A Mulher do Viajante no Tempo

A Mulher do Viajante no Tempo Audrey Niffenegger

Resenhas - A Mulher do Viajante no Tempo

orionnoceu 10/05/2023

Honesto, real, tristemente bonito, trágico... Foi uma leitura tão gostosa, me prendi desde a primeira página. O amor que transcendeu o tempo, a busca, a espera. Eu mesma pude experimentar o sentimento de me apaixonar pelos personagens, como eles um pelo outro.

Sheppita 02/01/2015

Viajante no Tempo
Chorei tanto, mas tanto, mas tanto, que precisei de uns bons 30 minutos pra me recuperar.
Que livro mais lindo!
Um amor que ultrapassa as barreiras do tempo.
Clare e Henry são uma espécie de Romeu e Julieta com problemas temporais, numa Chicago gelada e chuvosa.
Annie 18/01/2015minha estante
Olá! :D

Já vi várias resenhas sobre este livro, mas é a primeira vez que vejo essa frase: "Clare e Henry são uma espécie de Romeu e Julieta com problemas temporais, numa Chicago gelada e chuvosa". Haha! Muito interessante!

Espero que os próximos livros do desafio sejam tão bons quanto, não é? :D Não tive tanta sorte, meu primeiro livro foi Divergente e não superou as minhas expectativas, rs.

Grande abraço!
Ana Carolina Nonato.

Giselly.Rios 03/09/2023

Mil vezes eles ??
Sem muitas palavras, só leiam isso aqui!!!! lindo lindo lindo e mais lindo, eles merecem o mundo juntos ?

Leeh 14/05/2023

Quando eu comecei esse livro, achei que ia ser tedioso, uma leitura que não ia me apegar. Mas com o passar dos tempo, Henry e Clare me fizeram ficar viciada em saber como seria essa história. Eu ri, chorei, aproveitei com eles, fiquei chocada e no fim senti que uma parte do meu coração sempre vai ficar junto com esse livro. Ele é doloroso, apaixonante e uma história que vale a pena ser contada. No fim, todos somos viajantes no tempo, mas da nossa forma, e do nosso jeito.

Polly 06/12/2017

Confuso e melancólico, mas não de um jeito bom (#027)
Sabe aquelas raras ocasiões em que a adaptação para as telinhas é melhor do que o próprio livro? Pois é, esse é o caso do A Mulher do Viajante do Tempo. A adaptação, não sei por que, saiu no Brasil com o nome de Te Amarei para Sempre. Assisti ao filme há muito tempo e lembro que gostei muito. Recentemente descobri que ele é a adaptação de um livro e logo corri desesperada para lê-lo. A decepção foi grande. A história, como romance, não fluiu tanto quanto como roteiro de filme. Quase não há emoção. É melancólico (principalmente a parte final), mas não emocionante.

O livro conta a história de um casal, a Clare e o Henry. Os dois se apaixonam em circunstâncias completamente incomuns. É que Henry tem uma anomalia genética que o faz viajar no tempo. Henry viaja para passado e futuro, visitando ou revisitando momentos importantes que viveu ou que irá viver. Clare conhece a versão futura de Henry quando ainda é uma criança. Sua infância e adolescência serão marcadas pela presença constante de Henry.

Já o Henry conhecerá Clare, no presente, apenas quando ele tiver 28 anos e ela 20. Clare saberá quase tudo sobre ele (o romance deles será bem confuso). Mas, Henry ainda não é aquele que será no futuro. Clare terá que ter paciência para que o inconsequente Henry do seu presente se torne o homem de suas memórias.

~ A partir daqui pode ter spoiler ~

Bem, é isso. O livro é uma confusão. Vai e volta no tempo, contando o drama do casal. Tem horas que simplesmente não se entende o que acontece, sobretudo no começo. A história é contada tanto da perspectiva do Henry como da de Clare. Se não fosse o início de cada trecho dizendo quem é que está falando, tudo pareceria a mesma voz. Não existe diferença entre discurso de Henry e o de Clare. Tudo bem, eles são almas gêmeas, mas eles não são a mesma pessoa, não é? Não sei se é uma falha da tradução, mas tudo parece ser contado da perspectiva da mesma pessoa. Só lendo o texto original para saber...

O livro é imenso para a pouca história que conta e talvez, as quatrocentas e poucas páginas poderiam ser resumidas em menos de duzentas. Por vezes, em vez de ter a sensação de estar viajando no tempo junto com o Henry, eu sentia estar presa no tempo desses dois. Ficava chato.

Outra coisa que achei superesquisita é que, mesmo nunca fazendo nada em suas visitas à Clare adolescente, o Henry passa a sentir desejo pela garota. Sim, ela será sua esposa no futuro, mas, na ocasião, ela tem 13, 14 anos; e ele tem 30, 40. Não é ser moralista, mas convenhamos, ela tem apenas 13, 14 anos... É, no mínimo, estranho.

Outra coisa que fiquei inconformada foi como o Henry conseguiu nascer. Vai ter um momento que Henry e Clare tentarão ter filhos. Ela consegue engravidar, mas acaba abortando todas as crianças, porque simplesmente todos os descendentes de Henry terão o mesmo problema genético e viajarão no tempo mesmo dentro do ventre da própria mãe. Depois de inúmeros abortos (que é de um sofrimento de dá dó), um médico descobre como fazer os bebês ficarem durante toda a gestação dentro da barriga de Clare. Ela faz um tratamento imunológico. Até aí tudo bem, mas fiquei pensando: como o Henry nasceu? Por que o Henry não viajou no tempo dentro da barriga da mãe dele? Ele adquiriu uma doença quando criança que mudou os seus genes? Isso me incomodou. Ficou sem explicação.

Enfim, A Mulher do Viajante no Tempo não foi meu pior livro, mas também não está na lista dos melhores. A premissa da história é ótima e promete ser envolvente, mas seu desenvolvimento deixa a desejar. Além das falhas mal explicadas. Se recomendo a leitura? Deixo por sua conta em risco! Já vi gente que morre de amores pelo livro. Quem sabe você não seja uma delas.

site: https://madrugadaliterarialerevida.blogspot.com.br/2017/12/a-mulher-do-viajante-no-tempo-audrey.html
Carous 20/12/2017minha estante
Embora não esteja achando o livro chato nem que tem mais páginas do que história concordo com você quanto os pensamentos do Henry sobre uma Clare adolescente. Aquilo não é legal. E a relação de dependência deles... aff! Um só precisa do outro e mais ninguém. E senti que eles se acham melhores e mais superiores a todo mundo. Sempre que alguém os aconselha sobre a relação - que não era pra dar certo - eles falam de destino ou acham que como o Henry viajou no tempo quando a Clare era adolescente, isso é sinal de amor. Daria 5 estrelas fácil para o livro, mas tem umas coisas que estão me fazendo mudar de ideia sobre a avaliação

Polly 04/01/2018minha estante
undefined

Ieda.Marques 21/08/2020minha estante
Eu fiquei vendo a quantidade de pessoas que amaram esse livro que pensei que eu era a única que não o tinha apreciado até achar a sua resenha. Concordo com tudo que você escreveu. Fico até envergonhada de falar que li por que na verdade, fui pulando páginas por que para mim era sempre a mesma coisa. E ainda fico pensando. O Henry vai sempre estar em algum lugar por que quando morre no tempo correto vai ter as cópias dele em outro tempo. Afffff! Desculpa àqueles que amaram o livro. Essa é minha opinião, ok?

Tay 10/02/2012

Me desapontei com o livro, acho que ele tinha tudo pra ter tido uma grande estória, mas em vez disso vou um livro cansativo com vários momentos confusos.
Fer Kaczynski 09/01/2013minha estante
Concordo, muito confuso, insisti até onde deu, não consegui me apegar, achei chato e monótono...
Talvez um livro superestimado, não sei, um dia quem sabe termine a leitura.

Mila F. @delivroemlivro_ 05/04/2024

A Mulher do Viajante no Tempo foi uma leitura que iniciei com expectativas demais e isso acabou prejudicando a experiência
A Mulher do Viajante no Tempo traz uma historia bastante original pra época em que foi escrito (2003) e é basicamente uma história de amor que transcende as barreiras do tempo. Toda a trama gira em torno do casal Clare e Henry. Henry possui uma condição genética que o faz - involuntariamente - viajar no tempo sem escolher o dia, hora ou momento, porém, ele consegue visitar momentos cruciais de sua própria vida. Diante disso, Clare, sua esposa, acaba aprendendo a viver com a imprevisibilidade dessas viagens e continuar mantendo a relação mesmo diante desse grande desafio temporal.

A narrativa de A Mulher do Viajante no Tempo explora de maneira ímpar os altos e baixos de um amor que é testado pelo tempo, enquanto Henry fica saltando do passado para o futuro e voltando ao presente, deixando Clare para lidar com a solidão e a incerteza. Quero deixar claro também o quanto Henry sofre com a situação e se propõe a ser um "rato" de laboratório para tentar parar essas viagens, no entanto, cada vez que ele viaja seu objetivo é o mesmo encontrar sua amada naquela época em que está. Vale ressaltar que Henry procura não falar muita coisa para Clare sobre de onde vem para que não haja mudanças no decurso do tempo.

Como já mencionei, não tiro o mérito do livro ser bem estruturado e bem escrito, mas essa estrutura não funcionou bem para mim, na maioria das vezes eu ficava extremamente confusa a respeito do tempo em que a história estava se passando. Há uma verdadeira exposição de datas, anos e horas que me deixavam perdida. Também considerei que o livro poderia ter mais profundidade no que tange aos personagens secundários e eventos mundiais, tudo no volume parecia bidimensional e não havia exploração de nada além da relação e lutas do casal para viver um ano após o outro. No final do volume eu ainda tinha dúvidas de como Henry conseguia manter o emprego, porque eles não tinham tantos momentos com os amigos que eram mencionados no livro, etc.

Ok, talvez eu esteja sendo exigente, porque ao chegar na metade do livro entendi que o volume seria daquele jeito e que esse era o objetivo da história, mas fico ponderando o quão A Mulher do Viajante no Tempo poderia ter sido um livro fenomenal se outras camadas tivessem sido exploradas. Agora você deve estar se perguntando será que não teve momentos envolventes e emocionantes? Tiveram, sim! Teve temas impactantes e situações chocantes, mas acredito que poderia ter sido melhor, sabe? Caso fosse pra ser o que foi apresentado no volume, acredito que foi desnecessário ser um livro tão volumoso, poderia ser um livro de no máximo 300 páginas.

De toda maneira, A Mulher do Viajante no Tempo é uma história comovente e até consegue nos colocar diante das complexidades do amor e do tempo, oferecendo uma perspectiva particular sobre o significado de compromisso e conexão emocional ao longo da vida. Terminei o livro frustrada com a leitura, feliz por finalmente ter concluído e achando que ele poderia ter sido muito melhor.

Quero deixar claro que essa foi minha experiência particular lendo A Mulher do Viajante no Tempo e isso quer dizer que, não necessariamente, será a mesma que a sua (por exemplo, várias amigas minhas amaram), portanto, espero que, caso tenham vontade de ler, não deixem de fazê-lo, tirem suas próprias conclusões.

site: www.delivroemlivro.com.br

patita 23/08/2011

Minha nossa...
Que livro chato! Fui seca pra ler depois de tantas resenhas maravilhosas mas que decepção... A mesma lenga-lenga interminável
Hester1 21/10/2015minha estante
Ah! Patita vc me deixou super feliz. Assim como vc fui com muita sede ao pote, e nao goste do livro. Como todos amaram, me senti pior que um peixe fora d'água. Achei suuuper chato o livro.

Renata Cavalcante 11/01/2017minha estante
Estou lendo ainda, mas estou achando um saco. Muito chato até agora. Uma ida e vinda no tempo q fico perdida. E volta no tempo só pra falar besteiras, ensinar a ele mesmo no passado a roubar e por aí vai. Não tem um motivo forte q o leve a voltar ou ir para o futuro. Sem nexo.

patita 03/02/2017minha estante
Eu também me sentia assim Hester!?

patita 03/02/2017minha estante
Boa sorte com ele Renata. Depois nós diga se conseguiu terminar.

Bruna 29/05/2010

Simples assim (2010); não tão simples assim (2015)
lindo e inteligente. (2010)
Hoje, 20/04/2015, praticamente 5 anos depois, terminei o livro pela segunda vez. Não parece que já faz 5 anos; porque esse livro sempre ficou bem vivo dentro de mim. Toda vez que alguém fala as palavras "livro" e "favorito", a imagem da menininha ruiva surge na minha cabeça imediatamente. Não sei se é o melhor livro que eu já li (não que eu tenha lido muitos), mas acho que foi e é o que mais me altera em vários níveis. Ri de novo, chorei de novo, fiquei ansiosa de novo, fiquei inconformada de novo, fiquei esperançosa de novo, fiquei filosófica de novo. Não sei se meu eu de 2010 realmente achou o livro simples ou se teve noção de que é impossível descrever a experiência de lê-lo ou se foi por pura preguiça. Fato é que sempre penso nessa história com um quê de magia, delicadeza e leveza. Embora ela nos esmague com muita realidade. O Tempo é tudo, o Tempo é nada. (2015)

Matheus 12/01/2011

Incrível
Tinha uma curiosidade absurda para ler esse livro. Demorei um pouco para comprar, mas assim que comecei a ler, não tive como parar! A scrita, o enredo, os personagens... tudo acaba de encantando de uma forma incrível! Henry virou um dos meus personagens favoritos em todos os livros que eu li. Enfim, recomendo muito esse livro para todas as pessoas.

ThaisTuresso 14/06/2010

O Livro conta a história de amor mais misteriosa, bela e imutável que já li, um amor que suporta uma dor enorme, a da distância indeterminada e sem rumo, sem fronteiras, Henry sofre de um distúrbio raro, uma anomalia genética, que faz com que seja um Viajante do tempo, ele pode ir ao passado ou ao futuro, sem que qualquer desejo seu possa interferir no tempo, ele simplesmente desaparece deixando aonde quer que esteja apenas suas roupas e aparece pelado em outro tempo, em outra data, ele conhece o futuro que o aguarda, desconhece seus limites, e não tem cura.
Clare será seu grande amor, suportará a falta de Henry, enquanto ele viaja no Tempo? Poderá conviver com o incerto?

Meninas, mais um livro maravilhoso que leio, eu já havia visto o filme, claro, como sempre tem mudanças e um difere do outro, no livro Clare é ruiva, no filme morena, mas acho que os dois me foram uma experiência maravilhosa, e ambos me fizeram chorar, é muito lindo, uma história infinita de surpresas, belas e incertas, felizes e solitárias, um livro que retrata aquilo em que muitas passamos, mas que não seja o tempo que nos venha tirar o verdadeiro amor...
Querem um livro emocionante e inesquecível, recomendo com ênfase : A Mulher do Viajante No Tempo!

Queds 29/12/2021

Leitura Coletiva do grupo Mais um debate. Uma história de amor, que ultrapassa as barreiras do tempo.

Henry tem 24 anos e Clare 5 anos quando se conhecem. Durante uma de suas viagens no tempo e essa interação acontece por algumas décadas. Henry tem um distúrbio genético raro que o permite a viajar no tempo.
Henry não tem nenhum controle sobre as suas viagens, elas ocorrem de repente e geralmente quando está em um momento de tensão.

Até se encontrarem no presente de ambos acompanhamos a infância e adolescência de Clare. Depois, vemos a construção da relação dos dois e a interação durante as viagens de Henry.

Eu não sou fã do gênero, então foi uma surpresa enorme gostar da leitura. Pra quem curte Ficção Científica e viagem no tempo esta leitura será uma ótima escolha.

Paula 06/12/2021

Gostaria de ter amado...
Achei que iria gostar da leitura. Realmente não sei o que me fez desagradar do livro, pode ter sido os poucos acontecimentos empolgantes, ou as descrições intermináveis e desnecessárias, ou até eu não me sentir tão apegada aos personagens, inclusive os protagonistas. A história tem muitas cenas boas, mas que se perdem ao longo da narrativa. Assisti novamente ao filme e acredito que ele retrata as melhores partes do livro, deixando bem dinâmico e rápido, além de os atores serem muito cativantes. Li porque tinha muita curiosidade, porém me decepcionei e fiquei triste por isso.