A Espada do Verão

A Espada do Verão Rick Riordan

Resenhas - A Espada do Verão

Vini Vieira 03/04/2021

Amo as mitologias do Rick Riordan ??
Agora que finalizei a leitura do primeiro volume dessa trilogia fico me perguntando o porquê de eu ter demorado tanto pra começar a ler depois que acabei os livros de "Os heróis do Olimpo"!!

Eu amo a forma como o autor nos mergulha nas histórias das grandes mitologias antigas!! E com a Mitologia Nórdica não foi diferente. Ainda estou tentando assimilar as novas informações.

Gostei muito do Magnus e dos seus amigos, são personagens que cativam e fazem com que a gente torça por eles!! Sem falar em Jacques, uma personalidade à parte kakakakkakakakkakakakkaa.

Achei o final um tanto quanto corrido, e o plot envolvendo Odin meio "sei lá", mas mesmo assim sigo ansioso pela continuação!! Quero muito conhecer mais desses mundos nórdicos e ver como vai ser o crescimento das personagens (principalmente onde Annabeth entra na história de forma efetiva hahahahhaa).

Enfim, obrigado Tio Rick pelo entretenimento kakakkaka. Tomara que eu consiga completar as séries "As crônicas dos Kane" e "As provações de Apolo" logo, para que eu possa mergulhar também nessas histórias!!

Um Livro para Amar 29/11/2020

Ele morre mas passa bem!
Sinopse: Às vezes é necessário morrer para começar uma nova vida...A vida de Magnus Chase nunca foi fácil. Desde a morte da mãe em um acidente misterioso, ele tem vivido nas ruas de Boston, lutando para sobreviver e ficar fora das vistas de policiais e assistentes sociais. Até que um dia ele reencontra tio Randolph - um homem que ele mal conhece e de quem a mãe o mandara manter distância. Randolph é perigoso, mas revela um segredo improvável: Magnus é filho de um deus nórdico.As lendas vikings são reais. Os deuses de Asgard estão se preparando para a guerra. Trolls, gigantes e outros monstros horripilantes estão se unindo para o Ragnarök, o Juízo Final. Para impedir o fim do mundo Magnus deve ir em uma importante jornada até encontrar uma poderosa arma perdida há mais de mil anos. A espada do verão é o primeiro livro de Magnus Chase e os deuses de Asgard, a nova trilogia de Rick Riordan, agora sobre mitologia nórdica.
Quero começar já dizendo o seguinte: Annabeth Chase eu te venero!

Passando o momento, a família Chase realmente destoa no rolê.

Devo dizer que realmente subestimei este livro, motivos os quais nem me lembro. Mas agora, vou dar o devido crédito.

Me apaixonei praticamente no primeiro capítulo. Magnus não é burro, tem razão em ter medo da aproximação repentina da família e também confiar no tio, não me parece algo ruim de se fazer. Ok, ele acaba morto, mas eu também confiaria no meu tio. Então, não considero essa escolha burra.

Vamos aos fatos: Magnus Chase perdeu a mãe em um ataque de lobos há dois anos atrás, o apartamento pegou fogo, ele foi procurado para prestar depoimentos, mas como Magnus sempre foi meio problemático, as chances de não ser culpado pela morte da mãe era bem baixas.

Então, ele ficou morando na rua. Dois anos catando comida, tomando banho onde dava, e pasmem, estudando na biblioteca quando dava. Garoto esperto!

Magnus confia que o tio vai lhe contar mais sobre a morte de sua mãe e de onde está o seu pai (que ele nunca conheceu, mas que está vivo por ai), mas o tio primeiro lhe leva para uma ponte e pede para ele pegar uma espada que está ali no fundo do rio.

Bizarro não? Mas para quem conhece o Rick Riordan, a gente já espera coisas no mínimas diferentes acontecerem.

E bem, Magnus consegue tirar a espada, o que faz Magnus se questionar sobre o rolê que está se metendo, mas nem dá muito de pensar e um gigante de fogo aparece para uma luta livre com ele.

Então, como se a situação já não estivesse bem bizarra, Blitz e Hearth (sem amigos sem teto) aparecem e tentam defender Magnus com armas de plásticos. Claro que não dá certo, mas eles conseguem tempo para Magnus manejar a espada e ao menos lutar. Magnus vence a luta, mas morre.

Sim, isso mesmo. Ele morre! E não, não é o tipo, "morre mais é ressuscitado". Ele morre mesmo. Mas ao contrário da maioria, ele é levado até Valhala, por uma Válquiria e recebido como um jovem guerreiro para o exercito de Odin.

Então, Valhala é um grande hotel, que cobre os nove mundos. Os semideuses mortos em batalhas são levados para lá, onde podem treinar para lutar no Ragnarok. O treinamento é mio pesado, pessoal morre mas passa bem. Por que em Valhala dá pro guerreiro ressuscitar antes do jantar.

E por falar no jantar, é durante a comilança, é lhe destinado uma função para os recém-chegados em Valhala, isso levando em conta o heroísmo na morte do guerreiro. Claro que aprontam para cima do Magnus e ele faz papel de idiota na frente dos outros, o que faz de Sam (a valquiria responsável por levar ele para Valhala) perder o emprego e de as Nornas aparecerem para estudar o caso do Magnus.

E claro as bonitas dizem que o Magnus é filho de Frey (um deus nórdico) e ainda recitam uma profecia:

Escolhido por engano,

não era sua hora,

Um herói que, em Valhala, não pode permanecer agora.

Em nove dias o sol irá para o leste,

Antes que a Espada do Verão a fera liberte.

Os juízes não curtem nada a profecia e decidem deixar Magnus de escanteio no hotel até que tivessem certeza que ele não tem intenção de antecipar o Ragnorok. Mas bem, não é a primeira vez que encontramos um semi-deus, então claro que Magnus não fica no hotel e parte com Hearth e Blitz para encontrar a espada.

Nisso claro, eles encontram a Annabeth (prima de Magnus), que estava orgaizando nada menos que o velório de Magnus. Realmente deve ser bizarro ver o seu corpo em um caixão, mas Annabeth leva numa boa ver um Magnus mortinho da silva no caixão e o outro em pé falando com ela. Ai Annabeth é perfeita, ela deixa Magnus partir em sua missão e promete não contar a ninguém que ele de alguma forma está vivo.

Então temos encontros com cabeça falante dona de cassino, a cobra do mundo, deusas do mar que gostam de sucata, patos portais, arvores do mundo, competição de confecção entre anões, veados falantes, Thor roncador, gigantes, Loki, Hella.

É serio me apaixonei pela saga. O Magnus é um protagonista muito fácil de simpatizar e os outros personagens também. Já tinha lido sobre a diversidade que Rick Riordan aplica na saga, achei tudo tão natural, tão simples, tão fácil de se conectar e simpatizar. Rick Riordan é perfeito!

Ah claro, ainda temos referências ao Percy Jackson e a Contracorrente (ri demais) e aos heróis do Olimpo (Tadinho do Jason).

Super recomento conhecer a mitologia nórdica pelas mãos de tio Rick, faz toda a diferença. E quem disse que só existe uma forma de lutar? Nem sempre a luta se vence com espadas, Magnus que o diga.

site: https://umlivropamar.blogspot.com/2020/11/magnus-chasse-espada-do-verao.html

Thenikstar 01/01/2024

Magnus Chase o irônico herói dos nórdicos.
Bem, tinha terminado minha leitura com herói de Olimpo e decidi ler agora as sagas por fora de percy jackson, antes de ler ah profecias de Apolo e que excelente escolha viu!

Magnus chance é um herói típico da escrita de riordan, sempre fazendo piadinhas e sendo bastante sarcástico. Mas magnus é diferente de um percy jackson e os demais olimpanos, consegue ter seu próprio estilo único e nenhum momento vc vai comparar com o Jackson.

Este livro apresentar, ah história de magnus, um garoto sem teto das ruas de Boston mas quando seu tio revela que ele é um semi-Deus,sua vida virar de cabeça pra ah baixo.

O seu grupinho totalmente e funcional, e gosto com riodan colocar sempre personagens com transtornos mentais ou até problemas físicos. E aqui não é diferente, no grupo do magnus tem uma muçulmana e um personagem que infelizmente e surdo é mudo, é com isso dá uma característica ah mais ao personagem, que funcionar muito bem, é ah cultura da moça é algo que funciona na história e dá uma personalidade pra ah personagem.

E bem, fico feliz que riordan não se prendeu na mitologia grega e evoluiu pra outras fronteiras.
Agora aguardo ansiosamente pra continuar ah saga, por enquanto vou infelizmente só ficar na vontade.

Anna 27/05/2021

Gosto da forma que é escrito. O Rick Riordan sabe dar o tom engraçado ao personagem. Ele tem várias tiradas, que acabava rindo sozinha. Adoro os nomes dos capítulos. Aos poucos vamos conhecendo a mitologia nórdica junto com Magnus Chase, não é necessário ter conhecimento prévio. Uma das coisas que mais fiquei animadas e esperando, foi em ver o encontro dos primos

SPOILER

Os deuses são descritos de uma forma que não imaginávamos: Thor, viciado em série; Odin, coach motivacional.

Lele 10/06/2023

Enrolei dois anos até finalmente ler esse livro, e me arrependo de não ter lido antes kkkshjjjjsj MUITO BOMMMM
foi o primeiro livro do tio rick que li. achei a escrita super divertida. fiquei chocada q o magnus é primo da annabeth KKKKKKKKKKKK

~_Clarax_mary â¡ 14/07/2022

Magnus seu gostoso??
Que livro maravilhosooo
Eu amei demaaais o magnus, sério, perfeito casa cmg
No começo eu fiquei tipo, o q q ta acontecendo aq??? mas depois eu saquei
Eu gostei demais dos personagens, gostei do mundo nórdico ( embora eu n saiba muito sobre)
Eu quase tive um colapso tentando ler os nomes das coisas, e dos reinos!!!!
É o tipico livro do tio rick, e como sempre eu amei
s0fifis :) 15/07/2022minha estante
eu não soube ler o nome de nada do mundo nórdico, então na minha cabeça eu lia tudo assim: "hdjsjsjakajs"

Isa Sales 28/05/2021

Magnus Chase
A escrita de Rick Riordan é muito boa, leve e tranquila. Ele sempre leva referências modernas nos meios mitológicos (como Odin fazendo uma apresentação de slides) e acaba sendo muito divertido. É uma história cultural e cheia de personagens e detalhes.

Mirella_Hellen 31/10/2020

Primeiro livro que li em que o personagem principal morre na luta, porém continua vivo de alguma forma

zoni 16/10/2021

Releitura 2021 | Nada melhor que um livro divertido e já conhecido, e amado, para sair da ressaca literária
Magnus Chase e os Deuses de Asgard funciona muito bem como trilogia e tem um desfecho apropriado e muito bem colocado, diferente da série sobre nosso querido deus Apolo, que deixou muito a desejar no final. É engraçado ler A Espada do Verão já sabendo tudo que vai acontecer lá na frente, porque vi algumas coisas que na primeira leitura, anos antes, não me atentei ou não conectei com os outros volumes, foi uma coisa muito divertida, principalmente porque tenho já a possibilidade de começar a leitura do segundo, que é sem dúvidas o melhor da trilogia e continuar embarcando direto na aventura com os deuses nórdicos. Os personagens deste volume são muito engraçados e carismáticos, é impossível não gostar de todos eles, diferente de outras coisas do autor, onde sempre tem aquele personagem que a gente dá uma boa forçada porque todo mundo gosta ou porque é importante na jornada do herói. Magnus é um ótimo protagonista, e assim como Percy Jackson ele também não faz a mínima ideia do que tá acontecendo e nem como resolver as coisas na maior parte do tempo, e é exatamente isso que torna a leitura tão fácil, porque é fácil se identificar com ele. Foi uma ótima releitura e acho que vou embarcar na releitura dos outros dois livros também, estava com saudade desse universo.

duardax 05/07/2020

A introdução a mitologia nórdica foi perfeito. Deixamos todo aquele papo de profecia mortal pra trás e veio a vida após a morte de Magnus Chase. O desenvolvimento do filho de Frey foi algo que me agradou muito, tio Rick não deixou em nenhum momento se tornar mais do mesmo. Merece muito mais reconhecimento!

Acaui 27/02/2023

Perfeito, como tudo que o Rick Riordan escreve.
Essa triologia foca na mitologia nórdica. E admito QUE AMEI MUUUUITO! Gostei mais que As Crônicas dos Kane, pois a mitologia, e um personagem principal MARAVILHOSO!!!
Recomendo demais.

luana 23/08/2021

Sinceramente, gostaria de saber oque Rick Riordan faz que me prende nas histórias do início ao fim de modo que não consigo largar o livro antes de terminar!
No começo eu achei "A Espada do Verão" um pouco parecida com "O Ladrão de Raios", como se o autor tivesse usado a mesma fórmula para os dois livros, conforme a leitura fluia me apeguei aos personagens e ao novo universo (mesmo com os nomes ultra complicados que surgiam ao longo da leitura) e simplesmente esqueci que já li vários livros com a mesma "fórmula"
Eu achei esse livro, assim como " As Provações de Apolo" super abrangente no sentido de incluir diversos plurais como o Heart que tem deficiência auditiva mas se espressa por linguagens de sinal, mds eu amei ele e a forma como participou das lutas e discuções sem problemas! Acho que isso é muito importante para mostrar para as pessoas que cidadãos como o Heart não devem ser excluídos e sim incluídos! E, se tem algum problema, isso está no fato de que a maioria das pessoas não estudam linguagens de sinais como o livro tambem abordou com uma sutileza incrível!
Ah, a Sam também abriu meu horizonte e minha mente, achei incrivel o pouco que li sobre a cultura dela, espero conhecer mais nos próximos livros!
Enfim, recomendo muito esse livro!

Bruna Bennet 17/06/2022

Adorei a histórias e os personagens, só nesse 1° livro já gostei mais dessa série do que da dos Kane.
Amanda 17/06/2022minha estante
E o segundo livro consegue ser ainda melhor amg só vai, é minha série favorita do autorKKKKK

Bruna Bennet 17/06/2022minha estante
Já comecei o 2° KKKKKK