Como se apaixonar

Como se apaixonar Cecelia Ahern

Resenhas - Como se apaixonar

Meu Vício em Livros 26/11/2015

Um romance envolvente que faz você refletir sobre a vida
Aqui você vai conhecer a história de Christine Rose, que trabalha com recrutamento e tem uma obsessão com livros de autoajuda. Uma noite, ela está presente quando acontece um incidente com um resultado terrível, onde não consegue impedir que um homem cometa suicídio e isso a impulsiona a tomar uma atitude para mudar sua própria vida.

Não satisfeita com o rumo do seu casamento, resolve dar um fim ao mesmo e algumas semanas depois, ela testemunha um homem tentando se matar pulando de uma ponte, só que desta vez, ela consegue fazer com que ele a escute, mudando os acontecimentos desta tragédia.

Adam é um homem perturbado. Perdeu a namorada para outro e a quer de volta. Christine imediatamente toma para si mesma a missão de "consertar" a sua situação e tem exatamente duas semanas para isto. Este prazo é dado pelo próprio Adam que em duas semanas irá fazer aniversário e não acredita que ela vá conseguir fazê-lo mudar de ideia.

Aqui temos o típico caso de um indivíduo focando no problema do outro enquanto precisa lidar com seus próprios fantasmas. Em um mundo real talvez Christine fosse mais prejudicial do que útil para Adam, já que ela era mais danificada do que ele, mas isto é ficção e é para isso que lemos os livros não é? Para fugir da realidade. Pelo menos é assim para mim. Neste mundo cheio de maldade das pessoas, ver um gesto altruísta de alguém que quer ajudar simplesmente pelo fato de achar que vale a pena e sem querer nada em troca é realmente inspirador.

Christine é uma personagem forte e real. Ela é simpática, gentil, com falhas sim, mas com a incrível capacidade de se colocar no lugar do outro, o que faz com que a bondade dela prevaleça entre suas qualidades. Adam foi adorável e maravilhoso e passei o livro inteiro torcendo muito pelo casal.

Um romance envolvente que faz você refletir sobre a vida e te surpreende com algumas revelações no decorrer da trama. A história aborda várias questões e a forma como a autora lida com um tema sensível como a depressão e o suicídio é maravilhosa. Há alguns momentos realmente engraçados apesar do tema pesado. Ambos desenvolvem um vínculo especial e você experimenta durante a leitura um misto de alegria, tristeza, curiosidade e emoção. O enredo tem um ritmo muito bom e os personagens são cativantes.

Apesar de ter lido algumas comparações com o livro “Como eu era antes de você”, este não tem nada a ver com a obra. O estilo de escrita da Cecelia é mágico e ela tem o dom de transformar as coisas mais simples em algo especial e encantado. Christine vai ser capaz de fazer Adam mudar de ideia e mostrar a ele que a vida vale a pena ser vivida? Leia e descubra!
leia mais:http://www.meuvicioemlivros.com/2015/11/resenha-como-se-apaixonar-cecelia-ahern.html

site: http://www.meuvicioemlivros.com/2015/11/resenha-como-se-apaixonar-cecelia-ahern.html

Paula Juliana 20/11/2015

Resenha: Como Se Apaixonar - Cecelia Ahern

A grande pergunta é: Como NÃO se apaixonar por essa obra?

Terminei Como Se Apaixonar... feliz, uma leitora mergulhada em um lindo mundo de amor e fantasia. Acredito que o papel de um bom livro além de nos fazer refletir sobre inúmeros assuntos que até então não paramos para pensar e debater todos os dias, é também de nos fazer sonhar e suspirar, então tiro novamente meu chapéu para a autora Cecelia Ahern, pois ela conseguiu com todo o louvor me fazer mergulhar nessa obra, me apaixonar totalmente por seus personagens, engolir o livro e me fazer pensar, refletir e ponderar sobre um assunto mega polemico que é o suicídio!

Vocês podem me perguntar... Paula como um livro com a temática de morte, de alguém tirar sua vida, pode te fazer suspirar e completamente apaixonada? Bom... Cecelia consegue! Conseguiu fazer uma obra cheia de sentimento, conseguiu colocar uma realidade absurda nos protagonistas, nas situações, nas vulnerabilidades dessas pessoas que deixou Como Se Apaixonar uma obra intensa, bonita, com drama, sim, e com muito amor, com muita verdade e com muita realidade em meio a ficção que me encantou!
Nem vou comentar como sorri lendo, como a escrita tem um humor nostálgico, como Adam tem um humor engraçado e sarcástico, como até Christine me fez dar aquelas risadas gostosas!

Como vocês já sabem meu primeiro contato com a autora foi pelo livro A Lista, que é maravilhoso também, a diferença é que nesse primeiro contato não tinha o romance de uma forma tão forte, não como pude assistir no filme PS: Eu te amo, que é um dos grandes sucesso de Ahern e nessa leitura, e achei incrível como me envolvi com a história e como foi me apaixonar por essa magica que a autora realiza em seus textos!

Christine vê um homem se suicidar e pior, se culpa por não ter conseguido o impedir.
Esse choque lhe mostra como sua vida estava infeliz, como ela não estava realizada, estava acomodada e triste! Então, depois de presenciar esse homem tentar tirar sua própria vida, ela resolveu VIVER a dela. Ela deixa seu casamento falido para trás e se empenha ainda mais nas leituras de seus livros de autoajuda que tanto ama!

Porém, por uma graça do destino, ela presencia outra tentativa de suicídio, só que dessa vez tem a chance de fazer o certo, de SALVAR essa vida!
É pendurado do lado de fora de uma ponte que conhecemos o doce ADAM, que está em um momento péssimo de sua vida, sua namorada estava tendo um caso com seu melhor amigo, seu pai a beira da morte, doente, perdeu seu emprego amado e ainda por cima herdará o império de seu pai, uma empresa que nunca quis, mais que sempre passou de pai para filho. Decidido que nada mais vale a pena, Adam tenta se matar, nesse momento, conhece sua salvadora: Christine!

Ele NÃO PULA! E a moça tem duas semanas para mostrar para esse homem que a vida pode ser boa, que pode ser... FELIZ!
E então, juntos saem em busca da felicidade, em busca de se APAIXONAR pela vida novamente!

É muito bonito ver o crescimento de Adam e Christine, principalmente ver a mudança deles, nos atos, nos pensamentos, nas motivações, nas buscas! A gente se apaixona junto, pensa sobre esses momentos da vida e se coloca no lugar deles também! Imaginem como não está a vida, a cabeça de uma pessoa para ela chegar a um grande extremo assim? O que levaria? Uma situação que ocorreu de modo isolado? E como buscar ajuda? Como perceber que se precisa dessa ajuda? E como ver quando está ''ajuda'' esta chegando de uma forma inusitada, como foi o caso da nossa história!?!

Bonito! Intenso! INSPIRADOR!

Realmente indico Como Se Apaixonar... pelo romance, pela temática e principalmente pelos sentimentos que me causou durante a leitura, aquele apego com os personagens, a torcida para que se curassem, que cada um a sua maneira se bastasse, porém que ficassem juntos, que conseguissem se enxergar e lidar com seus fantasmas!
Cecelia Ahern tem uma escrita DELICIOSA, cativante e viciante, terminei essa obra com vontade de ler TODOS seus livros, de pegar esse sentimentos de aperto no peito e trancar, o guardar para sempre junto com esse amor que Adam e Christine me mostraram e me fizeram sentir! Completamente APAIXONADA!

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/11/resenha-como-se-apaixonar-cecelia-ahern.html
Uil Melo 20/11/2015minha estante
Resenha perfeita! Me despertou um desejo imenso de ler! Obrigada Paula :D

Paula Juliana 21/11/2015minha estante
Obrigada pelo comentário lindo!!! Leia, é muito bonita a obra!

Santoni 18/11/2015

Nunca julgue um livro pela capa!
A história, os problemas e as situações desse livro são um pouco mais maduras do que eu estou acostumado a ler, mas os protagonistas são mais velhos, então uma separação e uns problemas com emprego podem ser mais que esperados. Mas a complexidade dos personagens é magnífica. Uma hora estão rindo e na outra estão com olhos marejados. Uma hora estão chorando no chuveiro e na outra brincando normalmente como se nada tivesse acontecido. Uma hora estão felizes e na outra nem tanto. E isso que é o interessante do livro e dos personagens, eles tem altos e baixos e a história e a narrativa capta isso de um jeito muito cativante.

O livro foi uma enorme surpresa! Embora o título seja bem 'chick flick' o livro impressionantemente não segue essa linha. A pitada de romance está lá, mas de maneira nenhuma é o foco do livro. O foco é aquele que deve ser, que é o de salvar uma vida. Passando pelo conceito de "Uma pessoa triste tentando ajudar outra pessoa triste". A narrativa em primeira pessoa de Christine é super divertida e despojada e por muitos momentos provoca aquela auto-reflexão típica de dramas, pelo menos típica dos bons dramas.. O estilo de escrita me surpreendeu muito! É simples em forma, complexo em conteúdo, divertido, e realmente cativante.

Sempre ouvi muito bem dos livros da Cecelia Ahern e do estilo de escrita dela, e 'Como se Apaixonar' me chamou a atenção pela sinopse, mesmo sempre torcendo um pouco o nariz para romance eu resolvi dar uma chance..

Esse é um daqueles livros que te deixa pensativo em uma linha e na próxima já te faz rir descontroladamente. As piadas, sacadas, e acontecimentos de uma protagonista que se baseia em livros de auto-ajuda e de um suicida cheio de atitude fazem dessa leitura algo prazeroso.

Infelizmente para chegar na história mesmo, muita gente terá que ultrapassar certos pré-conceitos (Capa/P.S Eu Te Amo/Romance..), mas aquela pseudo-vergonha de ler um livro que desavisados pensarão e julgarão ser auto-ajuda barata ou romance-clichê é um pequeno e engraçado preço a se pagar pela diversão que esse livro proporciona!

Resenha mais completa no link ^^

site: http://nuncadesnorteados.blogspot.com.br/2015/11/resenha-como-se-apaixonar.html

La Oliphant 17/11/2015

Não se iludam, o enredo não é pesado, nem assustador. Pelo contrário, uma das coisas que eu descobrir gostar muito na Cecelia é o fato dela saber desenvolver um enredo da forma mais leve possível, com uma narrativa muito bem fluida e com personagens palpáveis ao leitor. Foi uma leitura que mexeu muito com o coração, mas que ao mesmo tempo me deixou bastante confortável comigo mesma. Acho que se você ainda não leu nada dessa autora, esse livro com certeza é uma ótima primeira leitura.

site: http://laoliphant.com.br/resenhas/como-se-apaixonar-por-cecelia-ahern

Carol D. Torre 12/11/2015

Não tem como não se apaixonar pelos livros da Cecelia Ahern e com Como Se Apaixonar não foi diferente. Como vocês já devem saber, eu adoro um bom romance e se além disso também tiver uma pitada de humor a estória já está muito próxima de conquistar o meu coração. E o mais novo lançamento da autora por aqui consegue trazer tudo isso e render boas horas de leitura.

A narrativa da Cecelia Ahern é única, muito fácil de reconhecer e logo nas primeiras páginas consegue te envolver e te fazer conectar com a estória. Eu admiro muito a maneira com que a autora constrói suas estória e cria seus personagens de uma forma tão natural e especial. Christine é uma personagem fácil de se relacionar porque é cheia de inseguranças como qualquer pessoa e a sua obsessão com livros de autoajuda serve atenuar ainda mais esse traço da sua personalidade.

Eu achei muito interessante o tema escolhido pela autora para ser abordado em Como Se Apaixonar, falar de suicídio não é algo fácil, mas ao mesmo tempo é um tema importante e deve sim ser abordado. E eu gostei muito da forma com que a autora trabalhou essa parte da estória. A Christine não é uma psicóloga ou uma especialista em como ajudar alguém que sofre de uma dor tão profunda, mas ela simplesmente é uma pessoa que tem uma vontade profunda de ajudar os outros. E é admirável a forma com que ela larga tudo para tentar salvar a vida desse cara que ela nunca tinha visto na vida. Acho que a Cecelia Ahern conseguiu dosar muito bem a quantidade de drama, romance e bom-humor fazendo com que a leitura se tornasse algo leve e emocionante na medida certa.

De forma geral, Como Se Apaixonar é aquele tipo de leitura que te faz sentir bem, sabe? Que te emociona, te proporciona algumas boas risadas e que faz você se apaixonar junto com os personagens. Peguei o livro planejando ler umas cem páginas e acabei passando toda a madrugada presa nessa estória sem conseguir largar o livro. Eu queria saber se a Christine ia conseguir mostrar para o Adam que a vida vale a pena e, principalmente, queria ver os dois se apaixonando cada vez mais. E nisso a autora não me decepcionou nenhum pouco!

Porém, o livro tem seus defeitos. Eu senti que alguns pontos da estória foram jogados ali no meio e não foram trabalhados ou explicados de maneira correta. Por exemplo, a protagonista termina seu casamento e é como se para ela aquela relação nunca tinha existido. A verdade é que por mais degastada que uma relação esteja, você nunca supera assim, de repente, todo o tempo que passou do lado de uma pessoa. E isso me incomodou um pouco. Outro ponto que achei que deveria ter sido melhor trabalhado foi a forma com que de repente a Christine deixou tudo, parou a sua vida, para ajudar alguém que não conhecia. É tudo muito nobre e impressionante, mas acredito que as coisas passaram um pouco do limite aqui, Mas a minha maior crítica é em relação ao final, não quero explicar o que é para não dar spoilers, mas a Cecelia apostou aqui em uma coisa que eu odeio e que a maioria dos chick-lits fazem, infelizmente.
Ah, e queria ter visto mais da família da Christine, já que eles são os responsáveis pelas partes mais malucas e engraçadas do livro.

Mesmo não sendo um livro perfeito, Como Se Apaixonar é aquele tipo de leitura gostosa e emocionante que vale a pena. Se você é fã de romances é praticamente impossível se decepcionar com esse mais novo livro da Cecelia Ahern.

site: http://rehabliteraria.blogspot.com.br/

Cabine de Leitura 10/11/2015

Ele não vai te ensinar nada, mas você vai amar.
Nunca em toda minha caminhada pelo universo literário havia me identificado tanto com uma leitura como aconteceu com a do livro "Como se Apaixonar".
Diferente de muitas opiniões que li por aí dizendo que o livro é uma autoajuda eu discordo, até porque tudo o que a protagonista tenta sai como um tiro pela culatra. Enfim... O livro não é só romance, ele não vai te ensinar nada, vai apenas narrar como um casal desiludido com tudo redescobre o amor, inclusive o amor pela vida.

Christine Rose dona de uma agencia de recrutamento é quem narra o livro e sua coleção de livros "Como..." são suas bíblias, auxílios para resolver qualquer problema. Ela vai contar dois eventos muitíssimos improváveis que aconteceu com ela.
O primeiro é seu fracasso em tentar ajudar o cliente Simon Conway que desempregado sofre graves problemas financeiros. Mesmo em panico ela tenta persuadir o homem, mas algo sai muito errado e com o dedo no gatilho contra a própria cabeça, Simon faz o que Rose tanto temia. Devido ao trauma ela não lembra o que pode ter dado errado e este é um mistério que só lá no final do livro será descoberto e eu confesso que o contexto é muito plausível.

Se algo não podia ser consertado, podia, pelo menos, ser mudado, em especial o comportamento. -Página 24

O trágico acontecimento abre os olhos da protagonista para tudo que é superficial em sua vida e o que não estava certo em sua vida era seu casamento. Nove meses de pensamentos positivos não fizeram uma boa base para o casamento com Barry. Com o fim do casamento seu então ex-marido resolve extravasar sua raiva e ressentimentos tentando a todo modo magoar Rose, então ele passa a revelar aos quatro ventos confidencias do casal, como por exemplo a opinião sobre o aumento de peso de sua irmã ou a vida fracassada da melhor amiga.
Confesso que este enredo em particular chega a ser cômico, pois todos sabemos que o que é dito entre quatro paredes deve ficar entre quatro paredes.

Alguns amores não estão destinados a durar para sempre. -Página 107

Como não bastasse a reviravolta em sua vida a moça se depara com um homem prestes a pular de uma ponte, ele é Adam Basil e mais uma vez impulsionada pelos seus super poderes de auto-ajuda ela tenta salvar Adam e faz um acordo. Ela tem até o dia do aniversário de Adam (duas semanas) para convence-lo de que a vida é maravilhosa, caso contrario ele volta para a ponte.
Com o pai em estado terminal Adam é quem deve assumir os negócios da família, o que afasta ele de seu tão prestigiado trabalho na guarda costeira e como se não bastasse, acabará de descobrir que sua namora está ficando com seu melhor amigo e esses são os motivos de sua tristeza.
Não vou aprofundar na namorada e no amigo porque a autora poderia ter trabalhado um pouco mais nos personagens, eles ficaram muito superficiais, principalmente o melhor amigo que nem aparece na estória, só sabemos que foi ele o pivô da separação.

Eu havia lido uma quantidade boa de livros de autoajuda: frases para animar uma pessoa vinham aos montes. Porém nenhuma delas parecia adequada naquele momento. -Página 53

Um outro ponto divertido do livro é a família de Rose, que consiste no pai e em duas irmãs, que ganham a vida com causas judiciais, cuidando de direitos de danos pessoais. Eles são descontraídos, objetivos, muito, mas muito sinceros mesmos e sempre achando o lado engraçado da situação. Um humor único e particular, o que dá uma certa leveza as situações tensas da vida.

Alguns amigos não conseguiam lidar com minha família; outros mergulhavam de cabeça e se juntava a ela; outros, como Adam , ficavam contentes em observar o ritmo normal da conversa e achar graça sem se sentir ofendidos, já que ficava claro que aquela não era a intenção. -Página 88

O melhor são as entrelinhas, se durante a leitura você captar a essência da estória vai perceber que apesar do previsível relacionamento entre Adam e Rose tem um "Q" a mais. Os dois possui características psicológicas individuais muito bem explanadas pela autora, o que Rose considerava um socorro para Adam se torna um despertar também para ela, eles vão descobrir juntos como se apaixonar pela vida.

A alegria acontece de um jeito espontâneo... Não é uma fórmula genérica, passo a passo, que você segue. Mas eu não sabia disso... -Página 334

Bom este é um singelo resumo do que você vai encontrar nas páginas de "Como se Apaixonar", mas já digo que o título faz jus ao livro, pois é impossível não se apaixonar por está leitura. Cecelia Ahern abordou temas delicados neste livro, ela soube incorporar no enredo assuntos como suicídio, depressão e síndrome do pânico, mas tudo isso sem tornar o livro em um grande dramalhão literário.

A diagramação está perfeita, a paleta de cores utilizadas deixou tudo ainda mais apaixonante, só encontrei um deslize em relação ao sobre nome de Adam, que em um momento ficou Brasil ao invés de Basil, mas nada que retire a maestria do trabalho editorial.

site: http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/11/como-se-apaixonar.html

Leninha Sempre Romântica 09/11/2015

Ahern, Cecelia. Como se Apaixonar. Tradução: Bárbara Menezes de Azevedo Belamoglie. Ribeirão Preto, SP: Editora Novo Conceito, 2015. 348p. Título original: How to Fall in Love.

Se me dessem esse livro sem capa, sem título, sem sinopse eu descobriria, sem sombras de dúvidas, que essa era uma história escrita por Cecelia Ahern. Essa mulher consegue traçar um enredo de maneira que fica impossível não identificá-la. Ela tem o dom de impressionar o leitor com sua escrita e personagens simples, porém marcantes e com uma trama muito bem amarrada que fica difícil não saber que aquele livro foi escrito por ela. Não que eu tenha lido muitos livros da autora, longe disso, mas é perceptível a maneira que ela escreve, sua sensibilidade está nas entrelinhas.

Cecelia escreve com o coração entre os dedos, ela consegue transformar uma história que poderia ser tida como trágica em uma bela lição de amor à vida.

Temos aqui dois personagens que se encontram num momento totalmente inesperado. Enquanto Christine busca se recordar de momentos marcantes da sua vida, visitando lugares onde ela teve boas recordações, Adam escolhe um desses lugares para tirar sua vida. E desse encontro inesperado surge uma aliança, um compromisso, que nenhum dos dois esperava. Christine promete mostrar a Adam que vale a pena viver e ele dá a ela a chance de provar isso, com data limite de tempo.

Durante o tempo que estão juntos, eles percebem que há muito a ser descoberto, nos brindando assim com uma história superinspiradora e que vale a pena ler e tirar dela boas lições.

Eu particularmente fiquei encantada com a sensibilidade da autora em falar sobre o tema “suicídio” com tanta leveza, sei que é um assunto forte e que quando se toma essa decisão ela muda não só a perspectiva do suicida como também de todos que o cercam. Ficam perguntas no ar, dúvidas que permeiam a cabeça de todos para saber os “porquês”, mudando assim a percepção das coisas, dos atos e das decisões tomadas.

Não pense que essa é uma história sobre depressão, que pode angustiar quem está triste ou com pensamentos instáveis, muito pelo contrário, eu até recomendaria a leitura para pessoas que estão se sentindo para baixo.

Imagine um cara que perdeu a vontade de viver e que tem uma segunda chance pelos olhos de uma mulher que abriu mão de uma vida segura só porque queria ser feliz?! Imagine acordar todos os dias com um objetivo novo na vida e que mesmo com toda a insegurança arregaça as mangas e se joga?! Assim como um suicida se joga de uma ponte, nós nos jogamos na vida todos os dias, enfrentamos barreiras, dificuldades e mesmo assim damos adeus ao dia, nos deitamos e esperamos um novo amanhecer, uma nova oportunidade de realizar feitos ou consertar velhos erros.

Aprendi muito lendo esse livro. Aprendi que a vida — por pior que seja ou esteja — é linda e merece ser desfrutada. Cada novo dia é um presente e devemos desfrutar de cada segundo, mesmo que seja olhando o céu, atravessando uma rua, mas prestando atenção aos detalhes e na beleza de cada coisa.

Com certeza essa é uma leitura que irá permanecer nos pensamentos do leitor mesmo depois de um bom tempo após o seu término, e eu a recomendo de coração, acho que cada um irá tirar uma lição, cada um verá a beleza das coisas simples com mais profundidade.

Leia e, por favor, volte para me contar o que achou.

site: http://www.sempreromantica.com.br/2015/11/como-se-apaixonar-cecelia-ahern.html

Mari Siqueira 08/11/2015

Como não amar?
Como não se apaixonar por um livro de Cecelia Ahern? Se houvesse uma maneira de colocar em palavras a admiração que sinto pela autora, essa seria minha mais longa resenha. Suas histórias, sempre repletas de magia, continuam me encantando e me fazendo sonhar e Como Se Apaixonar é um daqueles livros fofos, meigos e que nos fazem pensar.

Com uma trama tão cômica quanto dramática, a autora consegue balancear os dois extremos em uma bonita história de amor. Cecelia instiga o leitor a pensar na preciosidade da vida e também em sua brevidade. É impossível não se comover com cada um dos personagens, complexos e bem construídos. Cada história - dentro da história - é rica em detalhes e sentimentos.

Ahern possui uma - já característica - narrativa mística, e em todos os seus livros algo sobrenatural influencia de alguma forma a vida de seus protagonistas. Em Como Se Apaixonar, o destino - essa força que atrai uma série de acontecimentos altamente improváveis - é o que coloca Christine no caminho das pessoas certas , ou melhor, elas no caminho de Christine.

Christine é uma jovem de vinte e poucos anos que vive sua vida baseando-se em livros de autoajuda. Por engano, acaso, karma ou muito azar - ela se envolve em uma tentativa de suicídio (de outra pessoa) e, infelizmente, não consegue evitar que um homem dê um tiro em sua própria cabeça. Infeliz com a própria vida, o casamento e se sentindo responsável pelo fracasso do salvamento do rapaz, Christine decide mudar as coisas com as quais não está satisfeita em sua vida.

Começando pelo seu casamento, a jovem diz ao marido que quer o divórcio e por vingança, ele tira tudo o que ela tem. Tudo, inclusive, sua dignidade. Com ameaças, ligações anônimas, xingamentos e mensagens maldosas, ele a tortura para que ela se sinta como ele: ferida.

Em busca de paz, Christine começa a buscar refúgios e decide tentar encontrar um lugar que ela possa se sentir bem. Em um passeio noturno, ela é levada - por aquelas forças místicas não-nomeadas - à ponte Ha'penny em Dublin. Lá, ela encontra um rapaz que quer se jogar. E mais uma vez ela vai tentar salvar um vida. O rapaz - Adam - quer tirar sua própria vida por motivos que só são revelados no decorrer da história, mas, principalmente, por ser infeliz.

A moça pede a ele que não se jogue, que lute por sua vida e que dê uma chance à felicidade, prometendo que vai mostrar para Adam o quanto a vida pode ser boa. Num primeiro momento, ele recusa a proposta, mas Christine consegue convencê-lo. O único problema é que a protagonista não consegue nem mesmo ser feliz, que dirá fazer alguém feliz. Seu otimismo e a coleção de livros de autoajuda de Christine, no entanto, vão fazer com que ela dê seu melhor para manter Adam vivo.

Faltando pouco tempo para seu aniversário, Adam dá um prazo para Christine provar que a vida dele vale a pena e, nesse período, os dois vão descobrir que a vida nem sempre segue manuais e que a amizade e o amor podem estar onde menos imaginamos. Alternando entre cenas hilárias e cenas dramáticas, essa inconstância, - que é um dos mais fortes sintomas da depressão -, permeia todo o livro e dá ainda mais valor à história de Ahern.

Romântico, fofo e extremamente sensível, Como Se Apaixonar fala sobre suicídio, destino, amor e, sobretudo, amizade. Adam e Christine lidam com suas emoções de maneiras diferentes e, juntos, percebem que a beleza da vida não está nos lugares mais óbvios. Não numa ponte, nem num livro de autoajuda, mas sim, no sorriso de um amigo, num abraço, numa palavra compreensiva. Não existe segredo, manual ou nenhum livro de autoajuda que possa ser a cura para os seus problemas - especialmente para a depressão (que é uma doença e precisa ser tratada), mas se houvesse, seria um romance de Cecelia Ahern.

"- É um momento, isso é tudo. E momentos passam. Se você aguentar, esse momento vai passar e você não vai querer acabar com a sua vida. Você provavelmente acha que ninguém se importa, ou que as pessoas vão se esquecer de você. Talvez ache que elas querem que você faça isso. Não querem. Ninguém quer isso para outra pessoa. Pode parecer que não há opções, mas há... Você pode superar isso. Saia daí e vamos conversar sobre o assunto. O que quer que esteja acontecendo, você consegue superar. É um momento, isso é tudo." (p. 37)

site: http://loveloversblog.blogspot.com

Margo_livros 03/11/2015

"Onde estaríamos sem amanhã? O que teríamos em vez disso seriam hojes. E, se esse fosse o caso, com você, eu esperaria que hoje fosse o dia mais longo. Eu encheria o hoje de você, fazendo tudo o que sempre amei. Eu riria, falaria, ouviria e aprenderia, eu amaria, amaria, amaria. Faria todos os dias serem hoje e passaria todos com você, e nunca me preocuparia com o amanhã, quando não estaria com você. E, quando aquele temido amanhã chegar para nós, por favor, saiba que eu não quis deixa-lo, ou ser deixada para trás, que cada momento que passei com você foram os melhores momentos da minha vida." pg. 161

"A vida é uma série de momentos e momentos sempre mudam, assim como pensamentos, negativos e positivos. E, embora possa ser da natureza humana ficar prendendo a eles, não faz sentido, como acontece com muitas coisas naturais; não faz sentido permitir que um único pensamento habite a mente porque pensamentos são como hóspedes ou aqueles amigos que só aparecem nos bons momentos. Assim que chegam, podem ir embora, e até mesmo aqueles que levam muito tempo para emergir por completo podem desaparecer em um instante. Momentos são preciosos; as vezes eles se demoram e, em outras ocasiões, são passageiros, as, ainda assim, muito pode ser feito durante eles; você pode mudar de ideia, pode salvar uma vida e pode até se apaixonar" fls. 343

@retratodaleitora 03/11/2015

“Às vezes, quando você vê ou vivencia algo muito real, fica com vontade de parar de fingir. Você se sente um idiota, um charlatão. Fica com vontade de afastar-se de tudo o que é falso, seja algo inocente e inofensivamente falso ou algo mais sério; como seu casamento. Isso aconteceu comigo.”

Christine Rose é uma mulher viciada em livros de autoajuda. E são as dicas que lê em um desses livros que a leva a um prédio desocupado em uma noite fria de dezembro. Apesar do perigo, ela não consegue resistir ao impulso de entrar ali para explorar o local; e é em um dos apartamentos que ela conhece Simon, que possui uma arma na mão e está prestes a dar um fim na própria vida.

Abalada com o ocorrido e se sentindo cada dia mais culpada por não ter conseguido evitar que o homem atirasse em si próprio, Christine começa a questionar sua própria vida e seu casamento infeliz, no qual dá um fim assim que tem a chance; contando, claro, com as dicas de um autoajuda intitulado Como Deixar Seu Marido (sem machucá-lo).
Agora tendo que viver em um apartamento minúsculo e tendo que lidar com a separação nada amigável, a vida da nossa protagonista está um caos. Não ajuda nada quando é provado que um raio pode, sim, cair duas vezes no mesmo lugar.

O nome desse outro raio é Adam, um homem infeliz que está prestes a pular da ponte Ha'Penny, em Dublin. E Christine aparece bem na hora para convence-lo a não fazer aquilo. No calor do momento eles fazem um acordo: ela terá duas semanas para mostrar a Adam que a vida pode valer a pena e existem outras opções para ele. O prazo final será no seu aniversário, quando será nomeado diretor da empresa da família, coisa que ele prefere morrer a ter que fazer, já que não tem a mínima vocação para isso.

Christine tem pouco tempo para conseguir convencer aquele homem amargurado de que sua vida vale a pena; além de tentar fazer com que sua ex namorada volte para ele e arranjar uma maneira de evitar que ele ocupe um cargo que não quer. Sua própria vida está um turbilhão, mas ela está certa de que conseguirá salvá-lo, coisa que não conseguiu fazer antes. É sua chance de ficar de bem consigo mesma.

Apesar de ter uma premissa bem puxada para o lado dramático, Como Se Apaixonar é um chick lit de arrancar risadas... e suspiros. Cecelia Ahern me surpreendeu positivamente ao sair da zona de conforto à qual eu estava acostumada, dos dramas, e presentear os leitores com uma trama leve e divertida, com um romance apaixonante e personagens muito bem trabalhados no sarcasmo.
Isso não quer dizer que não possui drama, pois possui; mas esse não é o foco do livro. Aqui temos diálogos divertidíssimos e tiradas geniais que divertem o leitor do começo ao fim. Eu sentia falta disso na escrita da autora, por isso a surpresa.

Um personagem que me chamou muita atenção na narrativa é um dos clientes de Christine, Oscar, com o qual ela tem uma relação muito bonita de amizade e compreensão; e ela também o ajuda a superar alguns obstáculos da vida para alcançar seus objetivos.
Nossa protagonista é quase uma psicóloga. E isso não passa despercebido pelos personagens também.

A autora tem umas ideias muito legais colocadas em prática no enredo. Uma delas é justamente esse lado terapeuta da protagonista, que é guiada apenas pelos livros de autoajuda que possui aos montes; e no que isso afeta o seu relacionamento com Adam, que se recusa a procurar ajuda profissional.

Foram essas pequenas/grandes coisas que fizeram total diferença no enredo, pois, apesar de simples, elas fizeram com que me aproximasse ainda mais dos personagens e entendesse os dilemas deles.

O final foi bem amarrado, mas dá bastante margem para a imaginação do leitor. Como é de característica da própria autora - e ela mesma admite nos agradecimentos - foi corrido. Mas isso nada incomoda ou tira a beleza desse chick lit como um todo.

Cecelia Ahern criou um livro com cara de filme de comédia romântica; daqueles que a maioria de nós já assistiu na sessão da tarde. E ele bem que poderia ir para as telonas também!

A capa é toda trabalhada nos tons de roxo e tem tudo a ver com a estória.
A diagramação está super simples e não encontrei muitos erros de revisão ou tradução. Pelo menos nada que me atrapalhasse durante a leitura.

Para os fãs do gênero, essa é uma grande dica.

Veja mais detalhes do livro no blog!

site: http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/2015/11/como-se-apaixonar-cecelia-ahern.html

Aione 28/10/2015

Considero Cecelia Ahern como uma das autoras que apenas me basta ver seu nome na capa de um livro para que eu me interesse por sua leitura. Com Como se apaixonar não foi diferente.

Aqui temos a história de Christine que, em primeira pessoa, nos narra os improváveis acontecimentos de sua vida. Após ter tentado impedir o suicídio de um homem, resolve terminar seu casamento por enfim aceitar que ele não a faz feliz. Enquanto enfrenta as consequências de sua escolha, conhece Adam em uma situação totalmente improvável: uma nova cena de suicídio. Assim, ela consegue convencê-lo a tentar recobrar a vontade de viver em duas semanas – prazo estipulado por ele -, enquanto precisa lidar com seus próprios fantasmas.

Não demorei a mergulhar na leitura, uma vez que a escrita da autora foi bastante envolvente. Ainda, a própria premissa me interessou, principalmente pela curiosidade sobre como a autora desenvolveria o enredo, afinal, um prazo de duas semanas me pareceu pouco para persuadir alguém nas condições de Adam a continuar vivendo, e temi por não conseguir ser convencida pelo livro. Felizmente, isso não aconteceu. A história, ainda que desenvolvida em um período cronológico relativamente curto, não me passou a sensação de inverossimilhança, sendo capaz de me encantar passo a passo, de forma que me vi compreendendo as situações de cada personagem e torcendo por elas.

Christine, aliás, me agradou, mesmo com algumas observações sobre ela. É notório que a personagem foque em Adam em uma tentativa de ignorar seus próprios problemas, algo trabalhado em seu amadurecimento ao longo da trama. Ainda, sua extrema passividade em alguns momentos chegou a me incomodar – no sentido de desejar que ela parasse de sofrer injustiças -, considerando-se tudo a que ela é obrigada a aguentar, principalmente de seu ex-marido, e acaba por suprimir. De qualquer forma, essa é uma característica intrínseca à personagem e necessária à maneira de como se dão os fatos. Christine é forte, acima de tudo, pela maneira de como é capaz de enfrentar as situações e de se colocar no lugar de outros. Adam, por sua vez, é encantador ao revelar seu lado mais vivo e sagaz, ao mesmo tempo em que desperta compaixão por suas provações internas. Merecem destaque, também, o pai e as irmãs de Christine, que cativam o leitor principalmente por seu peculiar humor.

Como pontos baixos, destacaria principalmente os relacionados a alguns momentos da narrativa e ao trabalho de tradução e revisão do livro. Sobre o primeiro caso, senti que, em alguns momentos, havia a criação de certa expectativa sobre a descrição de um momento que, logo em seguida, era quebrada ou pela ausência dessa narração ou por uma descrição mais superficial. Sobre a tradução, notei a presença de algumas construções de sentenças um pouco incomuns no português, que culminaram em frases estranhas e de compreensão dificultada, resultando em uma quebra de fluidez da leitura. Ainda, as falhas de revisão foram bastante frequentes, ficando um alerta à editora sobre isso – algo que, inclusive, já notei em outras publicações.

Em linhas gerais, Como se apaixonar é envolvente e de temática delicada sendo, por consequência, capaz de gerar reflexões importantes, ainda que singelas. Foi uma obra que conseguiu me emocionar em alguns momentos e me surpreendeu com algumas de suas revelações, algo mais do que positivo para o desenvolvimento da trama. Ainda que não tenha entrado para o meu hall de favoritos da autora e nem tenha me impactado como outras de suas obras, foi, certamente, uma leitura leve, proveitosa e sensível.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2015/10/27/resenha-como-se-apaixonar-cecelia-ahern/

Nati 27/10/2015

Como não amar esse livro?
Como se apaixonar conta a história de Christine, que estava em busca de um lugar especial quando acaba parando em um condomínio de apartamentos abandonados e encontrando Simon Conway, um homem de 36 anos que quer se matar. Christine, por sempre querer ajudar as pessoas, tenta fazer Simon mudar de ideia, tenta salvar a vida dele, mas de uma hora pra outra, Simon atira em si mesmo e acaba entrando em coma.
Dizem que "um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar", porém algum tempo depois do incidente com Simon, ainda em busca de um lugar especial, Christine vê um homem parado em uma ponte querendo se jogar. Tomada pela culpa, ela corre ajudar o homem (que descobre se chamar Adam após uma conversa com ele), enquanto o resto das pessoas só ficam olhando. Ela consegue o tirar da ponte dizendo que a vida é linda e vale a pena ser vivida, e que poderia mostrar isso a ele. Adam, então, aceita isso como um acordo: Christine tem até o aniversário dele de 35 anos (dentro de duas semanas) para mostrar pra ele que a vida vale a pena. Caso não consiga, ele realmente se matará. Assim, ela passa o livro todo tentando ajudá-lo com os problemas do trabalho, familiares e amorosos de Adam.

A escrita de Cecelia nesse livro foi maravilhosa! O livro é narrado em primeira pessoa, da visão de Christine, e é lindo, sensível, profundo e apaixonante. A história foi bem construída, bem amarrada, bem escrita, graças ao enorme talento da Cecelia Ahern que extravasa vida.
A leitura é leve, flui de um jeito gostoso e tudo isso vai além de mostrar só como se apaixonar por outra pessoa. O livro fala como amar a vida! Eu acho que já comentei aqui que gosto de livros com temas que nos fazem pensar - e esse além de nos passar uma mensagem, tem um romance lindérrimo, de nos deixar babando.
Às vezes me sinto como Christine, com vontade de ajudar as pessoas de qualquer forma e coisas desse tipo, mas nunca cheguei nem perto de salvar alguém da morte. Se você parar pra pensar, com pequenas atitudes como ouvir uma pessoa que precisa de ajuda, sem tachar ou vir com preconceitos, você pode acabar ajudando alguém. Ser gentil e não tratar mal outras pessoas, pode ajudar alguma coisa na vida de alguém, sem mesmo sabermos. Muitas pessoas se sentem sozinhas, e mostrar que se importa, que quer ajudar e que não vai julgar, pode melhorar a vida de alguém.

LEIA A RESENHA COMPLETA NO BLOG!

site: http://doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br/2015/10/resenha-como-se-apaixonar.html

saradealb2 17/09/2015

O livro não é espetacular mas é bom.
Eu já li alguns livros de Ahern e acho-a uma excelente escritora, sou apaixonada pelo livro “Simplesmente Acontece”, que li a alguns anos atrás na época da febre de “P.S. Eu te amo”. Em seus livros ela sempre trata de passar alguma mensagem ou de tocar a gente de alguma forma. Em “O amor da tua vida” não diferente, já que ela irá tratar de um tema bem difícil que é o suicídio. Acho muito interessante a forma como ela aborda o tema. Ela trata de passar a idéia de que não devemos julgar as pessoas, mas sim de tentar compreender o que fez uma pessoa chegar a aquele ponto. Assim como devemos ajudar a pessoa para que ela veja que existe um solução, que há pessoas que a querem escutar.
Eu abri o livro achando que ia ser O livro, que ia me fazer chorar e rir, mas não foi bem assim. Li algumas resenhas dando 5 estrelas pra ele, porém eu não consigo dar. Na verdade, pra mim foi um tanto difícil entrar no clima do livro, achei a leitura bem lenta só com o desenrolar da trama é que vai ficando mais ágil e entretido. Ainda assim, achei que a autora deixou algumas coisas sem resposta, outras deixou de lado e algumas você simplesmente ficava sem entender porque uma ou outra coisa não foi abordada.
Sobre os aspectos positivos do livro é que ele evolui, ainda que no inicio o ritmo seja lento, ele melhora e no final fica interessante. Duas partes que eu realmente gostei foram o da leitura do testamento, que achei bem engraçada, e a parte sobre Caroline. A parte da Caroline pra mim foi uma das melhores porque não fala só sobre suicídio e sim sobre um tema bem atual e que realmente tem acontecido, tendo alguns casos que repercutiram no Brasil no ultimo ano. É algo que deve ser tomado muito a serio e que foi tratado de um jeito bem interessante e bem verdadeiro.
O livro não é espetacular mas é bom. A mensagem constante do livro é de que a vida vale à pena, que você deve tentar se apaixonar por ela e que até quando você achar que é o fim, existirá sempre alguém com quem conversa e que se importa com você...

[resenha completa no blog]

site: http://milhasliterarias.blogspot.com.br/2015/09/resenha-como-se-apaixonar-cecelia-ahern.html