A assombração da Casa da Colina

A assombração da Casa da Colina Shirley Jackson

Resenhas - A Assombração da Casa da Colina

Amanda3913 04/01/2024

Eleanor não mereceu o fim que teve
O livro ia muito bem. A relação de todos era muito harmoniosa, os momentos de tensão não foram tantos, mas foram bons, até tinha um casal pra torcer por eles. Você fica se perguntando como que eles vão resolver os mistérios da casa...Aí acaba.
Da pra entender o porquê é a precursora das histórias de mansão, mas a impressão que eu tive foi que a autora precisou finalizar as pressas o livro no meio e por isso ficou tão desorganizado o final.

Professor Eddie 03/01/2024

Meio assim sei lá
No começo vc se interessa pela história. Depois a Eleanor parece ser uma pessoa bem interessante.

Depois ela se perde, a narrativa se perde, o final é totalmente estranho para mim. Duas estrelas só pela experiência.

Leareminds 01/01/2024

Tensão e agonia me acompanharam desde a primeira até a última página desse livro. Eu fiquei tão imersa que comecei oscilar juntamente com os personagens. Me perdia junto com eles e só voltava quando fazia uma pausa na leitura. Livro incrível demais.

Lyvia 31/12/2023

Por não ter lido nenhuma resenha sobre o livro, mas ter assistido à série com base nele na netflix, criei uma expectativa além da conta e me frustrei. Mas é um bom romance psicológico. Não oferece muito terror. A sensação é que você fica esperando a todo momento algo muito grande acontecer e não acontece.

Gustavo616 31/12/2023

Visualização de conteúdo indisponível no momento. Efetue novo acesso e tente novamente em alguns instantes.

(cod: 14.06)

Denise 28/12/2023

Muito além de história de casa mal assombrada
Um doutor em filosofia pretende estudar os efeitos paranormais de uma casa dita como mal assombrada; mais três pessoas participam do experimento. Coisas estranhas começam a acontecer, mas será mesmo uma assombração?

Não se trata de uma simples história de casa mal assombrada. A casa da colina é um personagem, um organismo vivo e tem forte influência sobre os outros personagens, principalmente sobre a protagonista Eleanor. Ao ponto de as duas se tornarem uma só.

Após anos cuidando da mãe doente, Eleanor finalmente está livre para viver o que não pôde viver. A casa representa esta liberdade, trazendo felicidade e medo das novas possibilidades que se abrem para ela, ao mesmo tempo que evoca a culpa que ela sente pela morte da mãe.

A autora nos coloca dentro da mente da Eleanor, que até mesmo antes de chegar na casa já mostra uma grande capacidade de fuga da realidade. Assim, a narrativa não deixa claro o que é realidade, loucura, sobrenatural, delírio coletivo?

Um gótico maravilhoso onde as personagens femininas possuem papel de destaque, no estilo de A outra volta do parafuso.

Também é muito evidente a influência da Shirley Jackson sobre a escrita do Stephen King, principalmente em Carrie e O Iluminado.

Um livro impactante, muito complexo e bem escrito. Amei!

Animania 24/12/2023

Esse é o meu primeiro contato com a escrita de Shirley Jackson, é um terror diferente porque achei que teria. momentos de terror ou medo, porém a narrativa foi tomando um rumo diferente. Toda a situação da Casa da Colina mexe com o psicológico de seus hóspedes, além de toda a sua estrutura ser irregular tal como a sanidade daquelas que ali se encontram. Na minha opinião, é um clássico do terror que vale a pena, pois é uma leitura muito diferente de um livro que lhe dá a sensação de perigo ou medo, esse seria mais um terror psicológico porque você acompanha a sanidade dos personagens se definhando a cada página. Gostei bastante da leitura, da dinâmica de relação entre todos os personagens e a forma em como lidavam com a casa durante a sua estadia. Recomendo bastante para quem está querendo sair de uma ressaca literária.

duda 21/12/2023

Confuso
Achei bem arrastado e muito confuso. Não consegui entender muitas coisas. Pode ser que essa confusão seja proposital por ser um terror mais psicológico, mas achei que deixou o livro muito entediante

Raiane.Priscila 21/12/2023

Esperava mais
Esperava bem mais desse livro, considerando a fama que ele tem. Achei a história muito arrastada e não tem todo aquele terror do qual ele é famoso. Não gostei.

mariana 20/12/2023

Meh?
é um livro morno, esse é o melhor adjetivo para descrevê-lo. ele te deixa muito no escuro, você entende o que você quiser a respeito do livro e dos seus personagens, não fica nada explícito. mass, as cenas de terror sao bemm boas e bem escritas e eu gostei bastante.
por ser um romance tão antigo, dou um desconto e acho que ele realmente é mt bom pra época. eu gostei mas não é uma leitura que eu repetiria tão cedo!

Pseudo emo 17/12/2023

Bom clássico mas pouco assustador
Essa é uma leitura que comecei sem pretensões e descobri só depois que se trata de um clássico. É uma boa surpresa porque não tinha expectativas então não me frustrei.
O ponto alto com certeza é a casa e como ela funciona, o quanto ela enreda os mais fracos e manipula a mente de todos. A ambientação é bem feita e me fez criar uma planta baixa na cabeça!
Há muitos elementos arrepiantes no livro mas não cheguei a me assustar muito com a escrita, acredito que a dinâmica entre os personagens me irritou mais do que qualquer outra coisa. As vezes achei meio confuso de entender o que acontecia, se era sonho ou realidade, mas acredito que isso adicione a leitura, já que os próprios personagens iam perdendo seu senso ao longo da história.
Eu não podia imaginar o fim da história, ele veio abrupto e repentino e eu não esperava que fosse assim, para mim ainda teriam mais 100 páginas! Mesmo com o susto achei muito bom e apropriado para o livro, se consagrando entre os clássicos de terror e com certeza sem ser nem um pouco genérico.
Um bom livro sobre casas mal assombradas, mas não verdadeiramente assustador.

gio.vono 07/12/2023

O livro de casas assombradas por excelência
?A própria Casa da Colina, desprovida de sanidade, se erguia solitária contra a colina, encerrando as trevas em seu interior; estava desse jeito havia oitenta anos e talvez continuasse por mais oitenta. Lá dentro, as paredes continuavam de pé, tijolos se juntavam com perfeição, assoalhos estavam firmes e portas estavam sensatamente fechadas; o silêncio se escorava com equilíbrio na madeira e nas pedras da Casa da Colina, e o que entrasse ali, entrava sozinho.?

Esse livro dispensa qualquer apresentação, resenha ou opinião. É o melhor livro de terror de casas mal assombradas que eu já li, e, pelas minhas pesquisas, é considerado o melhor de todos mesmo. E não surpreende: ele é aterrorizante e constrói um terror tão elegante, chique, poético e complexo que é impossível de largar antes de resolver o mistério da Casa da Colina.

Ele tem um ritmo mais lento do que a maioria das histórias que estamos acostumados a ler hoje em dia, mas se você estiver disposta a comprar a história que a Shirley Jackson está te contando, você provavelmente vai ler um dos melhores livros da sua vida. A autora constrói sua história como um muro, um capítulo por vez, um diálogo cuidadosamente trabalhado por vez. Acompanhamos a estadia na Casa da Colina através do olhar de Eleanor, e enlouquecemos lentamente junto com ela. Ficção, sonho, realidade, lendas, imaginação e assombrações se misturam, e em certo ponto é difícil saber o que está realmente lá e o que foi um fruto da psique quebrada de Eleanor.

Um prato cheio para os fãs de terror psicológico, e aquece meu coração saber que esse clássico perfeito foi escrito por uma mulher na década de 50, e aborda nas suas entrelinhas questões de gênero e sexualidade feminina. Outro ponto delicioso de acompanhar nessa trama é a relação de Eleanor e Theodora, e o humor ácido dos personagens sempre que estão morrendo de medo, no maior estilo ?rindo pra não chorar?.

Além disso, vale a pena ressaltar que a escrita é perfeita, as descrições da Casa (com ?C? maiúsculo, porque ela é retratada como um organismo vivo, com vontade própria e personalidade) são sombrias e assustadoras, ao mesmo tempo que a natureza ao redor é tão bonita e acolhedora. Dou 5 estrelas porque não dá pra dar 1000!

nomundodesalem 05/12/2023

A Assombração da Casa da Colina// Shirley Jackson // 240 Páginas // 3,5 ⭐️

A Assombração da Casa da Colina" é um romance de terror psicológico escrito por Shirley Jackson, publicado em 1959. A trama gira em torno de Eleanor Vance, uma mulher solitária e introvertida, que aceita o convite do Dr. John Montague para participar de uma investigação paranormal na Casa da Colina. A casa é conhecida por sua história sombria e por supostas atividades sobrenaturais.

Ao chegar à casa, Eleanor encontra outros participantes do experimento, incluindo Theodora, Luke Sanderson e o próprio Dr. Montague. Conforme os dias passam, eventos estranhos começam a ocorrer, desencadeando uma série de acontecimentos sobrenaturais e psicológicos.

Estive adiando bastante para escrever essa resenha, primeiramente por ter altas expectativas para este livro e acabar me decepcionando um pouco. Não consegui me conectar com a personagem principal e achei que os outros membros do grupo não foram tão bem explorados, deixando as relações entre eles um pouco superficiais.

A ambientação na Casa da Colina, embora inicialmente promissora, não evolui conforme o esperado. Os eventos sobrenaturais são apresentados de maneira vaga e ambígua, o que pode deixar alguns leitores frustrados em busca de respostas mais concretas. A falta de clareza sobre a natureza das assombrações prejudica a construção do medo e da tensão esperados de um livro de terror.

Além disso, a narrativa é muito arrastada, com momentos em que a tensão esperada não se traduz em ações significativas. O suspense, que poderia ser um elemento-chave, muitas vezes se perde em digressões que não contribuem para o desenvolvimento da trama.

Em resumo, "A Assombração da Casa da Colina" deixa a desejar na construção de personagens e na entrega de uma narrativa envolvente e arrepiante. Apesar das expectativas geradas pelo gênero de terror psicológico, o livro não consegue manter consistentemente a atmosfera assustadora que promete desde o início.

Um beijo, Salem 🧙🏻‍♀️🔮

site: https://www.instagram.com/nomundodesalem/

ventodechuva 03/12/2023

Serei obrigada ler tudo que essa mulher escreveu
Te amo assombração da casa na colina, e irei te defender desses esquisitos obcecados com gore, horror e sangue