Medéia

Medéia Eurípides

Resenhas - Medéia

Erica.Barone 25/04/2022

Medeia foi uma surpresa. Nunca tinha lido uma peça de teatro grego e pensei que a compreensão não seria uma tarefa fácil. Com ela é possível ter exata dimensão do significado da palavra tragédia. O desfecho é algo repugnante e inconcebível, mas isso só corrobora com a intenção do autor de comover e chocar o leitor.

@entre.as.paginas 28/04/2022

Típico exemplo de como as mulheres eram taxadas de loucas por se revoltarem contra o desrespeito que sofrem. Medeia agiu de forma cruel? Sim, mas Jáson acabou com a vida dela e recebeu de volta a fúria.

camille.aqui 28/06/2022

Linguagem difícil mas interessante, história parece de novela. Recomendo para os noveleiros e nerds de mitologia grega.

Debora32 14/07/2022

Tragédia. (2/2)
A esposa que escolhe sem dificuldades encerrar com a vida da família após uma traição.
Medeia de cara leva a pensar no nosso eu obscuro, corrompido, que após uma enorme decepção pode nos levar a escolhas inimagináveis, escolhas que podem determinar drasticamente nosso futuro.

Rafaela 31/08/2022

a mulher é braba
gostei mto, o tradutor faz umas notas mto interessantes q ajudaram a entender um monte de coisa no enredo. Eurípedes meu irmão vc é mto pic4. q peça maneira, eu fiquei mto envolvida mesmo sabendo td q ia acontecer

Mari 12/05/2024

Um outro olhar...
Admiro muito a tragédia Medeia, especialmente porwue estudei Gota d'água no mestrado.
Acho ambas as peças geniais!
E gosto do quanto elas possibilitam um outro olhar para as protagonistas femininas e suas ações, julgadas pelo senso comum como delírios,mas, no fundo, representantes da falta de alternativas para mulheres abandonadas e traídas em múltiplos níveis e sentidos.

Asdfg8 25/04/2023

Plano de vingança exitoso
Mulher preterida por outra e de gênio realmente maligno, há as falas em que ela justifica os atos que planeja e, mais de uma vez, ela cita que não vai deixar os inimigos rirem dela - isso seria motivo pra tanto? Na concepção do plano tem uma parte que ela diz que vai sofrer também com isso, mas segue adiante. Tudo corre como o planejado, mas após as últimas falas, não é exposto como ela se sentiu com tudo que fez. Será que compensou?

Gabriela 05/06/2023

Uma história de vingança
?Medeia? é uma tragédia grega clássica em que a personagem principal, homônima ao título, articula o assassinato de Glauce, atual esposa de seu ex marido (e muito mais jovem e bela), e dos próprios filhos como vingança por Jasão não ter honrado o compromisso matrimonial que possuíam. Medeia de fato concretiza sua vingança e, como efeito colateral, Creon, rei de Corinto e pai de Glauce, também morre.

Obviamente, não é uma história bonita ? como nenhuma tragédia grega é. Mas é bem escrita, possui excelentes falas de Medeia e participações fantásticas do coro, formado por mulheres.

Essa tradução mantém muitos aspectos sonoros e rítmicos do original em grego, tornando a leitura em voz alta muito agradável e repleta das conflitantes emoções que o texto transmite.

Recomendo ler com um dicionário do lado e com algum conhecimento da ?Poética? de Aristóteles, que proporciona mais conhecimento e imersão dentro dos aspectos da tragédia.

Marcelo Purificação 11/06/2023

Breve Resenha: Medéia
Apresenta Medeia como uma personagem complexa e multifacetada, retratando seus conflitos internos e seus desejos conflitantes de vingança e amor maternal. Aborda temas como traição, vingança, amor e poder, e é considerado uma das obras mais importantes da literatura grega antiga.

Elisa 25/06/2023

De heroína a anti-herói
A história de Medeia começa antes dessa peça. Ela trai pai, irmão e súditos por amor a Jasão.

Eles fogem e a peça começa nesse ponto: os dois fugitivos (com seus dois filhos) já em Corinto onde Jasão decide se casar com a filha do rei, abandonar Medeia e se afastar dos filhos. Então Medeia se vê traída, sozinha e desamparada e vai atrás de vingança!

É um drama só!

Recomendo assistir no YT resumos e explicações antes de ler pois, embora as traduções sejam belíssimas, a forma do grego antigo de apresentar as peças é bem diferentona do que estamos habituados.

Philipe 30/07/2023

Um dos maiores clássicos da história, leitura boa e rápida a pesar de simples e bem conhecida , medeia sempre vai valer a leitura.

Isis 06/08/2023

Então...
Acredito que eu não tenha sido uma boa interpretadora para essa obra. Pois, ao invés de enxergar sentido na vingança, só conseguia ficar assustada com os acontecimentos e em como funcionava a mente dessa mulher. É claro que eu enxerguei por esse ponto, mas ao invés de ver arte, acredito que só tenha ficado perplexa mesmo.

Carlos Henri 09/08/2023

Gostei muito desta peça. É bem pesada mas mesmo assim é uma peça bem feita e bem escrita. Me deu vontade de ler mais peças.