Morreste-me

Morreste-me José Luis Peixoto

Resenhas - Morreste-me

aIfeu 24/04/2023

Poético, sensível, profundo
Morreste-me é um pequeno livro sobre a dor da perda.

Confesso que não foi uma leitura fácil, precisei fazer algumas pausas para respirar fundo e olhar pro nada enquanto tentava desfazer um nó apertado que insistia em sufocar meu peito.

Pretendo ler outras obras do autor, fiquei encantado com sua escrita, ela é lindíssima e possui uma sensibilidade única.

gvazzz 23/04/2023

Uma leitura curtinha e super rápida, mas extremamente profunda. Um relato de um filho que perde o pai e agora encontra o silêncio, a ausência.

?Descansa, pai, dorme pequenino, que levo o teu nome e as tuas certezas e os teus sonhos no espaço dos meus. Descansa, não vou deixar que te aconteça mal. Não se aflija, pai. Sou forte nesta terra nos meus pés. Sou capaz e vou trabalhar e vou trazer de novo aqui o mundo que foi nosso. Vou mesmo, pai. O mundo solar. Reconhecê-lo-ei, por- que não o esqueci. E também o tempo será de novo, e também a vida. Sem ti e sempre contigo. A tua voz a dizer orienta-te, rapaz. Não se apoquente, pai. Eu oriento-me. Pai, não se preocupe comigo. Eu oriento-me. E vou.?

?Descansa, pai. Ficou o teu sorriso no que não esqueço, ficaste todo em mim. Pai. Nunca esquecerei.?

13marcioricardo 30/03/2023

Perda, dor e luto.
Cada perda de um pai pode ser sentida de mil e uma maneiras.. E este livro demonstra isso mesmo. O choque, o desespero, a dor, a memória, a incredulidade, o choro e tudo o mais que sentimos quando perdemos alguém próximo muito querido. Tudo isso está retratado nesta obra.

Tatitoth 28/03/2023

Morreste-me
Um livro tão pequeno e tão grande!
Conta o luto, a morte, as memórias, a dor da perda, de maneira intensa.

juuuwidy 20/03/2023

"(...) ter a tua memória dentro da minha é como carregar uma vingança, é como carregar uma saca às costas com uma vingança guardada para este mundo que nos castiga, cruel, este mundo que pisa aquele outro que pudemos viver juntos, de que sempre nos orgulharemos, que amámos para nunca esquecer (...) levo o teu nome e as tuas certezas e os teus sonhos no espaço dos meus."

Luisa.Falquer 11/03/2023

Um dos livros mais bem escritos que eu já li! A escolha de palavras me teletransportaram pra dentro dos sentimentos dele e foi uma experiência arrebatadora, principalmente no início. Eu muitas vezes me vi no que ele dizia deixando a história ainda mais impactante e imersiva, ele literalmente disse o que eu nunca consegui colocar em palavras de uma forma tão bela, lírica e poética?
Enfim, acho que todos deviam dar uma chance a essa leitura ainda mais por sua brevidade, garanto que será uma experiência única.

Wellen 07/03/2023

Curto e impactante esse conto
Lindo conto sobre a perda de um pai e como isso marca a vida de uma pessoa. A mudança do mundo presumido e como poder continuar seguindo sem se perder de quem perdemos.

Fernando 05/03/2023

Sobre perder alguém e acho que vai depender do quanto você já se deparou com esse tema em sua vida, com esses momentos, para ser tocado pelo texto. Você acaba lendo ele de formas distintas, antes de depois de se confrontar com a morte.

@Marverosa 15/02/2023

Pequenino, mas precioso
Relato do luto do filho em relação ao pai
Carregado de
Metáforas e imagens belas.
Rápido e maravilhoso

ana 02/02/2023

Dai que eu li Morreste-me
Morreste-me é um livro sobre luto, sobre ficar quando alguém que ama se vai

É uma leitura muito mas muito poética, lírica, reflexiva, o autor mergulha no sentimento e consegue externalizar com maestria seus conflitos e pensamentos. Interessante de ler. É quase impossível não se emocionar, é muito sentimento que José Luís Peixoto derrama naquelas linhas.
PORÉM, não é uma leitura envolvente, é uma escrita rebuscada, afinal é em PT- PT e em alguns momentos foi difícil prosseguir na leitura, acho que se você ler de uma vez só funcione melhor, mas era tão denso em alguns momentos que tive que parar, e confesso que as vezes evitava voltar para essa leitura, isso fez com que um livro de 64 parecesse ser muito maior. Foi cansativo.

Não sei se me sinto no direito de dizer que isso ou aquilo torna o livro ruim, afinal como posso julgar um relato de uma experiência tão pessoal como ruim? então penso apenas que não tive uma experiência muito boa, mas que mesmo assim valeu muito apena.

Não me lembro com exatidão agora, mas sei que gostei muito das últimas páginas, acho que vale a experiência. :)

Diego Alves Z 21/01/2023

Texto poético, a respeito da desilusão que a morte causa ao revelar o quão pueril é tudo. O autor se despede do pai, um bom homem, que morreu, simples assim, a pessoa morre e se vai e será esquecido pela maior parte das pessoas, como se nunca tivesse existido. Nós temos que nos sujeitar a morte, a irrevogável e inadiável morte. A velhice é algo tão desejável quando se morre sem ter a chance de se pedir perdão as pessoas, de se dizer o quanto se amava ela.

Camilla.Alves 17/01/2023

Neste livro, adentramos na intimidade de uma família pela ótica do filho, que narra seus últimos momentos com seu pai, intercalando lembranças de suas vivências.
O próprio título já remete a perda de alguém que gera uma perda de nós mesmos.
Isso torna o livro bem lindo, triste e intenso, provocando no leitor o questionamento sobre suas relações parentais.

Amandaa...a 04/01/2023

Naquela Mesa - Nelson Gonçalves
O autor, como acredito que todo poeta faça, transforma o livro em uma fonte de sentimentos palpáveis. Peixoto converte o luto em palavras, de maneira que se possa nomear os sentimentos conflitantes provocados pela morte de alguém tão querido. Fica a sensação de que o luto o faz descrever os ambientes que trazem recordações como lugares cheios do que está faltando.

Esse é o tipo de livro que se lê com o coração apertado, "Morreste-me" traz poesia até no título, é muita carga sensível, fica difícil não relacionar o sentimento desse livro com o da música do Nelson Gonçalves. Assim, acredito que mesmo o leitor que ainda não passou por uma situação semelhante, consegue se compadecer dessa dor descrita no livro.

Alan Furiati 10/12/2022

O autor toca em um ponto que dói em qualquer um: a morte de um parente próximo e mesmo que distante ainda continua próximo, no caso o pai. Todos queríamos ter sido melhores no final das contas e para muitos ainda há tempo para isso e por essa razão livros assim são importantes.

day t 07/12/2022

Uma carta, uma despedida...
Morreste-me é um livro curto e bem forte. É uma carta de um filho para um pai que acabou de partir. É de uma beleza, de uma delicadeza, de um carinho muito lindo, apesar da dor. Extremamente poético e sensível. Particularmente adorei, mas pode ser um grande gatilho para alguém que precisou lidar com a perda de uma pessoa querida. Ou não também... pode servir como um abraço carinhoso vindo de alguém que compartilha a mesma angústia.
Dei 4 estrelas por que me tocou bastante e por que acho muito bonito quando a gente consegue transformar tristeza em poesia.