Sherlock Holmes - Volume 3

Sherlock Holmes - Volume 3 Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - Sherlock Holmes

Konshal 21/11/2023

O terceiro volume da obra completa de Sherlock Holmes publicado pela HarperCollins, a exemplo dos volumes anteriores, é a reunião de vários contos organizados sob o nome de 'A Volta de Sherlock Holmes' e um romance policial 'O Vale do Medo' protagonizado pelo detetive.

Dentre os contos, os meus preferidos são: 'A Aventura dos Homenzinhos Dançantes', 'A Aventura da Ciclista Solitária' e 'A Aventura da Priory School'. Acrescento também que alguns contos mostraram bem longos, resultando num esforço maior para se manter interessado pela narrativa.

Já sobre o romance, eu resumo brevemente a seguir:

O VALE DO MEDO
O assassinato em uma mansão londrina é a consequência de uma vida de atos cruéis em uma região extremamente violenta na Pensilvânia, EUA, cuja fama dá nome ao romance policial.

O Vale do Medo é dividido em duas partes: a primeira apresenta o assassinato em si e a investigação realizada em Londres. A segunda, em forma de flashback, traz os fatos ocorridos em solo americano, onde os personagens principais criados por Sir Arthur Conan Doyle estão ausentes. Uma estrutura de história ousada se imaginarmos que Sherlock Holmes teve suas histórias publicadas em periódicos ingleses. Tivemos aqui uma quantidade considerável de capítulos sem os protagonistas.

NILU 18/11/2023

Nos outros volumes eu amei os contos e detestei os romances, nesse foi o contrário. O vale do medo é uma das melhores narrativas de investigação que eu já li e os contos foram bem sem sal e previsíveis.
Aconteceu uma coisa na vida do Watson que ficou meio sem explicação mas entendo porque não era o foco. Em falar em Watson, tem ficado bem claro como a convivência com Holmes o fez mais astuto, gosto de como muitas vezes ele deduziu coisas antes mesmo de seu "mestre".

Lariiix 17/11/2023

Gostei muito desse volume, mas sinceramente senti que ele decaiu um pouco durante os capítulos.
No começo estava uma sequência MUITO boa de casos que me deixaram intrigada, porém ali no finalzinho começou a ficar fraco, mesmo com o plot do último caso que eu não esperava!!

Mas, mesmo assim não deixei de amar muito esse volume também. Um dos meus casos favoritos foi o dos "homenzinhos dançantes", achei bem criativo.

Luize26 15/11/2023

É igual ao segundo, que é igual ao primeiro, o que não faz ele ser ruim só repetitivo e maçante.

Arthur Peixoto 08/11/2023

Clássico atemporal...
Volume Três da coleção onde reúne as 60 obras de Arthur Conan Doyle, sobre um dos mais famosos detetives da ficção: Sherlock Holmes. Os romances e contos estão organizados por ordem cronológica de suas publicações. Mesmo que nem todas as histórias sejam excelentes, a leitura é viciante e empolgante, algo que poucos autores conseguem nos proporcionar. Seguem avaliações das histórias deste volume:

Contos: A volta de Sherlock Holmes:

- A aventura de Abbey Grange - 5
- A aventura da segunda mancha - 3

Romance: O Vale do Medo - 4

Gustavo Rodrigues 07/11/2023

Alguns contos são muito bons, outros medianos, alguns meio fracos? segue o mesmo estilo dos outros dois livros anteriores.

O Sherlock Holmes é um personagem muito emblemático, e a cada livro você vai percebendo o quanto ele é bom. Mesmo num conto mais fraquinho, ele torna o negócio minimamente interessante só pelas falas bem ácidas e perspicazes ?
Ana 17/11/2023minha estante
Os melhores são o primeiro e o segundo livro.

João Reis 30/10/2023

Olha, pra ser sincero, eu sou muito fã de Sherlock, mas sinto que neste volume as histórias seguem um padrão muito diferente do que os primeiros livros da franquia. Os livros iniciais o detetive nós levava em seu raciocínio, passo a passo, nós explicando cada dedução e isso empolgava, me fazia querer ler mais e mais, o que eu não senti neste volume é que os livros caíram em um ladrão muito chato: o crime acontece, Sherlock analisa e já possui a resposta e demora toda a história pra explicar sua linha de raciocínio.
O que me deixou receoso em ler o volume quatro.

Emilly 30/10/2023

Uma coleção incrível
Sempre fui muito fã das histórias desse autor, então sou suspeita para falar. eu amei essas histórias, principalmente a última, que com certeza encerrou o livro com chave de ouro.

andy_Pendiuk 28/10/2023

Sherlock Holmes - Livro 3
I-A Volta de Sherlock Holmes
  Um retorno à altura do mais famoso detetive, adoro como os casos são entrelaçados uns aos outros e tudo se resolve no final. Amei o caso dos homenzinhos dançantes, fiquei o conto todo tentando descobrir por conta própria (o que não consegui obviamente hahaha), os outros contos também são muito legais, bem únicos e originais também.

II- O Vale do Medo
  Imaginei muitos finais para essa história e criei várias teorias, mas mesmo assim não adivinhei esse final, me surpreendi demais e gostei muito.

Emi 17/10/2023

Leitura rápida, no entanto percebo um looping nos casos de Sherlock que não notei nos livros de outros detetives

Raina.Carrion 16/10/2023

"enquanto aqueles olhos proféticos tentavam romper o véu"
Mesmo após tantos casos, os crimes continuam surpreendentes, um difere totalmente do outro, assim como suas resoluções seguem fascinantes.
Destacando o Vale do Medo, o contexto todo do romance foi muito bem elaborado, trazendo vários pontos de análises de milícias muito interessantes. Do início ao plot twist é muito imersivo, transportando o leitor para realidade cruel do Vale.

Danh.Ramoss 13/10/2023

Sherlock Holmes né
Mais dos contos de Sherlock e um romance incrível, mas não tão bom quanto o primeiro. Recomendo a leitura de toda a saga, mas eu, acho que vou dar um tempo antes de começar a leitura do último livro.

Ana 09/10/2023

Sherlock nunca decepciona
Como os outros livros do Box, esse não deixa de nos mostrar a extrema astúcia e inteligência do nosso querido detetive Sherlock Holmes. Mais da metade do livro é repleto de contos sobre o Sherlock e a parte final trás a história ?o vale do medo? que sem dúvida foi uma das histórias que eu mais gostei e deliciei em ler. Quando comecei não pode parar de ler.
Super recomendado este livro.