Morreste-me

Morreste-me José Luis Peixoto

Resenhas - Morreste-me

Giovana 18/03/2021

Muito bonita a maneira com que o tema morte é colocado. As lembranças, tanto ruins como boas, o dia a dia, o processo do morrer. Profundo.

Ingrid Bays 17/03/2021

"E este lugar que era mundo, agora vazio oco quer ser mundo ainda"
Leitura profunda!

Claudio 04/03/2021

Poesia no luto
Cheio de lirismo, o autor fala do seu luto com a morte do pai, escrendo a ele em 2a pessoa, passando pelas lembranças, a doença que acometeu o pai, a morte em si e a vida após. Lindo.

Jaqueline.Schmitt 21/02/2021

Que livro lindo. Me impressionou o uso da língua, a abordagrm do luto e a conexão entre pai e filho.

Lari 09/02/2021

Livro que parece um fado sobre dor e luto
Esse livro-poema parece o Lusíadas da dor e sofrimento do luto. É um livro curto, numa tarde dá para ler, e a temática é a dor causada pela perda do pai. O autor é português e, não sei porque, quando lia meu cérebro tocava um fado em minha cabeça. O fato de ser curto é ideal, posso dizer que está na medida certa, já que pro final as lamúrias começam a cansar o leitor... lindas metáforas e escolhas de palavras

Marci 07/02/2021

É a primeira vez que leio um livro de José Luís Peixoto e amei. Eu me emocionei do início ao fim e quero muito conhecer outras obras desse autor.

Pedro 05/02/2021

Leitura feita com um nó na garganta.
Acabei agora, difícil até falar, tamanha a beleza da escrita e tamanha a emoção que me proporcionou a leitura. Lindo!

João Paulo 03/02/2021

Luto
Passados 12 meses da morte do meu Pai, finalmente tive coragem de ler esse livro maravilhoso. Leitura triste e bela, fez-me lembrar e refletir a morte do meu Pai. Lindo e triste livro.

djoni moraes 23/12/2020

A força poética da dor.
Uma narrativa tão breve e tão dilacerante, que me fez parar várias vezes, tamanho o peso das palavras aqui contidas. Ler estas linhas me fez sentir um invasor, um expectador, vendo um homem adulto agonizar uma dor de perda lancinante de um pai amado. De uma maneira melancólica, imagino um homem que, na tentativa de tornar o fardo do luto mais afável, divide-o com nós, e nós, infelizmente, não temos nada a falar, não temos como consolar, não temos uma palavra de alento sequer; nós, apenas, podemos chorar junto a ele.

No clamor do autor, convivem o desespero e a esperança que apenas um amor tão puro e verdadeiro como este pode deixar ao esfumar-se.

"Pai, fiquei no silêncio do inverno que abraçaste. Não há primavera se não imaginar erva fresca das palavras 'erva fresca' ditas por ti; não haverá verão se não imaginar o sol da palavra 'sol' dita por ti; não haverá outono se não imaginar o fundo do esquecimento da palavra morte dita nos teus lábios".

HappycoTavak 23/12/2020

Morreste-me, de José Luís Peixoto.
Livro extremamente sentimental. Envolve-nos na dor e no sentimento do autor pela perda do pai fazendo com que cada um de nós se veja nessa mesma situação, seja porque já ocorreu perder alguém importante nas nossas vidas ou por medo que ocorra...
5 estrelas

Fernando Schubach 11/12/2020

Sensível
Lindo e triste e extremamente poético. Recomendo para todos.

suellen 09/12/2020

Esse livro foi um soco na boca do estômago. ?Morreste-me?, talvez pelo fato de minha mãe ter falecido há nove dias atrás, tenha me impactado um pouco mais. É um ótimo livro/curto para se refletir sobre quem perdemos ao longo de nossas vidas.

luisfelipe.monteiro2 19/10/2020

Tocante
Em poucas páginas José Luis Peixoto trata de um tema várias vezes tratado na literatura, mas poucas vezes debatido no nosso dia a dia: A morte. E faz isso de forma precisa.
Se você perdeu algum ente querido à pouco tempo, ou sente-se tocado por tal tema, vai se emocionar. Recomendado.

Nelissa 18/08/2020

Lindo!
Um livro lindo que traz de forma poética a trajetória do luto, dá pra imaginar cada cena que o Peixoto descreve. É emocionante e vale a pena ser lido em diversos momentos diferentes. Os sentimentos descritos são tão genuínos que é impossível não se emocionar.