Fúria Vermelha

Fúria Vermelha Pierce Brown

Resenhas - Fúria Vermelha

Estersinha 30/12/2022

Rompam as correntes
Eu estou completamente sem palavras para essa obra! a leitura no começo fica um pouco arrastada por ser um universo muito complexo, o que ajudou foi a familiaridade com ele pelo que conheci do jogo. Depois que a fase de apresentação passa e ação começa esse livro se torna simplesmente impossível de largar. É tudo muito complexo e rico ao mesmo tempo, é uma tremenda aula de sociologia, política, história, filosofia e tudo mais que se relaciona a isso, e o jeito como esses conceitos teóricos são trabalhados afim de contar uma narrativa muito boa fica incrível. É impossível não simpatizar com alguns personagens ao passo que é impossível não odiar outros, as emoções realmente são afloradas durante a leitura e fazia muito tempo que eu não sentia tão imersa dentro de uma história.
O enredo, os personagens, a teoria e tudo nesse livro foi incrível e perfeito mas as cenas de guerra COM TODA certeza são um diferencial absurdo. Acho que só li sobre guerras tão realistas assim em livros de história que são realmente sobre guerra!!! Essa é possivelmente a primeira obra de ficção que eu leio com uma batalha tão forte e intensa e tão real. O livro poderia ter 1000 páginas e todas elas se passarem de batalha em batalha que eu leria com muito prazer.
Acredito que os próximos livros sejam menos sangrentos já que to apostando muito na diplomacia, o que me surpreende muito já que quando analisamos outras trilogias de fantasia geralmente a batalha final é a grande jogada da história, e isso foi feito logo no início.
A expectativa para os próximos estão a MIL, eu não sei que rumo a história vai tomar e também não tenho uma opinião sobre o que eu gostaria ou não, pode ser que eu não goste do final então vou curtir muito esse começo incrível!!!!!

Lauros 30/12/2022

Muito muito bom
Eu abri o livro já esperando uma baita história e com medo de me frustrar por isso, mas fiquei feliz lendo a primeira frase (e página) porque logo alí ele me conquistou.
"Eu poderia ter vivido em paz. Mas meus inimigos me trouxeram a guerra.
Um livro incrível, com uma construção de mundo excelente, desenvolvimento de protagonista incrível, cheio de reviravoltas marcantes e com referências sociais e filosoficas no ponto. Realmente a história incrível que eu estava esperando ao abrir o livro.

kelly 27/12/2022

Difícil falar de um livro tão estranho de compreender, 50% dele não entendi nada kkkkk mas os outros 50% foram incríveis e valeu a pena o sufoco.

Erica 24/12/2022

Fúria vermelha
"Que sonho maravilhoso seria se todos os homens fossem criados em igualdade! Mas nós não somos."

Finalmente terminei esse livro. Achei que não conseguiria depois de meses enrolando mas enfim terminei.

Acho que a melhor forma de definir esse livro é: complexo. Tudo nesse livro é complexo, o que diminuiu muito o meu ritmo de leitura e até o interesse em alguns momentos.

A história e todo o universo são muito interessantes, mas a linguagem é complexo, as situações são complexas, as descrições são complexas e muito extensas em alguns momentos. Todos esses fatores atrasaram muito a leitura mas eu queria saber como tudo terminaria.

Depois da metade é que tudo começou a melhorar e a história se tornou ainda mais interessante. Depois disso e de como terminou deu até vontade de continuar lendo a série.

"A morte não é vazia como você afirma ser. Vazia é a vida sem liberdade, Darrow. Vazio é viver acorrentado pelo medo."
mari.1 24/12/2022minha estante
a última frase super uau

Naty 19/12/2022

Simplesmente incrível, perfeito, maravilhoso.

Uma das minhas melhores experiências de leitura em 2022, esse livro me marcou demais.

O começo pode ser um pouco lento, difícil, a escrita é diferente do que a gente tá habituado e cheia de orações exaustivamente pontuadas e isso até me incomodou um pouco, mas quando cheia na metade, o livro fica frenético, impossível parar de ler.

A história do livro é muito original, trata-se de um futuro distopico, mas com muita abordagem política. Os temas de justiça, igualdade, vingança, amor e mérito estão sempre presentes.

Os personagens são muito bem construídos, o protagonista é envolvente demais, todas as questões e problemas que ele tem são transferidos para o leitor e a gente se sente imerso na história.

Cheio de reviravoltas, muitos plots, uma experiência de leitura indescritível. Ansiosa demais pelos próximos livros.

Lu Fernandes 09/12/2022

Sinopse:
Fúria Vermelha é uma ficção científica distópica, onde num futuro distante, um grupo de pessoas vive no subsolo de Marte, trabalhando arduamente para tornar esse planeta habitável para os terráqueos, já que nosso planeta estaria condenado. Darrow, nosso protagonista, é um mergulhador do inferno, um minerador.
.d.e.i.s.e. 09/12/2022minha estante
Não gostou??

Lu Fernandes 09/12/2022minha estante
Sim, eu gostei tanto que vou ler a continuação.

Claudia - @segunda.opiniao 05/12/2022

Comecei a ler Fúria Vermelha esperando uma história arrebatadora, pois a fama do livro o precede, mas grazadeus o título superou, e muito, minhas expectativas.

A trama se passa em Marte e é narrada em primeira pessoa por Darrow, um rapaz de 16 anos que nasceu, mora e trabalha no subterrâneo desse planeta. Apesar da pouca idade, o jovem já é casado, além de ser um importante escavador de um minério essencial chamado hélio-3. (A expectativa de vida deles é bem baixa). Darrow e sua família vivem sob uma hierarquia de cores, na qual os governantes são os Dourados e a classe mais baixa, aqueles que realizam o trabalho braçal, e que ganham bem pouco por isso (quase nada), são os Vermelhos, que é justamente a cor de Darrow e sua família, mas tem muitas outras cores aí no meio.

Apesar da vida sofrida, Darrow acredita que está realizando um trabalho muito importante. Ele acha que está preparando o planeta para que gerações futuras, vindas de uma Terra defasada, possam habitá-lo. Além disso, o garoto está muito satisfeito com a vida que leva, pois tem a profissão que desejava quando era criança e uma esposa que ele ama acima de qualquer coisa, mas as coisas mudam de figura quando uma tragédia sobrevêm sobre sua família e ele se vê impotente, sem ter como reagir, por causa de sua condição inferior; por causa de sua cor. Isso vai causar muita revolta no jovem, e ele vai acabar se juntando com os Filhos de Ares, ou seja, a rebelião que se opõe ao sistema opressivo das cores. Darrow é convencido a encarar um plano bem audacioso, que visa infiltrá-lo entre os poderosos Dourados e implodir o sistema do lado de dentro; lá de cima.

O que posso dizer é que esse livro é emocionante. Pierce Brown, o autor (super gatinho, só pra registrar) não teve medo de ousar, pois misturou uma trama futurista, muita tecnologia avançada, com lutas medievais – ponto para sua criatividade. É claro que, durante a leitura, vemos nitidamente influências de outras obras de sucesso, mas mesmo assim, Fúria Vermelha tem suas particularidades.

É lindo de ver a maneira como os personagens são trabalhados aqui. Todos eles têm profundidade, todos tem seus ideais e são coerentes com suas cores, com suas trajetórias de vida. Claro, destaque para Eo, Sevro e Mustang.

Já o Darrow me ganhou desde o início. É uma delicia quando a história é narrada por um personagem que te cativa, com o qual você se identifica, pelo qual você torce, sofre, se alegra…

O livro é dividido em 4 partes. Admito que a primeira parte pode ser um desafio. Ali há descrições do trabalho do Darrow, de sua infância em Marte, da sua família, dos seus traumas… Só que uma vida nos subterrâneos de outro planeta é muito diferente da nossa realidade, e o autor não alivia. Nem sempre você entende os termos usados, ou consegue imaginar exatamente as descrições feitas por Darrow. O autor joga as informações sem dar muito detalhe. Ou seja, você pode ficar perdido aqui e ali, eventualmente, mas prossiga com a leitura, as coisas só melhoram.

Outro ponto importante é sobre a maneira como a narração é feita. Fúria Vermelha é uma obra bem violenta e tem um linguajar pesado, portanto, não espere meios termos ou floreamentos. Tem que ser macho pra ler esse livro, hein? rs. Além das batalhas, é um livro sobre vingança, estratégia e liderança.

A crítica à sociedade e ao que nos é imposto está explicita, mas o que mais me fez refletir foi sobre nossa tendência à acomodação e o quanto isso é perigoso.

Pois é, pessoal, gostei tanto da leitura que já estou acabando o segundo livro da trilogia, que se chama Filho Dourado (a obra ganhou o prêmio de melhor ficção científica no Goodreads Choice Awards 2015) e é seguido por Estrela da Manhã.

Os direitos da obra foi vendido para a Universal Pictures e o filme será dirigido pelo mesmo diretor de Guerra Mundial Z. Te mete! Se eu estou ansiosa? Oxi, que só!

Recomendo essa leitura para quem gosta de distopia, reviravoltas; ama prender a respiração entre um capítulo e outro, e para aqueles que não se incomodam com violência e com uma narrativa mais pesada.

A edição da Globo Livros está linda. Não sei explicar, só sei que é um livro que ao pegar, você sente a qualidade. Ele parece ser muito resistente. É muito bem feito. A capa tem uma pegada emborrachada que é a coisa mais linda, com aquela asa vermelha trabalhada em verniz localizado. A diagramação também é perfeita. Já nas primeiras páginas têm um mapa de Marte e algumas legendas para que o leitor acompanhe durante a leitura. Minha única critica, com respeito a edição, é que a tinta prateada, que adorna o título, saí com muita facilidade. Só de manusear o livro ela desgasta.

É isso aí, gente, uma das melhores leituras que fiz esse ano! Amei e já adianto que Pierce Brown está se superando na continuação.

Como não amá-lo?

E aí, já leu? Ficou tão apaixonada(o) na trama como eu estou?

Beijos Vermelhos.

Câmbio, desligo.
~ Cau

site: @segunda.opiniao

Ana 01/12/2022

Eu vou ler a continuação concerteza.
Adorei esse livro, não achei cansativo de ler. Não tem muitos plots, mais, os que tem são muito bom, eles abrem sua mente de um jeito extraordinário. É bom mesmo pra quem gosta de distopia, quem já leu Rainha Vermelha e Jogos Vorazes o livro é parecido, mas a história se desenvolve diferente deles.
Eu realmente estava esperando uma protagonista no livro e encontrei o Darrow, foi a única decepção Kkkkkkkkk mais amei mesmo assim ?

Rodrigo Cunha 22/11/2022

Bem no estilo de jogos vorazes, mas com uma pegada diferente
No começo achei tudo confuso, mas conforme a história vai acontecendo, tudo fica mais fácil.
Todas as táticas do ceifeiro, todo seu ódio e todo o jogo são muito bons, essa vibe de um jogo de guerra eh muito boa.

Carol Amarante 20/11/2022

Voltei a ler
É isso, não estava conseguindo me apegar a nenhuma história, mas enfim consegui.
O início é um pouco devagar e até parei de ler uns dias pq achei q a história ia para um caminho que não valia a pena. Que bom que estava enganada!
Gostei bastante das reviravoltas, das motivações por trás das ações e fiquei um pouco intrigada como terminou.
Leiam!

Jaque @blogmalucadoslivros 19/11/2022

Fúria Vermelha
Fúria vermelha é o primeiro livro da trilogia Red Rising. A ficção científica de Pierce Brown explora um futuro não muito distante e traz uma trama complexa e intensa.

Em uma sociedade defumada por castas, Darrow é um vermelho (operário e escravo da sociedade). Ele, sua esposa Eo e sua família estão destinados a viver em Marte escavando túneis sem ver a luz do sol.

Mas depois de uma tragédia, Darrow descobre que o governo esconde muito mais do que imaginava e que toda a sua vida é uma mentira.

Com ajuda de rebeldes que querem lutar contra esse sistema opressor, Darrow recebe a oportunidade de ir para a superfície e se infiltrar entre os Ouros (casta mais rica e forte que controla toda a sociedade) para lutar contra esse sistema é descobrir a verdade.

Fúria vermelha foi uma leitura intensa, com um universo rico é muito bem desenvolvido pelo autor. O começo foi um pouco lento, mas ainda assim foi instigante pra mim pois todo o universo criado pelo autor e toda injustiça daquele sistema me prendeu desde o início.

No começo Darrow me irritou bastante porque apesar de ser um jovem de dezesseis anos, ele agia como se tivesse menos. Sei que não dá pra exigir maturidade de alguém tão jovem mas Darrow testava a paciência de qualquer um e ao longo da trama ele vai sendo forçado a amadurecer. Este processo é claramente doloroso pra ele, mas o torna mais determinado.

Fúria vermelha é um daqueles livros com um universo tão complexo que fica difícil explicar. Mas não é uma leitura de difícil entendimento e agora e sei que essa trilogia vale demais o hype que têm e já me deixou ansiosa pra ler o próximo volume.

site: https://www.instagram.com/p/ClBziVBLWlf/

Silas Jr 15/11/2022

Surpreendente
Do início ao fim, esse livro me prendeu a atenção e me deixou empolgado a cada página lida. Que substância! Isso aqui é ELITE!
YisraelC 15/11/2022minha estante
O segundo é melhor ainda e o terceiro, é INCRÍVEL

Raina.Carrion 06/11/2022

"Todos anseiam por uma voz que conduza em meio à escuridão"
O cerne do livro é o ardor pela mudança; a vontade de tirar a névoa que cobre os olhos de toda população sobre o sistema em que vivem e arrematar com o desejo de modificação.
O início do enredo é muito bem feito, já deixando nítido a alienação feita pelos Ouros. Sendo um grande diferencial, o Darrow já se conformou com suas realidade, querendo apenas uma vida simples, nada de revolução ou mudar o mundo, então a espectativa para seu desenvolvimento é grande.
No entanto, a linguagem superficial que o autor optou por usar no arco romano (para não ficar ainda maior, acredito) acabou rompendo com a oportunidade do leitor de se conectar com os personagens e suas histórias, logo, existe mais dificuldade para segurar a atenção.
Em suma, a inteligência do protagonista é estimulante, com diversas reviravoltas distraindo do tom previsível da narrativa. Por fim, minhas expectativas estão voltadas para o segundo volume.

TheusKemper 02/11/2022

Simplesmente perfeito
Não tenho palavras pra descrever o quão boa foi essa leitura. Nessa história acontece uma coisa atrás da outra, você não consegue parar de ler.
A escrita perfeita, evolução dos personagens impecável.
Talvez você se confunda com as nomenclaturas das divisões de casas e clãs ao longo do livro, mas aos poucos você vai pegando o embalo.
Em algumas partes vejo uma certa semelhança com "Jogos Vorazes", então quem gosta dessa saga muito provavelmente vai gostar dessa trilogia.
Enfim, recomendo muito!