Medéia

Medéia Eurípides

Resenhas - Medéia

Marion 03/03/2022

Mocréia
A tragédia dessa história é tão grande que 2500 anos depois não lembro de ter lido coisa igual. E nem na realidade não me lembro de alguém ter feito isso.

Mauro.Carvalho 12/03/2022

Uma tragédia marcante
Medeia é uma tragédia marcante. O ódio que toma a protagonista é impressionante e as desforras por ela premeditadas são de uma crueldade ímpar.
A obra é marcada por traições familiares e vinganças. Difícil passar indiferente pelos acontecimentos do livro.
Um grande clássico que merece ser lido por todos.

lena130 28/05/2023

A atualidade desse texto é absurda, é essa a potência de um clássico: sempre atemporal, arquetípico. Uma mulher igualada aos grandes deuses em 431 a.c é sim algo revolucionário na literatura grega.

Gabez 21/03/2022

Em Medeia temos uma mulher abandonada com os filhos por seu marido que a troca por outra apesar de toda a ajuda que ela lhe dera até o presente momento que se passa na história.
Pois bem Medeia decide que era se vingar de Jasão, de sua nova noiva e do pai da mesma.
Penso eu: errada não está, certo?
Mas Medeia vai muito além do que as vezes conseguimos engolir como "aceitável" em sua vingança e ainda sai ilesa da atrocidade que faz.
O horror é que predomina no ato final.

Nathalia184 28/02/2023

Medeia provavelmente é uma das minhas histórias favoritas dos mitos.
Ela é uma das poucas mulheres na mitologia que não foi punida e violada pelos deuses e sua ira, apesar de cega e implacável, é compreensível.

É uma das peças mais sangrentas que já li (não que eu tenha lido muitas), mas a imagem e o conflito ficam gravados na alma, uma maravilha.

Alexsander.Rosa 13/04/2022

FIQUEI TRAUMATIZADO
Como eu precisava esperar um tempo, fui na livraria cultura da Paulista e resolvi ler esse livro. Ele é bem curtinho, além de ser em texto dramático, assim, li-o em poucos minutos.
E que livro, eu conhecia partes da história de Medeia, mas ao ler eu fiquei horrorizado. Em parte, você compreende esse ódio dela, mas não aceita a forma que ela escolhe sua vingança (nenhuma vingança é boa, mas às vezes torcemos para que algo seja feito, mas a justiça parece não fazer nada...), e, ao longo do texto, acompanhamos a elaboração de seu plano e se deu certo ou não.
Uma obra que eu não esperava que fosse gostar tanto, mas eu simplesmente amei. Faz-nos pensar sobre o quão longe devemos ir com nosso ódio, ou, o que nossas ações interfere na vida do outro; como nossas ações podem destruir o outro (e não falo apenas das atitudes de Medeia, mas as de Jasão também).
Uma obra super importante para ser lida, e que dar para ser lida numa sentada, dependendo. Enfim, um livro maravilhoso sobre a natureza humana.

sandy.lima 15/04/2022

Casos de família da Grécia Antiga...
Os gregos tem um jeito muito diferente de escrever suas obras, pois geralmente são brigas de família. Pois bem, em Medéia tem bastante lavação de roupa suja (brigas e discussões) à moda grega, ou seja, casos de família. Bom, é uma tragédia até que curta, acredito que a maioria das peças gregas sejam assim, pelo menos as que eu li davam para ler em um dia. Não é uma leitura fácil, tinha palavra que eu pesquisava e não conseguia achar o significado em nenhum lugar, mas segui em frente com a leitura mesmo assim. Ah, e precisa ter uma base boa de mitologia grega pra entender a história, principalmente a historia de Jasão e os Argonautas, pois a peça começa no fim. Sim, isso mesmo. A peça de Medéia é quase que o fim da história da jornada de Jasão. Basicamente, se você começasse uma peça que iniciasse com Teseu derrotando o minotauro, você não precisaria de uma introdução, pois os gregos já sabiam o que haviam antes de Teseu derrotar o minotauro. Portanto, não estranhe isso na peça, comece pesquisando sobre a história de Jasão que você vai conseguir entender a tragédia de uma forma mais profunda e complexa do que aparenta ser. Eu gostei demais de ter lido, pois apesar de serem poucas páginas, muitas coisas acontecem durante a trama. Ao analisar a peça em si, percebi a influência dessa personagem Medéia nas novelas de TV e até mesmo de filme. Personagens femininas (que direi com muito eufemismo) intensas e apaixonadas, capazes de tudo pelo "amado", até de cometer insanidades. Não vou me prolongar nisso porque posso dar spoiler (se bem que essa peça foi escrita à 431 a.C, não sei ao certo se valeria como spoiler), mas é inegável que Medéia foi a inspirações de muitas vilãs de cinema, novelas, e de outros livros também. Ah, um dica, procure por texto de apoio ou vídeo de especialistas em literatura grega que falam desse livro, acho muito válido e agrega muito conhecimento.

Jéssica (@simboraler) 04/05/2022

Uma deusa, uma louca, uma feiticeira ... ?
Esta peça é muito famosa e um marco, pois traz uma figura feminina como o centro das atenções, algo extremamente banalizado na sociedade grega daquela época.

Nesta tragédia grega, Medeia é traída por Jasão, seu marido, quando o mesmo a deixa para se casar com a filha do Rei Creonte. Agora, ela busca uma forma horrível de se vingar, causando dor e sofrimento ao mesmo, pois não pode suportar ser motivo de escárnio por ser trocada depois de tudo o que fez por ele.

Para contextualizar, Medeia é uma personagem da mitologia grega. Ela é uma feiticeira que se apaixonou por Jasão, e o ajudou em muitas conquistas, realizando as maiores atrocidades para isso, como trair a sua própria família, matar seu próprio irmão para que seu pai não persiga ela e Jasão em sua fuga, estimular as duas filhas do tio de Jasão à mata-lo para se vingar pelo seu amado, entre outros crimes.

É um livro curto e rápido de ser lido, dinâmico e um grande clássico do teatro grego. Vale a pena a leitura e prepare-se, pois aqui acontece o inimaginável.

Carlos 09/06/2022

Medeia
Uma das melhores tragédias gregas, do gênio Eurípedes. Medeia, apesar de seus atos imperdoáveis e maléficos, representa muitos de nós em alguns momentos. Diferentemente das personagens de Sófocles, que são como o homem deveria ser, as personagens de Eurípedes mostram o que de fato somos, mesmo que apenas no íntimo.

Essa tragédia tem um significado muito grande para mim, por motivos pessoais.

?Saber que sofres me alivia a agrura.?

Bunny 22/06/2022

Gostei da história mas achei que o desenvolvimento foi fraco. Além de Deus ex machina que surgiu no final. Além disso descobri que não gosto de ler peças. Evitarei o gênero no futuro.

Gio Lopes 05/06/2023

Conta a história de Medeia que após sair da sua casa e trair sua família pelo homem que amava precisou sair do seu lar e viver como uma estrangeira em outro reino.
Mesmo estando longe de casa estava tudo bem até que seu marido a trai e pretende anular seus votos com ela para se casar com a princesa daquele novo lugar.
Ela, após tantas decepções, planeja uma forma de se vingar da maneira mais cruel que ela poderia para afetar seu marido traidor.

Henrique Vaz Martins 20/07/2022

Uma tragédia grega em sua perfeição. Narrando o infortúnio e a vingança de Medeia contra seu ofensor de forma lindamente poética.

DeaGomes 25/07/2022

Um dos melhores do Teatro Grego
Aquele que não dá vontade de parar de ler até descobrir o desfecho. Medeia é traida por Jasão e planeja vingança, e sério, essa mulher me deu medo, que ardilosa! É daqueles que se lê em um dia.