Sherlock Holmes - Volume 4

Sherlock Holmes - Volume 4 Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - Sherlock Holmes

mabrap 28/12/2023

Finalizando o volume 4 e a coleção e posso dizer, mais do que nunca, o quanto a dupla Holmes e Watson me conquistou ao longo de todas essas histórias.
Esse volume foi apenas composto por contos, então gostei muito de ver os "poderes" de dedução do Sherlock nessas histórias mais curtas. As vantagens de ver o ponto de vista e narração dele em alguns pontos foram bem interessantes e divertidas, mostrando as diferenças entre ele e o Watson na hora de contar uma história.
De forma geral, gostei bastante da criatividade e desenvolvimento das investigações, mesmo que os 2 últimos contos não tenham prendido tanto a minha atenção quanto os outros. Mesmo assim, foi uma ótima leitura!

Heverson Santos 25/12/2023

Bons contos
Confesso que prefiro os romances porque me dá mais tempo de me familiarizar com personagens e, consequentemente, sentir mais a leitura. No entanto, são ótimos contos.

Arthur Peixoto 25/12/2023

Clássico atemporal...
Volume Quatro da coleção onde reúne as 60 obras de Arthur Conan Doyle, sobre um dos mais famosos detetives da ficção: Sherlock Holmes. Os romances e contos estão organizados por ordem cronológica de suas publicações. Mesmo que nem todas as histórias sejam excelentes, a leitura é viciante e empolgante, algo que poucos autores conseguem nos proporcionar. Seguem avaliações das histórias deste volume:

Contos: Os últimos casos de Sherlock Holmes:

- A aventura da hóspede velada - 2
- A aventura de Shoscombe Old Place - 2
- A aventura do negro aposentado - 3

jilua. 24/12/2023

Finalmente cheguei no último dessa saga! ?
foi difícil chegar até o último porque é realmente uma grande coletânea. gostei muito que tinha histórias curtas, e mais ainda porque teve umas que o watson foi bem sincero e disse: olha, essa história aqui é muito doida e a gente não resolveu não, flw ?. nesse último tem umas coleções boas, e o watson tá bem saudoso e nostálgico, então as histórias já são com aquele toquezinho de adeus às aventuras do grande sherlock. foi bem legal de acompanhar todos os crimes, a escrita conan doyle é bem crua, então ele não romantizou o sherlock de jeito nenhum. como sherlock mesmo diz, ele não é um anjo e não está do lado deles. então tem muitas histórias que o sherlock mostra o pior da humanidade dele, onde ele tá irritado, em surto, ou onde ele tá deprimido ou em drogas e é bem real de acompanhar, principalmente sendo do ponto de vista do watson. tem umas partes bem engraçadas porque, né, querendo ou não, o sherlock é o sherlock, e ele mais do que todo mundo ama deixar o watson sendo o último a saber de tudo, além de usar ele como cobaia, isca e distração em todo tipo de caso KKKKKKKKKK os dois juntos dão muito certo, quando vc pega o ritmo da leitura fica mais fácil de acompanhar. adorei acompanhar essas aventuras, gostei de ver que as adaptações (tanto os filmes quanto a série) trouxeram alguns dos relatos aqui descritos, então deu pra usar bastante a imaginação durante a leitura. super recomendo!!

Ana 21/12/2023

Enfim terminei de ler essas lindas edições do box da HarperCollins!
Adorei todos os contos desse volume 4.
"O caso da Vila Glicínia", se fosse escrito hj neste mundo vitimista e de falso moralismo e empatia, com certeza o sir Doyle seria cancelado kkkkk
E falando do autor, já estava achando o mesmo meio que afadigado pelo jeito que ele iniciava as histórias. Chegando no prefácio das "Histórias de Sherlock Holmes", tive certeza! ???
E realmente, tudo que é esticado e forçado perde a qualidade (vemos isso muito hj em dia com os seriados).
Fico feliz pelo desfecho de Sherlock Holmes, inclusive achei lindo o final da "A aventura de Shoscombe Old Place". Neste conto tive a certeza em saber de que como Sherlock Holmes é importante culturalmente.
Também gostei de ele mesmo ter contado alguns dos seus casos. Agora quanto ao dr. Watson, achei que ele também merecia um desfecho. Mas creio que o autor quis assim pra deixar enfatizado somente o detetive, já que primeiramente ele é o foco, e segundo ele que tem um caráter, profissão e estilo de vida exótico.
Então é isto, também recomendo muito a leitura de qualquer aventura de Sherlock Holmes! Merecido mesmo a fama que tem.

Amanim 04/12/2023

Sherlock Holmes #4
"?Você não está ferido, Watson? Por Deus diga que você não está ferido.
Valia um ferimento ? valia muitos ferimentos ? conhecer a dimensão da lealdade e do amor que estavam por trás daquela máscara fria. Os olhos claros e duros ficaram sombrios por um instante, e os lábios firmes tremiam. Durante um minuto, o único, vislumbrei um grande coração, bem como uma grande inteligência. Todos os meus anos de serviços humildes sinceros culminaram naquele momento de revelação."

Não acredito que um dia Sherlock Holmes possa ser esquecido, eu nunca li um personagem tão real, durante a leitura parece que você está percorrendo as anotações de um detetive real ou uma biografia autorizada.
Não só os casos que são realmente surpreendentes e únicos, mas o pouco que temos da amizade de Holmes e Watson é simplesmente incrível.
Nunca vou esquecer a experiência de passar um tempo na 221B Barker Street.

Ana 28/11/2023

Me despeço de Sherlock Holmes
Nesse último volume do Box temos uma coletânea de contos e pela primeira vez temos alguns contos narrados pelo nossa próprio detetive. Foi muito bom ler e ao mesmo tempo triste se despedir desse detetive tão astuto
edilsonjoaquim 02/12/2023minha estante
vai ser minha próxima leitura?

andy_Pendiuk 08/11/2023

Sherlock Holmes - Livro 4
I- Os últimos casos de Sherlock Holmes
  Achei que a criatividade do autor deu uma diminuída agora mais pro final, mas ainda sim é uma leitura muito legal e envolvente, só não é tão extraordinária quanto as primeiras e mais famosas obras do autor.

II- Histórias de Sherlock Holmes
  Minhas histórias favoritas são as que um personagem duvida das habilidades de Holmes e ao invés de discordar ele apenas mostra que faz jus à sua fama. Gostei muito de todos os contos, inclusive em um deles teve até uma personagem brasileira. Um dos que mais gostei foi o "A Aventura da Juba do Leão", achei o final criativo e surpreendente, um assassino incomum em uma história de investigação.

O livro todo é composto de contos curtos, o lado bom é que as histórias possuem um ritmo rápido e sem enrolação, por outro lado sinto falta de histórias mais longas em que conhecemos mais profundamente os personagens. O autor conseguiu manter com consistência os personagens até o fim, os contos são únicos e criativos, narrativa e a escrita são feitas de forma impecável com simplicidade para alcançar todos os públicos mas sem deixar de lado a qualidade. Apesar do autor não considerar Sherlock Holmes como sua obra de maior importância, ele conseguiu mesmo assim criar uma obra marcante e atemporal. Dificilmente se encontra alguém que não tenha ouvido falar no famoso detetive mesmo que não tenha tido contato com os livros, o personagem vive no imaginário popular e com toda certeza continuará assim por muitos anos.

PS: Apesar de estar ciente de que o racismo era muito comum na época ainda sim é muito desconfortável ler e encontrar os preconceitos no meio das histórias como se não fosse nada demais, o autor nunca coloca personagens negros como pessoas de bom caráter e inteligentes, o que é sim um defeito da obra mas dificilmente encontrará um livro escrito nessa mesma época por um homem branco que não tenha essas características preconceituosas. Não acho que esses livros devam ser censurados ou coisa do gênero, mas devemos ler com um olhar crítico e fazer o possível para das mais espaço à obras de autores negros no futuro.

Sofia 02/11/2023

Não acredito que acabei Sherlock Holmes, foi uma leitura muito difícil por eu estar acostumada com a linguagem mais coloquial de hoje em dia, mas tirando esse fato foram os livros que me marcaram muito, e que eu amo muito, sou muito apegada aos personagens, no cenário entre outras coisas. Esses livros do S.H. vão ficar para sempre comigo, vou levá-los sempre comigo. É isso, adeus Sherlock, esses livros são perfeitos!

Emi 13/10/2023

Mais uma vez as histórias de Sherlock conseguiram prender minha atenção de modo que acabei de ler em tempo surpreendentemente rápido

Maiara 06/10/2023

??
Sherlock foi, é e sempre será perfeito. Conan Doyle foi e sempre será mestre. Não tem como eu amar mais ainda esses textos...

Isabel 04/10/2023

Livro ótimo, mas como a literatura é um pouco antiga se torna um pouco chato a leitura, mas com o tempo eu peguei o jeito, tbm não tive muito tempo para ler esses meses. Graças a Deus acabei essa coleção de Sherlock Holmes, dps de quase um ano

VenAncio.Veloso 29/09/2023

O último da saga
É natural que a criatividade do autor já tenha diminuído depois de tantos anos escrevendo as brilhantes aventuras de Sherlock, além de problemas pessoais. É um volume apenas de contos, onde as histórias não tem tanto espaço para serem desenvolvidas, mas ainda é uma boa leitura.