Medéia

Medéia Eurípides

Resenhas - Medéia

Elisa 25/06/2023

De heroína a anti-herói
A história de Medeia começa antes dessa peça. Ela trai pai, irmão e súditos por amor a Jasão.

Eles fogem e a peça começa nesse ponto: os dois fugitivos (com seus dois filhos) já em Corinto onde Jasão decide se casar com a filha do rei, abandonar Medeia e se afastar dos filhos. Então Medeia se vê traída, sozinha e desamparada e vai atrás de vingança!

É um drama só!

Recomendo assistir no YT resumos e explicações antes de ler pois, embora as traduções sejam belíssimas, a forma do grego antigo de apresentar as peças é bem diferentona do que estamos habituados.

Philipe 30/07/2023

Um dos maiores clássicos da história, leitura boa e rápida a pesar de simples e bem conhecida , medeia sempre vai valer a leitura.

Isis 06/08/2023

Então...
Acredito que eu não tenha sido uma boa interpretadora para essa obra. Pois, ao invés de enxergar sentido na vingança, só conseguia ficar assustada com os acontecimentos e em como funcionava a mente dessa mulher. É claro que eu enxerguei por esse ponto, mas ao invés de ver arte, acredito que só tenha ficado perplexa mesmo.

Carlos Henri 09/08/2023

Gostei muito desta peça. É bem pesada mas mesmo assim é uma peça bem feita e bem escrita. Me deu vontade de ler mais peças.

Mi_ 03/09/2023

Medeia, de Eurípedes, tragédia grega, datada de 413 a.C

Jasão, foi horrível com Medeia, por ambição, traiu, abandonou o lar, esposa e filhos, suas atitudes falam por si.
Medeia é audaciosa, vingativa, orgulhosa e sem pudor.
A vingança respinga por todos os lados, machuca, corrói e nunca vale a pena. É veneno para a alma.

¨Cain¨ 22/09/2023

Muito mais perigosa que bala perdida
Medeia nesse livro é o ícone contra o patriarcado. Vai mulher!
Assim como outras peças gregas, Medeia é cheia de críticas ao sistema atual que desvaloriza as mulheres, as pondo em segundo lugar.
Existem histórias antes e depois desse livro, mas ele por si só já vale cada centavo.

Jasão que se lasque.

Kinos0 02/10/2023

Paralelos
Eu acho que o mais importante quando a gente tá lendo uma peça grega é relacionar aquilo com nossa vida, nessa conversa de passado e presente a filosofia é feita. Sou um homem do ocidente e na cena final estava comemorando o sofrimento de Jasão, causado pela morte dos seus filhos o que é bem louco. Quando o coro se questiona e finalmente consente as ações de Medea é você que está lá desfrutando da honra e justiça Grega porque nas suas experiências de vida não se dobrou a lógica quando a emoção te disse o que era justiça, aos oprimidos e oprimidas dedico a honra merecida mas injustificada.

Nike.K 12/11/2023

Se vingança tem gosto doce... O que dizer sobre a de Medéia?
Esta leitura provocou reações intensas em mim; era como se eu estivesse no cenário, compartilhando suas ações e soltando minhas reclamações. Acredito que uma obra capaz de gerar tal envolvimento vale a pena ser lida.

Se você gosta de dramas envolventes, essa peça grega pode ser uma boa opção. Com momentos de tensão e desconforto, proporciona uma experiência intensa para quem busca emoções mais profundas.

Viní 19/11/2023

Icônico e atemporal
Esse livro é um clássico, é icônico e atemporal. Confesso que tragédia não é um gênero que me agrada muito, mas, após reler Medéia pela segunda vez, eu peguei um certo gosto por essa história. São tantas nuances, tantas possibilidades pra se questionar. Tive o prazer de ouvir discussões sobre essa leitura em um clube do livro que participei, e é realmente muito interessante como uma história tão antiga consegue ser tão atemporal. Recomendo a leitura, acho que vale a pena dar uma chance e conhecer essa obra de Eurípedes. :)

Mari 12/05/2024

Um outro olhar...
Admiro muito a tragédia Medeia, especialmente porwue estudei Gota d'água no mestrado.
Acho ambas as peças geniais!
E gosto do quanto elas possibilitam um outro olhar para as protagonistas femininas e suas ações, julgadas pelo senso comum como delírios,mas, no fundo, representantes da falta de alternativas para mulheres abandonadas e traídas em múltiplos níveis e sentidos.

Gabriel1994 04/01/2024

Ótima tragédia grega
Uma leitura que traz difíceis questões de se imaginar por serem absurdas. Em certos momentos os personagens são tão contraditórios que fica difícil escolher um lado para apoiar ou criticar, sendo estes a mágica dessa leitura.

Medusa_jess 07/01/2024

Uma tragédia realmente...
No início foi difícil de entender os diálogos, mas depois que me acostumei por emocionante ver o desenrolar das cenas, consegui imaginar a peça se desenvolvendo e chegando ao ápice. Por um instante, pensei que Medeia voltaria atrás em seus planos, mas depois de concretizados entendi porque de tê-los feito.

Ela precisava ser vingada depois de o marido fazê-la sofrer. Seria esse o preço correto a se pagar? Creio que não há dor maior que ela o fez passar. Ela é eterna vingadora de todas as mulheres trocadas e ditas como loucas em seu sofrimento.

Gabriel.AraAjo 11/01/2024

Meu faltou o grego para fazer uma comparação adequada entre os versos, mas acredito que esta é uma ótima adaptação, pode ser dificílimo para leitores inexperientes, porém perfeito para aquele que buscam a beleza em uma adaptação.