A Morte da Sra. McGinty

Agatha Christie

Resenhas - A Morte da Sra. McGinty

amanda3913 10/05/2023

Bom, porém não sei...
Acho que esse é o quarto livro da autora que eu leio e ainda nem sei explicar muito bem minha experiência.

eu sempre gosto muito dos livros da Agatha porque sempre parece que fui tapeada, no final o assassino é sempre alguém que eu não esperava que fosse e isso me entretêm. Entretanto, eu também sempre sinto que não consigo me apegar aos personagens e eles são facilmente esquecíveis pra mim.

de qualquer forma, a história foi legal e intrigante, talvez não a melhor que já li até agora. Achei o caso interessante ao mesmo tempo que muito bestaKKKKKKK mas eu recomendo a leitura, é bom para passar o tempo.

Silvana 13/05/2023

Hercule Poirot está entediado. Sua única alegria nos últimos tempos é aguardar os horários das refeições. Mas isso está prestes a mudar. Poirot recebe um pedido de ajuda do Superintendente Spence que estava encarregado do caso da morte da Mrs. McGinty. Spence tem certeza de que o homem condenado pelo assassinato é inocente e como no momento ele não pode continuar investigando o crime, ele pede que Poirot livre um inocente da cadeia.

Eu sei que já li esse livro porque já li todos da Agatha. Mas confesso que não lembrava nada da história. E achei o começo dele bem entediante. A vitima a ser defendida é bem chata e Poirot apesar de ser meu crush eterno, estava mais peculiar que o normal. Mas quando enfim ele descobre uma pista do verdadeiro caso, ai sim as coisas engrenam e a gente não consegue largar o livro até terminar. E fui completamente surpreendida em tudo. Pela resolução final, pelos detalhes, pela forma como ele chegou naquele resultado e até mesmo por um dos palpites de Ariadne Oliver.

Personagem essa que é considerada um alter ego da Agatha e aparece em várias de suas histórias. Porém confesso que não é das minhas favoritas entre os personagens da autora. Acho ela muito pedante. Mas assim como acontece com Hastings, ela sempre coloca Poirot na direção certa para solucionar o crime. E novamente temos a Agatha demonstrando toda sua genialidade com seu detetive mais querido do publico. Ele enxerga e ouve o que ninguém mais presta atenção e assim descobre os mais profundos segredos resolvendo os casos que a policia deixa passar.

Quanto a capa, acho essa uma das mais lindas da coleção. Tenho um fraco pelo rosa hehe. Mas não entendi a tesoura como objeto escolhido para representar o caso.

Jessikelly0 04/07/2023

A Morte de Mrs. Mc Ginty
Esse livro não irá entrar para as minha lista de favoritos, entretanto, devo ressaltar que sou apaixonada pela escrita de Agatha Christie. De 36 livros que li da autora, não abandonei nenhuma história pelo caminho, sempre sou instigada a descobrir o desenrolar da trama.

lena 02/08/2023

Eu acho incrivel como a Agatha Cristie é uma gênia. Acho que esse livro foi um dos livros dela mais bem escritos. Mesmo com uma panca de personagens, vc consegue entender e se lembrar da história de todos (o que é um problema pra mim, que nunca lembro dos nomes skskksks). Não adianta, o Hércule Poirot é sim o melhor detetive de todos os tempos, eu amo a personalidade dele, super convencido kkkk!!. É tudo muito bem escrito, as suspeitas são muito bem formadas. Eu suspeitava de tudo e todos ao mesmo tempo. Eu amei o plot, achei incrível e não suspeitei nem por um momento. Enfim, achei ótimo!!!! Recomendo para quem ama mistérios!!!

hellenesquarcio 30/10/2023

Muito bom!
É, definitivamente não é um dos meus preferidos, mas é muito bom também. O livro desenrola bem, mas me confundi com os personagens.

Lets 04/12/2023

Me senti o meme da Nazaré tentando raciocinar sobre os personagens.
Nunca iria imaginar o desfecho pq é muito mirabolante

leaoliterario 06/12/2023

?Não adianta nada você querer achar que sabe tudo. Direito é direito e crime é crime. Diga a verdade e o resto que vá para o diabo.?

Marja 15/12/2023

Outro livro que a gente fica tentando descobrir as pistas durante a história toda e só descobre no final! É impossível ganhar de Agatha Christie no mistério

amalauxen 31/12/2023

Mais um de Poirot. Achei o livro mais parado e sem muitas informações, mas o final foi ótimo também. Como sempre não imaginei quem seria o assassino pois Poirot sempre da muitas voltas?

Sarah.Almeida 31/12/2023

Apesar de demorar quase um ano pra ler eu amei, impossível nao gostar de Agatha e impossível descobrir quem é o assassino antes que ela mesma o revele.

Carola.Schuller 24/01/2024

Instigante
Como em quase todo livro de Agatha, ela nos leva a desconfiar de todos. Existe um padrão em sua forma de escrever, o que nos leva a uma lista de suspeitos enquanto a narrativa é escrita, mas para variar, no final há um fator novo e que muda totalmente a linha de pensamento.
Sempre um prazer ler.

Melissa 16/02/2024

O final nunca é como esperamos
Como uma grande fã de Agatha Christie sempre me pego pensando em seus padrões de escrita e de narrativa, mas, felizmente, o final é sempre muito diferente do que eu imaginava. Quando a gente acha que se acostumou, lá vem a autora e embaralha tudo de novo!

Nesse livro, temos o famoso Hércules Poirot indo para uma vila no interior da Inglaterra, a pedido do seu amigo, o Superintendente Spencer, a fim de investigar um crime que já parece solucionado pela polícia. No começo, confesso que achei o enredo um pouco lento e difícil de engatar, todavia percebo que é um efeito propositadamente causado pela autora para nos deixar assim como estava Poirot, perdidos e desconfiados.
Gostei de como a obra foi conduzida de forma a nos deixar aflitos para saber o que realmente aconteceu, quem eram aquelas 4 mulheres, na verdade, e o que os moradores da pacata vila temiam tanto esconder.
Li outras resenhas dizendo que esse não era um dos melhores livros de agatha christie, mas eu achei MAGISTRAL! Principalmente pela quebra de expectativa, apesar de alguns padrões se repetirem como identidades falsas, empregados suspeitos e segredos por todos os lados. No entanto, eu, realmente, me surpreendi bastante!

Ótimo, realmente muito bom! Super indico, está entre as melhores histórias que têm Hercule Poirot como detetive.

@vaisetratarleitora 03/03/2024

O preconceito quase mandou uma pessoa para a morte
Dando continuidade ao meu projeto pessoal de leitura dos livros da Agatha Christie, chegamos ao seu 56º livro, publicado em 1952.

Essa é mais uma aventura do Poirot como detetive e dessa vez, o seu objetivo, é livrar um homem do corredor da execução.

Achei bem interessante que a descrição que a autora faz desse rapaz, me fez perceber ele como autista (embora eu possa estar errada, mas definitivamente ele possuía alguma condição neurológica). E foi bem triste constatar que apesar das provas (puramente circunstanciais) apontarem pra ele, elas também poderiam ter sido plantadas, mas ninguém do júri pensou nele como inocente desde o inicio simplesmente porque ele era diferente e agia diferente do convencional. Ou seja, o preconceito das pessoas quase levou um homem inocente para a forca (na época a pena para assassinato era a execução na forca).

Enfim, a história como um todo é muito boa, com Poirot sendo magistral como sempre e sofrendo como nunca na sua hospedagem (coitado, eu ri demais), mas conseguiu chegar ao fundo do mistério e descobrir o verdadeiro assassino, do qual eu não passei nem perto, infelizmente (mas isso não é ruim hasuhsuashuas).

É uma ótima história e recomendo a leitura.
_____________________________________________________________

Pra quem não sabe, foi feita uma série dos livros da Agatha, várias séries na verdade, mas a maior foi a Agatha Christie's Poirot, onde foi adaptado boa parte dos livros dele. A série foi ao ar na Inglaterra entre 1989 e 2013, com cerca de 71 episódios. Ela é estrelada pelo ator David Suchet que faz uma caracterização magnífica do Poirot, tendo estudado minuciosamente o seu jeito para reproduzir.

Nem todas as histórias são bem adaptadas e eu estou assistindo conforme vou lendo os livros para não ter spoiler. Acho que você consegue achar todos os episódios no YouTube pesquisando pelo nome em português mesmo, mas é tudo legendado. De forma oficial, a série está no Prime Vídeo, porém não é disponibilizada no Brasil.

Esse livro foi adaptado no 1° episódio da 11ª temporada, e por ser um livro completo, o episódio tem cerca de 1 hora de 30 minutos de duração.

Essa adaptação foi bem razoável. Tiveram mudanças, claro, uma família foi suprimida, e sua história foi um pouco incorporada em outros personagens; alguns personagens mudaram um pouco e o final foi um pouco alterado também. Mas de toda forma, foram alterações que não mudaram a trama da história em si e os fatos relevantes, razão pela qual gostei bastante dessa adaptação.

Pra mim, a nota é 4/5.

Carlos 12/03/2024

Mais um excelente caso de HP. Todo o drama de um assassinato em um pequeno vilarejo inglês, bem ao estilo AC. Gostei do desenrolar da história como um todo apesar dos muitos personagens e de me confundir um pouco com tantos nomes.

Sarah S. Machado 15/03/2024

Mais um livro da rainha dos mistérios (e como sempre, me surpreendeu)

A história é muito bem desenvolvida e o livro me prendeu do começo ao fim, o plot twist é simplesmente incrível, é o tipo de livro que te engana demais.

Recomendo muito para quem não sabe por onde começar a ler os livros da Agatha :)