Os Bebês de Auschwitz

Os Bebês de Auschwitz Wendy Holden

Resenhas - Os Bebês de Auschwitz

Vitória Fontes 11/11/2021

?????+??
O que dizer sobre essa obra que está fora dos livros?? Que veio de relatos de pessoas que sofreram e passaram por tudo escrito nessas páginas?

É simplesmente desesperador, tocante e muito triste. Ler tudo isso te faz ter uma visão da vida muito diferente, essas pessoas passaram por coisas inimagináveis por anos, meses e viveram no dia atual, pois amanhã podia ser morto.

Esse livro te faz pensar, ele te derruba no chão e tu não sai mais, te dá desespero de ver aquilo e tu não poder ajudar aquelas pessoas e quando tu lembra que meu deus aquilo realmente aconteceu, que existem pessoas até hoje com traumas, pessoas que foram milagres e estão aqui.

Com certeza é uma leitura muito dolorosa, mas uma leitura necessária e que te ensina muito, te faz ter um olhar sobre a 2 Guerra Mundial 10mik vezes maior, indicaria muito pra quem quer saber os relatos e das lutas de cada um que passou por isso.

Débora 03/11/2021

Necessário
Conhecer a história do horror do nazismo me fez ficar chocada. Nunca tinha lido relatos de sobrevivência do Holocausto, e isso me fez crer ser necessário que todos conheçam esse nosso triste passado. Simplesmente necessário esse livro.

john 27/10/2021

Uma das leituras mais difíceis que já fiz, foi o primeiro livro que li sobre pessoas que sofreram no campo de concentração e foi tocante.

Recomendo para todos, mas, saibam se estão no momento certo para essa leitura, porque a história dessas mulheres te trazem muitos ensinamentos, porém, elas passam por situações inimagináveis.

site: https://www.instagram.com/p/CA3NEhBjuFq/

Asenate Brasil 18/10/2021

Esse foi simplesmente o melhor livro que já li sobre o Holocausto. Muito pesado mesmo, as cenas foram descritas com muitos detalhes, a autora recolheu depoimentos de sobreviventes e o livro ficou muito real. É um livro que todo mundo deve ler para que não deixemos que algo parecido ocorra novamente.

Mariana 06/10/2021

Lindo
Um livro de esperança, de força, de garra!
Uma das histórias mais horríveis da Humanidade, mas que nos prova o quanto o amor vence.
É uma flor no meio do concreto

Serivaldo 07/09/2021

Sofrimento e emoção
Uma história comovente como várias outras que tão bem retratam os horrores do holocausto.
Esse livro, em especial, traçou muito bem uma linha do tempo na história das três mães e seus bebês que nasceram nos últimos dias da guerra.
Priska, Rachel e Anka foram jovens mulheres judias, guerreiras, fortes e ousadas que, além de sofrerem com a fome, a sede, o frio e as piores atrocidades cometidas pelos algozes do nazismo nos campos de concentração, conseguiram carregar em seus ventres filhos que, por grande sorte e força, sobreviveram.
Vimos que a vida das três mulheres que não se conheceram durante a guerra foi contada desde o tempo em que viviam com seus pais, irmãos, amigos e seus maridos; durante o tempo em que estiveram aprisionadas em guetos de judeus na Europa; nos campos de concentração, locais de trabalho escravo e de extermínio; durante os deslocamentos entre eles nos famigerados trens de carga; nos momentos de seus partos; e de suas vidas após a guerra.
Pudemos ver, mais uma vez, o sofrimento do povo judeu sob o jugo de Hitler, a propaganda enganosa para o mundo sobre o que acontecia nos campos de concentração, a falta de informações por parte do povo alemão e os não judeus que pareciam viver como se nada tivesse acontecendo ou como se os prisioneiros fossem invisíveis e, ainda, a injustiça sofrida por aquelas pessoas que sobreviveram ao holocausto e posteriormente perderam seus bens e sua pátria nos países que se submeterem às regras do socialismo imposto pelo domínio russo, no leste europeu.
O livro se torna mais um registro daquilo que jamais poderá se repetir.

Juliana 05/09/2021

Uma história de perseverança!
Uma história belíssima de persistência e coragem, muito rica em detalhes! Eu só não gostei muito da escrita, em alguns momentos parecia que eu estava lendo uma reportagem, mas isso não alterou a minha percepção do livro. Gostei muito!

LetíVariani 01/09/2021

Relatos Emocionates
Página 349

"De abençoada memória, essas mulheres extraordinárias não só encon traram força para seguir em frente e sobreviver em condições completamente inóspitas durante os anos de guerra, mas, graças a sua bravura e determina ção, foram capazes também de salvar seus filhos. Os bebês delas acabaram tendo filhos também, criando uma segunda e uma terceira geração, em pa tente desacato aos planos de Hitler de apagá-los da história.

As almas de suas mães e de milhões de outras pessoas que morreram durante a guerra merecem que sua história seja contada e recontada, para jamais ser esquecida. "Tentamos viver a vida da melhor maneira possível, preenchendo esse espaço tão vazio", diz Hana. ?Em memória à memória delas, cada dia que nasce é uma nova promessa."

Viana 28/08/2021

Definição de Esperança.
Gosto muito de ler depoimentos sobre os sobreviventes do Nazismo.
Já li muitos livros desse tipo. E no caso desse Milagre o define.
A força dessas mulheres, sobreviverem o inimaginável, a crueldade humana são muito bem descritos nesse livro.
O livro também me tirou muitas dúvidas que eu tinha sobre como eram viver em campos de concentração. Também explica muito bem sobre os testes médicos, etc.

Uma leitura que faz vc questionar do que o ser humano é capaz.

Viana 28/08/2021

Definição de Esperança.
Gosto muito de ler depoimentos sobre os sobreviventes do Nazismo.
Já li muitos livros desse tipo. E no caso desse Milagre o define.

Uma leitura que faz vc questionar do que o ser humano é capaz.

Marcelo Martins 20/07/2021

Impactante
“Às vezes, o simples fato de existir já é um ato de coragem.” -Sêneca

Dessa forma começa Os Bebês de Auschwitz. A obra conta a história real de Priska, Rachel e Hanka, três jovens mulheres judias que chegaram a Auschwitz determinadas a sobreviver e a defender a vida dos bebês que levavam em seus ventres. Cada uma delas precisou lutar por sua vida e pela de seu bebê, testemunhando o melhor e pior do que o ser humano é capaz.

Wendy Holden recorreu a entrevistas, cartas e diários, para narrar as histórias dessas mulheres que resistiram bravamente ao horror dos campos de concentração e aos trabalhos forçados, criando um relato comovente, que detalha a eficiência com a qual os nazistas exterminaram milhares de judeus e mostra como pequenos gestos de solidariedade permitiram que várias vidas fossem salvas. Mais que um relato sobre o horror da guerra, uma narrativa impressionante sobre o amor materno, a persistência, a coragem e a gratidão.

Um livro difícil de ler. Uma história que dói na alma. Alguém pode questionar: Por quê ler um livro assim? Acredito que não é porque a história é triste e cruel que não deve ser contada.

“É muito importante lembrar dos milhões de pessoas que morreram, sobretudo daquelas cujas famílias e comunidades foram totalmente destruídas. É nosso dever contas essa história, para impedir que esse tipo de atrocidade venha a acontecer novamente”. -Eva Clarke

Rosangela Max 18/07/2021

Obra incrível com relatos emocionantes.
Muitas das informações gerais passadas sobre a história da perseguição e extermínio dos Judeus eu já conhecia de outros livros sobre o tema. Mas, mesmo assim, me impressiona toda vez que leio.
Aqui é contado em detalhes o horror que as mulheres passaram nos campos de concentração. Cada situação que é difícil até de imaginar.
As histórias de Priska, Rachel e Anka são emocionantes.
Gostei muito da escrita da autora e da forma que ela estruturou o conteúdo. Trabalho impecável!
Recomendo muito para quem gosta de ler sobre este assunto.
CPF1964 18/07/2021minha estante
Será uma das minhas próximas leituras. Obrigado pela dica

Rosangela Max 18/07/2021minha estante
Acredito que gostará. ??

CPF1964 18/07/2021minha estante
Tenho certeza. Sua resenha foi perfeita.

Rosangela Max 18/07/2021minha estante
Ah, muito obrigada! Sobretudo pela confiança.

Rodrigo.Correa 11/07/2021

Impressionantemente doloroso
Esse livro me marcou MUITO, principalmente pelo fato de ter sido papai a pouco mais de 01 mês.
A autora é excelente pra descrever os horros dos campos de concentração: Você passa frio, fome, sede e dor, junto com as protagonistas do livro.
Eu, que não sou de chorar, me vi por vários momentos com os olhos cheio de lágrimas, é um livro MUITO emocionante.
Leiam.

Angel 28/06/2021

Dor,apenas...
Uma história muito dolorosa,porem linda toda a trajetoria das personagens.Me arrependo dms ter lido tao nova(14 anos),mas recomendo muito esse livro para quem quer saber como funcionava dentro dos campos.O livro é muito bom,porem chorei des das primeiras páginas,se forem ler,leiam com consciência de que a história é muito pesada.

Ana 24/06/2021

As histórias sobre os campos de concentração são sempre duras e difíceis demais, sobretudo quando envolvem crianças. Nesse livro, há o relato de três histórias paralelas de mães prisioneiras que conseguiram esconder a gravidez dos Nazistas. Os bebês nasceram dias antes da libertação dos campos e sobreviveram para contar tamanha atrocidade. Recomendo a leitura.