Medéia

Medéia Eurípides

Resenhas - Medéia

Natalie Lagedo 15/11/2016

Mulher ultrajada. Estrangeira rejeitada. Medeia traz uma descrição psicológica muito forte da mulher filha do rei Eetes da Cólquida, que por amor a Jasão planeja a morte do pai para que o amado tenha a posse do velocino de ouro. Foge com ele de volta para Corinto e tem dois filhos dessa união. Anos depois ele a abandona para casar com Glauce, filha do rei Creonte.

A peça mostra o desejo de vingança da mulher traída. Sentimos compaixão por ela durante boa parte do tempo. Como um homem pode deixar a família somente almejando ascensão social? Pobre Medeia. Desabafa com a ama e o preceptor de seus filhos; o coro fica também do seu lado. Pragueja contra todos, até que recebe a ordem de exílio. No entanto, recebe a visita de Egeu, rei de Atenas, que concede-lhe abrigo em sua morada.

Neste ponto Medeia calcula a vingança. Matará sua rival e o pai. Por necessidade, os próprios filhos. Aí perde a razão. O ódio toma conta da personagem e aqueles que estão cientes do que está por vir tentam dissuadi-la da decisão. Ela não recua e leva a cabo o crime. Jasão chega a tempo de apenas ver o cadáver das crianças enquanto Medeia foge no carro de Febo, num deus ex machina sensacional.

É uma tragédia de tirar o fôlego. Cada diálogo é revelador. Se inicialmente nos comprazemos com a dor da protagonista, depois do comportamento irascível atingir os filhos fica difícil defendê-la. Há como ver a situação sob diversos ângulos, o que suscita boas discussões. É justificável ou não sua atitude? É um debate que, provavelmente, nunca morrerá.

JuKirchhof 15/04/2022

Tinha receio de encarar Eurípides
Só que os medos são levados ao chão com as traduções da Zahar. Texto de leitura confortável.

Medeia é uma figura sem igual, construída lindamente. Teve escolha? Ok, teve e escolheu uma bad trip. Só que a leve "redenção" de pai amoroso no Êxodo também não era pra tanto. Menos Jáson, menos, bem menos.

fefas 16/02/2020

Medéia
É a primeira peça que leio, e já começo com uma das grandes obras de Eurípedes, um dos precursores da dramaturgia.
Medéia é bem intensa, contando a história de uma esposa amada que, ao ser traída, todo o amor que sentia se transforma em lamento, e posteriormente, em ódio profundo.
A princípio, é possível até se solidarizar com os sentimentos de Medéia, sabendo de tudo o que seu antigo esposo fez, mas a compaixão com Medéia logo é arruinada quando descobrimos o seu plano de vingança.

OgaiT 31/07/2020

Diferentemente das demais tragédias, Medeia foge aos padrões de sua época, pois as tragédias gregas seguiam fidedignamente os mitos, tais quais eram contados, no entanto, isso não acontece nessa peça. Originalmente, Medeia não mata os filhos.
Otto Maria Carpeax afirma que essa mudança no mito, ocorre para que o autor inclua a psicologia humana, com intuito de diluir as relações familiares, sociais, pois, de acordo com o crítico, Eurípedes era fatídico, pessimista (tragikotatos).

Djulia Azevedo 14/09/2020

Medeia
Obra muito bem montada por Eurípides. Tem cenas belíssimas. Quanto as cenas trágicas, não são tão brutais como em ?Héracles?, o que me fez gostar mais de Medeia. A tradução e os textos de apoio são ótimos!

Mario Miranda 04/11/2019

"Não é da esfera humana ser feliz."

Medeia é um dos grandes clássicos de Eurípedes, a época incompreendido pelo público grego. Talvez pelo seu caráter estranhos a cultura Clássica, Eurípedes coloca no centro da sua tragédia aspectos modernos, tais como a busca feminina pela valorização de sua própria inteligência (e não por atributos físicos), bem como o abandono da esposa/filhos por um marido desejoso de um matrimônio mais vantajoso.

Medeia, após ter ajudado Jasão a obter o velo de ouro, é abandona por este quando chegam em Corinto, quando o seu marido busca um casamento vantajoso junto a Creusa, filha do Rei Creonte. Medeia, menos por ciúmes, e mais por um sentimento de Raiva pelo abandono, perpetra um complexo sistema de vingança envolvendo Creusa, Creonte e os seus próprios filhos.

site: https://www.instagram.com/marioacmiranda/?hl=pt-br
Sílvia 04/11/2019minha estante
Essa é uma das minhas peças favoritas, junto com Longa jornada noite adentro

Mario Miranda 05/11/2019minha estante
Uma Tragédia sublime. Em muito, para mim, conversou com Ibsen em "A Casa de Bonecas",obra também de Vanguarda no papel feminino dentro da sociedade.

Sílvia 05/11/2019minha estante
Casa de bonecas está na lista. Se é do nível de Medéia acho que a passarei na frente

Mario Miranda 05/11/2019minha estante
É uma questão muito particular de Clássico x Moderno.
Ibsen é mais profundo em suas críticas à sociedade e ao papel feminino na agremiação familiar.
É uma obra bem pequena, talvez do próprio tamanho de Medeia. Creio que você lerá em questão de hora.
Resumindo: passe na frente.
E se gostar, sugiro ler dele Um Inimigo do Povo.

Sílvia 05/11/2019minha estante
Anotado. Obrigada pela dica

Gui 07/05/2011

Incrível
Muito muito legal. Uma das melhores tragédias gregas que já li. Eurípedes rompeu as fronteiras de seu tempo, mostrando uma mulher forte e cheia de contradições. Excelente leitura.

Natanael Nonato 06/05/2022

Bem trágico
LEITURA ACADÊMICA 1
Comecei a Faculdade de Letras e o primeiro livro lido foi esse! Geralmente os professores passam alguns pequenos capítulos para serem lidos, mas na matéria Seminário de Literatura Clássica - Grego lógico que eles pegariam mais pesado com a gente. Alguns meses atrás tinha lido Ilíada, então já entrei nessa leitura tendo contato com a literatura da Antiga Grécia.

O ponto central dessa tragédia na minha opinião é o orgulho. Medeia não faz o que fez apenas por ser uma mulher má. Ela faz isso porque seu orgulho é maior que o seu amor. Ao ver Jasão com novas prioridades, ela não suporta o peso de ser considerada como qualquer outra. Ela escolhe por prevalecer a sua cartada final.

Perguntei a professora se a tragédia grega era puro entretenimento ou se carregava em si a moral desse rico povo. Segundo ela, a continuação da identidade particular desses povos estava totalmente conectada com essas produções, sendo a moralidade grega passada de geração à geração por apresentações das epopeias e tragédias. É curioso saber que essa história tenha sido uma das mais apreciadas por eles...

E por último, mas não menos importante: a escolha da tradução nas leituras clássicas é essencial. Aqui está a diferença entre gostar muito de algo ou achar super chato e maçante.

Telma77 04/07/2023

Em choque!
Esses antigos são muito bons de tragédia!
Incrível, como a trama é atual. As relações de amor e ódio levadas até consequências absurdas. Aquelas que hoje você encontra em notícias de jornal, apenas que ... Muito bem escrita.

Dani 10/11/2022

Tragédia Grega
Leitura acadêmica, que por ser uma tragédia aborda temas muito sensíveis e é repleta de críticas a sociedade grega. Leitura interessante

lari 22/05/2022

inicialmente li pra uma disciplina da faculdade, mas é extremamente interessante. a medeia é uma personagem forte e impactante, CERTAMENTE desequilibrada. a mesma medeia quem ajudou jasão a alcançar o prestígio, destruiu e tirou tuuuudo dele.

o tal do eurípedes sabia muito bem o que estava fazendo!!

luana 29/09/2021

li para um trabalho da faculdade e não gostei tanto, parece muito um script.

aprendi a legendar kkkk
Ana Eliza 01/10/2021minha estante
Conheça o gênero dramático kkkk

luana 01/10/2021minha estante
literalmente kkkkk o pior de todos, mas confesso, até que é bem realista e nos faz refletir( preferia ter ficado sem a reflexão e comprado um livro de romance

Karisma 26/09/2021

Diferente.
A curiosidade me motivou a comprar esse livro e as vezes ela me trai. Mas, dessa vez não foi o caso. Uma grata surpresa. Uma personagem diferente, violenta, indomável, louca e cruel. Medeia é diferente, inteligente. O protagonismo é tratado de uma forma diferente e com diálogos que são até mesmo atuais.

Particularmente, gostei muito da leitura.

Att.