A assombração da Casa da Colina Shirley Jackson

Resenhas - A Assombração da Casa da Colina

Isabella1509 28/09/2022

Uma casa sem bondade
A Casa da Colina mexe com nosso psicológico o tempo inteiro. A sensação durante a leitura é de que algo ruim vai acontecer a qualquer momento.

Mergulhei nessa história, me senti dentro da casa e parte dela. Senti a angústia e o desconforto da personagem principal, a insanidade chegando pouco a pouco. Duvidei de várias coisas que estavam acontecendo. Criei várias teorias.

Foi uma experiência muito diferente. É uma história que vai muito além de fantasmas e sustos. Um terror psicológico que vai brincar com sua mente; e vai te deixar com uma pontinha de vontade de se hospedar, ao menos por um dia, na Casa da Colina.

Quotes:

"Algumas casas nascem ruins."

"Ninguém sabe sequer por que certas casas são chamadas de mal-assombradas."

"A reputação da Casa da Colina é de insistir na hospitalidade; ao que consta, ela não gosta que seus hóspedes escapem."

"Basicamente, o mal é a casa em si, eu acho. Ela prendeu e destruiu suas pessoas e a vida delas, é um lugar que tem uma maldade contida."

"Era uma casa sem bondade, jamais feita para ser habitada, não era um lugar adequado a pessoas ou ao amor ou à esperança."

Drika |@floreios.e_borroes 21/09/2022

Muito diferente da série!
??SE ALGUÉM TE CONVIDASSE PARA PASSAR O VERÃO EM UMA MANSÃO MAL ASSOMBRADA VOCÊ ACEITARIA?

Publicada em 1953, A Assombração da Casa da Colina é considerada uma das obras mais famosas de Shirley Jackson, célebre autora e responsável por influenciar inúmeros escritores no que diz respeito à literatura gótica e terror psicológico.

?Era uma casa sem bondade, jamais feita para ser habitada, não era o lugar adequado a pessoas ou ao amor ou à esperança. O exorcismo não consegue mudar o semblante de uma casa; a Casa da Colina continuaria igual até ser destruída.?

Dr. Montague é um pesquisador que estuda atividades paranormais. Sua pesquisa se constitui na avaliação de eventos sobrenaturais em residências ditas ?mal-assombradas?.

Para o desenvolvimento desse estudo, ele escolheu A Casa da Colina e convidou mais algumas pessoas para passar o verão junto com ele, e assim, poder observar os possíveis episódios.

Aceitaram o convite, Eleanor, Theodora e Luke. A primeira teve uma experiência sobrenatural na infância; a segunda é uma sensitiva e Luke é a imposição dos donos da casa para locação do imóvel.

Inicialmente tudo pareceu muito tranquilo, alguns jogos, exploração da propriedade e muita conversa. Mas o clima da casa muda quando barulhos estranhos começam a soar à noite, portas a se fecharem sozinhas e vozes a invocarem Eleanor.

Com o passar dos dias, o que parecia ser uma simples brincadeira pode se mostrar uma experiência extremamente desagradável e capaz de mexer com o psicológico dos habitantes da casa.

A forma como a autora enreda o leitor e constrói sua narrativa é realmente envolvente. A curiosidade e expectativa corrói as entranhas do expectador. Pois não se sabe o que estar por vir.

Ao passo que a leitura avança, inúmeras perguntas vão surgindo: existe mesmo uma assombração? A casa em si é a própria energia maligna? Ou os demônios dos habitantes da casa é que os apavoram?

Os personagens criados pela autora são peculiares e enigmáticos; cheios de conflitos internos, que vamos conhecendo ao longo da narrativa.

? Se você, assim como eu, terminou A Maldição da Residência Hill e foi correndo ler o livro, imagino que tenha levado aquele TOMBO. ? Não por ser uma obra ruim, não é isso. Mas sim, por ser completamente diferente da série.

? É uma leitura que vale a pena conhecer.
Até por se tratar de um clássico que influenciou muitos autores renomados. A escrita da autora é simples e de fácil compreensão.

? Nota: 3,5 ?| Gatilhos: Suicídi&

#aassombracaodacasadacolina

Annaplima 17/09/2022

"...o silêncio se escorava com equilíbrio na madeira e nas pedras da Casa da Colina, e o que entrasse ali, entrava sozinho."

Achei que tivesse mais terror, mas a autora consegue nos prender com um certo suspense. Bom.

Clara J. Aguiar 16/09/2022

Nenhum organismo anda sozinho na casa da colina..
É um livro bom, não vá achando que será uma história de terror com vários sustos e assombrações pois não é assim que funciona. Se trata de um livro intenso e profundo, reflexivo, onde os sentimentos e os pensamentos são colocados em jogo pelos visitantes da casa da colina. É uma leitura um pouco maçante pelos diálogos complexos, mas se bem interpretada, te envolve a sentir a mesma sensação angustiante que a personagem principal (Eleanor) passou dentro daquela casa.

Suéllen 16/09/2022

A assombração da Casa da Colina
Fui com muitas expectativas pra ler esse livro, já que o King falou tão bem e a série é maravilhosa, a série não tem nada a ver com o livro, ela é bem melhor, o livro não é ruim mas achei ele um tanto quanto confuso e são poucos os momentos que coisas sobrenaturais ocorrem na casa, gostei dos personagens menos da principal, uma adulta que queria que ela sempre fosse o centro das atenções, mega carente e grudenta o final também deixou a desejar muito disperso e inacabado.

Stephanie0 15/09/2022

Esta leitura me prendeu do início ao fim??
Gostei bastante deste livro, uma leitura fluida, apesar da escrita um pouco diferente.
Amei os mistérios da casa e tudo que ela influência nas pessoas que nela entram.
O final realmente foi bem diferente do que eu esperava que seria, mas gostei bastante.
Um livro que recomendo para todas as pessoas que gostem de um suspense.

AmadoThriller 14/09/2022

Sofrido
O livro começa com um ritmo legal,a proposta da história também é boa e muitos acontecimentos na casa são interessantes e podem dar um medinho em quem não está acostumado com leituras desse estilo, porém, eu achei os personagens chatos demais! O Doutor é o único coitado que eu salvaria dali e que morri de pena de ter uma esposa tão estúpida! O Luke não incomoda mas também não cativa, e as moças? afff? Theodora parece má e fútil e Eleanor é insuportável de chata, boba, carente etc. Terminei o livro na força do ódio!

Clara 07/09/2022

De fato, um dos melhores primeiros parágrafos que eu já li
?Nada sobrevive em condições de realidade absoluta (?) e a casa da colina desprovida de sanidade ??
Certamente um dos livros mais impactantes do ano pra mim e talvez um dos favoritos , provavelmente eu faria uma releitura . Os dramas da personagem Nell e o modo como é abordado a incerteza se são causas externas ou internas da personagem que causam as assombrações deixa tudo bem mais instigante , o terror psicológico se sustenta com maestria mas sem exageros e convenções de gênero , sem saídas óbvias e sem respostas óbvias tbm.Eu simplesmente amei .

Elyene 04/09/2022

Assombrosamente morno
Um livro com tantas derivações aumentou minhas expectativas consideravelmente. Comecei a leitura animada com o fato de a narrativa ser super fluida. Gostei da forma como os pensamentos da Eleanor foram apresentados, como o ritmo da escrita passa a confusão e angústia de vivenciar o mundo pelos olhos dela. Toda a premissa e a contextualização são muito empolgantes, mas a realidade é que não tem muito pra se ver aqui. Temos alguns eventos que soam preparatórios, mas o que poderia ser uma jornada ascendente não vai muito longe. No fim, o apelo psicológico é o que salva a leitura e nos resta conjecturar.

sofia.bassan 31/08/2022

O livro prometeu muito e não entregou tanto, acheio meio enrolado e cansativo umas horas, mas foi bom ver as referências depois de assistir a série (que não tem nada de parecido, mas no bom sentido).

Bia 29/08/2022

Não tem nada a ver com a série da Netflix, mas eu comecei a ler sem ter feito a ligação do livro com a série, só depois percebi. Acho que boa parte das pessoas que não gostam é porque vão esperando que seja algo que não é.
Não é terror, não tem monstros e fantasmas. A narrativa psicológica traz um clima tenso e tem bastante suspense, é tudo o que eu amo ler.
Virou um favorito com certeza

Vity 26/08/2022

A assombração da Casa da Colina
Não ache que lerá a série!

Esse livro é diferente em inúmeros pontos e aspectos em relação à série, portanto, não espere que esse livro seja uma transcrição da série...

Eleanor é uma garota amável, sendo possível perceber durante a leitura que ela só queria ir para algum lugar em que ela se encaixasse, mas ela não encontrou esse lugar, não é? É angustiante e melancólico...

Não senti medo ou terror psicológico em momento algum, mas o suspense e a tensão predominam do início ao fim.

Agnys 24/08/2022

Chato.
Achei um pouco lento e de terror não achei nada é mais um drama,e uma protagonista que tem problemas com sua vida social.quando recebe um convite para estudar as paranormalidade da casa.e acha que a vida dela poderia mudar por esse convite.

Cristina117 24/08/2022

Um livro de casa mal assombrada onde nada acontece.
Muito, muito fraco.
Faltou um final. Não teve heheheh.