A Joia

A Joia Amy Ewing

Resenhas - A Joia

Naosoualoucadoslivros 19/12/2021

Quando você não pertence a você
[...] A voz dele é branda, murmurante, e o vento leva embora a maioria das palavras. Não estou ouvindo, é o mesmo discurso todo ano, a mesma conversa sobre como é nobre a tradição da gestação por substituição, como somos essenciais para a continuidade da realeza, como seremos importantes na opinião de todos os moradores da cidade.
??Violet foi aprovada no exame de diagnóstico para a substituição aos doze anos de idade e agora prestes a completar dezessete anos, se encontra no período final da preparação no Portão sul. Em breve Violet seguirá para seu destino e será leiloada para alguma família da realeza. Será a substituta da realeza. Sozinha num lugar que jamais conheceu, com pessoas que não merecem confiança, Violet se unirá a Lucien (ele a preparou para o leilão e por algum motivo simpatizou com ela). Será Lucien confiável mesmo? No período crucial do seu plano com Lucien, ela se abstém da provável liberdade em prol da sua amiga desde o portão sul, Raven, esta também substituta, agora alvo de manipulação da realeza.
[...] Esperança é algo precioso, não é? No entanto, não damos a ela o devido valor até que a perdemos.
??Será Violet capaz de encontrar a liberdade? Seria ela capaz de seguir um movimento para libertar as substitutas da realeza? A moça que Violet viu morrer em praça pública por ousar se negar a realeza, fazia parte de algo maior? Essas e muitas outras questões são levantadas no decorrer dessa leitura e, não se engane com a capa do livro, nada de bonito se vê nesse volume. Uma história intrigante onde liberdade e esperança não estão disponíveis para quem não faz parte da realeza.
Indicadíssimo! ?

laurs_ 18/12/2021

mano q final foi esse???
qnd comprei esse livro, a primeira coisa q lembrei foi de A Seleção, mas na real nao tem nada a ver msm.

A Joia foi fundada pelo casamento da filha da Duquesa e filho da Condessa que antes eram rivais e sempre estavam em guerra. Depois de um tempo a realeza corria perigo pois seus filhos nasciam deformados ou doente, e dps morriam. Dr. Osmium Corre descobriu as primeiras substitutas, que identificou que elas podiam fazer com que a realeza continua-se a ter seus filhos. E ele percebeu também que elas possuiam um certo poder, os Presságios, que mudavam a cor, a forma e o crescimento do bebê.

O livro é narrado pela jovem Violet, uma substituta um tanto peculiar e teimosa (mto teimosa kk). Teve horas que me irritei com ela, mas fazer oq né. Ela narra sua vida de substituta, desde que estava no Portão Sul, onde as substitutas são preparadas para serem Leiloadas para a realeza. É um livro com uma história bem peculiar e diferente. Não me deixou muito presa a história mas quero mto saber oq vai acontecer com a Violet nos proximos livros.

18/12/21
- laura

julhiana 12/12/2021

Não se engane pela capa
Apenas chocada com esse universo criado pela autora. A Cidade Solitária é formada por 5 círculos sendo a Joia composta pela realeza e o mais rico de todos. Violet é fértil e foi preparada desde a infância para servir à Joia como substituta. Mas o que ela vai descobrindo aos poucos sobre seu trabalho é assustador.
No início fiquei um pouco confusa com o universo, a função de cada um e tal,
mas aos poucos isso foi explicado e eu achei muito diferente. Gosto quando livros de distopia
explicam um pouco sobre o passado e o porque se encontram naquela situação e isso aconteceu algumas vezes nesse livro.
Os personagens são bem construídos e eu fiquei boba em como todos tem um passado meio sombrio, principalmente quem está lá para servir.
Apesar do romance, não é um livro só sobre isso ou sobre vestidos, princesas, etc. Muito pelo contrário, mostra a luta por sobrevivência e como uma sociedade onde poucos tem muito é cruel.

Já comecei o segundo ansiosa para o terceiro!
Tai | @livrosecha 12/12/2021minha estante
Aiiiiii ?

Rhana 13/12/2021minha estante
Pra qual idade vc indica?

julhiana 13/12/2021minha estante
acho que 14+

Rhana 13/12/2021minha estante
Muito obrigada!!!! ?

karllasanbr 08/12/2021

A joia (a cidade solitária) livro 1
Sério,eu amei o primeiro livro,em alguns trechos me identifiquei tanto,como isso é possível?Mas algumas perguntas não há respostas né!?Apenas quero dizer que amei este livro,apenas passei um pouco de raiva com a Duquesa do lago.

Juju 26/10/2021

MEU LIVRO PREFERIDO!!
Conheci esse livro através de uma amiga que tinha amado mas por não ser um livro que eu ouvia muito falar não criei muita espectativa. ME SURPREENDEU MUITO!! O livro é incrível, eu amei os personagens e torci até pra quem eu não devia torcer. Recomendo demais pra qualquer um.

pilarmmello 25/10/2021

NEM É ESSA BOMBA TODA - é ok.
Solicitei esse livro via Skoob pois me interessei bastante pela sinopse do livro. Pouco depois, descobri via booktube e booktok que aparentemente o livro era a própria bomba. Fiquei um pouco desapontada mas a skoober já havia me enviado o livro e não tinha mas o que fazer. Aproveitei a oportunidade para ler o livro de mente aberta e julgar no final da maneira que achasse necessária e cabível a minha opnião do livro.
Em relação ao começo, achei bem confuso porém após me situar até que gostei da storyline. É nítido, todas as inspirações literárias que influenciaram a autora na escrita deste livro - como até mesmo personagens que são muito similares e apresentam até mesmo determinados papéis na história (por mais que, o contexto seja diferente e a personalidade dos personagens também, eles acabam tendo objetivos e uma funcionalidade no livro quase idêntica - como Cinna em Jogos Vorazes e Lucien em A joia).
De longe, não é a minha leitura favorita do ano mas acredito que as 3 estrelas representam a curiosidade que o livro me instigou a querer ler a continuação.
Com certeza é sem dúvida um clichê, mas sempre fui meio fraca para romances e distopias clichês rs.
Refleti após o término da leitura e entendo o motivo de certas críticas negativas ao redor desse livro e da onde elas vem, mas descompreendo o porquê de todo esse hate.

Ias 20/10/2021

Um dos melhores livros que conheço
Faz alguns anos que li A Joia, na verdade, mas acabei de relê-lo para poder finalmente ler as continuações. Não sei julgar a série, mas de verdade, acho que esse livro é um dos melhores que já li. Não tem sequer um momento que seja apenas perda de tempo, ou que não seja de alguma forma importante para a história. Apesar de a Violet em alguns momentos fazer muita besteira, acho que é uma personagem que nós entendemos facilmente os motivos. Outros personagens são complexos e fascinantes, alguns dos mais interessantes que já li. Sou apaixonada por esse livro!

Kivialatuque 05/10/2021

Pelo amor de Deus!
Amei! Muito bom, personagens cativantes amei o universo literário dessa história.
Louca para ler a trilogia completa.

Cleura 02/10/2021

Hoje é meu último dia como Violet Lasting?
Depois de pouco tempo, terminei de ler o livro de estreia da autora Amy Ewing, que é ?A Joia?, primeiro livro da série ?A cidade solitária?. Confesso que, na primeira metade da história, achava que daria 3 ou 3.5 estrelas para o livro, porém a segunda metade dele fez com que eu mudasse de ideia.
Logo quando se lê o primeiro capítulo do livro, fica nítido que a história de Violet (a protagonista) é muito parecida com a de outras personagens principais de distopias, como America, Katniss e Beatrice, já que há na trama uma sociedade monárquica que vive em um lugar chamado Cidade Solitária, em que há cinco círculos, como a Joia, que é a própria realeza. As pessoas de lá, porém, tratam criados, substitutas (que servem para ter os bebês das condessas, ladies e duquesas) e membros de círculos inferiores, como o Pântano, como servos descartáveis.
É claro que esse livro tem algumas falhas, e foi por isso que não dei 5 estrelas a ele. Violet Lasting, a protagonista, por exemplo, me cativou um pouco, porém não tanto quanto outras mocinhas literárias. E apesar de as outras personagens do livro serem bem exploradas e construídas (na minha opinião), não senti um grande apego a quase nenhuma delas.
Outra coisa que me incomodou no livro foi que o casal principal apaixonou-se muito de repente. Em uma hora, eles estavam incomodados e desconfortáveis após se conhecerem, e em outra os dois declaravam amor eterno um ao outro. Eu só pude pensar: cadê a construção amorosa? O que a autora fez pra tornar esse casal menos cativante que Katniss e Peeta? Ou que Tris e Tobias?
Enfim, mesmo com essas desvantagens, devo declarar que o livro é realmente muito bom, e que Amy Ewing cumpriu muito bem seu papel de criar uma história originada de outras, mas com um grande toque de criatividade.
Nota: ????????

Magam 27/09/2021

A joia
Se você está lendo ou quer ler achando que vai ser parecido com seleção talvez vc goste. Mas eu não estou gostando. A história não é só chata como é mal desenvolvida.

Sopa 09/09/2021

ÓTIMO ENREDO
O enredo é super único e interessante! O único problema pra mim foi a pequena quantidade de romance, mas pras pessoas que não ligam pra isso esse livro é perfeito!
Não gostei muito do casal Ash e Violet, sou completamente time Garnet (por mais que ele mal tenha aparecido nesse livro)!!! Já criei uma conexão com esse personagem e espero que ele lacre muito no próximo livro.
Tenho pena da Violet, ela sofre muito!! A bicha sofrendo mais que jesus o livro inteiro, mas continuou firme e forte até o final. Espero muito que a Raven fique bem! Também quero que a leoa apareça mais? não sei pq simpatizei tanto com ela!!
GARNET KINGO FAZ TUDO!!!!!!!! (ps: espero não me decepcionar com ele

Erikinha 25/08/2021

Confesso que ameiii esse livro.
É uma mistura de romance, com fantasia e um pouco de suspense.
Mostra a diferença de poderes entre as classes socias, com aquela pegada de época. Vale muito a pena leeer. Estou doida para descobrir o desfecho da história. Ansiosa pelos dois últimos livros da trilogia .