Surpreendente!

Surpreendente! Maurício Gomyde

Resenhas - Surpreendente

Milla Cinemaniac 17/09/2023

Um rapaz apaixonado por filmes e cinema, mas que descobre que está gradualmente perdendo a visão.

Em breve ele ficará cego, mas não sem antes descobrir um importante segredo de família.

gabzsch 13/09/2023

Apenas perfeito, não há palavra que descreva melhor.
Primeira vez que li um romance romântico na minha vida, e foi uma baita de uma boa escolha. Que livro fantástico.
Eu me senti completamente apegado aos personagens principais nas primeiras aparições deles. Me senti conectado com eles em poucas páginas.
Do momento em que comecei não consegui parar de ler. Tanto que li de uma só vez. O livro é maravilhoso e prende a atenção a todo momento e te faz querer saber o que vai acontecer.
O casal principal é lindo e crível, você sente os dois realmente se amando de uma forma natural e muito bonita.
Eu amo essa história e amo esses personagens. Simplesmente maravilhoso.

PS: fui seguir o autor no Instagram e ele me seguiu de volta. Muito gente fina um beijo Maurício Gomyde tmj tu escreve muito bem!!
Maurício Gomyde 15/09/2023minha estante
Maravilha, mestre! Tamo junto! Quando a conexão com os personagens se estabelece logo de cara, isso é um baita passo para que a leitura seja prazerosa. Valeu!

Marcela.Franzol 10/09/2023

Um livro surpreendente!
Assim como o título dele o livro é surpreendente! Sinceramente um dos livros mais legais que eu já li, e acho incrível o jeito brasileiro de ser de conseguir falar e tratar uma história ?triste? de um jeito leve com acontecimentos inesquecíveis e com muita risada que assim como o personagem principal disse com CERTEZA eu lembrarei desse livro no balanço que a gente faz no ano novo!
Maurício Gomyde 11/09/2023minha estante
Muito obrigado, Marcela! Fico feliz por saber que o livro segue surpreendendo muita gente. Obrigado por ler e compartilhar suas impressões. :)

Monyque 25/07/2023

Você persiste ou desiste dos seus sonhos?

Pedro foi diagnosticado com uma doença degenerativa que o levaria à cegueira e conviver com isso era sua maior angústia, principalmente devido aos comentários de pessoas próximas que viviam dizendo para ele desistir do sonho de produzir um longa metragem, pois era questão de tempo para não mais enxergar.
Mesmo com pouco incentivo Pedro foi em busca de realizar seu sonho antes que o pior acontecesse, porém o seu maior desafio era compreender que o mais importante é enxergar com os olhos da alma!

Anab 22/07/2023

Surpreendente mesmo
Conheci o autor na maratona alguns anos atrás e finalmente peguei o livro para ler!
Gostei muito dos personagens, dos diálogos (várias frases para parar de ler, olhar pro teto e refletir a vida) e do desenrolar da história.
Tirei uma estrela porque não gostei de como o Pedro lidou com o segredo da avó dele (me irritei) mas no fim acabei chorando e com o coração super quentinho!
Vale falar também do trabalho incrível feito nessa edição do livro. A página em preto (quem leu, sabe) me deixou com o coração na mão.

DAbora311 19/07/2023

O começo eu estava bem empolgada, pois eu gostei das ideias do Pedro para os filmes que ele produz e achei que ele é um cara de coração enorme, muito engajado em causas sociais, mesmo sendo privilegiado financeiramente. Depois eu desanimei, o livro não tem muito aprofundamento nos assuntos abordados, tudo muito raso. Eu gostei do final, porém previsível.

i_francasz 18/07/2023

Esperava mais?
A história é interessante porém demorou muito para fluir, quando fluiu já tinha perdido a graça e o contexto, porém o jeito com que os personagens lidam com as situações e dificuldades é o que salva o livro.

Heloiupy 13/07/2023

Título perfeito
Surpreendente!, de Maurício Gomyde, editora Intrínseca, 2015, 272 páginas. Este livro se encaixa em várias categorias do Desafio Literário: capa azul; tem conflito de geração; é um cenário brasileiro; tem um personagem diferentão; é uma história água-com-açúcar. Amei cada pedacinho deste livro, acho que li no tempo certo. É de um cineasta iniciante que está ficando cego e, tudo está dando errado na vida dele. A primeira cena do livro já é ele se despedindo do mundo frente ao abismo de uma cachoeira, uma descrição que já deixa o leitor sem fôlego. Pra mim, não teve um personagem marcante, mas o tipo de narrativa (onde várias peças vão se encaixando perfeitamente e vários plots vão acontecendo) e a trilha sonora e cinematográfica (que devem ser degustadas ao longo da leitura) é que o torna tão surpreendente... amo muito tudo isso!!! A cachoeira me lembrou o Georg, o Rei da floresta, mas brincadeiras à parte, toda essa forma de narrativa (já disse que é meu tipo preferido, né) me lembrou muito os filmes Forrest Gump e Quem quer ser um milionário?, onde os acontecimentos vão sendo revelados aos poucos e, cheios de surpresas no caminho. Depois dessa primeira experiência, me deu muita vontade de ler os livros Talvez um dia, da Colleen Hoover, e Carta de amor aos mortos, de Ava Dellaira, que também contam com uma trilha sonora escolhida a dedo. Recomendo a qualquer leitor, especialmente àquele que ainda não desenvolveu um perfil literário, mas sei que essa história vai agradar e divertir a todos! É uma história de superação, juventude, cinema, família, romance, viagem, aventura, segredos, música e lição de vida... daquelas que sempre dão um quentinho no coração. Quero ler mais livros desse autor... acho que o próximo será A máquina de contar histórias. Com certeza, é 5 estrelas favoritado!!!
Maurício Gomyde 13/07/2023minha estante
Muito obrigado por suas palavras! Sim, não deixe de ler "A Máquina de Contar Histórias". Meu próximo título, que será lançado na Bienal RJ 2023, é o Livro1 de uma trilogia que é um spin-off da Máquina. O nome é "Vida Becker e a Máquina de Contar Histórias". :)

mydiangeloromance 06/07/2023

Eu gostei muito desse livro, mas ainda esperava mais dele.
É uma história que prende muito, os capítulos curtos ajudam muito nesse quesito da trama ser mais envolvente. Os personagens são muito carismáticos e com muita personalidade, eu adorei muito cada partezinha da Cristal!!
O livro em si, tem uma mensagem sobre a vida que eu achei muito bonita. Sobre independente das suas dificuldades, você nunca deve desistir daquilo que você ama de corpo e alma.

Nessa 08/06/2023

Quotes
"Sabe aqueles balanços que a gente faz no dia do ano novo, em que analisamos como foi o ano que passou e recordamos os grandes momentos, aqueles diferentes e inesquecíveis?"

"Nossa vida é feita de um monte de momentos esquecíveis, entremeados
por pouquíssimos inesquecíveis. Por que não darmos a nós mesmos o presente de
tentar viver um inesquecível?"

“Compreender o mundo é tarefa complicada para qualquer pessoa, enxergue ela ou não. Então você não está melhor nem pior do que ninguém. E lembre-se: muita gente vê tudo, mas não enxerga nada”.

“O bom da vida está justamente nas buscas que a gente empreende ao longo dela. Afinal de contas, a própria vida é uma busca.”

"E se uma pessoa passar toda a existência sem
fazer algo realmente excepcional por um amigo, a vida não terá valido a pena..."

"Se o ser humano nega suas limitações e entrega os pontos, de que valerá viver?
Transforme suas limitações nas mais incríveis novidades e contamine de beleza
todos ao seu redor.”

Fátima 02/05/2023

S2
Um livro que te faz pensar sobre a vida e o quanto você quer ver dela e enxergar dela.
Você nunca pensa sobre uma coisa ou um problema até você ter ele.
Viva e veja nesta vida que é só uma.

Jaqueline 19/04/2023

Um livro pra se sentir em casa
Eu preciso dizer que esse livro me fez me sentir em casa. E quando eu digo em casa é conseguir me sentir na trama conseguir visualizar tudo nele, imaginar perfeitamente pois a gente sente a "brasileirice" em tudo que eles fazem, as festas, os lugares, tudo...
E no mundo literário eu sei que a gente pode se imaginar e tudo mais mas quantas vezes você sentiu isso lendo um livro de fora? Não dá pra sentir se não for um daqui. Fico muito feliz de ter lido esse livro amado a história e toda a descrição que faz a gente imaginar pois nossas festas são assim entre outras coisas. A escrita é bem feita, o livro tem o tamanho ideal, os personagens são perfeitos também. Parabéns ao Maurício Gomyde. Faz a gente sentir um imenso orgulho de ser brasileira e ler algo tão bem feito como essa obra. Apenas leiam! Essa obra faz a gente abrir os olhos que existem obras brasileiras maravilhosas. Não vale a pena, vale a galinha toda! Apenas leiam.
Maurício Gomyde 21/04/2023minha estante
De fato, é muito bom quando a gente lê histórias que se passam "no nosso quintal" e com características e cenários que conhecemos. Muito obrigado por suas palavras, Jaqueline. :)

Shhi Antur 09/04/2023

Ahhh Pedro kkk

haylla.with.an.h 01/04/2023

"E lembre-se: muita gente vê tudo, mas não enxerga nada".
Sinceramente não esperava muito do livro e me surpreendi imensamente. Tenho certeza que a história de Pedro e seus amigos vão permanecer na minha mente por um tempo.

"Surpreendente" conta a história de um jovem cineasta que tem uma doença degenerativa que um dia o deixará cego. Porém, não se enganem o protagonista é parte de um milagre...

A degeneração estabilizou e ele usufrui de uma boa visão, para os seus termos. Por isso ele é uma pessoa alegre e otimista, que corre atrás dos seus sonhos e busca fazer a diferença no mundo.

No entanto, nem tudo são flores e ele passa por grandes provações, que obviamente abalam a sua usual felicidade. Entretanto, felizmente ele conta com grandes amigos que o auxiliam nessa jornada.

Repito, não esperava nada da história. Li sem grandes pretensões, mas o que recebi foi um surpreendente tudo. O livro fala sobre a vida em si e mais um pouco, nos mostra o que realmente importa.

O enredo é lindo e a trajetória dos personagens é incrível e inspiradora. Poucas vezes me conectei tanto com um personagem literário. Queria ser amiga dos protagonistas e do autor que foi capaz de escrever essa obra prima.