O vilarejo

O vilarejo Raphael Montes

Resenhas - O Vilarejo

Sofia688 11/06/2023

Sinistro!
Foi o primeiro livro que li do Raphael Montes e estou impactada! A obra tem 7 contos que abordam os sete pecados capitais e como tema central a população de um vilarejo que passa por dificuldades por conta da fome e do frio extremo. A leitura foi um mix de emoções pra mim, em alguns contos tive até o desconforto de ler porque tratam sobre temas muito fortes! Ler ? O Vilarejo? foi uma experiência interessantíssima, já quero me aventurar em outros livros do autor!
Feh 11/06/2023minha estante
Acabei o quinto conto agora e não estou achando nada demais kkkk, mas até agora foi o que eu gostei mais.

Sofia688 11/06/2023minha estante
sério? nossa adorei o livro! O último conto foi o que eu mais gostei!

Feh 11/06/2023minha estante
Acabei o livro ainda pouco, vou ficar com o primeiro, quinto e último tbm, são os melhorzinhos kkkk, a última ilustração é o que dá o choque né

Sofia688 11/06/2023minha estante
Simmm! o primeiro também gostei muito!

bibiteodora 12/06/2023minha estante
linda agora vai ler bom dia veronica !

Sofia688 12/06/2023minha estante
vou colocar na lista! kkkkkk

Mendonca_mai 06/11/2023

Raphael Montes é um gênio e ponto final.
Eu acho bizarro como o Montes executa com maestria tudo o que ele se propõe a escrever, a mente desse homem é absurda! Comecei essa leitura e a subestimei pela quantidade de páginas, não achei que seria um dos livros mais perturbadores que já li. Apesar de ser um livro curto, ele é verdadeiramente excêntrico e profundamente mórbido. Trata-se de uma coletânea de contos macabros que exploram o lado mais sombrio da natureza humana e do horror. Cada conto é intitulado com o nome de um demônio, e cada demônio está associado a um dos pecados capitais.

É o tipo de livro que permanece em sua mente, e você continua recapitulando e tentando digerir tudo o que aconteceu. É meticulosamente construído e profundamente visceral. Eu fiquei um pouco apreensiva em lê-lo à noite, mas decidi ler num pico de coragem. Não consegui dormir até terminar de ler, e quando o terminei, fiquei simplesmente encarando o teto, boquiaberta. É uma mistura de sentimentos conflitantes, um mix de repulsa e fascínio pela genialidade do Raphael. O cara é, sem dúvida, um dos meus escritores favoritos. Raphael é um gênio, e graças a Deus, é brasileiro. Simplesmente não tem como explica-lo, apenas leia todos os livros dele!!!!
Fabio 06/11/2023minha estante

nunca kkkk

Mel 26/11/2023minha estante
O melhor dele! ?

Mendonca_mai 27/11/2023minha estante
Mel, ele não tem um livro ruim, né?! Incrível ??

Mel 27/11/2023minha estante
Não tem, Mai!!! ???

brenninho 18/08/2021

rápido e perfeito
uma coleção de conto que te deixa de boca aberta por causa do forte detalhamento de suas cenas pesadas e de seus podres personagens.
?o vilarejo? é um livro bastante pesado para um público que não é acostumado com mortes e sangue. ele realmente cumpre com o que promete e traz um final bombástico sobre a humanidade e seu instinto estranhamente natural: o pecado.
dei 5 estrelas porque me surpreendeu bastante (mesmo eu já tendo imaginado o final) e trouxe uma leitura rápida para sair da zona de conforto.
Beatriz1013 19/08/2021minha estante
pft???

brenninho 19/08/2021minha estante
o que ?

Beatriz1013 19/08/2021minha estante
vc, a resenha e o livro

Café 19/08/2021minha estante
ai esse livro é mtmt bom

brenninho 19/08/2021minha estante
old gente

DANILÃO1505 03/09/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Tiago Mendes 15/04/2021

O Vilarejo
Bizarro. É assim que eu descreveria esse livro: bizarro... E eu amei. “O Vilarejo”, de Raphael Montes, é uma coletânea de 7 contos de terror, situados em um mesmo vilarejo. Antes de tudo, quero dizer que meus contos favoritos foram o primeiro e o segundo, mas eu gostei de todos, à exceção do quarto (falarei sobre isso daqui a pouco).
A escrita do Raphael é incrível e os contos são muito bons, alguns até têm reviravoltas bem surpreendentes! E eu amei a forma como as histórias se interligaram no final, essa conexão foi feita de um modo muito inteligente e coeso. Eu fiquei preso ao livro desde o começo e as páginas foram fluindo muito rápido, porque eu queria muito saber o que ia acontecer! Adorei o desfecho do livro, principalmente o posfácio. Sério, quando forem ler, não pulem o prefácio nem o posfácio, eles são incríveis.
Cada conto representa um dos sete pecados capitais: gula, ganância, luxúria, ira, inveja, preguiça e soberba; e eles foram muito bem representados nas histórias. A única coisa que me decepcionou no livro foi o conto de número 4. Eu achei ele muito desnecessário, achei que podia ter sido usada outra forma de representar o pecado da luxúria. Não achei esse conto divertido, pelo contrário, eu achei ele repugnante e difícil de ser lido. E não teve nada surpreendente, o desfecho foi até sem graça, ele apenas me fez sentir um pouco mal.
Tirando essa pequena decepção com o quarto conto, eu amei muito o livro e super recomendo! Só deixando registrado aqui que o livro apresenta muitas cenas nojentas e gatilhos de abuso sexual e pedofilia, então tome cuidado.

Nota: 4 estrelas
Gênero: terror
Idade recomendada: 14+
Ethel williams 16/04/2021minha estante
O quarto conto foi péssimo mesmo, mas acho que era essa a intenção

Ethel williams 16/04/2021minha estante
O segundo foi um dos melhores hehehehee

Tiago Mendes 16/04/2021minha estante
simm, o segundo foi incrível

Ale6374 16/04/2021minha estante
Tá, me convenceu a ler, parece ser bom

Tiago Mendes 16/04/2021minha estante
é mt bom, e é curtinho ainda, tem um pouco mais de 100 páginas

Ale6374 16/04/2021minha estante
Hmm, mais um pra lista

Mi Rubin 11/10/2020

Totalmente diferente de tudo que já li do Rapha... E me incomodou, pois medrosa sou rs

A ideia por trás dos contos é bem interessante. A vibe histórica da coisa e real.

E concordo plenamente com a humanização do mal. Nunca achei que tem uma força maior sobre isso. Mas que sim, cada ser humano ruim, é que transforma nosso mundo num inferno.

Indico pela experiência e pela história envolvendo toda a narrativa. A última página é tipo "uau"!

Muito bom!
Fabio.Paulino 12/10/2020minha estante
Foi pra minha lista amiga eu li só um livro dele e adorei

Mi Rubin 12/10/2020minha estante
Vale bastante a experiência de conhecer esse...
Espero que goste ??

Fabio.Paulino 12/10/2020minha estante
Vai pra minha lista amiga obrigado pela dica e parabéns pela leitura

Mi Rubin 13/10/2020minha estante
Muito obrigada
E boa leitura pra ti ??

Fabio.Paulino 13/10/2020minha estante
Muito obrigado amiga ??

Mi Rubin 13/10/2020minha estante
??

Lip | @phillip.pinheiro 07/04/2021

PÉSSIMO! Mas o Sub devolveu meu dinheiro. ??
O sugo do lixo! Colocaram o maior hype no livro; booktubers o puseram no céu, ao lado da N.S. Aparecida. Como a Fernanda Torres tem a coragem de dizer: ?Não ficou devendo nada ao Stephen King.?? Devia de tá muito chapada pra dizer isso ou o jabá da Suma de Letras foi muito bom.

Livro sem revisão, com erros ortográficos. Contos intercalados (boa ideia), mas completamente sem surpresas, sem conteúdo ou inovação... Minha fatura da companhia elétrica tem mais conteúdo e surpresas no fim do mês.

Me desculpem os que se sentirem ofendido, mas poderão constatar isso ao ler esse livro do Raphael Montes. Ele pode até ter acertado em outros títulos, mas nesse, ele perdeu a mão, ficou devendo bastante.

Aos que vão elogiar a arte, livros da editora Wish mandaram lembrança.
Péssimo, me jogou numa baita ressaca literária.
IvAnia17 07/04/2021minha estante
Nunca li esse livro, mas a sua resenha tá muito boa ?

Lip | @phillip.pinheiro 09/04/2021minha estante
hahahaha... Ivi, fiquei passado.... Guardei ele para Semana Santa e foi uma via crucis. ? Mas tu bem sabes que nós leitores pegamos umas bombas vez outra ?. Abração! ?

Roneide.Braga 09/04/2021minha estante
Nem vou perder meu tempo lendo esse livro ??. Obrigada pela resenha

IvAnia17 09/04/2021minha estante
Lip, ima

Lip, pela sua resenha percebe-se que foi mesmo. Ainda bem que há tantos livros bons por aí que os ruins a gente passa reto e finge que não existiram ?
Abraços e boa sorte na sua próxima leitura ?

Lip | @phillip.pinheiro 12/04/2021minha estante
@Neidinha, não perca mesmo, minha amiga. kkkkk Qualquer santinho de candidato a vereador tá melhor. ?

@Ivi, pior que vou precisar de toda sorte mesmo, pois o ?bendito? me colocou em ressaca literária, acredita?! O baque foi grande, tchê. ?
Mas retomo hoje, sem falta.???

Dem 01/10/2021

Adorei!
Os contos se entrelaçam, ocorre no mesmo vilarejo e são excelentes e sanguinários! Tem algumas partes que me deram agonia, o restante foi tranquilo. Me surpreendeu muito!
Lusca 01/10/2021minha estante
É de terror?

Dem 01/10/2021minha estante
Sim, e muito bom!

Luchi 03/10/2021minha estante
Olá? :) Vc poderia me dizer se tem espíritos/fantasmas nesse livro? (Tô tentando encaixar ele na MLH)

Dem 03/10/2021minha estante
Olá, @Luchi! Não tem mas, tem muita violência , tipo pessoas fazendo coisas por causa de "demônio". É um pouco pesado viu?

Luchi 04/10/2021minha estante
Aahhh, obrigada!!

Giu 18/09/2020

O vilarejo e seus pecados capitais
Que livro, meus senhores!! Que obra de arte! Raphael é um dos meus escritores favoritos e, mais uma vez, podemos perceber muito o por quê disso. Contos rápidos, com uma narrativa fácil e que te prende do início ao fim.
O senhor Raphael ama dar fins aos livros com plot twists e neste não podia ser diferente: eu GRITEI ao ver a foto na última página.
É incrível como cada história se entrelaça uma a outra e eu devo admitir que não notei a importância do velho em todas elas, até chegar ao final. E, claro, fiquei boquiaberta.
De verdade, eu não me cansaria se o livro tivesse mais centenas de páginas, pra mim a leitura dos livros do Montes é sempre um deleite.
Perfeito, zero defeitos. Com certeza um dos meus favoritos que vou procurar para ler mais vezes.
Camila.Pinheiro 19/09/2020minha estante
Amei o livro tbm. Mas ele fez uma tradução certo? Ou esse fato fazia parte da história?

Giu 19/09/2020minha estante
Então, Cá, acredito que ele tenha criado as histórias, mesmo. Se você já leu Suicidas (outro livro dele), você vai entender o por quê. O Raphael sempre faz esse tipo de coisa. Então tenho 90% de certeza de que é dele, mesmo!

Camila.Pinheiro 19/09/2020minha estante
Foi o primeiro livro que li do autor. Agora, com vc escrevendo isso, vejo que faz parte do livro mesmo, faz mais sentido. Amei esse livro, vou pesquisar mais sobre o autor.

Giu 19/09/2020minha estante
Ele é maravilhoso! Se você ler mais livros dele, não vai se arrepender. Ele ama colocar plot twist nas histórias e a imaginação dele tá sempre se superando.

Camila.Pinheiro 19/09/2020minha estante
Já está na lista. Amo livros nesse estilo, ainda mais sendo nacional.

Yas 04/02/2021

Obra de arte
Que livro, meus amigos! Literalmente não sei nem o que dizer, primeiro em anos que eu favorito.
Pra entender o que eu to dizendo só lendo mesmo. Acabei de devora-lo e to incrívelmente satisfeita com essa leitura. Pretendo pesquisar/lê mais obras do autor
Eu diria que essa obra é um tesouro nacional.
julinha 04/02/2021minha estante
o Raphael Montes eh incrível né

Yas 04/02/2021minha estante
Gostei muito da escrita dele, to doida pra ler mais um dos seus livros

julinha 04/02/2021minha estante
lê Uma Mulher no Escuro, é incrível e tem um plot twist eh chocante... eh um livro pesado, mas eh muito bom

Yas 07/02/2021minha estante
É do mesmo autor?

julinha 07/02/2021minha estante
sim

marii.szz 12/01/2024

Impactada
Eu não sei nem o que dizer, estou sem palavras para descrever essa leitura, foi meu primeiro livro do Raphael Montes. Desde o começo me despertou curiosidade e foi ficando mais surreal a cada conto. E a cada conto, mais chocada eu ficava, não sei nem dizer qual deles foi mais impactante. A escrita é impecável e tudo muito bem elaborado e encaixado. E que final surpreendente.
morcego_suicida 12/01/2024minha estante
Eu sou completamente pirada pelas histórias do Raphael, recomendo muito conhecer mais os livros dele!! (Suicidas e O vilarejo são meus favs eternos)

marii.szz 12/01/2024minha estante
Chocada que conheci apenas agora, suicidas está na minha lista e agora tenho certeza de que será o próximo, obrigada pela recomendação

morcego_suicida 12/01/2024minha estante
Imagina, espero q vc goste :)

Rafael2213 12/01/2024minha estante
Também foi meu primeiro livro do Raphael Montes, ganhei agora da esposa o Jantar Secreto, estou doido para ler

marii.szz 12/01/2024minha estante
esse é outro livro dele que pretendo colocar na lista, meu próximo é suicidas

Caroline 29/09/2020

EU AMEI
Mais um livro do Raphael Montes que eu simplesmente AMEI. Não achei que iria gostar tanto por ser um livro de contos mas nossa?????!!!!
Todos os contos se conectam no final. Li na ordem e deu certinho, acho melhor assim (o autor fala que os contos podem ser lidos fora de ordem). Recomendo a leitura!
esse Livro é incrível

Caroline 29/09/2020minha estante
Encie - eu tô passada! Ainda esqueci de mencionar as ilustrações maravilhosas

sim! e o plot do final

aquela foto

Caroline 29/09/2020minha estante
Encie - eu fiquei arrepiada com a última foto! Fiquei um tempão olhando.

Welliton.Moreira 05/02/2021

Os 7 pecados muito bem descritos - Macabro
MONTES, Raphael. O Vilarejo. Ed. Suma de Letras. 2015

Acabo de conhecer esse autor brasileiro, o livro me chamou atenção primeiramente a capa, depois com os comentários de vários leitores resolvi fazer essa leitura e saber do que se trata. O primeiro capítulo já me deixou em choque no qual eu ficava me perguntando, "o que está acontecendo?", de modo geral o livro aborda os 7 pecados capitais de uma forma tão macabra, mas ao mesmo tempo denotando que se pararmos pra pensar, muitos seres humanos praticam as mais apavorantes e crueis tipos de maldade. A influência do mal no coração desses personagens mostrados na história é nítido a cada capítulo. Um entidade a qual foi denominado o nome de Velho Curvado armou os acontecimentos desde o início, se aproveitou de todas as fraquezas e levou as pessoas do vilarejo a ruína por seus próprio pecados que afloraram.
O livro tem um clima pesado, todo capítulo termina de uma forma trágica, eu gostei porque nunca tinha lido nada igual, e isso me fez refletir muito sobre os comportamentos humanos, mais um autor brasileiro para a lista.
She King 05/02/2021minha estante
tenho aqui pra ler, mas confesso que estou com medo pq sei de uns livros dele pesado kkkk

Caroline 05/02/2021minha estante
Q bom q gostou! Recomendo "jantar secreto" e "bom dia verônica", do mesmo autor ?

Welliton.Moreira 05/02/2021minha estante
Vou ver sim, obrigadoo pelas recomendações

Mah 05/02/2021minha estante
Esse autor eh super legal! Eh o mesmo de Bom dia Verônica. Estou com o ?Jantar Secreto? ou algo assim que dizem ser o melhor dele!

Mi Rubin 06/02/2021minha estante
??????????

Camila1856 04/01/2024

O vilarejo
Muito bom! Livro que apesar de pequeno, te prende do início ao fim. São 7 contos de terror que abordam os 7 pecados capitais, todos ambientados dentro de um vilarejo. O que mais gostei foi a conexão que o autor vai fazendo entre os contos, o que traz uma ótima experiência de leitura.
Jhonatan108 04/01/2024minha estante
Eu amo, lia 1 conto por noite antes de dormir

Clara3346 04/01/2024minha estante
Esse autor é maravilhoso e esse livro vai te chocando a cada conto

Gabyz.z 04/01/2024minha estante
Coragem hein kkkkk
Acho que eu tentei ler tudo de uma vez, terminei de noite e levei um susto kkkk

Medeia.Miron 04/01/2024minha estante
Eu amei d+ esse livro

Emilly176 04/01/2024minha estante
Parei na pag 66 e to chocada kkkkkkkk

Lê Rebeschini 05/02/2024

Li em apenas algumas horas porque depois que comecei não consegui mais largar.
Leitura fluida, não muito pesada (em comparação com outros livros dele), curtinho, mas com a marca dos livros do Raphael Montes.
Impressionante como os contos se interligam, me deixando de boca aberta em alguns (principalmente os dois primeiros).
E o final? Quando percebi o que ele quis dizer, meu queixo literalmente caiu!!
Muito mais que recomendado!!
Isasfarias 05/02/2024minha estante
Tá na minha lista de leitura! ??

b.menezes18 05/02/2024minha estante
P0rr* esse livro é bom de mais, tive a mesma reação que vc, eu ainda não acredito naquele final, era tudo que eu menos esperava

Eva199 05/02/2024minha estante
o final é mto bom

Lê Rebeschini 05/02/2024minha estante
Sim. O final é muito bom. E eu tbm não esperava nada daquilo

Camila.Mendonca 05/02/2024minha estante
Só vc pra me convencer a ler algo dele (se for sanguinário a nossa amizade acabaaaa!!!!!!!)

Ana Sá 24/08/2023

Tipo "Irmãos Grimm roteiristas de Seven"
Um vilarejo está sendo devastado e cada capítulo traz um conto que nos ajuda a ir montando esse quebra-cabeças. Por sua vez, cada peça que o autor nos dá remete a um dos sete pecados capitais.

O livro tem seus altos e baixos, mas é coerente no que se propõe. Achei um ótimo entretenimento, foi o típico caso de "é bom de ler!". Pena que os contos foram perdendo força (os primeiros achei melhores, alguns muuuito envolventes e originais!), até que chegou a um desfecho que eu não gostei! Detesto quando o autor termina de forma muito didática, como se ele dissesse: "você não é capaz de entender, então vou desenhar!". Senti minha inteligência sendo subestimada, o que levou, a meu ver, a uma quebra de ritmo e de qualquer possibilidade de encanto final! rs

Mas enfim, pra quem quer uma leitura meio "Irmãos Grimm roteiristas de Seven", este aqui serve bem. Dois dos contos foram bem marcantes pra mim!

Talvez eu devesse ler algo com uma pegada mais contemporânea/realista/brasileira escrito pelo Raphael... Continuo curiosa para descobrir o que ele é capaz de entregar! Aceito indicações! :)

Obs.: terror/horror não é meu gênero favorito, isso pode ter influenciado a minha avaliação de leitura! rs
Fabio 24/08/2023minha estante
Adorei a resenha, Ana!!!
Leia, "Suicidas" e "Uma Mulher no Escuro", que pra mim, são os dois melhores dele.?

Ana Sá 26/08/2023minha estante
Anotado, Fábio!! Depois volto pra contar! ?

Flávia, eu consigo imaginar um bom texto infanto-juvenil dele, sabia? Neste que eu li ele dá indícios de que consegue passear por esse universo... Por isso agora queria algo ainda mais "adulto" rs...

Vamos ver... mais um livro dele a minha curiosidade garante! rs

Gleidson 30/08/2023minha estante
No meu caso, esse foi o único que realmente gostei. O texto dele fluiu melhor pra mim nesse. Nos outros dele que li achei bem forçados, exagerados no desenvolvimento dos personagens.

Ana Sá 30/08/2023minha estante
Então Gleidson, minha impressão pelos enredos é que os outros são diferentes deste, por isso fiquei curiosa... Vai saber se não acontece que nem vc e O Vilarejo se torna meu favorito! ?

Gleidson 31/08/2023minha estante
Ah sim, são diferentes mesmo. De repente vc gosta dos outros... Eu só li O Jantar Secreto, Dias Perfeitos, Suicidas (abandonei), acho que só.