Caixa de Pássaros

Caixa de Pássaros Josh Malerman

Resenhas - Caixa de Pássaros: Não Abra os Olhos

Marina 17/06/2021

CAIXA DE PÁSSAROS
?? Gatilhos: violência e suicídio.

? | Sobre o livro:
"A Caixa de Pássaros" é um livro que se tornou popular após a sua adaptação cinematográfica feita pela Netflix em 2018, ficando conhecida pelo nome original "Bird Box". A história se passa num mundo pós-apocalíptico e é narrada por Malorie, uma mãe que precisa aprender a viver em meio ao caos junto dos seus dois filhos pequenos.
A narração é dividida entre o passado e o presente, desta maneira, é explorada a forma como as primeiras catástrofes aconteceram pelo mundo e como os seres humanos aprenderam a viver conforme os acontecimentos. O único problema é: Ninguém sabe o que está causando tudo isso, apenas que, após a pessoa ver a determinada coisa, ela fica insana.

? | O que eu achei?
Eu li pela primeira vez em 2017 após a recomendação de uma colega, mas mesmo depois de tantos anos eu ainda não consigo esquecer e nem parar de falar desse livro. Ele é um terror psicológico, logo, a história vai te corroendo até fazer você parar e tomar um ar antes de continuar o próximo capítulo. Por todo o trajeto percorrido por Malorie carrega aquela sensação mórbida e fria, você simplesmente não sabe o que esperar e tampouco consegue parar de ler.
Há alguns momentos na história perturbadores, muitas cenas de violência e de suicídios, e eu estou pontuando isso mais de uma vez porque mesmo que você não esteja assistindo as cenas elas ainda continuarão impregnadas na sua mente após terminar a leitura.

? | Sobre a adaptação da Netflix:
Na minha opinião, ela deixou a desejar. A atuação da Sandra Bullock como Malorie foi impecável e, para mim que só havia assistido ela atuar em comédias, surpreendente. Mas a Netflix mudou alguns acontecimentos importantes na história e eu sinto que o filme não passa o mesmo desespero que o livro. Ainda assim, talvez seja um filme bom para quem nunca leu o livro para comparar, levando em consideração o sucesso que fez na época.
bookvic 17/06/2021minha estante
Que resenha linda?

Marcos.Detanico 04/08/2020

pássaros !?!
Uma leitura imersiva e intrigante, em uma atmosfera agoniante, que te faz pensar, questionar, deduzir, imaginar, mas que simplesmente não lhe permite saber o que é a verdadeira criatura que está rondando. Muito bem escrita, ainda estou refletindo se gostei de não compreender o que era a criatura e como este caos foi instaurado, mas acredito que este seja um de seus melhores aspectos o de não “saber” mas ter que temer. Isso é uma grande reflexão para vida.

Observação após ler o livro fui assistir o filme, mas não gostei nem um pouco do filme

Ansioso para continuação...

Chris Liz 16/07/2022

Sem palavras para dizer sobre este livro.
Como sempre é muito melhor que a série.
Muitos momentos de tensão.

Amanda 12/08/2020

Logo de inicio te prende pelo fato que instigar na mente do leitor que existe algo que não pode ser visto, porém com o desenrolar da historia em páginas nada explicativas que podem facilmente ser deixadas de lado. Não tem explicação alguma no fim.

Thielizinha 16/07/2022

Caixa de pássaros
Tô ficando louca!!
Uma criatura misteriosa aparece em uma cidade sem nenhuma explicação. Todos aqueles que olham para ela acabam ficando loucos e se suicidando, é acionado como um grande perigo para o mundo.
Malorie está grávida e tenta sobreviver a todo o caos da pior maneira possível. Ela consegue um abrigo temporário com pessoas que não estão enlouquecidas, mas depois, ela tem que sobreviver sozinha em busca de um novo abrigo, navegando em um rio, com duas crianças.
O mais desesperador é que ela tem que chegar a esse novo abrigo sem olhar para nada, ou seja, de olhos fechados e vendados.

Gente, incrível!
Já vi muitas pessoas falarem que não gostaram desse livro, mas sério, a adrenalina e o desespero que ele passa, é sensacional!
A escrita é super viciante, as descrições dos detalhes não são enjoativos e posso falar isso com clareza, porque eu comecei o livro e terminei no mesmo dia. O autor soube separar muito bem os capítulos do passado e do presente.
Esse livro não dá medo, mas confesso que tem horas que o desespero é imenso. Parece que você entra dentro da história e sente todos os sentimentos dos personagens.
Achei a história do livro e a do filme bem semelhantes, com alguns pontos diferentes, mas mesmo assim, o livro continua sendo 100% melhor.
Vale muito a pena ler!

jezz_ 11/10/2021

Eletrizante
Muito bom. Eu lembro quando o livro estourou por causa do filme, mas felizmente eu pouco lembro da adaptação, eu só tive a Sandra Bullock como Malorie em mente enquanto eu lia. Por causa da faculdade e da vida, eu não estava conseguindo engatar nenhuma leitura de fato, pesquisei sobre livros que seriam bons pra inércia/ressaca literária e Bird Box caiu como uma luva: comecei ontem a tarde e tive que me conter pra terminar hoje, porque o enredo em si é tão fluído e os acontecimentos foram bons o bastante pra me fazer ficar vidrada. É relativamente curto, menos de 250 páginas, em que acontece muuuita coisa. Indo sem expectativa, o livro pode surpreender.

Quel 25/02/2021

Completamente fora da minha zona de conforto? Sim ou claro?
Comecei lendo Caixa de Pássaros com muito receio, já tinha ouvido falar que o filme não era tão bom e livros de terror/suspense estão longe de ser meus favoritos, mas resolvi arriscar.

Josh Malerman traz um cenário pós-apocalíptico, depois que criaturas desconhecidas aparecem e, quem as vêem, enlouquece de tal modo que acaba em suicídio. Dessa forma, abrir os olhos está fora de cogitação se você quer sobreviver nesse novo mundo.

Logo, acompanhamos a trajetória de Malorie para conseguir uma vida melhor e mais segura para seus dois filhos, seguindo por um rio, próximo a casa em que viveram por quatro anos, com os olhos totalmente vedados e um inimigo a espreita. Em contrapartida, vemos como a protagonista sobreviveu ao início de todo esse caos, tendo assim os capítulos intercalados entre passado e presente.

Esse foi meu primeiro livro dentro do gênero suspense e, devo dizer, foi uma leitura okay. Grande parte das cenas é narrada de forma que a audição é o único guia dos personagens, e a escrita ser bem fluída e fácil foi um grande ponto a favor. Entretanto, esperava um pouco mais e, o plot twist, acabou sendo previsível demais. Mas, mesmo assim, creio que esse livro é muito bom para quem não gosta muito desse gênero e gostaria de experimentar um estilo novo.

Stephany.Simplicio 18/09/2021

É um bom livro, com um final bem satisfatório e bem amarrado para a trama toda, sem pontas soltas. Só não é o meu tipo de livro, por isso as 3 estrelas.
jess 18/09/2021minha estante
também achei isso, em um momento fica mt confuso com excesso de coisas

Stephany.Simplicio 18/09/2021minha estante
Achei um pouco demais a morte de todos ao mesmo tempo, parece que o autor ficou sem ideias de como desenvolver o fim deles.

jess 18/09/2021minha estante
sim, você começa a conhecer os personagens na medida que da, e ai pra amarrar td, isso acontece, não sei se vou ler o segundo

rafaela 09/11/2021

?O homem é a criatura que ele teme?
O terror e a agonia que esse livro passa é sem escrúpulos.
Assisti ao filme 3 anos atrás, quando ele estreou, então não lembrava de quase nada. Ainda bem!
Até tinha gostado um pouco do filme, mas não dá nem pra comparar com a experiência de ter lido o livro. Tiveram partes tão agonizantes que eu preferi parar de ler e só continuar no outro dia. A escrita do autor é fantástica por conseguir proporcionar todas as emoções que senti.
Se vocês viram o filme, não gostaram e ficaram receosos com livro, não fiquem!!!! Só Leiam! Sério!

Harper 13/07/2022

Um barco de emoções
Esse livro é angustiante, emocionante e incrível. Você o devora de tão viciante que é.

O amor materno me deixou emocionada. Uma mãe forte que faz de tudo pra proteger seus filhos. Esse é o grande ponto do livro.

Eu havia visto o filme antes, mas mesmo assim eu adorei. Imagino que pra quem não tenha visto seja melhor ainda.

Vou levar no meu coração, de verdade.

electra 27/04/2020

coisas, até as mais simples, me deixam amedrontada
simplesmente perfeito. do tipo de livro que começa chatinho e que depois eu não consigo fazer outra coisa não ser lê-lo. tenho que confessar que me deixou amedrontada, não que seja essa o efeito a ser surtido em todos, o que o torna ainda mais perfeito, já que toca no meu grande defeito de ser uma grande medrosa.

bruno 08/11/2020

livro claustrofóbico
livro viciante, faz você se sentir na pele de todos os personagens.

Bebella 25/01/2021

Um emocionante suspense
Já na primeira página é possível sentir a tensão que a história proporciona, acabando apenas junto com o livro.

A narrativa aborda um colapso com o mundo em que vivemos causado por criaturas as quais ninguém sabe dizer como são, pois após as pessoas vê-las, comentem suicídio.

Como será viver em um mundo em que você não pode aprecia-lo se quiser continuar vivo? Um mundo no qual seus olhos são o que você mais teme. E o pior, como será dar a luz a um bebê em mundo onde não se sabe onde é seguro abrir os olhos?

Fiquei muito encantada com a escrita do livro, o modo como a narrativa é capaz de te prender sem perceber o tanto de páginas que já se passaram. Uma história capaz de se ler em um dia pelo modo como Josh a escreveu.
Leiam!!! Vale muito a pena!

Malú 29/06/2020

Maravilhosamente intrigante e intenso
Ler caixa de pássaros me deixou ansiosa e tensa e curiosa sobre o que iria acontecer (mesmo que já tenha assistido ao filme incontáveis vezes, estava ciente que seria diferente), e saber disso me deixou durante toda leitura tensa kkk mas de um jeito bom.
Apesar de toda a dificuldades que os personagens passam o autor Josh conseguiu fazer com que a leitura seja agradável...
Por essa razão eu indico a leitura dessa maravilhosa obra.

Marcelle.Evelyn 18/04/2021

Esse livro foi uma grata surpresa. Muito diferente do filme, você sente toda angústia, desespero dos personagens tentando sobreviver a algo que não podem ver, não sabem como são e como agem. Só sabem que quem olha enlouquece. O final me deixou emocionada, queria que o filme tivesse seguido mais o livro! Recomendo muito!