O garoto no convés

O garoto no convés John Boyne

Resenhas - O Garoto No Convés

Carine.Pinho 29/04/2023

É, não deu
Eu tentei 4 vezes ler esse livro, por fim acabei jogando fora.
E isso vale pra livros, amizades e relacionamentos, se não funciona mais, abandona.

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 27/08/2021

Bem, a escrita do john é algo que me chama atenção por si só e por isso decidi ler o garoto no convés, apesar de ser um livro muito bom e muito bem escrito eu fiquei um pouco chocada com as atrocidades contidas nele por não esperar isso mesmo no contexto da história, não recomendo para aqueles sensíveis a violência, estupro entre outros.

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 12/01/2021

Decepcionante
Ainda bem que esse não foi o meu primeiro contato com o autor, se tivesse sido eu nunca mais leria nada dele.
Parece exagero, mas esse livro enrola tanto pra desenvolver a história que eu só gostei das primeiras e das últimas 50 páginas, se fosse um livro menor talvez eu tivesse gostado um pouco mais!

Nanda 25/02/2020

Excelente
Aquele livro que fiquei pensando pq demorei tanto p ler.
Quando comecei a leitura não conseguia mais parar de ler.
Recomendo muito. Adorei conhecer a história de Tutu rsrs

Caroline.Santos 19/11/2022

É um livro longo. Para alguns pode ser cansativo, mas a história me prendeu muito. Eu me emocionei muito com o livro. Simplesmente leiam!!!

Carol 27/01/2014

Memorável
O garoto no convés, de John Boyne, conta a história de John Jacob Turnstile, um garoto de 14 anos que vive nas ruas de Portsmouth cometendo pequenos furtos para sobreviver. Em um desses delitos, quando ele rouba o relógio de um fidalgo francês, o garoto é pego, levado ao tribunal e recebe por penalidade 12 meses de cárcere.

Antes de ele ir para a prisão, o fidalgo que foi assaltado aparece perante o magistrado e faz uma proposta: ao invés das jaulas, oferece levar o garoto para uma viagem em uma fragata do Rei Jorge, o HMS Bounty, servindo de criado ao capitão William Bligh. Turnstile aceita mais do que depressa planejando fugir na primeira oportunidade. Então ele entra na embarcação que será o lugar onde passará por muitos apertos e aventuras e, com o tempo, ganhará experiências únicas.

Anteriormente ele morava com o Sr. Lewis, dono de um estabelecimento que cuidava de meninos e, em troca disso, eles lhe davam o que ganhavam com os furtos e à noite serviam para a Seleção Noturna. Esta é a parte triste da história do mestre Turnstile, quando ele relembra todos os abusos sofridos no último andar do estabelecimento e teme o que pode lhe acontecer ao retornar à Inglaterra.

Trata-se de um livro envolvente, recheado de emoções e aventuras a bordo do Bounty e mesmo fora dele, quando desembarcam nas ilhas do Pacífico. É possível viajar sob um sol escaldante, enfrentar terríveis chuvas e tempestades, sentir enjoo e fome... Sentir-se parte da tripulação. Além de tudo, quando ocorre o motim, é impossível não se revoltar com a situação. Os marujos esperam pela morte e as esperanças começam a se esvair. John Boyne tem uma criatividade tremenda ao descrever o dia a dia dos navegadores.

Do mesmo autor de O menino do pijama listrado, O garoto no convés tem também um fato verídico como pano de fundo e é capaz de prender o leitor do início ao fim. É uma história de lealdade, dever e honra. Achei interessante Boyne usar Matthieu Zéla, o fidalgo francês, como integrante desta história, pois ele é o protagonista de O ladrão do tempo, o primeiro romance escrito pelo autor, que foi lançado esse ano no Brasil pela Companhia das Letras. Outro ponto que eu não poderia deixar de citar é a textura da capa que é perfeita. Leitura recomendada!

Eu não olhei para trás nenhuma vez, (...) não pensei nem de passagem no estabelecimento no qual tinha sido criado e no qual haviam me roubado a inocência uma centena de ocasiões. Só tinha olhos para o futuro e para as emoções e peripécias que me esperavam.
Ah, que garoto ingênuo! Eu não tinha a menor ideia do que me aguardava.
Júlia de Oliveira 15/12/2014minha estante
Adorei sua resenha, muito boa, também já li o livro e achei maravilhoso :)

Carol 07/01/2015minha estante
Obrigada Júlia! O Boyne é um dos meus autores favoritos (:

Matheus 14/01/2021

Nss realmente muito bom
C vc quer um livro de aventura e com o final que não deixa nada a desejar esse eh o livro certo
A escrita é muito boa e o epílogo tão bom quanto
Gostei bastante e recomendo muito

letícia 02/09/2020

o melhor.
digo com convicção de que esse livro foi o que mais me marcou até hoje. minhas expectativas estavam muito baixas, mas, depois que peguei o ritmo, não conseguia mais parar. eu devorei as páginas em dois dias, e a cada vez que me aprofundava, sentia que aquela história já pertencia ao meu coração! chorei (como sempre) no final, e acho que o que mais me marcou foi a lealdade do john para com o capitão e a consideração do capitão para com o jovem ?tutu?. uma história linda. pretendia reler, mas creio que esse livro é daqueles que você lê uma vez e nunca mais se esquece do porquê fora tão marcante.

Paulinho 02/06/2010

O Mais novo Livro de JHON BOYNE
CARAMBA li 492 em 2 dias e 1 turno rsrsrsrsrsrsrrsrsrrsrsrsrsrsr
impossivel parar de ler, encolvente, emocionante, fantastico uma narração primorosa, tudo começa quando um garoto tenta roubar honestamente um senhor certo na hora certa e tem como punição aquilo que mudaria sua vida pra sempre, embarcar numa fragata com uma missão colher amostras de fruta-pão, as observaçoes de tutu, são incriveis, eu adorei!

O Garoto No Convés é um daqueles livros que vc tem medo de terminar de ler pois receia não encontrar outro igual!

esplendido!!!

obs: eu preferio o menino do pijama listarda pela questão de possir uma narrativa unica tal como a manina que roubava livros.
Sonic 16/05/2012minha estante
Interessante a sinópse, e sua abordagem no comentário faz com que se queira ainda mais ler o livro. Provavelmente o fato de ter lido O Menino do Pijama Listrado é que dê o toque mágico no interesse, certamente se atingir satisfatoriamente minha meta, cogitarei a possibilidade de ler o livro.

Thaís 28/03/2021

O Garoto no Convés
?Era uma vez um fidalgo, um homem alto, com ares de superioridade, que todo domingo do mês aparecia no mercado de Portsmouth a fim de abastecer sua biblioteca.?
A história narra a história de John Turnstile, um garoto órfão que após uma tentativa de furto embarca em uma longa viagem no navio de guerra HMS Bounty.
Apesar de apresentar muita aventura e emoção, a partir da metade do livro a narrativa torna-se maçante em alguns momentos, mas nada que comprometa a história. Acredito que são partes necessárias para criar angústia.
Um bom livro para quem quer uma aventura marítima com momentos históricos.

Giselle Abreu 13/07/2022

Muito bom!
Gostei muito de como o livro foi construído! Os personagens são muito bem caracterizados e por ser baseado em uma história real, deixa os fatos bem mais interessantes!

Sandramithy 22/05/2010

Um livro marcante.
Esse com certeza, está entre as melhores literatura que li. Já tinha lido "O menino do Pijama Listrado", achei muito bom, mas, o "Garoto do Convés" é espetacular. O leitor vivencia junto com o menino John Jacob Turnstyle, seus dramas e suas aventuras. O autor escreve de forma envolvente e sutil, que prende do ínicio ao fim. Uma leitura imperdível!

Paty 24/03/2014

O Garoto no Convés é uma obra que não se prende à visão histórica, referências ou fatos reais. Mas sim, graças a eloquência do autor, que apresenta uma apaixonante "ficção real", com personagens que crescem, aprendem e surpreendem página após página.
É um ótimo livro.

Sarah 20/03/2021

Não tenho muito o que dizer sobre, é um ótimo livro, com uma história interessante que explora eventos reais da história da humanidade, mas me pareceu um pouco morno (?).
Adorei a história e o modo como ela foi conduzida, é interessante e o narrador é muito simpático, ainda assim eu me vi pouco entediada em alguns momentos, nada absurdo, mas aconteceu.