Correr

Correr Drauzio Varella

Resenhas - Correr

Laiza0 07/08/2021

Para quem corre e para quem quer correr
Dr Dráuzio Varella, é médico, maratonista, pai, escritor, pesquisador, realiza trabalhos voluntários, dá palestras, participa de programas de TV, bom essas são algumas da funções do doutor.

Fumante até os 36 anos, sedentário, foi aos 50 anos quando completou a primeira corrida de rua e não parou mais.

Colecionador competições de 42 km, já esteve nas grandes maratonas mundiais em Buenos Aires (Argentina), Boston e Chicago (Estados Unidos), Berlim (Alemanha) e Tóquio (Japão), entre outras.

No livro "Correr" ele descreve suas experiências na corrida, dá dicas para corredores iniciantes, fala sobre lesões, efeitos positivos e os negativos da corrida, quando feita sem uma orientação.

Eu que corro a alguns anos fiquei encantada com a leitura e mais empolgada em continuar minha trajetória. Quem sabe um dia me torne maratonista?

Duane.Quintino 26/04/2023

Drauzio sendo Drauzio, maravilhoso!
Este livro é um presente pros amantes da corrida.

Em correr, ele conta histórias das maratonas das quais participou e dá muitas informações técnicas sobre estudos relacionados à prática de exercícios físicos.

É engraçada a forma como ele narra o sentimento de ódio por si mesmo nos momentos mais difíceis das maratonas, para logo em seguida se sentir orgulhoso e pleno por conseguir finalizá-las !

Eu sou fascinada pela escrita irreverente do Drauzio, ele tem uma habilidade incrível de tornar a leitura leve e engraçada mesmo quando se fala de assuntos sérios!

Marisa.Sebadelhe 26/07/2023

?Correr é experimentar a liberdade suprema, é voltar aos tempos de criança?

?A consciência de que não tenho muitos anos pela frente nem tempo para desperdiçar com futilidades nem interesse por pessoas que não se interessam por mim foi o maior dos benefícios que o passar dos anos me trouxe. À medida que meu horizonte encurta, aumenta a necessidade de concentrar na busca do essencial, daquilo que me deixa mais feliz.?

Jade 29/05/2020

O livro possui capítulos curtos que auxiliam na quebra de uma narrativa conteudista e promovem uma leitura mais leve. Para mim foi importante essa organização pois em alguns momentos as descrições me pareceram monótonas. Como exemplo, cito as informações médicas sobre as doenças, lesões etc. Eu desconhecia a maioria dos acometimentos, então me senti perdida na discussão. Achei legal o autor compartilhar as dificuldades que passou, e provavelmente ainda passa, para se manter ativo na atividade física e participar das maratonas. Também achei muito legal as críticas sociais que o autor faz, que bom que ele reconhece muitos dos privilégios que usufrui. O epílogo, para mim foi uma das partes mais bonitas do livro. Por fim, o livro convida a experimentar não só a corrida, como a prática regular da atividade física. Recomendo a leitura para corredoras/es e não corredoras/es.

Manoela Guimarães @estantedamanu_ 08/05/2020

Porque você ainda não começou a correr?
O livro Correr: o exercício, a cidade e o desafio da maratona foi escrito pelo médico Drauzio Varella em 2005.
Sinopse do Livro: Drauzio Varella é médico oncologista, autor de best-sellers, voluntário na penitenciária feminina de São Paulo e pesquisador, tendo se tornado célebre por suas intervenções na TV e na mídia impressa. Mas consegue, há mais de vinte anos, conciliar esse atribulado dia a dia com a prática regular de exercício físico. Para Drauzio, correr não é apenas um hobby: é aquilo que lhe dá o equilíbrio, a força e a serenidade necessária para enfrentar os desafios da vida. Aqui o médico/escritor/corredor conta como e por que decidiu espantar o sedentarismo e começar a correr; relata com boas doses de humor o desafio da primeira maratona, à qual muitas se seguiram; nos dá um panorama saboroso da história da maratona, desde suas supostas [e míticas] origens na Grécia antiga; oferece ao leitor informações médicas sobre a prática esportiva; e, de quebra, nos leva de "carona" em suas corridas enquanto apresenta reflexões sensíveis sobre a cidade e a alma humana. Leitura indispensável para corredores [e futuros corredores!].
No final de 2017 decidir comprar um livro que falasse sobre maratonas (42km) para presentear o meu marido, na época namorado, logo após ele ter completado a sua primeira prova de meia maratona (21km). Ao chegar na Livraria Saraiva, o livro do Dr. Drauzio logo me chamou a atenção por ser destinado a qualquer pessoa que goste do assunto e não apenas a profissionais da área de educação física.
Eu apenas conhecia o médico das suas aparições na TV, mas ao ler sua obra, percebi que ela além de interessante possuía diversos tipos de conhecimentos. Ampliei assim a minha percepção sobre o autor. Agora o que posso dizer desse célebre doutor é que possui a minha admiração. Que experiência de vida, que leque de conhecimentos, como eu gostaria de conversar com esse senhor, quanta coisa ele tem para nos ensinar.
O livro conta algumas curiosidades, como por exemplo, o surgimento da Maratona. O médico descreve como começou a correr, suas eventuais companhias de corrida, as maratonas mais famosos e concorridas do mundo (Nova York, Chicago, Rio de Janeiro, Boston, Tóquio), seus treinos nas cidades como Rio de Janeiro (Floresta da Tijuca, Lagoa Rodrigo de Freitas), São Paulo (Parque Ibirapuera, Minhocão, Centro, Cracolândia) e outras. Além de nos apresentar diversos lugares, muitas histórias engraçadas ocorrem durante as corridas e algumas pessoas que o doutor conhece durante os treinos são hilárias.
A sinopse reza que o autor nos leva de “carona” em suas corridas e é exatamente o que ocorre, porque ele descreve com riqueza de detalhes os locais por onde corre... as árvores, os pássaros, a arquitetura e história dos prédios, e por aí vai. Há também várias informações médicas não só sobre a vida saudável que a prática esportiva proporciona, mas também possíveis problemas durante o exercício, como lesões osteomusculares, hiponatremia, desidratação, insolação, etc. Alguns dos sintomas relatados fez com que eu me identificasse bastante. Ao terminar de ler algumas frases era fácil pensar... meu Deus doutor, é exatamente isso que sinto durante as corridas. Os corredores precisam ler este livro.
“Duas semanas de vida sedentária são suficientes para desorganizar a programação seguida com disciplina rigorosa durante meses ou anos”
“...Vamos lá, um passo a mais ou: Coragem, tá chegando... tá chegando...”
“Quem descobri a sensação de bem-estar e a euforia que a corrida traz não se contenta em caminhar”
“... o corpo humano se aprimora com a movimentação, tenha um ou noventa anos de idade. Correr é experimentar a liberdade suprema, é voltar aos tempos de criança.”
Além do assunto principal, corrida, é impossível não notar como o nosso autor é disciplinado porque ele consegui atuar como médico oncologista, fazer atendimento voluntário em prisões, gravar para a TV, escrever livros, colunas em jornal, revista e site, palestras, congressos, tempo para família e ainda treinar regulamente.
É inspirador e nos prova que com organização podemos ter uma rotina com tempo para tudo que desejarmos... trabalhar, estudar, manter nossas leituras em dia, praticar exercícios físicos regularmente, etc. O ser humano é capaz de fazer quantas coisas quiser, mas temos que realmente querer. Eu sou meia maratonista e recomendo a leitura para todos os corredores e aspirantes à corredores, mas mesmo que você não seja adepto a esse tipo de atividade física, recomendo que leia porque é uma experiência de vida incrível.
Livro: Correr: o exercício, a cidade e o desafio da maratona
Autor: Drauzio Varella
Ano: 2015
Páginas: 206
Editora: Companhia Das Letras

Joao 21/08/2023

Siga correndo
Este livro me proporcionou uma visão totalmente nova sobre o esporte que já praticava.
O que mais me surpreendeu durante a leitura foi a maneira como o autor compartilhou suas experiências pessoais como corredor. Suas descrições dos rituais pré e pós-corrida, que são familiares a todos os corredores, me fizeram sentir uma conexão real com ele. Foi como se estivesse ouvindo um colega corredor compartilhando suas histórias enquanto trocávamos dicas e anedotas.
Embora já fosse um corredor antes de ler o livro, "Correr" reavivou meu interesse pela prática e me inspirou a explorar novos aspectos do esporte. O livro não se limita apenas aos aspectos físicos da corrida, mas também mergulha em reflexões sobre a vida e a superação de obstáculos. Uma passagem que me fez refletir profundamente foi: "Acho que, no íntimo, temos consciência de que correr 42 quilômetros talvez ponha a vida em perigo, e é essa possibilidade que excita e amedronta."
Vale comentar as histórias de corredores que superaram desafios por meio da corrida me inspiraram enormemente. A trajetória da maratonista Adriana Aparecida, por exemplo, tornou-se uma fonte de motivação e admiração para mim.
Drauzio Varella compartilha suas experiências e conhecimentos de maneira envolvente, nos lembrando do poder que a corrida tem não apenas para melhorar nossa saúde física, mas também para fortalecer nossa determinação e resiliência diante dos desafios da vida, transmitindo como a corrida pode ser tanto um desafio físico quanto uma jornada de autoconhecimento e superação pessoal. Este livro certamente permanecerá como uma fonte de motivação constante em minha jornada como corredor.
Joao 21/08/2023minha estante
Detalhe: dá pra ler ouvindo a voz dele

Celaro 12/01/2016

Motivação para completar os 42Km
O Doutor Drauzio narra com a determinação de um disciplinado maratonista como iniciou esta atividade aos 50 anos, a qual até a edição deste livro, aos 72 anos, ainda pratica. Comenta, com a perspicácia de um médico, os efeitos da atividade no organismo, seus benefícios e cuidados que se deve ter.

Fêê 21/02/2021

Esperava mais
Fazia um bom tempo que estava com vontade de ler esse livro. Pelas resenhas que li sobre ele fiquei encantada e isso me despertou uma expectativa muito grande.

Com tantas expectativas criadas, esperava uma leitura bem diferente, esperava que esse livro me emociona-se muito por se tratar de corrida, porém, não foi isso que aconteceu.

Eu senti que é apenas um livro que o Dráuzio Varella conta sobre as corridas que fez ao longo da vida. É uma boa história mas não me emocionou.

Tem bastante explicações sobre coisas que podem ocorrer em corredores durante a corrida se não tiver bem preparado ou se preparar mal. Então esses detalhes fazem a leitura valer a pena.

Aline 30/03/2020

Para os amantes da corrida
É um livro encantador. Dr. Drauzio Varella reúne toda a sua experiência e escreve com tanto amor esse livro.

Lari 19/03/2020

É um caminho sem volta ler com a voz do Drauzio na mente!! Haha

O livro relata sobre as diferentes fases da corrida, dificuldades e vitórias da experiência do Drauzio.

É um livro com leitura dinâmica e muito cativante. É um livro que conta experiências, mas que nos inspira a ser um corredor melhor e acreditar em nós mesmos.

Acreditar que absolutamente nada resiste ao trabalho.

Se podemos sonhar, podemos realizar, principalmente se o assunto for corrida!

jonathanrausch 09/03/2020

Doses de história e de ciência
Os capítulos são divididos em histórias pessoais que tem relação com a corrida, intercalando com os principais problemas que ocorrem com corredores, tanto inexperientes quanto com experientes. Tem informações valiosas e uma pitada de humor bem Drauzio Varella.

A leitura é gostosa, mas não recomendo ler em uma tacada só.

Giovanna.Gregorio 09/01/2023

Corra, apenas corra!
Como pode um livro de apenas 208 páginas, com um tema tão amplo, ser tão completo?

Que delícia ler isso enquanto corredora amadora, saber mais sobre a história da maratona, os desafios de cada prova particular, mas para aqueles que não correm (com certeza vai ser bem encorajador) o livro pode ser só um delicioso romance em primeira pessoa, um médico que decide correr e então corre: corre na chuva, corre até se perder, corre no sol, corre no frio e corre descobrindo suas falhas, suas potências, corre descobrindo o mundo e aprendendo a amar cada novo cenário. Correr é isso, é se conectar profundamente com você mesmo mas é também aprender a apreciar o mundo, em qualquer condição. Simplesmente lindo.

Vale dizer que seus relatos são intervalados por questões teóricas e técnicas sobre corrida que são fundamentais, um série de desmistificação a respeito da prática como também uma série de alertas, tudo muito esclarecedor.

Obrigado Drauzio!! Seguimos correndo.

Raphael.Costa 21/04/2021

Grata surpresa!
Li o livro por indicação da minha esposa.
Adorei a maneira que o Doutor escreveu esse livro. Leitura fácil, rápida e bem divertida!
Gostei muito das várias situações que o Doutor conta no livro e o quanto a corrida modificou sua vida.

jairveroneze 15/09/2023

Setenta anos e maratonista
"Correr", escrito por Drauzio Varella, é um livro fascinante, explora os benefícios para a saúde física e mental. Com base em sua própria experiência como corredor, ele compartilha histórias pessoais, dicas práticas e reflexões sobre essa prática esportiva.
Ao longo das páginas, Varella aborda os diversos aspectos da corrida, desde a preparação física e o treinamento adequado até os desafios enfrentados durante uma maratona. Discutindo os impactos positivos que a corrida pode ter na saúde cardiovascular, na perda de peso, no fortalecimento muscular e na prevenção de doenças.
Ainda, descreve a sensação de superação pessoal, o fortalecimento da disciplina e a melhoria do humor.
Em suma, é um convite para que todos possam experimentar os benefícios dessa atividade física, independentemente da idade ou do condicionamento físico atual.

Digão Livros 07/07/2017

Esse livro para mim deveria ser uma injeção de vergonha na cara!
Já fui corredor amador e conheço os benefícios da prática de algum esporte: aumento da autoconfiança, disposição, diminuição da ansiedade, aumento da expectativa de vida, entre outros.
E por que paramos?
Paramos porque a vida é muito corrida, e cuidar da própria saúde nunca parece ser mais urgente que os outros afazeres.
Trata-se de uma tragédia anunciada e, nesse aspecto, as últimas páginas do livro são bem reveladoras.
Quando tomei ciência da existência desse livro, corri para tê-lo. Já sou fã do escritor, mas um livro com esse tema tinha tudo para ser inebriante, e o foi.
Não penso em ser maratonista. Longe disso. Contento-me com 10, 16 km, quem sabe meia maratona. Com redução de peso, do colesterol, e o aumento do condicionamento físico.
Bem, o livro retrata as paixões do escritor, e suas experiências.
Seu amor por São Paulo ou a cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, são retratadas em seus treinos ou corridas – como é possível admirar a cidade correndo sob ela!
A experiência em maratonas internacionais, e em maratonas em si, a disciplina física e mental, além da dedicação e planejamento. Os desafios para se conquistar os objetivos, são o testemunho realista, mas não frio de um apaixonado por corridas de longa distância.
É inspirador.
Espero que seja a mola propulsora para o meu retorno.
Uma ótima leitura a ti!
Rinaldo.Sousa 27/01/2020minha estante
Adorei a resenha. Li e é tudo isso. Motivou-me a correr minha primeira meia maratona. Livro excelente!