnetar. Nosso herói está se recuperando dos meses em quem ficou sozinho no espaço, praticamente entrando em paranoia. A história começa em uma consulta psicológica, e a psicóloga tenta avaliá-lo e perceber se ele ainda está apto a voltar às missões no espaço.
Astronauta se nega em dizer que está louco ou que ainda não tem condições de assumir as suas missões, até que ele é surpreendido por mais uma missão, dessa vez em pesquisa num buraco negro, porém ele terá de levar mais dois tripulantes em sua nave, a psicóloga e um misterioso major de outro país. Obviamente ele não gosta dessas condições impostas, mas segue nessa nova aventura.
A história é ótima e "singular", como sequência de uma série de histórias funcionou bem. Contudo, não crie tanta expectativa em ver algo tão grandioso e épico quanto foi o Astronauta Magnetar. Particularmente, e infelizmente, eu não me empolguei com a história como aconteceu no primeiro volume, por essa grande expectativa. Os fatos são previsíveis, e os personagens, inclusive o próprio Astronauta, não foram tão trabalhados em suas emoções e ações, e ficarão previsíveis, e em certos momentos bem clichês.
Não me entenda mal, eu gostei da obra como um todo, as ilustrações são belíssimas, as cores são extasiantes, e a história é interessante e tem a linha cientifica fantástica que houve no primeiro volume, porém, Astronauta Magnetar foi primoroso, Astronauta Singularidade foi bom.
Para quem gosta de ação, vai gostar muito mais deste volume do que do Magnetar. Em singularidade, há ação a todo o momento. Houve uma quebra de estilo de escrita de um volume ao outro, saindo de um patamar mais filosófico e contemplativo, para um ponto de conforto "aventuresco" e agitado. Creio que isso agradar[a a muitos.
Astronauta Singularidade é uma aventura muito bem escrita, para um personagem conceituado, que foi remodelado, mas continua com sua essência solitária e obstinada!

site: http://boardsebooks.blogspot.com.br/

Dani Moraes 15/02/2015

Maravilhoso!!!
O Astronauta da Silva mais adulto e com conflitos bastante complexos.
Cores linda e muito significativa.
Se você quiser saber um pouco mais sobre a minha opinião, clique no link abaixo.

site: http://www.asverdadesqueopinoquioconta.blogspot.com.br/2015/01/astronauta-magnetar-e-singularidade.html

P. H. de Aragão 27/10/2019

Um herói singular
Embora o álbum de estreia - Magnetar - seja bem feito, esta graphic novel consegue superá-lo em vários aspectos. Danilo Beyruth torna os personagens mais ativos e molda uma trama de tensão crescente como uma história clássica de espionagem. Dada a maior variedade de ambientes, a colorista Cris Peter também consegue se destacar mais nesta edição.

Singularidade acerta no título, pois confirma esta reimaginação do Astronauta como um dos maiores heróis dos quadrinhos brasileiros.

site: https://www.instagram.com/phdearagao/

Rose 02/05/2018

Astronauta está passando por uma psicóloga por conta de sua última missão. Ele no entanto, não aceita que esteja com algum tipo de problema e garante está apto para o trabalho. Por conta de uma missão de investigar um buraco negro, ele acaba sendo liberado, mas sob supervisão da psicóloga. Assim, Astronauta, a psicóloga e um outro astronauta, chamado de Major, partem para o espaço. A missão seria de Major e do país que ele representa, enquanto nosso Astronauta seria mais um piloto que levaria a todos até o local desejado.
Ao chegarem ao local, descobrem que o buraco negro em questão não é apenas um buraco negro como outro qualquer. Desconfiado de possíveis problemas e perigo, Astronauta quer ir embora e deixar o local como encontraram, mas Major não aceita e coloca a todos em perigo, inclusive a Terra.
De todos os graphic que li até aqui desta coleção, este foi o que menos gostei.
A forma como a psicóloga foi descrita e sexualizada não ficou de acordo com o enredo. Acho que o autor pecou nesta parte. De resto, nosso herói continua um lobo solitário do espaço.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br

Thalles.Haydan 05/10/2021

Adorei
Uma ótima introdução ao universo desse personagem!! Essa HQ mostrou a complexidade do personagem, mostrou a forma como o mesmo pode ser trabalhado em diversas outras histórias... enfim, super gostaria de acompanhar as histórias do mesmo nesse ponto de vista.

Renan 18/11/2015

Talvez uma decepção?
Astronauta singularidade é uma história envolvente, gostosa de se ler, cheia de aventuras e até com um toque de ação o que é de se surpreender sendo um título Mauricio de Souza. Astronauta singularidade quando a história chega nos seus momentos mais envolventes onde o leitor deseja ver mais ele acaba, o que demonstra que o quadrinho tem um limite de páginas a ser seguido e que limita muito o trabalho do quadrinista, nesta história isso fica muito claro por que percebe-se que Danilo Beyruth queria desenvolver mais a história só que teve que interompela abruptamente nos seus melhores momentos, apesar de tudo isso é uma bela história só não dou cinco estrelas por estes pequenos “problemas".

Tinúviel 17/08/2022

Tô em dúvida sobre qual das duas graphic novels menos gostei do Astronauta. É, definitivamente, não tem jeito de eu gostar do personagem e suas histórias.

Luiz819 17/09/2020

Tema fantástico
Eu simplesmente adorei o link entre a singularidade do buraco negro e a história singular do astronauta, aliado com sua forte personalidade.
O tratamento da ficção científica e da aventura é realmente muito, mas muito bom. Digno de filme.
A minha única crítica é que são poucas páginas. Assim como a graphic anterior do mesmo personagem, falta tempo para o desenvolvimento. Tudo evolui muito rápido. Daria para explorar muita coisa, pois o tema é fantástico.
Eu realmente sinto que Danilo Beyruth pode fazer um mega quadrinho desse personagem e ir além. Eu compraria fácil um mega graphic do astronauta.

z..... 21/01/2017

Por que o astronauta nao ri?
Mauricio de Sousa ressaltou a solidão do astronauta nessa obra. Na primeira HQ se evidenciava no isolamento por conta das aventuras, mas nessa segunda percebemos que a solidão é uma busca e escolha do personagem, não uma situação de momento.

Apesar da história ter um andamento que não é novidade em ficção científica, achei interessante por ilustrar os dissabores originados pela solidão. Astronauta é um sujeito que está em fuga de um abismo que criou (algo similar ao que percebemos na capa) e, pela escolha da solidão, é também um tanto amargo e com uma independência orgulhosa, que lhe priva das boas coisas na convivência humana, tipo um amor. Seu mundo é o presente, em um andar contínuo e solitário de fuga de seus temores e desilusões. Uma pessoa solitária, ranzinza e triste, fugindo do que lhe faça pensar nisso.

Canto da Resenha 23/02/2016

Astronauta – Singularidade, de Danilo Beyruth

Você pode achar estranho o que vou dizer, mas uma das coisas que mais gosto nas Graphic MSP é ler o texto que Maurício de Sousa escreve antes de desfrutar da história e suas belas ilustrações.
Nesses textos normalmente ele deixa a sua opinião sobre a graphic novel que vamos ler em seguida.
Ela está ali, naquelas poucas linhas, mas de uma forma sutil, que não influencia a opinião do leitor.
Gosto de saber a opinião de Maurício de Sousa antes de embarcar em mais uma aventura. Quem melhor que o próprio criador para nos dar algumas pistas do que nos espera?
Quem já leu minhas resenhas referentes a qualquer obra que envolva Maurício de Sousa já sabe o quanto sou sua fã, e o quanto essa turminha ajudou a construir a minha história de amor com esse mundo literário.

Quer conferir a continuação? Visite o Canto da Resenha:

site: http://cantodaresenha.blogspot.com/2016/02/resenha-astronauta-singularidade-danilo-beyruth-canto-da-resenha.html

Tamires 15/01/2022

Cuidado com o horizonte de eventos!
Mais um trabalho primoroso do autor, um deleite para os fãs de ficção científica e entusiastas da astronomia. Funciona também para quem quer apenas apreciar a arte e o enredo.

SABRI 11/08/2016

Esta é a segunda história com o Astronauta da turma da Mônica em formato Grafic Novel. O roteiro não é tão interessante quanto o da primeira aventura, e o que me incomodou foi a relação com a doutora que aparece mais como um clichê do que como uma personagem que contribuirá para a história. Só o vilão convenceu um pouco.