Astronauta: Singularidade

Astronauta: Singularidade Danilo Beyruth

Resenhas - Astronauta: Singularidade

Michael 15/02/2017

"Astronauta - Singularidade (Danilo Beyruth, Brasil, 2014). Com o sucesso da novela gráfica Magnetar, uma sequência da aventura do Astronauta da Turma da Mônica não só já era esperada como também muito antecipada. Se no primeiro volume temos uma obra mais psicológica/filosófica, Danilo Beyruth trilhou aqui o caminho mais "seguro" de um.enredo sci-fi. Após voltar da jornada anterior, Astro é submetido a uma análise psicológica pois a Brasa teme por seu desempenho em futuras operações. Porém, quando a missão para investigar um buraco negro surge, e por sua avaliação não estar completa, Astro volta ao espaço acompanhado por sua psicóloga e um major estadounidense especialista em buracos negros. Temos aqui então o clichê de tantos thrillers de ficção científica como Esfera, O Enigma do Horizonte e etc. Ainda assim, vale a pena pela arte de Beyruth que se supera a cada novo volume. (2017, leitura nº7)

Gláucia 30/09/2016

Astronauta: Singularidade - Danilo Beyruth
Nunca gostei muito das histórias do Astronauta, prefiro essa releitura do personagem, um homem angustiado e solitário. Mas essa trama foi bem fraquinha e muito clichezenta: temos aqui um super vilão de uma potência estrangeira tentando sabotar a missão em prol de seus interesses econômicos e isso já ficou bem batido, especialmente no cinema.

Bruna Chaves 24/12/2023

Magnetar já tinha sido apenas ok e esse iria mostrar se as histórias do astronauta tinham potencial ou não.... Bom, ficou o não. A história em si é bem ok também, mas o que me incomodou demais foi a psicóloga da história, ela poderia ser retirada e não afetaria em nada o quadrinho. Ela só apareceu pra se apaixonar pelo astronauta, pra ele BEIJAR quando está fazendo RESPIRAÇÃO BOCA A BOCA nela e pra ser a gostosona com roupa espacial coladinha, marcando os seios fartos, que é salva pelo protagonista. Eu me questiono como uma história péssima dessas foi aprovada

Emerz 21/03/2023

Aqui o Danilo entrega mais uma grande obra. Antes focada no isolamento e solidão, aqui focada na sua sina.

O astronauta se ver desacreditado por parte da organização brasa de poder voltar a atuar no seu campo. E ao decorrer da obra vemos como o personagem foi escolhido para isso e como isso é a sua sina.

Como mesmo cheio de traumas é o seu trabalho e sua obstinação, algo que só ele pode entender.

O autor mais uma vez nos deixa na ponta dos pés com uma história maior e mais gráfica. Com mais personagens, com mais conflitos, com mais olhos atentos e com um perigo bem maior.

K-Roll 06/03/2020

O melhor livro do Astronauta agora mostrando um vilão perverso com a necessidade de investigar um buraco negro mas escondia mentiras por tras da expedição. Mostrou um lado mais humano do Astro

Lucas Muzel 19/08/2023

Teimosia do Astronauta
Uma boa história. Bem amarrada, e sem muitas partes desnecessárias. Uma trama sci fi com a reflexão básica sobre os riscos que podemos encontrar no espaço. Interessante notar como a essência do personagem não foi alterada. Ele tem essa fixação pela Ritinha, tem o tema da solidão e tem também uma interpretação dos homens geleia.

ira_rafael 18/04/2020

A HQ dá continuidade a Magnetar, primeira publicação da coleção Graphic MSP.
Roteiro, traços e coloração estão excelentes.

@andressamreis 29/07/2020

Continuando minha saga pelas Graphic MSP e gostando
Terceira Graphic MSP!!
Fiquei encantada com o mundo do Astronauta criado pelo Danilo Beyruth!
Esta narrativa é continuidade da primeira Magnetar, mas dá pra ler de boa, a transição de uma pra outra está bem feita.
Astronauta sai em missão com mais duas personagens para investigar um buraco negro, ambiente em que se dará o clímax do enredo, o qual encerra-se deixando aquele gostinho de quero mais.

Tive um certo estranhamento com a sequência da narrativa, achei um pouco corrida, acelerada, teve um momento que voltei a página, porque tive a sensação de estar faltando alguns quadrinhos.

Mas mesmo assim é um universo que conquista, tanto que é o personagem com mais volumes entre as Graphis MSP.
Para agosto está previsto o quinto lançamento: Parallax

Sigo aqui aguardando meu quarto volume para leitura!

site: https://www.instagram.com/andressamreis

lukaum.freak 16/11/2015

Um dos pontos fortes é a pesquisa do autor, que mais uma vez fez a lição de casa. Apesar de não ser o foco, o conteúdo científico da revista é bem acertado e funciona como um excelente cenário para a trama e um ótimo paralelo com o herói. As cenas de ação e aventura também estão bem resolvidas, despertando no leitor a emoção que se espera desse tipo de história. Também é muito fácil gostar do protagonista, não só por termos crescido lendo suas histórias, mas também por conhecermos cada vez mais esse "novo" Astronauta e o quão próximo ele pode ser de nossos próprios dilemas, ocasionalmente.
A HQ entrega o que promete e, apesar de ter deixado em mim um sentimento de que poderia ser melhor, foi uma boa leitura. É muito bom ver um dos personagens que marcaram a minha infância ganhando mais profundidade e, o que é melhor, com essa cara de ficção científica pulp!

Resenha completa: http://www.oitodecarisma.com/2015/11/astronauta-singularidade-tem-cheiro-de.html

site: http://www.oitodecarisma.com/2015/11/astronauta-singularidade-tem-cheiro-de.html

Dani Moraes 15/02/2015

Maravilhoso!!!
O Astronauta da Silva mais adulto e com conflitos bastante complexos.
Cores linda e muito significativa.
Se você quiser saber um pouco mais sobre a minha opinião, clique no link abaixo.

site: http://www.asverdadesqueopinoquioconta.blogspot.com.br/2015/01/astronauta-magnetar-e-singularidade.html

Rose 02/05/2018

Astronauta está passando por uma psicóloga por conta de sua última missão. Ele no entanto, não aceita que esteja com algum tipo de problema e garante está apto para o trabalho. Por conta de uma missão de investigar um buraco negro, ele acaba sendo liberado, mas sob supervisão da psicóloga. Assim, Astronauta, a psicóloga e um outro astronauta, chamado de Major, partem para o espaço. A missão seria de Major e do país que ele representa, enquanto nosso Astronauta seria mais um piloto que levaria a todos até o local desejado.
Ao chegarem ao local, descobrem que o buraco negro em questão não é apenas um buraco negro como outro qualquer. Desconfiado de possíveis problemas e perigo, Astronauta quer ir embora e deixar o local como encontraram, mas Major não aceita e coloca a todos em perigo, inclusive a Terra.
De todos os graphic que li até aqui desta coleção, este foi o que menos gostei.
A forma como a psicóloga foi descrita e sexualizada não ficou de acordo com o enredo. Acho que o autor pecou nesta parte. De resto, nosso herói continua um lobo solitário do espaço.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br

Mauricio (Vespeiro) 03/03/2018

Roteiro chato que virou uma preguiçosa fumaça cósmica!
“Singularidade” dá sequência ao mediano “Magnetar”, também desenvolvido por Danilo Beyruth. Lamentavelmente, não houve evolução. Muito pelo contrário. A poluição visual do anterior, resultante do excesso de meteoros, deu lugar - em boa parte da HQ - a fundos com degradê preguiçoso ou à onipresença de uma “fumaça cósmica” (OK, o movimento da matéria sendo atraída para o buraco negro) que só não ficou mais constrangedor que o próprio roteiro. Este, sim, deprimente, lotado de clichês de sci-fi.

Quem curte ficção científica vai encontrar uma história angustiantemente ruim. Percebe-se que o autor tentou fazer algo maior que sua capacidade e se perdeu. É o “Prometheus” brasileiro em quadrinhos. A história é curta e, mesmo assim, contém páginas e páginas de enrolação. Quadrinhos recheados com sonolentas e repetitivas cenas de ação. Uma enganação!

Se na edição passada a preguiça foi protagonista, ela reaparece ainda mais pegajosa. Fundos abstratos e caóticos que não contribuem para nada são somados ao indolente uso de “copy & paste” para repetir ilustrações (sem alterar um fio de cabelo de uma pra outra). Um enredo que deve ter recebido consultoria do Programa Espacial Boliviano combina perfeitamente com um show de horrores na qualidade dos diálogos. Sabe... era bem melhor quando o Astronauta estava sozinho.

Nota do livro: 5,00 (2 estrelas).

Waylan 18/08/2015

Excelente!
Gostei da historia, a evolução natural de Singularidade! Gostei principalmente da montagem do enredo.