Amar e Ser Livre

Amar e Ser Livre Sri Prem Baba
Sri Prem Baba

Resenhas - Amar e ser livre

Raquel Comunale 06/06/2017

O livro é relativamente curto mas me trouxe vários pontos de reflexão. Sempre fui uma ciumenta incorrigível nos mais diversos tipos de relacionamento. De uns meses pra cá comecei a trabalhar em estratégias para identificar os motivos que me levam a sentir isso, como evitar confrontos, avaliar os sentimentos por traz disso, etc. Nesse sentido o livro me ajudou bastante. Abaixo os pontos que mais chamaram minha atenção.

Raízes na infância
Muitas vezes nos relacionamentos da vida adulta optamos por vivenciar cenas traumáticas da infância. Isso ocorre pois desejamos curar as feridas ainda abertas, existe uma esperança mágica de que desta vez será diferente. É um forma doentia de tentar reparar o passado.

Assumindo a culpa
Se existe uma situação ou padrão comportamento negativo na sua vida a escolha de permanecer é exclusivamente nossa. Sempre que corremos freneticamente atrás de um objetivo e ele se distancia em vez de se aproximar precisamos avaliar se existe um desejo deliberado pelo negativo agindo dentro de você.

Karma e Dharma
Karma se refere à lei de ação e reação, ou seja, para toda ação existe uma reação. É uma dívida de aprendizado, não de sofrimento. Ou seja, determinados padrões vão se repetir até que a entidade aprenda o que tem que ser aprendido. Isso pode ser doloroso ou não, depende da evolução de cada um.

Dharmas se refere à conduta que respeita e segue a lei natural das coisas, que está em harmonia com o cosmos. Quando nos alinhamos com o dharma, estamos nos alinhando com o nosso propósito na Terra.

O desejo de ter filhos
Determinadas almas carregam o desígnio de ter um filho. Às vezes faz parte de um verdadeiro comando espiritual contudo, o mais comum, são casais gerando filhos apenas para responder a uma programação social e cultural. É a “síndrome de Walt Disney”: a esperança mágica de que o relacionamento e a família trarão felicidade eterna. Trata-se de uma crença de que a sua felicidade somente é possível através do outro, então, você acredita que vai encontrar o príncipe encantado ou a princesa encantada e será feliz para sempre.

Codependência
É um vício muito comum nos relacionamentos. Quando temos apegos a um relacionamento que já não promove o nosso crescimento e evolução. É preciso identificar o quanto faz sentido investir em um relacionamento ou simplesmente seguir em frente.

Felicidade
Acreditar que dependemos do outro para encontrar a felicidade e a paz duradoura é a pior ilusão. Felicidade implica liberdade. Liberdade implica abrir mão de qualquer tipo de codependência. Por mais importante que seja o relacionamento com o outro, ele é apenas uma passagem.

Projetando seus desejos
Muitas vezes projetamos no outro parceiros os nossos desejos mais secretos.

Por exemplo:
Você tem o desejo de ter vários parceiros, mas nega esse desejo.
Você começa a projetar isso no outro e a desconfiar que ele vai te trair.

Talvez de fato o outro tenha o mesmo desejo que você. Talvez não. A grande questão é: antes de exigir algo do outro é importante olhar para nossos próprios desejos e tomar decisões com isso em mãos.

Maturidade
O que caracteriza a maturidade é o fato de poder assumir responsabilidade pelo seu medo, pela sua incapacidade de amar e ser feliz. Imaturidade é você precisar acusar o outro por isso. Pessoas imaturas gostam de reclamar do outro mesmo sem motivos ou justificativas. A mulher pode, por exemplo, encontrar motivos para evitar contato físico e o homem pode sair com outra mulher. São válvulas de escape que não resolvem o problema mas trazem um alívio imediato.

site: http://desencontre.blogspot.com.br/

Viviane 28/02/2017

O livro trata do teor espiritual dos relacionamentos, um livro iniciático ao meu ver, pois fala do novo ciclo planetario e de energias e chakras. Para quem não se interessa por esse tipo de filosofia todo conteúdo do livro também é explicado do ponto de vista da psicanálise, inclusive com os termos como: cartase, fixação, trauma, etc...eu particularmente amei o livro é recomendo para todos.

Wsbraz 14/02/2017

Essencial!
Livro trata sobre o amor, nas mais diversas formas e todos os percausos que podem afetar. Os ensinamentos presentes, não o torna auto ajuda, aquela coisa massante e muita das vezes piegas, pelo contrário, trazem até você formas de enxergar e tratar melhor todos os sentimentos em volta do amor. É lindo! É sábio!

Nathaly Rodrigues 08/08/2016

Perfeito!!
Fala de maneira profunda sobre o apego emocional, sobre a codependência. Porque depositamos nossa felicidade no outro? A razão principal de ser livre, é o autoconhecimento e o amor próprio acima de qualquer coisa.

Trecho que mais amei no livro:

Tenho dito que a prova final dentro da universidade dos relacionamentos é poder deixar o outro livre, inclusive para não nos amar. Essa é a iniciação final. E somente poderemos chegar nisso despertando o amor dentro de nós. Somente o amor permite tamanha liberdade. Somente o SER ama de maneira tão desinteressada. Quando pudermos deixar o outro livre, inclusive para não nos amar, significa que resgatamos a autoconfiança e nos libertamos do principal dreno de energia, a raiz de todas as doenças psicoemocionais do ser humano: a carência afetiva.
Jocélia 26/07/2017minha estante
Perfeito esse trecho...

Gabi Teixeira 27/07/2016

A leitura é tranquila e bem focada em relacionamentos e crescimento pessoal. Concordo com alguns pontos e discordo de outros, mas válido para quem quer um ponto de vista espiritual a respeito de relacionamentos. Ele sugere alguns exercícios individuais para trabalhar com a linha de pensamento proposta, além de passar por temas como religião, família e infância, que impactam nos relacionamentos da vida adulta.
Clara3342 18/04/2018minha estante
undefined

Carolina 03/07/2016

O simples ato de amar
É um livro que recomendo à todos, inclusive a releitura!
O autor mostra com sabedoria que o amor está dentro de nós e que só este reconhecimento nos permite amar e sermos livres.
A base do novo casamento é transcender os antigos hábitos que dominaram a sociedade como a submissão e a possessividade, se liberdando destes hábitos o amor será possível e uma sociedade mais justa irá renascer.

Nara 19/03/2016

Uma jornada de autoconhecimento sobre o amor verdadeiro
Sri Prem Baba nos apresenta uma jornada sobre o amor verdadeiro.

Há muito procurava entender certos conceitos do Tantra e do Yoga, Sri Prem Baba ajudou a elucidar algumas ideias erradas e até banalizadas sobre esses dois conceitos. Para que nós encontremos o amor verdadeiro é necessário nos conhecermos e e nos aceitar. A partir do momento que sabemos onde se encontra a ferida podemos iniciar o processo de cura. E esse processo de cura não pode acontecer trilhando esse caminho sozinho.

A solidão é uma parte do processo. Mas precisamos do outro pra que certas feridas possam vir á tona. Já havia lido outros conceitos citados nesse livro, no livro de Eckart Tolle, o Poder do Agora, cuja a saida para os nossos problemas é a presença.

"...deve haver integridade ou totalidade na ação: estar com mente, corpo e alma imersos no momento do encontro."

No mais é seguir as chaves do encontro entre Tantra e Yoga: espontaneidade e relaxamento.

Enfim, uma leitura excelente sobre um novo padrão de relacionamento diferente dos modelos de relacionamento que já conhecemos e não nos identificamos.

Super Recomendo a Leitura.

=D

Lara 22/07/2015

Amar e ser livre.
Conheci Prem Baba na Índia e participei de seu satsangha(palestras com ensinamentos, mantras e canticos devocionais).Foi por acaso que cheguei até ele no fim da viagem e sinto que foi a melhor parte da viagem, me senti realmente tocada pelos ensinamentos e por sua presença de pura calma e amor.Comprei o livro e li em menos de 24hs.É um livro pra ser lido aos poucos e em epocas direntes da vida.Contém ensinamentos profundos, dificil pegar tudo em uma leitura rapida e numa primeira vez.Recomendo a leitura de maneira calma e num ambiente tranquilo.Boa leitura!

mundododecolino 22/07/2015

Uma viagem profunda para a vida...
Há muito tempo venho buscando me conhecer. Quando vi este livro no página do Sri Prem Baba ele me chamou atenção. Comprei e fui envolvido para uma viagem para minha infância. O livro nos faz perceber que muitas frustrações que culpamos o mundo, na verdade estão dentro de nós. Nossas insatisfações, medos e carências, são frutos de emoções mal resolvidas com nossa família. Um convite a liberdade e a felicidade. Este livro eu super recomendo.