Coração de tinta

Coração de tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Coração de Tinta

igor 06/09/2021

livro perfeito!!!
por ser uma fantasia mais infantil, eu achei que não ia curtir tanto no momento. eu amo livros de fantasia no geral, mas minha vibe atual não tá sendo muito essa. eu tinha pego o livro pra ler então resolvi terminar e me surpreendi. logo no começo eu já fiquei prevendo várias coisas achando que tudo era óbvio de acontecer, porém o livro me surpreendeu com o plot e a forma como as coisas foram acontecendo. realmente, muito criativo e inesperado. se tornou um dos meus livros favoritos.

Léo 12/02/2022

Uma carta de amor para jovens leitores...
Coração de Tinta me pegou em uma época muito propícia. Tinha bastante tempo pra ler e uma vontade de ler livros que estavam fora do Mainstream. Na época, as séries como Harry Potter e Percy Jackson tomavam as estantes de todos, mas eu tava afim de algo diferente.

A ambientação rica e a trama de pai e filha, com todos os problemas, me ganharam de início. Um encadernador de livros que não lia mais em voz alta... A trama nos conduz para a cidadela de um vilão que me impressiona até hoje: Capricórnio. Seja o nome, seja a personalidade, o som do nome dele me deixa apreensivo até hoje, para não falar de Basta, seu capanga com lâminas de navalha e hálito de hortelã... Cornelia Funke deixou isso impresso na minha mente e até hoje relaciono "hortelã" a essa memória.

O livro poderia ser apenas "bom" o suficiente pela dinâmica de fuga e resgate que conduz. Mas a criação de personagens como Dedo Empoeirado, o herói covarde, e tantos outros que ganham espaço na trama, conseguem transportar a mente e o coração pra dentro das páginas do livro, sem a necessidade de uma Língua Prateada. Definitivamente, eu tenho um Coração de Tinta.
Bruna 12/02/2022minha estante
Uma das minhas metas esse ano é ler esse livro!!
Já estou mais motivada ?

Léo 12/02/2022minha estante
Certamente vai adorar. E leia os livros seguintes depois! Cornelia Funke tem a habilidade de nos transportar pra dentro da história. O mundo é vivo demais! É como viajar no sofá!

Bruna 12/02/2022minha estante
Já me deixou mais ansiosa ?

Giovanna1524 06/12/2021

Mesmo que eu tenha levado muitoo tempo pra terminar de ler, eu gostei do livro. Eu era apaixonada no filme quando era mais nova, um dos meus favoritos e ler esse livro, só de voltar pro mesmo universo, me deu uma sensação muito boa, eu gostei da leitura

Andreia Santana 15/10/2011

O poder das palavras e do amor
Coração de Tinta tem uma riqueza de detalhes que no filme homônimo, de 2009, foi sacrificada em nome da agilidade da narrativa cinematográfica. A história original é sobre a relação de um pai com sua filha de 12 anos. Mas é também uma metalinguagem. A autora usa um livro para falar do poder das palavras.

Mortimer é um encadernador de livros raros e vive sozinho com sua filha pré-adolescente, Megg. A mãe da menina desapareceu misteriosamente quando ela tinha três anos e cabe ao pai cuidar da educação de Megg. Mo, como a filha o chama, tem um dom especial: a capacidade de dar vida aos personagens dos livros e esse dom tem relação direta com o sumiço da mãe de Megg.

Escrito para o público infanto-juvenil, Coração de Tinta tem muita fantasia, aventura e mistérios, mas quando um adulto pega o livro para ler, o que chama atenção é a cumplicidade de pai e filha, as conversas sobre todo tipo de assunto, desde os problemas na escola até as primeiras paqueras, o carinho de um pelo outro.

O livro é ambientado nos dias atuais, embora trace paralelos com diversos contos de fadas, por isso, sua autora se inspirou nos pais modernos, naqueles que não temem mostrar que tanto homens quanto mulheres podem ser o sexo forte ou frágil, depende da circunstância.

Mortimer, embora seja um personagem de livro, é tão de carne e osso quanto muitos pais que tem o hábito de colocar os filhos na cama e lhes contar uma história antes de dormir. Ainda existem pais assim.

No filme, a riqueza da relação de Megg e Mo se perde um pouco, mas a essência da história se mantém. Pai e filha são cúmplices e inseparáveis. Em meio aos perigos despertados pelo dom de Mo, o amor dos dois é que dá energia para continuarem em frente.

A declaração de amor à palavra escrita, a reverência ao mundo da fantasia e aos livros também encantam nesta história tão criativa.

Luisa 19/10/2022

Coração de tinta
Ótimo livro para quem gosta de fantasia, nos mostra que as palavras tem poder. Eu adorei!! Apesar de achar que as primeiras partes do livro eram meio arrastadas, mas a partir de 20% do livro você não consegue parar de ler.

andolivconc 01/08/2021

SIMPLESMENTE MAGNÍFICO!
Um mundo mágico extremamente encantante. Ficamos imersos na criatividade de sua história desde os primeiros capítulos e isso nem é o mínimo, pois ao longo da obra muitas coisas começam a ser desenvolvidas e algumas até muito surpreendentes passam a acontecer. Do início ao fim, somos apresentados a personagens instigantes, criaturas mágicas muito peculiares e algumas também já conhecidas e a um talento extraordinário.

sgwbane 14/08/2020

amei mds
eu demorei pra ler ele pq era essa a minha intenção, fazia tempo que eu lia um livro só por ler e nao por "obrigação", e amei, a história é tão envolvente, a trama me fez sofrer com os personagens e era tudo muito visual, estou ansiosa pra ler o segundo

Lice Rabelo 16/09/2021

Perfeito e apaixonante
Eu já li a quase dois anos e não me lembro direito de todas as partes, mas na época que li lembro de ter passado dias me curando de uma ressaca literária por que foi simplesmente perfeito
Você se apaixona por Meggie e sua viagem no mundo de tinta, se apaixona por cada personagem e se identifica com muitos deles
bia 16/09/2021minha estante
aconteceu a mesma coisa comigo, morro de vontade de ler a continuação mas minha preguiça de reler o primeiro é maior kkkkk

Camirota 08/08/2020

Maravilhosoooo, gostava muito do filme na minha infância e ler o livro me deixou encantada, fiquei com uma grande ressaca literária depois de ler haha

Debs 07/11/2020

"O ofício de escrever histórias tem algo a ver com a magia"

Mo é um típico "médico de livros". Ele encardena, mantém limpos os livros mais antigos, entre outros ofícios. Mas ele também é um leitor muito poderoso. Tudo o que ele lê, torna-se realidade.

Quando, em uma noite, um dos personagens de um livro que ele leu aparece em seu sítio, ele percebe que a vida dele e da filha mudará.

"Coração de tinta" é cheio de magia e com personagens incríveis. Todos os acontecimentos do livro te passam a sensação de realidade e credibilidade. É algo vívido e sensitivo.

Anthony 04/02/2021

Instigante
O fantástico na nossa estante pode saltar ao olhos e a nossa face a qualquer instante. Sobre essa premissa o livro se desenvolve de forma fácil e rápida.

kathrein.oliveira 16/02/2021

Chocada estou! Que livro incrível!!!
Não acredito que demorei tantos anos pra ler esse livro!

Um livro que virou uma das minhas adaptações favoritas de infância. Fiquei com esse livro na estante por 8 anos antes de lê-lo. Isso mesmo! E me arrependo profundamente.

Um livro que fala sobre livros, que te aventura, amor, drama , fantasia e tudo! Um livro que as palavras saltam das páginas, que os personagens parecem reais e com uma escrita musical. E como se tudo isso não bastasse? Os capítulos são curtos e cada um deles começa com um trecho de livro diferente!!! Estou apaixonada!

Pretendo pegar a sequência pra já!

Richar 20/08/2021

Um mundo imaginário dentro do nosso imaginário
Me encantei por essa trilogia assim que conheci , uma leitura que nos prende e nos faz querer entrar dentro do livro (literalmente rs) , com personagens cativantes , cenários e histórias fabulosas. coração de tinta é um agrado imenso para quem o ler , com sua história que deixa você com desejo de continuar capítulo após capítulo .