A assombração da Casa da Colina

A assombração da Casa da Colina Shirley Jackson

Resenhas - A Assombração da Casa da Colina

Evaldo29 16/02/2024

Achei o livro bem fraquinho.Leitura muito densa e bem confusa, tive bastante dificuldade em situar as ações no texto...a história do livro achei bem ruinzinho... Um livro que quase abandonei....??

Fraan! 09/02/2024

Um clássico, mas a releitura do Flanagan é superior
Li essa obra por ser a obra que originou a história da série ?A maldição da residência hill?, lançada pela Netflix. A série em questão é uma das minhas favoritas então estava um pouco ansiosa pra conhecer o livro.

Pensei que a série fosse uma adaptação, mas acredito que se encaixe melhor no termo ?releitura?, pois o Mike Flanagan fez modificações na história que foram vitais para sua atmosfera poética e melancólica. Não senti a mesma atmosfera lendo o livro, o que é uma pena, pois é um dos aspectos que mais gostei quando conheci a obra. Foi uma leitura bem fácil mas não senti apreensão, nem ansiedade, achei bem morno nesse aspecto. Chorei rios com a série.

O livro é bom, tem trechos extremamente impactantes, só não é ótimo em sua totalidade.

3.5/5

Ana Letícia 05/02/2024

A assombração Da casa Da Colina.
Eu terminei esse livro em pouquíssimo tempo, estava bastante curiosa para chegar na trama. O livro é fascinante, do início ao fim. Um clássico sempre será um clássico.

Karol 25/01/2024

Chatinho
Chatinho, não o suficiente para abandonar, mas facilmente esquecível. Primeira vez que considero a adaptação melhor que a obra original.

nanwesg 18/01/2024

Tedioso demais
?Sozinha no mundo, Eleanor fica encantada ao receber uma carta do dr. Montague convidando-a para passar um tempo na Casa da Colina, um local conhecido por suas manifestações fantasmagóricas.
O mesmo convite é feito a Theodora, uma alma artística e sensitiva, e a Luke, o herdeiro da mansão.
Porém, o que começa como uma exploração bem-humorada de um mito inocente se transforma em uma viagem para os piores pesadelos de seus hóspedes. Com o tempo, fica cada vez mais claro que a sanidade ? e a vida ? de todos está em risco.?

Terminei o livro na insistência, pq é muito morno, sem momentos de suspense, zero medo, zero terror, enfim, muito enrolado e sem sal. Me decepcionei pq espera a muito mais por falarem tão bem da série.

Milena 17/01/2024

Gostei bastante!
Bem diferente da série como tinham me alertando mas eu gostei muito da história. Assim como a série o terror e os fantasmas são só fachada pra tratar um assunto mais sério (depressão e suicídio).
Personagens interessantes, leitura rápida e gostosa. Vale a pena!

Ah, me falaram tanto que eu odiaria a Theodora aqui e eu mais uma vez amei a personagem!

Manuella 14/01/2024

Para fãs de A maldição da Residência Hill
O livro que inspirou a série (não são exatamente a mesma história), que nos mostra detalhadamente as personalidades de Eleanor, Theodora e Luke e principalmente? Da Casa (sim, com letra maiúscula, pois ela é viva).

Lima 13/01/2024

Não gostei
Durante o livro "A assombração da casa da colina" senti muita dificuldade na leitura e na interpretação durante a história.
Comecei a ler este livro apos ver bons comentários sobre a série e me decepcionei muito, a história da série e a do livro sao histórias diferentes, e apesar da série ser muito interessante o livro é tedioso e ruim.
Não consegui gosta de muitos pontos do livro, sendo um deles a protagonista, que em varios momentos acabou me irritando.
Entendo a autora por colocar questões em aberto, mas tem alguns pontos que eu gostaria que fossem fechados e explicados.
Enfim, entendo porque o livro é famoso e a autora realmente é uma escritora muito boa, porem esse livro dela acabou nao me prendendo e a leitura não fluiu, apenas não gostei dele.

Manú Tristíssimo 12/01/2024

" Acho que só temos medo de nós mesmo. "
O livro clássico mais elegante de todos os tempos, não há horror, sangue e gatilhos que vão te fazer sentir o abraço gélido do organismo vivo que é a Casa da Colina.

Com o objetivo de estudar sobre as Casa da Colina (em letra maiúscula porque ela é um organismo vivo, é um nome próprio!), um filósofo e três pessoas distintas decidem ir também.

Narrado em terceira pessoa, a convivência da Eleanor na casa é de enlouquecer juntinho com ela. A sua realidade, sonhos e divagações são muito difíceis de identificar, sendo um dos principais motivos do terror psicológico, além dessa pulga atrás da orelha, vem o questionamento: é uma casa assombrada mesmo?

A resposta é relativa, eu não perdi tempo me questionando porque acreditei no que eu li e embora eu tenha lido muitas coisas que se contradizem, eu acredito em cada palavra do que aquela mulher escreveu. Desde os pensamentos, sentimentos, sensações e suposições da Nell até ao que ela viu, escutou e sentiu fisicamente. Não duvidei da Casa da Colina em nenhum momento.

Apesar de ter ficado louca por respostas de mão beijada, é fácil de imaginar o final e dá até pra visualizar a Nell dançando por aí.

E o que eu senti lendo esse livro?
Eu li esse livro exclusivamente porque amei a série (A Maldição da Residência Hill) e é a minha preferida da vida, amei a inspiração e a idéia de colocar como uma família fazendo a Casa de lar, e o plot da série, nossa... É um evento!! Mas não pude deixar de me apaixonar pela elegância da primeira e principal Casa, foi um experiência completamente diferente da que tive com a série, mas foi tão espetacular quanto! E descobri que tem dois filmes inspirados no livro também, Desafio do Além e A Casa Amaldiçoada e tô doida pra assistir!!!
"Jornadas terminam no encontro de amantes", fiquei em dúvida se eu estava ficando louca também ou se tava rolando um flerte entre Eleanor e Theodora, porque é bem difícil de imaginar que era mesmo um flerte por causa da época em que foi escrito mas tava tudo muito suspeito.
" A Casa da Colina, desprovida de sanidade, se erguia solitária contra os montes, aprisionando as trevas em seu interior, [...] o silêncio ecoava com equilíbrio nas madeiras e nas pedras na Casa da Colina, e o que entrasse ali, entrava sozinho. "

Camila 12/01/2024

Peguei esse livro porque estava precisando de um terror, mas ele é bem mais complexo que isso. Fiquei me perguntando sobre a veracidade dos acontecimentos e na confiabilidade dos personagens. E o final vai se moldando rapidamente no decorrer do livro. Chega um momento que a gente compreende o que vai acontecer.

Pedro 11/01/2024

Terror sutil e sugestionado
Para além da história, gostei muito de como se deu a construção dos personagens e ambientação dos cenários, especialmente as descrições sobre a casa, são impecáveis. Ainda, a narrativa brinca muito com a separação entre a realidade e a imaginação, que é bastante tênue.

Sua amiga 10/01/2024

Q delícia mds do céu
1° livro da Shirley Jackson e assim, apaixonei demais ?

Assisti a série primeiro e qnd a gente vai ler, são histórias completamente diferentes e a gente gosta DAS DUAS!!?

Em algumas críticas vi pessoas reclamando sobre a Eleanor, q era uma prota chata e afins, mas eu amo ela em ambas as obras? (será q eu sou chata????)

Msm qnd "nada tá acontecendo", eu amo acompanhar cada pensamento dela, me identifico mto com a forma como ela parece estar sempre sonhando e vagando por uma realidade distante em busca de algo?

Ler antes de dormir é um bom hábito (ficar longe das telas pra ter uma boa noite de sono e tudo mais) e ler esse livro (principalmente da metade pro final) na madrugada é mto louco!! Tem uns capítulos mto intensos e dá um frio na espinha...?

A melhor parte dos livros da Shirley Jackson são as teorias e interpretações q cada pessoa pode criar e ter, acho q conseguir fzr tramas assim é oq fazem um autor ser atemporal ?

O filme dos anos 90 é HOR-RÍ-VEL!!! é POOOOODRE????

Só não vou dar 5? pq não gostei mto da participação da esposa do doutor??
Manú Tristíssimo 12/01/2024minha estante
Gostei da sua resenha e tenho uma dúvida, por que tantas interrogações onde teoricamente não seria uma pergunta?

Sua amiga 13/01/2024minha estante
Manú tristíssimo - é só pelo meme uai kkkkk coisa de internet? e se certa forma seria uma pergunta q eu faria pra mim mesma no contexto kkkkkk

Bia 09/02/2024minha estante
Ler de madrugada foi uma experiência! São 04:24 e acabei de terminar a leitura, não sei quanto tempo vai levar pra eu recuperar a sanidade agora...

Sua amiga 09/02/2024minha estante
Biaaaa? as histórias da Shirley ficam na cabeça msm dps do fim, tô doida pra comprar mais um livro dela?

Pandora 09/01/2024

Shirley Jackson é uma de minhas autoras preferidas. Além da escrita maravilhosa, seu trabalho de exposição da mente humana, especialmente suas perturbações, é primoroso. Ela sabia brincar com nossas supostas certezas. Prova disso é que quando terminei, pensei: não sei, não gostei tanto quanto Sempre vivemos no castelo; mas depois de meia hora elocubrando o que havia lido já tinha mudado de ideia, vendo toques de genialidade em cada canto.

Primeiro, eu amo terror psicológico. Segundo, andamento lento e tensão crescente. Motivo, aliás, pelo qual não curto a maioria dos livros/filmes do que eu chamo de terror de ação, cheios de sustos e elementos gráficos com a intenção clara e nada sutil de causar horror. Eu gosto de quebrar a cabeça. E lady Jackson sabia criar quebra-cabeças com uma habilidade ímpar.

Final dos anos 50. Aqui temos quatro pessoas (dr. Montague, Luke, Theodora e Eleanor) que são reunidas numa casa supostamente assombrada pelo motivo oficial de participar de um estudo científico, mas que têm, na verdade, cada uma, seus próprios motivos para estar lá. Fama, curiosidade, diversão, fuga, sentido para a vida são alguns deles. A principal destas personagens é Eleanor, uma moça solteira de 32 anos, que passou os últimos onze cuidando da mãe doente e sem a chance de desenvolver amizades ou relacionamento amorosos e sexuais ou de fazer algo por si própria. Com o falecimento da mãe, há três meses, do qual se sente culpada, ela vive com a irmã, o cunhado e o sobrinho, onde não tem nem seu próprio quarto, nem autonomia para gerir sua vida. E é sob a ótica de Eleanor - embora a narrativa se dê em terceira pessoa - que acompanhamos a estada na Casa da Colina.

Shirley sempre cria mulheres interessantes e complexas e aqui a repressão feminina está em detalhes. Embora Eleanor e Theodora sejam mulheres com histórias de vida e personalidades distintas, vivem a mesma realidade das mulheres daquela época, cuja função principal estava em serem boas esposas e mães, ainda que fossem profissionais de sucesso. Um exemplo disso é a visita à casa da mulher do dr. Montague, autoritária, independente e corajosa e dada a experimentos mediúnicos, que se torna um estorvo para todos em vista de sua personalidade, mas que é justificada pelo marido nos seguintes termos: “É uma boa esposa e cuida muito bem de mim. Faz as coisas de forma esplêndida, sério. Botões das minhas camisas”. E depois: “esse é basicamente seu único vício”, referindo-se às atividades místicas da mulher, que obviamente ele não levava a sério.

Como é natural nos trabalhos da autora, ambiguidade e diálogos nonsense são comuns, assim como personagens bem construídos e situações que podem ser analisadas por vários ângulos. Seus livros são para serem lidos mais de uma vez, e em cada leitura algo mais pode ser observado. Como a Casa da Colina. É assombrada ou não? Ela têm influência sobre as pessoas? Ou são as pessoas, que com suas atitudes e os infortúnios, por sua ordem natural, que deram fama a uma casa um tanto peculiar por sua arquitetura e isolamento?

Ao longo dos dias passados na casa, a medida que as interações vão se desenvolvendo e diante da tensão de certos acontecimentos, vêm à tona particularidades de seus habitantes que os mesmos tentavam dissimular ou esconder, além de provocar sentimentos novos em Eleanor, uma complexa relação que envolve amor e ódio, atração e repulsa. Um vulcão adormecido um dia entra em erupção.

“Nenhum organismo vivo pode existir muito tempo com sanidade sob condições de realidade absoluta; até cotovias e gafanhotos, supõem alguns, sonham.” Esta primeira frase da narrativa é a própria essência do livro. Cada vez que lamento a partida precoce de Shirley Jackson, me contento por sua obra ser tão rica, que sempre há o que se absorver dela.

Nota:
As principais adaptações audiovisuais de A assombração da Casa da Colina:
1. Filme Desafio do Além (The Haunting, 1963), direção de Robert Wise;
2. Filme A Casa Amaldiçoada (The Haunting, 1999), direção de Jan de Bont;
3. Série A Maldição da Residência Hill (The Haunting of Hill House, 2018), criação de Mike Flanagan. A série não é uma adaptação, é muito levemente baseada no livro.
Manú Tristíssimo 12/01/2024minha estante
Que resenha impecável, meus parabéns !!

Pandora 12/01/2024minha estante
Manú, muitíssimo obrigada! :)

Jesiane.Lutz 07/01/2024

Expectativas
O livro é MUITO bom. No início não me prendeu, mas por conta da série eu continuei lendo.

Para mim o grande problema é que eu fui com as expectativas erradas. Eu entendia que a série tinha sido uma adaptação do livro e foi isso que me deixou com vontade de ler. A real é que a série (que é minha favorita da vida) se inspira nesse livro, mas definitivamente não é uma adaptação.

Vale a leitura, é bastante prazeroso, mas, se assim como eu você está lendo por conta da série, saiba que não é bem assim que o livro é.